Segunda-feira, 25 de Outubro de 2010
por Daniel Oliveira


O Banco de Portugal está a esquivar-se à redução dos salários dos seus funcionários. Diz que essas reduções têm de ser aprovadas pelo Banco Central Europeu. Porque o BCE manda implementar politicas de austeridade mas trata dos seus, pode ser que se safem. É que em vários países que estão a aplicar as medidas mais duras de cortes salariais os bancos centrais foram olimpicamente poupados. E, em geral, o BCE tem exigido que as reduções de salários dos governadores entrem apenas em vigor em novos mandatos. Tão lestos que são a cortar nos outros, tão seguros que são a prescrever estricnina aos pacientes europeus, tão rigorosos que são com os seus próprios direitos adquiridos.

Note-se que o Banco de Portugal não está a fazer nenhuma pressão para ser a primeira instituição pública a fazer os cortes, dando o exemplo do que aconselha aos demais. Está à espera que o BCE diga que não para ser poupado. E isto naquela que é, provavelmente, a instituição do Estado com os mais escandalosos privilégios. Aquela da qual muitos dos principais advogados da sangria salarial em todo o País recebem reformas pornográficas, por vezes resultado de passagens fugazes pelo Banco.

Esta é apenas mais uma história bem reveladora da verdadeira natureza desta crise. Uma história em que o sacrifício é sempre transferido para o vizinho de baixo. Porque esta crise não é apenas financeira. É ética. Aliás, se se lembram como isto começou, a primeira resulta da segunda.

Publicado no Expresso Online

por Daniel Oliveira
link do post | comentar | partilhar

37 comentários:
E não é só no BP.

Ainda hoje foi tornado publico um estudo sobre a justiça em Portugal que diz entre outras coisas que em Portugal existem mais Juízes, Advogados e demais actores do mundo judicial do que nos outros países. NO entanto Portugal é o pais onde se domara mais tempo a resolver os processos.
Logo isto só me leva a uma conclusão: incompetência e burocracia.

Para alem disso os Juízes em Portugal recebem mais que os seus congéneres Europeus.

Que maravilhoso pais este, onde os professores são os mais bem pagos da Europa, os juízes também, o primeiro ministro recebe mais 17.000€/Ano que o 1º ministro Espanhol etc etc etc

Que raio pá !!!! E ainda se queixam ?

deixado a 25/10/10 às 13:50
link | responder a comentário

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Inquérito
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador