Sexta-feira, 31 de Dezembro de 2010
por Daniel Oliveira

Ainda o debate entre Cavaco Silva e Manuel Alegre. Um dos poucos momentos que deu que falar foram as críticas do Presidente à Caixa Geral de depósitos na gestão que está a fazer do BPN. A comparação que fez com a situação inglesa, quando se está, em Portugal, a falar de um caso de polícia, deixa claro para todos que o suposto rigor técnico de Cavaco não tem correspondência com a realidade. Já tinhamos observado isso mesmo quando, com o maior dos descaramentos, explicava, no tom professoral do costume, que o negócio da ponte Vasco da Gama não era uma Parceria Público-Privado.

 

Quando os seus amigos andavam a brincar com o fogo no BPN, Cavaco Silva ficou calado. Quando o caso rebentou, ficou em silêncio. Quando o seu ex-ministro Dias Loureiro mentiu ao Parlamento veio em sua defesa para o tentar segurar no Conselho de Estado. Quando o BPN foi nacionalizado, deixando de fora a SLN, concordou e calou-se.

 

Quando resolve falar Cavaco Silva? Agora. Para criticar quem afundou o BPN num buraco de pelo menos cinco milhões de euros? Não. Para assumir que Dias Loureiro e Oliveira e Costa tiveram um comportamento vergonhoso? Não. O Presidente abre a boca pela primeira vez sobre o caso BPN para atacar quem, mal ou bem, recebeu o presente envenenado.

 

Cavaco Silva não consegue disfarçar a sua dificuldade em falar sobre este caso de mãos livres. O descaramento desta acusação - que demonstra também a sua irresponsabilidade institucional - prova que não é, nesta matéria, um homem livre. Um dia saberemos porquê.

 

Publicado no Expresso Online


por Daniel Oliveira
link do post | comentar | partilhar

55 comentários:

Daniel,


 Adoro que ataque assim cavaco, dia sim, dia sim… só que depois lhe falta a “anterior cingulate córtex” activa o bastante para extrapolar isso para o resto da sua vivência. É objectivamente deficiência sua.


Os seres humanos são mesmo assim e o Daniel considera ser do seu interesse atacar Cavaco silva e como tal, usa todo e qualquer argumento, tudo é justificação, tudo é apropriado para a realização dos seus interesses! Correcto, tal como qualquer outro ser humano na persecução da sua actividade, por exemplo profissional, por exemplo de actividade empresarial, para obter o máximo de retorno que consegue pela sua actividade.


Dito de outra forma, o Daniel é o empresário, do tipo lambão, que come o máximo que consegue da actividade que realiza. Tem a sua ironia, seu burguês político :  Na verdade O Daniel na ânsia de papar o dinheiro todo, desculpem de atacar o Cavaco, esquece sempre de mencionar que quem falhou foi a supervisão de Constâncio, que Cavaco levantou reticencias à privatização do BPN tanto que esteve sujeito a pressões do governo inclusive com garantias que não haveria bail-outs dos contribuintes ao BPN… só aí concordou (promolgou). Tudo o que resta para atacar Cavaco… é que ele tinha conhecidos e amigos no BPN. – No mínimo Risível! Que teve bons proveitos da aplicação em acções, tal como a segurança social lá as tinha também pelo mesmo motivo? – Patético.


 


Mas isto é para quem joga com o baralho todo, é para quem faz os desenhos completos e não para quem faz rabiscos como o Daniel e depois mostra aos amigos (aqui do Blog) para que digam … tão lindo! (não é Gmaciel, Nunos,Pirralhas,etc)


 


Mas, prontos, é divertido. Ok, todo o circo tem que ter palhaços (Sem ofensa e no bom sentido, claro).


deixado a 31/12/10 às 11:08
link | responder a comentário | discussão

Correcção---

T"em a “anterior cingulate córtex” activa o bastante para não extrapolar isso para o resto da sua vivência."
 
Convém ser preciso.
 

deixado a 31/12/10 às 12:45
link | responder a comentário | início da discussão

"Pirralha...eu?"

Olympus Mons


Apesar das notórias falhas de comunicação entre Terra e Marte, pensava que já tivesse havido algum progresso.


Já devias saber que tenho por hábito terráqueo dirigir-me directamente a quem faz comentários no Arrastão, mas pelos vistos a cultura marciana é diferente.


Pela minha parte, digo-te que têm sido muitas as vezes em que não concordo com o Daniel Oliveira e na questão das Presidenciais, nem se fala…


BIP…BIP…BIP…


Estás a receber em boas condições?


Olha, pensava que em Marte já se conseguia tirar fotografias, mas verifico que só funciona um género de RX…


Um bom Ano para ti, seja qual for a data em que isso se verifique no Planeta dos Verdocas.


Cristina



Olá Cristina (hoje não é pirralha, é Cristina mesmo).


Um bom ano para ti e que o próximo te traga coisas boas e proteja, na medida do possível, das agruras que esperam os portugueses.


Continua assim que, se é para ser de esquerda, ao menos que seja com piada.


deixado a 31/12/10 às 14:08
link | responder a comentário | início da discussão

LAM
"esquece sempre de mencionar que quem falhou foi a supervisão de Constâncio"

muito bem. Quer dizer então e na mesma linha de "pensamento", que os culpados do processo "Casa Pia" não foram os abusadores de menores....mas sim a polícia que não tratou da investigação como devia e a tempo e horas.

Esses flic-flacs em cama elástica são do melhor.


Bate, em qualquer hora do dia,  e duas vezes em qualquer hora da noite, achar que alguém é culpado porque em tempos trabalhou com fulano ou até que é amigo de beltrano.


No que toca a “linhas de pensamento” com ligação directa ao estapafúrdio, não tem sequer comparação.



Tino the Kid

Daniel não fala de Cavaco criminoso, fala de Cavaco que não fala de uma personalidade que lhe é chegada e está sempre, ou esteve, onde existiram crimes.

A critica de Daniel é para com uma pessoa que se quer Presidente de todos mas é sempre mais de alguns.

Talvez ele ganhe e talvez fiques contente amigo Olympus, mas muitos vão ficar com pena tua...........

deixado a 1/1/11 às 11:03
link | responder a comentário | início da discussão

Alexandre Carvalho da Silveira

A policia não tinha que saber o que se passava na Casa Pia, a menos que houvesse denuncias de crimes, mas Constancio e o Banco de Portugal, TINHAM que saber o que se passava no BPN, simplesmente porque isso faz parte das suas atribuições. Chama-se Supervisão. Percebeu?


LAM
Eu disse que não tratou da investigação  (desenvolveu a investigação, as acusações, etc), da melhor forma. Não disse que tinha de conhecer os crimes antes das denúncias (por acaso até sabia, mas isso é outra estória).
De qq modo, quer uns quer outros, a polícia ou o Constâncio (que não regulou como devia), não podem ser mais acusados do que os criminosos. E, sobre esta matéria, não adianta virar o bico ao prego para branquear os crimes (não o laxismo da regulação), da seita do cavaquismo.
Entendido ou tem de ir boneco?

deixado a 2/1/11 às 21:32
link | responder a comentário | início da discussão

KAMAROV

E agora até já dá para misturar alhos com bugalhos ! Fala-se em dinheiro e você volta-se para
[Error: Irreparable invalid markup ('<strong [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

<br />E agora até já dá para misturar alhos com bugalhos ! Fala-se em dinheiro e você volta-se para <STRONG class=incorrect name="incorrect" <a>qus</A> </A>.</STRONG>
Nunca será demais dizer que um dos muitos culpados de tão grande descalabro terá  sido Vitor Constâncio e não Cavaco que nada tem haver com o BPN.
Você nunca teve um amigo que o traí-se ?



KAMAROV
E agora até já dá para misturara alhos com bugalhos. Fala-se em dinheiro e você volta-se para qus. Nunca será demais dizer que um dos muitos culpados de tão grande descalabro terá sido Vitor Constâncio e não Cavaco que nada tem haver com o BPN. Você nunca teve um amigo que o traí-se ?

 


LAM
Cavaco nada teve a ver com o BPN? Então não foram as figuras de topo do BPN "ajudantes" de Cavaco  nos seus governos? Não guindou Cavaco, por proposta própria, uma dessas figuras para o Conselho de Estado? Não foi Cavaco que, com o caso a rebentar por todos os lados, sempre se recusou em dizer qualquer palavra que levasse ao afastamento do seu protegido?
E, meu caro, pode acreditar que nenhum amigo que me tenha traído me deu 350 mil euros, como os amigos "traidores" deram a Cavaco e família. Amigos desses "traidores" queria eu...

deixado a 2/1/11 às 21:43
link | responder a comentário | início da discussão

José Peralta
Olympus Mons

Você tem todo o direito de ser adorador tipo lambão do Cavaco, mas com um pequeno senão, se me permite :-você usa um baralho viciado, e joga com ante-olhos !

É a sua maneira "de fazer rabiscos", para mostrar aos seus amigos, prosélitos do Cavaco, para que digam...tão lindo !

Mas apesar do(s) seu(s) texto(s) assaz escorreito(s), de fino rasgo e elegante pena, há uma simples "coisa" que você não prova com argumentos válidos :

É que, apesar de "adorar" que o Daniel Oliveira (e outros intervenientes, suponho...) "ataque" o Cavaco, é que ele está a mentir !

Mas, prontos, é divertido. Ok, todo o circo tem que ter palhaços (sem ofensa e no bom sentido, claro !)

Só que eu, aponho uma ressalva (sem ofensa, e no bom sentido, claro !) :-Os profissionais, merecem-me o maior respeito, os "outros"... não !


Caro José,


Poderia tentar descer ao nível em que o entendesse, mas desligar partes do cérebro é algo trabalhoso e confessadamente não é dia para isso. Existem dias em que tenho mais dificuldade que outros em comunicar com quem vive a vida a ver aranhas gigantes…


Peço-lhe Desculpa e desejo-lhe um bom ano.


 



José Peralta
Olympus Mons

"Poderia descer ao nível em que me entendesse" ?

Mas porquê ? Basta descer ao "seu" !

Eu, utilizando o "seu nível", parafraseei algumas frases suas, "virando-as contra si ", como num efeito de "espelho"...Não percebeu ?

"Lambão", "baralho", "rabiscos", "circo", "palhaços", são palavras de frases suas, que eu "recuperei"...

E é, no mínimo "curiosa", a sua asserção, de que eu vivo a vêr "aranhas gigantes" ?

Curiosa, incompreensível, descabida e completamente fora de contexto e de a propósito !!!!

Mas não se preocupe...isso deve ter sido num dia em que desligou uma parte do cérebro...(se acontecesse comigo, consultava um médico!).

Retribuo, com sinceridade, os desejos de um BOM ANO.

 

deixado a 1/1/11 às 16:39
link | responder a comentário | início da discussão


Caro marciano, é com algum pesar que verifico terem-se agravado essas reminiscências paroxismais. Não, não se incomode em procurar o significado porque tenho todo o prazer em lho explicar: reminiscências paroxismais são resultado de convulsões lobo-temporais e estão ligadas a estados epilépticos.


 


São, portanto, perfeitamente naturais essas persistentes e recorrentes confusões que faz sobre o que realmente lê, mas não apreende.


 


Assim, nem eu estou sempre em total concordância com o Daniel, nem a minha opinião é relevante para o próprio pelo que se torna profundamente insignificante essa sua necessidade em trazer outros à porfia para o atacar. Há um vocábulo que se harmoniza com essa forma de agir: cobardia.


 


Trate-se!


 



GMaciel,


Zoloft, lexapro e Prozac… mas não tudo junto. Ok?



Antidepressivos marciano??? Não, não, não, esse seu médico não percebe pevas disto. Um neuroléptico, isso sim, e no seu caso o melhor é o Haloperidol.


 


Os únicos efeitos secundários são, sonolência, tiques, espasmos musculares e outras perturbações motoras, mas como já padece de todos eles o mais que poderá acontecer é vê-los acentuarem-se.


 


Fale outra vez com o seu médico e diga-lhe isto. Em caso de persistirem dúvidas por parte dele, que consulte o simpósio terapêutico.


 


deixado a 1/1/11 às 12:37
link | responder a comentário | início da discussão

MP
Nem para o próprio nem para ninguém.


"Pirralha...eu?"
MP

Pirralha:-Romeiro, romeiro - das touradas - quem és tu?
MP:-Ninguém, como confessei...

Cristina



MP
Grande Tina. Uma saudação, não menor, aqui de Cali. A feira não tem corrido nada mal, as corridas muito interessantes.
E por aí ? A menina tem-se divertido ? Ou continua naquele registo de ressabiada ?
Um bom 2011 é o que eu lhe desejo.
Saudações Taurinas...





"Pirralha...eu?"
MP

Por acaso, era mais no género de verificar se a mudança de ano te tinha sido benéfica.

Pelos vistos, já só resta a esperança da mudança de idade.

Um bom 2011, também para ti e nunca largues a mão de um adulto, principalmente em Cali.

Cristina

deixado a 3/1/11 às 11:24
link | responder a comentário | início da discussão

...Já agora, estava há duas semanas a almoçar com um amigo e (estas coisas valem o que valem) e ele comentava que tinha conhecimento do que se estava a passar no BPN, com a caixa a “salvar” algumas contas, a passar para a caixa os bons clientes e a preparem-se para deixar os outros queimar, e depois comentou, e o presidente da república já sabe! – Não liguei até ouvir Cavaco atacar a caixa na televisão. Será?!


 


deixado a 31/12/10 às 11:09
link | responder a comentário | discussão

Alfredo
Já há algum tempo que isso corre...

deixado a 31/12/10 às 11:27
link | responder a comentário | início da discussão

José Peralta
Tem toda a razão, "essas coisas valem o que valem " e isso prova o quê ?

Que o Cavaco emprenha pelos ouvidos ?

Que faz fé em "bocas" e em "bitaites" ?

Você, tão patéticamente elogioso, tão fremente adorador, nem se dá conta do atestado de venalidade e de magna estupidez, que está a passar ao Thomaz, perdão, ao Cavaco ?

Começo a acreditar que você, pode não viver na Lua, mas que é um lunático...é !

"Sem ofensa e no bom sentido, claro" !

deixado a 31/12/10 às 16:12
link | responder a comentário | início da discussão

J
cinco mil milhões e não cinco milhões, Daniel.

deixado a 31/12/10 às 11:15
link | responder a comentário

Alfredo
Tem razão: a crítica de Cavaco Silva foi um pouco tonta.

Não tem razão: críticas à gestão do BPN são inúteis e desnecessárias. A censura será feita pelos tribunais, se estes funcionarem.

Não tem razão e fala sobre o que não sabe (como é costume em si): não pode concluir que Cavaco Silva segurou Dias Loureiro no Conselho de Estado. Do que foi dado a conhecer na comunicação social terá, inclusivé, forçado a demitir-se.

Cavaco Silva está longe de ser o presidente ideal. Mas ter o presidente ideal, ou algo perto, é algo que este pais não consegue gerar nos tempos que correm. Contudo, entre Cavaco Silva e Manuel Alegre, a escolha só pode recair no, de longe, menos tonto.

O primeiro paragrafo diz tudo sobre a sua relação com Cavaco Silva: o tom professoral (e paternal). Talvez isso se deva a algo mal resolvido entre si e o seu pai...


deixado a 31/12/10 às 11:24
link | responder a comentário | discussão

Não se preocupe Alfredo, tal como O Bush, o Daniel força a informação até servir os seus propósitos. É uma tendência humana.

Penso que ele agora terá mais consideração pelo ex presidente americano.

 

deixado a 31/12/10 às 12:47
link | responder a comentário | início da discussão

Daniel,

O presente envenenado que foi entregue à polícia e cuja nacionalização foi decidida pelo estado, Governo e Banco de Portugal, tinha um buraco de 500 milhões. Aquilo que o estado tem agora é um buraco de 5000 milhões, depois do estado ter pegado nele.

Recorde-se que a administração da SLN pediu uma garantia de 600 milhões para salvar o banco, pela voz do seu presidente da altura, Miguel Cadilhe, coisa que o ESTADO, governo e Banco de Portugal RECUSARAM e meterem uma administração do ESTADO no banco.

Quem afundou o BPN num buraco de 5000 milhões de euros foi o ESTADO, governo e Banco de Portugal. Quem perdeu METADE dos depositantes foi o ESTADO, quem deixou o crédito mal parado chegar a UM TERÇO foi o estado.

Aliás nem entendo como o Daniel não  usa o caso BPN  como o paradigma da boa gestão do ESTADO.

deixado a 31/12/10 às 12:05
link | responder a comentário | discussão

Rui F
Toni pá!

O Cadilhe pediu pediu pediu...mas saiu com o Euromilhões no  bolso.

O Cavaquismo é uma matilha desgraçada. Uma carrada de pilantras da pior espécie.
O Freeport+robalos+sucata é conversa de meninos de copo de leite comparativamente ao Cavaquismo.
Admito que o Cavaquismo=Máfia.

Em Itália há 2 Portog

deixado a 31/12/10 às 15:03
link | responder a comentário | início da discussão

Tino the Kid

Ò toní, não sejas ingénuo, então se tu dizes que o Estado é o mal de tudo achas que neste caso seria diferente ????

Isso queriamos nós, que o Estado fosse correcto, fosse tolerânte, fosse aqui que deve ser.

O Estado devia sermos nós, e não, o Estado continua a ser eles.

Pergunta a Cavaco que ele explica o que é isso de ajudar os amigos.

deixado a 1/1/11 às 11:12
link | responder a comentário | início da discussão

Cavaco é o maior embuste da política portuguesa no pós 25 de Abril. Mas vai continuar lá, porque o povo gosta de embustes.

deixado a 31/12/10 às 12:23
link | responder a comentário

João

Tem que se falar a verdade aos portugueses. Cavaco pode não gostar, mas os portugueses querem a verdade.

deixado a 31/12/10 às 12:53
link | responder a comentário

pedro lourenço
Alegre tinha aqui uma excelente hipótese de encostar cavaco à parede.

Então os seus amigos roubaram milhares de milhões que agora têm de ser pagos por todos nós e ainda tem a lata de acusar a actual administração?!

foda-se... (desculpem a linguagem mas trata-se apenas da demonstração de desagrado)

deixado a 31/12/10 às 13:36
link | responder a comentário | discussão

Foda-se Pedro Lourenço, e você paga muito?

Nao sei não. A minha experiência diz-me que não. Quem muito fala no "pagamos todos", por norma paga muito pouco para o "todos nós". E se assim for... Foda-se pedro Lourenço.

 

deixado a 31/12/10 às 16:24
link | responder a comentário | início da discussão

Dazulpintado
Já percebi. Chama-se Arrastão porque serve para arrastar. Arrastar na lama, todo e qualquer inimigo. A insídia , a insinuação, a lama, são as cordas com que Daniel Oliveira puxa o seu arrastão. E também se arrasta a si próprio, às vezes penosamente.
Pare homem de Deus, emporcalhar Cavaco Silva não dará a vitória a Alegre. Aceite com dignidade a derrota do seu candidato, ele não merece tão tristes figuras. Não o envergonhe mais.

deixado a 31/12/10 às 13:53
link | responder a comentário

Ah agora o BPN já é um caso de policia ???
Epá o Daniel, não me faça rir


"Quando os seus amigos andavam a brincar com o fogo no BPN, Cavaco Silva ficou calado."

Mas voce está implicitamente a dizer que Cavaco sabia do que se estava a passar ??? Isso é grave, olhe que ainda leva um processo em cima.

deixado a 31/12/10 às 14:01
link | responder a comentário | discussão

Seguindo a lógica da Fernanda Cancio, era o que devia acontecer ao Daniel.


 

deixado a 31/12/10 às 14:11
link | responder a comentário | início da discussão

pedro lourenço
Os amigos do cavaco não andaram a brincar com o fogo no BPN. Andaram mesmo a desviar dinheiro. Milhares de milhões.

Se cavaco sabia ou não, não sei. Mas que o roubo foi descarado isso foi. E o facto de cavaco vir agora culpabilizar a actula administração do BPN pela situação em que o banco se encontra só pode ser má fé ou então tenta fazer-nos passar todos por papalvos, o que, de resto, não é inédito em cavaco.

Surpreende-me é o à vontade e a dasfaçatez com que o faz. ou então, não me supreende nada.

deixado a 31/12/10 às 14:22
link | responder a comentário | início da discussão

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Campanha
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador