Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2009
por Pedro Vieira
soube do avançado que jogava nas costas do defesa e gritou que não era normal.

por Pedro Vieira
link do post | partilhar

Caro Pinto,

Os bispos (e não só) afirmam que a homossexualidade não é normal. A rede ex aequo afirma que a homossexualidade não é doença. A Margarida Cordo diz que sim, que é doença. Outros terapeutas de currículo mais extenso que ela dizem que não, que não é.

São tudo afirmações que não se podem provar cientificamente. Aliás, as provas científicas estão restritas às ciências mais abstractas... De resto, pode haver umas provas estatísticas, mas com as virtudes e defeitos que as mesmas têm.

Acho curioso que te irrite a intolerância da Rede ex aequo que afirma que a homossexualidade não é doença. Mas não te irrita a intolerância da Margarida Codo que afirma que o é (chamando assim doentes às pessoas homossexuais e justificando que estes sejam alvo de tratamento diferente em sociedade; convenhamos que há afirmações bem mais benignas). Aliás, no caso dela realças o currículo da senhora, como que a querer dar relevo ao que ela diz. Como se não houvesse n pessoas de currículo melhor a afirmar o contrário.

Mais, dizes uma coisa que não parece fazer sentido: "A única diferença que distingue um pedófilo de um não pedófilo é a sua orientação sexual". Perdão? Há pedófilos que abusam de pessoas do mesmo sexo e pedófilos que abusam de pessoas do sexo contrário. Há pedófilos heterossexuais, casados até com pessoas do sexo oposto, que abusam pessoas do sexo oposto. Pedófilos gay que abusam de pessoas do mesmo sexo. E todas as outras variações possíveis. Até tens pessoas heterossexuais a abusar de crianças do mesmo sexo e o contrário. A miséria tem sempre muita imaginação... Que tem então a pedofilia a ver com orientação sexual?

Por orientação sexual quer-se usualmente dizer: heterossexual, homossexual, bissexual.

Finalmente, dizes "Convenhamos: a ciência não prova, nem nunca provou cientificamente, aquilo que cientificamente é impossível de provar. Há teses, e todas elas devem ser aceites."

Nem tudo o que a ciência não prova deve ser aceite. A genética não provou que os judeus não são pessoas inclinadas para o mal, porém não devemos aceitar o anti-semitismo (igual exemplo pode ser dado para o racismo em geral). Vivemos numa sociedade que vamos construindo, e quer-se (pelo menos eu quero) que esta seja inclusiva e que nela as pessoas vivam felizes. Por isso mesmo, dificultar às pessoas homossexuais que vivam plenamente os seus afectos é um péssimo serviço à humanidade.

PS: Desde o berço foi-me impingido que a homossexualidade é um mal, que os gays são doentes, que um homem apenas gosta de mulheres e vice-versa. Passei por períodos lixados na juventude, a tentar corrigir o que em mim estava errado, até perceber que errados estavam os outros. Se é a essa sociedade (que ainda é maioritária!) que discrimina e leva crianças e jovens à depressão e até ao suicídio que queres voltar, deixo-te a pergunta: se as pessoas homossexuais vivem mais felizes sendo elas mesmas, vivendo os seus afectos em sociedade, em nome de quê é que as queres condenar a uma vida miserável? Desculpa que to diga, mas duvido que sejas tu tolerante. Não acredito que queiras uma sociedade em que as ideias são todas aceitáveis e discutíveis (um bocado na onda do relativismo). Acredito que queiras ser tu (e os que pensam como tu) a impingir as ideias desde o berço. Pois bem, no que concerne à homossexualidade têm sido as ideias que defendes a ser impingidas desde o berço. Por mim, espero e luto por que seja ao contrário.

deixado a 24/2/09 às 11:21
link | responder a comentário

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Email

Password


Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisa
 
TV Arrastão
Inquérito
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador