Segunda-feira, 18 de Julho de 2011
por Ana Mafalda Nunes

...o país do futebol.

 

 


por Ana Mafalda Nunes
link do post | comentar | partilhar

7 comentários:
depois deste campeonato dá-me vontade de rir quando me lembro dos que falam mal do Ronaldo na Selecção.


Messi who ???

deixado a 18/7/11 às 10:46
link | responder a comentário

Mike
mentira....

O brasil como principal pais de futebolistas é um mito...

O pais com mais jogadores é a ALEMANHA com mais de 16 milhões de jogadores contra os 13 milhões de brasileiros... Sem contar que a população do brasil é cerca do triplo da Alemanha...

Por isso é que os alemães são o país com mais titulos internacionais...

deixado a 18/7/11 às 13:43
link | responder a comentário | discussão

Ana Mafalda Nunes

Sr. Mike


Do futebol dos países, não pretendendo fazer a apologia da selecção brasileira enquanto favorita, a selecção de futebol com mais títulos mundiais conseguidos é a brasileira com cinco, contra três conseguidos pela Alemanha. Mais, o Brasil é o único país do mundo que não ficou de fora deste campeonato…


Dos futebolistas, nem fui confirmar os números e até nem me parecem descabidos se os pensar enquanto jogadores registados, mas se pensar nos mágicos da bola que jogam descalços pela rua para empatar tempo e enganar a fome da barriga, tenho a certeza que os números disparam e não será certamente na Alemanha.


Mas dado que a crise de líderes não se faz sentir só na política mundial, no futebol as “rotinas” também começam a mudar…



PPS
Desculpe discordar mas acho que o futebolista geralmente nasce pobre em todo o lado- seja no Brasil, na Alemanha, ou no nosso bairro das Caxinas. Não sei porque é que isto é assim, mas tenho a ideia que a profissionalização precoçe do futebolista implique um tipo de sacríficio desde jovens que os filhos da classe média geralmente não está disposta a sofrer.

Por outro lado contemos os titulos olímpicos de futebol, que já existiam antes do campeonato do mundo, e que demostram há quanto tempo a garra charrua e o mágico futebol das pampas já encantam o mundo, e concluiremos que o Uruguai e a Argentina(ambos bi-campeões do mundo) têm tantos titulos internacionais como o Brasil. É ridicula a pretensão brasileira de quererem ser o único país que joga futebol de jeito do mundo.

Há muitos países do futebol, e ainda bem que assim é. O Brasil é um grande país do futebol, mas há muitos outros. O que era o futebol sem a marca da genialidade de Di Stéfano ou de Maradona, por exemplo? Ou sem a magia da inteligência e elegância de Enzo Francescolli?

Ou o que seria do futebol sem a marca distintiva da organização do futebol europeu- da cebebral e cínica Itália, à citada Alemanha, simbolo do futebol organizado e colectivo, passando pela pureza dos inglesas, pela cratividade dos balcânicos e latinos, onde avultamos nós, que diabo!, que desde os tempos do Eusébio que encantamos com o perfume tecnicista do nosso futebol, pela beleza do futebol francês( a quem o Brasil não vence em mundiais há mais de cinquenta anos, e com quem mesmo no único jogo que lhes venceu, em 58, esteve a ponto perder um jogo até ficar em superiodade numérica porque na altura não haviam substituições, mas que também não tem a sorte de ser um país do futebol...), já para não falar naquele que é unanimemente considerado o melhor futebol da actualidade, o futebol da Espanha de Xavi e Iniesta.

Podia haver futebol sem tudo isto? Poder podia, mas não era a mesma coisa.

deixado a 18/7/11 às 16:43
link | responder a comentário | início da discussão

Mike
Pode fazer a apologia que quiser, porque está errada.

Do futebol dos paises, trofeus internacionais que não considera apenas os mundiais, a Alemanha ao contrário do Brasil é por exemplo o pais com mais titulos continentais. Longe da abada que em termos de titulos o seu Brasil leva da Argentina e até do Uruguai.

No que toca aos praticantes (futebolistas) os números que apresentei são exactamente o dos que o praticam em cada país. Porque se for apresentar o número de federados, então aí a vantagem dos germânicos é de 1 para 5. Os alemãos têm cerca de 7 milhões de atletas federados. Como vê isto de achar que as coisas são como nós queremos é um pouco lixado...


Mike
Pequeno acrescento para rebater um outro argumento que utilizou. o facto de o Brasil ser unico totalista. A Alemanha esteve presente em TODOS os campeonatos do mundo, exceptuando 1930, em que a participação foi através de convite, e em 1950 pelos motivos obvios (como penalização pela II grande guerra).

deixado a 18/7/11 às 21:34
link | responder a comentário | início da discussão

PPS
O país do futebol pelos vistos é o Paraguai...

deixado a 18/7/11 às 14:06
link | responder a comentário

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Inquérito
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador