Sábado, 16 de Julho de 2011
por Sérgio Lavos

 

Como todos sabem, Cavaco Silva é o meu Bartleby favorito. Desta vez, preferiria (ou gostaria, e nunca gostava, como ele disse, dado que neste caso é o condicional, e não o imperfeito, que deverá ser usado)* que o dólar fosse mais forte - ou o euro mais fraco, não se percebe muito bem - para que os países da Europa fossem mais competitivos. Portanto, Cavaco defende algo que o Bloco de Esquerda já defende há algum tempo. Muito bem. Só acho que gostar pode não ser suficiente, é uma espécie de amor que não convence. Quer dizer, a confissão de um desejo é algo vago, é como uma virgem sonhando com o príncipe encantado sem ter coragem de ir engatar ao Bairro Alto. Mas enfim, e como sei que o nosso presidente não é suficientemente temerário para, digamos, sugerir isso a quem decide - sabemos como a timidez é um problema que grassa entre as altas esferas do país - aconselho-o a tentar outras tácticas: rezar a Deus Pai Todo-o-Poderoso, prometendo uma via crucis de joelhos em Fátima, seria uma hipótese; também poder-se-ia pensar em macumba contra o Euro, mas o bruxo de Madrid, o tal que lesionou e tornou impotente Cristiano Ronaldo, já não está entre nós. Mas julgo que o professor Karamba ainda não se reformou. Que tal um olho gordo lançado ao Euro? Entretanto, pode-se ir entretendo com a santinha padroeira da moeda única; quem sabe se alguns dias de penitência e jejum de bolo-rei não comoverão a Santa Angela?

 

*Afinal Cavaco disse bem, "gostaria". Na notícia do Público (via Lusa) é que estava mal, "gostava". Transcrever uma declaração correctamente, será assim tão difícil? 


por Sérgio Lavos
link do post | comentar | partilhar

28 comentários:
Sergio,

Uma observação á Bolota: ter o euro mais barato não aumenta a divida dos paises da zona euro?? Pelo menos fica mais cara.

Dito por Cavaco grande iminencia na materia, se calhar tem razão...

deixado a 16/7/11 às 23:55
link | responder a comentário | discussão

Rui F
Parente

"...Pelo menos fica mais cara...
Comparativamente com quê, pergunto eu?

Ficaria mais cara a dívida se ela tivesse sido contraída numa moeda agora mais forte. Não é o caso.

Euro mais fraco permite a países como Portugal ser mais competitivo nas exportações para fora da zona Euro.
Desta vez sua eminência parda têm razão.

beijos
(olha lá não te alambazes, até porque és da familia)




Parente,

Essa do beijo tá bem vista, mas deixa-te lá de mariquices porque o verdadero alentejano quer-se feio e a falar grosso. Qualquer da formas retribu-o.

Companheiro de luta, o que sei de economia é aquilo que me tem trazido até aqui, trabalho que nem o cão, pago e repago e fico sem parte nenhuma, tou teso que nem um carapau e começa a faltar tempo para preparar o futuro já que até aqui tem sido para desenrascar o dia a dia. Por isso podes ver que ao pé de Cavaco que até tem casas de ferias na praia da coelha...

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=42058 (http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=42058)


A minhas duvidas são estas:

Se importas mais do que exportas, desvalorizando o €uro não vai comprar mais caro??? Será que o pouco que exportas vai culmatar o que perdes ao comprar mais caro???Vamos estar atentos que vais ver que esta ideia se vai lentamenteeeeeeeee esfumarrrrrrrrr.

Fosse ela uma grande ideia, já os paineleiros e cromos das grandes analises tinham feito o pino a defender a ideia do grande guru da economia europeia, para não dizer mundial Anibal Cavaco Silva, o filho do Teodoro de Boliqieime.


 

deixado a 17/7/11 às 19:16
link | responder a comentário | início da discussão

Parente

Faltou os Abraços
Abraços

deixado a 17/7/11 às 19:18
link | responder a comentário | início da discussão

Carlos Marques
Como é que se pode ser contra um euro mais barato e ser a favor do regresso ao escudo?


Carlos Marques,

Perdeu não uma, mas duas exelentes oportunidade de estar calado.

1 - Não disse que estava contra á devalorização do Euro.
2- Muito menos a favor do regresso do escudo. 

Esse seu feitio de responder a tudo que mexa, tem destas coisas.

Numa coisa tem razão , o Bolota será sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee a favor de qualquer coisa que nos traga algum sossego, algum consolo, alguma vida e será sempre contra a tudo que diga respeito a retirarem o que já não há.

A continuar assim nem o Cavaco esse grande mago da economia mundial nos salva.


abraços



 

deixado a 17/7/11 às 18:55
link | responder a comentário | início da discussão

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Inquérito
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador