Terça-feira, 9 de Agosto de 2011
por Sérgio Lavos

 

Aproveito para agradecer ao Renato Teixeira o tempo que está a dedicar à minha educação. E, já agora, perguntar-lhe quantos mais posts irão ter o meu nome - o meu ranking no Google agradeceria se continuasse a série por aí fora. Quanto ao resto, cada vez tenho menos dúvidas: daqui a duas semanas, quando estiverem presos todos os "revolucionários" que andam pelas ruas a pilhar os despojados da sociedade de consumo, a "revolução" acabou. E, no final, estaremos ainda mais longe de uma solução do que estávamos no início da semana. Mas imagino que este tipo de tragédias não comova o idealismo enviesado de muitos. Só me lembro do grito de guerra dos bushistas de sofá quando os EUA invadiram o Iraque. E é uma pena que assim seja.

 

(O vídeo, esse, encontrei-o no Blasfémias. Para que o Renato não fique ainda mais confuso.)


por Sérgio Lavos
link do post | comentar | partilhar

27 comentários:
Anónimo
Sérgio, 2 coisas:


IPCC (Independent Police Complaints Commission) diz que Mark Duggan não disparou. Quem disparou foi a polícia:
http://www.guardian.co.uk/uk/2011/aug/09/mark-duggan-police-ipcc (http://www.guardian.co.uk/uk/2011/aug/09/mark-duggan-police-ipcc)


a mais importante, finalmente um lúcido chegou-se 
a frente para explicar o que realmente se passa há décadas e se foi agravando com este governo Tory:
http://www.youtube.com/watch?v=biJgILxGK0o&feature=player_embedded (http://www.youtube.com/watch?v=biJgILxGK0o&feature=player_embedded)

deixado a 10/8/11 às 00:00
link | responder a comentário | discussão

O meu primeiro post sobre o tema falava da legitimidade dos protestos iniciais, aliás convocados pela família do taxista morto. Mas entretanto o que se está a assistir não tem nada a ver com esse crime. E qualquer explicação sociológica (que se deve, é claro, procurar) se torna menos importante do que denunciar a verdadeira natureza da violência: o vazio ideológico total, criminalidade pura e dura.


Anónimo
O protesto inicial teve um incidente que despoletou a primeira noite de pilhagens que foi a (aparente) agressão por parte da polícia a uma rapariga de 16 anos. Há um vídeo onde mostram um grupo de polícias de choque a espancar alguém no chão mas o que ela fez para a polícia reagir daquela forma não se sabe.

deixado a 10/8/11 às 00:33
link | responder a comentário | início da discussão

Anónimo
Já agora, um 3º vídeo que fala das raízes destas pilhagens:


http://www.youtube.com/watch?v=Zmo8DG1gno4&feature=player_embedded (http://www.youtube.com/watch?v=Zmo8DG1gno4&feature=player_embedded)

deixado a 10/8/11 às 00:59
link | responder a comentário | início da discussão

Carlos Marques
Sérgio Lavos,

Mas você ainda tem dúvidas de que malta como esse Renato Teixeira e outros que tais são da mesma massa que andou de banda vermelha na cabeça a fazer das suas no Cambodja?

Essa gente não tem respeito pelo indivíduo: o mestre deles, Estaline, mandou milhões para a morte no processo de moldar o espírito humano à grandeza do Estado e da doutrina revolucionária.

deixado a 10/8/11 às 00:29
link | responder a comentário

da Maia
Après moi, le déluge...
É mais ou menos esta a mensagem que o que resta da linha dura do sistema pretende incutir na população.
O sistema de CCTV está de tal forma implantado em Inglaterra, que estas ocorrências só parecem justificar-se com um fechar de olhos do Big Brother.


Há uma grande franja social que é facilmente usada e manipulável.
Este é de facto um bom manual de instruções para saber o que fazer quando desordeiros contratados se misturam, para transformar protestos pacíficos em motins criminosos... 
- o que há a fazer é afastar-se deles ou combatê-los. 
- acusar a polícia de não o fazer eficazmente, e separar o trigo do joio.


Mas... se o sistema recorre já a este tipo de jogadas óbvias, começa a ficar sem imaginação!

deixado a 10/8/11 às 00:30
link | responder a comentário | discussão

Anónimo
"O sistema de CCTV está de tal forma implantado em Inglaterra, que estas ocorrências só parecem justificar-se com um fechar de olhos do Big Brother."



Na verdade vários estudos vieram demonstrar que o sistema CCTV não trouxe nenhuma redução significativa no crime. Aliás, o governo não tem meios para ter pessoal atrás das câmaras a vigiar as ruas e o sistema é apenas utilizado (raras vezes) já depois dos crimes cometidos para averiguar ocorrências.


"Este é de facto um bom manual de instruções para saber o que fazer quando desordeiros contratados se misturam, para transformar protestos pacíficos em motins criminosos... "



Protestos na reunião do G20 em Toronto e vários protestos nos últimos anos em Londres vieram demonstrar isso mesmo, que a polícia envia agentes à civil que incitam à violência. Este caso dos últimos 3 dias não é felizmente o caso.





polícia envia agentes à civil que incitam à violência
 
 
 
 
 
 
 

Um olhar atento como o seu detecta facilmente que o rapaz é um deles, a mochila um poderoso transmissor de informações e os dois jovens pretitos argutos já toparam isso e estão a evitar que este undercover tenha êxito.

Há centenas de filmes (de Hollywood) sobre isto.


Anónimo
Se não fosses um fado à ilimitada estupidez humana eras o quê? Eu não estou a falar destas pilhagens dos últimos dias mas de manifestações anteriores. Deixei isso bem claro e mesmo assim as tuas palas não chegaram para tanto.

E agora engola uns quantos artigos sobre o assunto para ver se não arrotas sem saber do que falas:


http://www.youtube.com/watch?v=MaeuV2RNL3o&feature=player_embedded (http://www.youtube.com/watch?v=MaeuV2RNL3o&feature=player_embedded)


http://www.thestar.com/News/article/248608 (http://www.thestar.com/News/article/248608)


http://www.guardian.co.uk/world/2011/feb/20/germany-undercover-police-g8-protests?INTCMP=SRCH (http://www.guardian.co.uk/world/2011/feb/20/germany-undercover-police-g8-protests?INTCMP=SRCH)


http://www.bbc.co.uk/news/uk-england-london-12232936 (http://www.bbc.co.uk/news/uk-england-london-12232936)






Não respondo a ninguém que me trata por "tu", fuck you (é só pra rimar).

 

deixado a 11/8/11 às 02:43
link | responder a comentário | início da discussão

A.Silva
Parafraseando Sassmine (http://5dias.net/author/joanamanuel/) do blog 5dias http://5dias.net/2011/08/09/the-dark-side-of-the-moon/#comments (http://5dias.net/2011/08/09/the-dark-side-of-the-moon/#comments)
" (...)não tenciono perder um segundo a acusar os amotinados quando os nossos dedos devem estar voltados para quem cria as condições para esta realidade. ”

deixado a 10/8/11 às 02:03
link | responder a comentário

Qual mortes qual quê, isto são grupos de ladrões que finalmente tiveram coragem para fazer impunemente o que fazem todos os dias às escuras.


Ai tanta porradinha naquela cornadura....

deixado a 10/8/11 às 08:32
link | responder a comentário

Rui F

Fossem os habitantes das Favelas do Rio de Janeiro proporcionalmente da mesma ESTIRPE que a maioria desdes individuos, a Cidade do Rio não existia. Literalmente.

Como há ainda uma grande nebulosa sobre o assunto - bandidos, pilantras, gente ruim MISTURADA com gente boa que luta com civismo pelo trabalho e pela diginidade - CAPITAL e ANTI CAPITAL, cada um vão vender o peixe à sua maneira.
É normal.

Como alguem disse: há necessidade de separar trigo do jóio

deixado a 10/8/11 às 12:03
link | responder a comentário | discussão

Parente,

se não pensasses assim não eras meu parente.

Abraços


Rui F

Parente

Independentemente de algumas divergências, há convergências e ainda bem.
E...a esquerda não pode ser complacente com bandidos, especialmente quando estes conseguem "subjugar" os de boa fé.

abraço

deixado a 10/8/11 às 17:16
link | responder a comentário | início da discussão

Ana
"Fossem os habitantes das Favelas do Rio de Janeiro proporcionalmente da mesma ESTIRPE que a maioria desdes individuos, a Cidade do Rio não existia. Literalmente"
Não concordo com esta afirmação, não quero parecer petulante mas na minha modesta opinião penso exactamente o contrário. Platão dizia " o homem é a medida de todas as coisas" e concordo em parte, muitas das atitudes do ser humano provém das circunstâncias e do meio onde está inserido.
Os brasileiros têm orgulho no seu País, nos seus costumes e cultura, estes jovens londrinos têm orgulho em quê? Vou deixar os estudos para os especialistas em ciências sociais mas tenho uma opinião (como boa portuguesa que sou) existe uma diferença entre as favelas do Rio e os subúrbios de Londres -ESPERANÇA.
No Rio há esperança, esperança de descer da favela e ter casa com vista para o mar de Copacabana, esperança de ter vida melhor, não conheceram outra que fosse melhor ,e em último recurso deixar o seu País e ir para os EUA  ou Europa. É essa esperança que falta aos jovens da Europa, vão emigrar para que País? Não acreditam no seu País (muitos nem com esse se identificam) nem noutro e quando não há esperança há desepero, e o desespero faz vir à superficie o pior do ser humano.
 
 


Rui F

Ana

Os Brasileiros têm esperança no Brasil. E ao contrário do que dizes, estão a regressar vindos exactamente dos EUA e da UE. Qualquer Brasileiro pensa sempre um dia voltar. O mesmo não se passa com um Africano ou Árabe na Inglaterra.
E ao contrário do que dizes, só uns poucachinhos têm barraca com vista para o mar, e esses provavelmente são milionários e traficantes.
Há quase 160 favelas no Rio e só UMA fica perto de capacabana. No total não mais de UMA dúzia de favelas com "vista" para o mar.
Foste muito leviana a tratar os "favelados" do Rio.

Esses jovens de Londres são basicamente filhos de imigrantes Afro-Arabes, ou de 2ª geração.
Há nitidamente uma falta de respeito, seja do Estado que não cumpriu o seu papel, seja da parte dos cidadãos que não respeitaram o Estado.

Onde eu quero chegar é: estes tipos de Londres são mesmo erva daninha, que acabam por estargar a reputação de quem quer trabalhar com dignidade.


Ana
Caro Rui
Usei o bairro de Copacabana como poderia ter usado outro, falei de vista para o mar como poderia ter dito vista para o jardim xpto da zona, o que queria dizer é que os "favelados " têm esperança, esperança em descer da favela e terem uma vida melhor ou na emigração. Pelo que conheço duma parte do Brasil, há muitos ainda a quer emigrar, o sonho americano ou europeu está muito presente, quem está a voltar são todos aqueles que já provaram esse sonho.
O brasileiro quer voltar tal como o português, mas quando são a primeira geração de emigração, o problema nas cidades europeias são as 2ª e 3ª gerações, não se identificam nem com o País de origem dos pais nem com o deles. 
Sobre a erva daninha, acho que estás a ser "leviano", o fenómeno em Londres não aconteceria no Rio, não porque a "estirpe" seja diferente mas porque o que os levou a viver na favela do Rio ou no subúrbio de Londres são diferentes.

 

deixado a 10/8/11 às 17:06
link | responder a comentário | início da discussão

Rafael Ortega
"Fossem os habitantes das Favelas do Rio de Janeiro proporcionalmente da mesma ESTIRPE que a maioria desdes individuos, a Cidade do Rio não existia. Literalmente."

A diferença é que no Brasil se for preciso o exército entra na favela e vai tudo à frente. Em Inglaterra são precisos 4 dias de tumultos para deixarem a polícia disparar balas de borracha.

Os animais que temos visto nos últimos dias na TV sentem-se impunes.


Rui F

R Ortega

A diferença é que os do Rio apesar de pobres e miseráveis - cada vez menos e ainda bem - conseguem ter mais dignidade que a canalha que deitou fogo a tudo.

Se todos os pobres do Rio agissem como aqueles gandins, a cidade já tinha literalmente ardido.
É aqui que quero chegar.
Pobreza não pode significar insurreição e pilantragem, como certa Esquerda quer fazer querer. A Luta pela igualdade quer-se nobre, digna, séria e leal.
Não podemos confundir - nem podemos permitir que isso aconteça - pobreza com crime.
Um pobre pode e deve almejar a uma vida digna pela positiva.

Os do Rio são até bastante mais pobres e NÃO têm o Estado Social Inglês, que mesmo com cortes a eito, é ainda melhor que o Brasileiro.




Rafael Ortega
Completamente de acordo.
Há muita gente pobre e que nunca fez um crime na vida.
Como acredito que muitos ingleses pobres não se meteram nesta confusão.

Acho é que a polícia devia ter sido autorizada a usar a força bastante mais cedo.


Rui F

Ortega

É obvio que foi o Estado Inglês (ou Britanico sei lá) que falhou e em vários campos, do social à segurança.

deixado a 12/8/11 às 10:48
link | responder a comentário | início da discussão

O que é que o vídeo prova?

1. Vemos um puto a sangrar (pode ter levado na tabuleta da bófia)
2. Traz uma mochila (para quê se não é tempo de escola?)
3. É roubado. (e se foi ladrão que rouba ladrão?)
4. Porque é que o que lhe roubam está envolvido num saco plástico? Querem ver que tinha acabado de "ir às compras"?

Sem contexto o vídeo não prova pevide.

deixado a 10/8/11 às 17:18
link | responder a comentário | discussão

Erro meu. Aparentemente o The Guardian explica.
http://www.guardian.co.uk/uk/2011/aug/10/london-riots-youtube-victim-malaysian (http://www.guardian.co.uk/uk/2011/aug/10/london-riots-youtube-victim-malaysian)

deixado a 10/8/11 às 19:48
link | responder a comentário | início da discussão

Eu acho que prova. Prova que o se quer fazer passar que é tudo uma cambada de larapios.
A atitude do grandalhão merecia um tiro nos cornos na esquena mais proxima, seja qual for o motivo porque roubou quem estava em dificuldades


Bolota,

O facto de os comentários serem publicados horas após a sua publicação tem destas coisas. Contexto explicado, erro assumido.

deixado a 10/8/11 às 23:31
link | responder a comentário | início da discussão

Isto é mau, muito mau é nauseabundo e condenável a partir das entranhas de qualquer homem com um mínimo de decência. Mas é importante ter uma escala de valores. No século passado os apóstolos da religião marxista fizeram muito pior! Mais, o método de trabalho era análogo ao deste vídeo. Matar ou espancar o proprietário e apossar-se dos seus bens. Um crime que está a ser julgado no Camboja mas que, cometido em outros países de forma ainda mais violenta, continua agora a ser objecto de contemplação de comunistas e bloquistas. Dizem eles: "Ah e tal... o grande erro foi burocratizar..." De onde se depreende que matar e roubar até era aceitável. De onde se depreende que o convívio com as FARC não tem objectivos mais nobres do que o destes ladrões de Londres.

deixado a 10/8/11 às 19:33
link | responder a comentário

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Campanha
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador