Quarta-feira, 26 de Março de 2008
por Daniel Oliveira
O Governo poderá anunciar hoje a redução de impostos, nomeadamente uma baixa de um ponto percentual do IVA, para 20 por cento. Como sempre: primeiro sacrifícios, depois campanha eleitoral, depois sacrifícios de novo...
tags: ,

por Daniel Oliveira
link do post | comentar | partilhar

52 comentários:
JR
"Diz a legenda: Sócrates garante que não vai propor uma descida dos impostos no Orçamento de Estado de 2009. O a legenda é inventada ou a citação não chega."


se ler o resto da notícia percebe perfeitamente que a legenda não coincide com o conteúdo daquela. mas você, que pertence a essa raça que são os jornalistas, saberá dizer se a legenda é inventada ou não.

para mim, é claramente inventada. tudo para vender jornais, já que os livrinhos e os dvd's não chegam.

deixado a 27/3/08 às 13:16
link | responder a comentário

Levy
Isto não passa de um truque. A descida de 21% para 20% será boa, se depois debaixo da mesa, o Governo não começar a passar produtos que eram taxados a 12% para 20%.

Gostava também de saber onde estão os 12% de poder de compra que perdi desde 2000...

deixado a 26/3/08 às 22:36
link | responder a comentário

Patricia
Não quero ofender ninguem mas por vezes compreendo que o nosso grande problema é consequencia dos maus resultados a matemática.Façam contas quando falarem em impostos,deficit,orçamento geral do estado,balança comercial,pacto de estabilidade e crescimento.Leiam os números para não serem enganados pelos politicos que estão no poder ou na oposição.

deixado a 27/3/08 às 19:56
link | responder a comentário

"o dinheiro dos impostos é nosso e é gerido pelo Estado, através de quem nós elegemos" diz o Daniel.
Só a titulo de curiosidade, o Daniel que é profissional destas coisas, talvez pudesse averiguar quanto é o quantitativo do orçamento geral do Estado atribuido às Forças Armadas e quanto é destinado à Educação - haverá uma surpresa; só para podermos comparar e depois perguntar quem é que votou nisso.

deixado a 26/3/08 às 22:21
link | responder a comentário

Zenóbio, não descarto que isso possa realmente acontecer. Mas não deixa de ser um argumento estranho. Criticar a descida do IVA, porque vai diminuir as deduções de IRS. Sendo que, à partida, o IVA é um imposto plurifásico que acaba sempre por se repercutir no consumidor final. Tenho dúvidas que, feitas as contas, os contribuintes não acabem por poupar dinheiro. Se, só com a escalada do preço do petróleo, o imposto dos combustíveis, vai compensar essa "perda" para o Estado? Se vão aumentar impostos directamente? Essa é outra história. Faz bem em deixar o aviso. Mas o eventual aumento directo/legal de outros impostos já faz parte da futurologia. Não me parece que a descida do IVA - em si - possa ser criticável por causa de um evento futuro incerto desse género (aliás, penso que a rectificação ao orçamento que incluirá esta medida, poderá esclarecer-nos a todos melhor sobre as outras, eventuais, medidas que entrem em vigor em Julho) - critique-se nessa altura!

deixado a 26/3/08 às 22:26
link | responder a comentário

Ó Daniel francamnte 1
Você parece aqueles jornalistas dos telejornais que dizem que quando o IVA aumentou fez-se notar na bolsa dos portugueses ;
quando desceu nem por isso.
Não é obrigatório comentar tudo.
Quanto à sua sequência :
- sacrifícios
- campanha eleitoral
- sacrifícios de nova
tem duas previsões ambas por provar mas uma boa :
- assume que o PS vai voltar a ganhar.
Cumprimentos

deixado a 26/3/08 às 22:29
link | responder a comentário

manuela
Se o "homem" não baixa os impostos é malvado, se o "homem" baixa o IVA (que é um imposto!) é porque é eleitoralista... É difícil gerir esta "freguesia"...

deixado a 26/3/08 às 21:20
link | responder a comentário

manuela
a notícia era:
"O primeiro-ministro José Sócrates afirmou hoje em Bruxelas que é "leviano e irresponsável" falar em baixar os impostos, sem se conhecer ainda os dados da economia portuguesa do ano passado e os indicadores dos primeiros meses deste ano."
Porque só leram o "leviano e irresponsável" e o resto da frase é não existente?
Somos todos zarolhos ou quê...???

deixado a 26/3/08 às 21:25
link | responder a comentário

Diz a legenda: Sócrates garante que não vai propor uma descida dos impostos no Orçamento de Estado de 2009. O a legenda é inventada ou a citação não chega. Diz também Sócrates, e isso está entre aspas: a descida dos impostos «só deve ser feita se estivermos seguros de que tudo aquilo que ganhámos nestes últimos anos não será posto em causa». Na altura, como disse, a previsão do governo era de mais 0,1% do que agora. Esse 0,1% garante que o que se ganhou não será posto em causa?

Com os dados que tinha, o governo dizia que era irresponsável falar em baixar impostos. Não disse esperemos uns dias e veremos. Disse que era "irresponsável" e "leviano". Depois vieram as sondagens com a maior queda de sempre do governo.

deixado a 26/3/08 às 20:50
link | responder a comentário

JR
aqui fica o link para a citação anterior:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1322627&idCanal=12

deixado a 26/3/08 às 20:32
link | responder a comentário

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Inquérito
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador