Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2012
por Bruno Sena Martins

Ao contrário da clubite que demarcou as reacções aos alegados insultos de Javi Garcia em Braga, levando muito benfiquistas a optar pela minimização leviana do caso - logo subsumindo a consciência sócio-histórica ao tesão competitivo -, não contem comigo para a arte da complacência. Ontem, durante o FC Porto-Manchester City também eu me apercebi dos insultos racistas vindos do público: o Porto deve ser duramente castigado.


por Bruno Sena Martins
link do post | comentar | partilhar

56 comentários:
Rui F
Tens um problema Bruno

Ouvis-te os insultos dos adeptos do Porto, mas não ouviste os do Javi Garcia.

É uma diferença...ENORMEEEEEE

deixado a 17/2/12 às 15:57
link | responder a comentário | discussão

Bruno Sena Martins
Caro Rui, relativamente ao Javi garcia em momento algum dei por facto aquilo que foi uma acusação (embora, pessoalmente, após ter visto idêntico modus operandi para com o Varela  http://www.youtube.com/watch?v=bTkPBxD4CvI (http://www.youtube.com/watch?v=bTkPBxD4CvI)  eu não dê ao javi grande benefício de dúvida). Critico, sim, as vozes que minimizaram o caso e que acharam normal a não abertura de um processo: "os insultos em futebol são normais", "O Allan foi um bufo", "O Javi Garcia até tem colegas pretos", "essas questões não são importantes". 


Leia-se o Fergusson http://football.uk.reuters.com/football/news/2012/02/11/48AE2D00-54F4-11E1-B673-AE2B8033923B.php (http://football.uk.reuters.com/football/news/2012/02/11/48AE2D00-54F4-11E1-B673-AE2B8033923B.php)


Miguel Braga
Já agora podes mostrar-me o teu artigo na ocasião destes acontecimentos:

«Os relatórios do árbitro e do delegado da UEFA não referem actos racistas de adeptos do Benfica no jogo com o Manchester United, do Grupo F da Liga dos Campeões de futebol, adiantou hoje à Agência Lusa fonte do organismo.
A mesma fonte revelou que foi aberta uma investigação contra o Benfica devido a uma queixa do Manchester United e não por ter havido qualquer menção ao sucedido nos relatórios oficiais.
Entretanto, o porta-voz da UEFA disse hoje à Agência Lusa que o organismo continua a investigar os alegados actos racistas dos adeptos 'encarnados' no jogo de 26 de Setembro, que os ingleses venceram por 1-0.
'Ainda estamos a investigar. Estamos ainda a reunir provas, só depois poderemos tomar uma posição', afirmou William Gaillard, que não adiantou uma possível data para o fim do processo.
No domingo, uma fonte do clube adiantou à Agência Lusa que até ao momento o Benfica não foi notificado sobre nada e que por isso não pode reagir.
Em causa estarão alegados cânticos racistas dirigidos a Patrice Evra, Louis Saha, Kieran Richardson e Wes Brown e a elementos da comitiva inglesa, durante a fase de aquecimento que precedeu o encontro.
A confirmarem-se as acusações, o Benfica pode ser punido com uma multa severa e ser obrigado a jogar encontros internacionais à porta fechada, segundo o novo regulamento aprovado recentemente pela UEFA no âmbito da luta contra o racismo.»


Bruno Sena Martins
Miguel, no caso do Benfica não me apercebi - ao ver com o Manchester foi jogar com a segunda equipa devo ter feito zapping entre jogos. A oportunidade da  minha tomada de posição tem a pertinência, creio, de não me eximir a criticar o meu próprio clube (os seus adeptos na verdade). Daí se deduz que a minha condenação e eventos similares que tenham acontecido - e que vão acontecer - por esses estádios afora. 


Brilhante o argumento desvalorização - Manchester de segunda; para quem jogou uma final duma competição europeia com o Mónaco que nesta altura ocupa o 19º lugar a Ligue 2 (isto é que é de segunda) é de categoria!

deixado a 18/2/12 às 00:34
link | responder a comentário | início da discussão

as
já que falamos de bola, ombrearei contigo em todas essas críticas, bruno. e não há ou não pode haver espaço para insultos deste género ou qualquer outro - o mais usual és um filho da puta - igualmente ofensivo, embora dependa mais das latitudes.

mas a abertura de um processo daria em 11 jogadores mais trocos a dizer que sim, o javi insultou o alan, e 11 mais trocos a dizer que não, o javi não insultou o alan.

depois, a imagem da agressão do javi ao varela tem o quê a ver com os insultos? só fez isso porque o varela é preto? e o paulinho santos, era um mano que não gostava de brancos quando partiu o maxilar ao joão pinto? será que os jogadores escolhem as faltas mediante a cor do adversário?

deixado a 17/2/12 às 16:17
link | responder a comentário | início da discussão

Rui F
Bruno

O Racista do Javi Garcia no meio de um escaldante Derbie, até tem descernimento para levar a mão à boca para chamar preto ao outro, não fosse a UEFA puni-lo"


É doentio. Nada que o Pinto da Costa não tenha já semeado.

E depois o Alan...já reparaste que o FCPorto está sempre metido?


Imagino o que os Pretos do Campeonato não têm o que dizer do Racista Javi.


deixado a 17/2/12 às 18:05
link | responder a comentário | início da discussão

Carlos Marques
Sobre os insultos racistas dos seus, está aqui, é só ouvir com honestidade e sem procurar desculpas nos adversários: http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=15996 (http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=15996)

Estão a dizer "Hulk, Hulk" como defendeu o ex-jornalista do Porto e agora director de comunicação do Porto, Rui Cerqueira?

deixado a 20/2/12 às 15:10
link | responder a comentário | início da discussão

Não Interessa
Mas espera aí, este Zéquinha tem dúvidas que o Javi García leva a mão à boca sempre que vê um preto para insultar? Estamos a brincar com esta merda? 

Há um limite para o razoável, que qualquer pessoa com 2 neurónios minimamente operantes consegue perceber das duas situações, Álvaro Pereira e Alan (para nos cingirmos às que tiveram maior cobertura) que o porco do espanhol é um racista de merda. mas não nos precipitemos, há mais do que uma notícia a referir que logo depois da entrada do Bruno Alves sobre o Rodrigo na Quarta-Feira, o aspirante a porco do Cardozo (o jogador com maior índice de salto à cotovelada por salto) também já andava atrás do Bruno Alves (literal) de mão à frente da estrumeira. Isto está documentado por orgãos que têm tudo menos qualquer tipo de afeição ao Futebol Clube do Porto.



A conclusão é simples: entre pares, entenda-se entre porcos, as práticas aprendem-se facilmente.


Rui F
Não interessas mesmo.

É que não vales mesmo a ponta dum sardo.

deixado a 20/2/12 às 10:58
link | responder a comentário | início da discussão

xirico
Pois eu estava no estádio e ouvi o Alan chamar ao Javi "seu branco de merda".É racismo sim senhor.

deixado a 18/2/12 às 22:27
link | responder a comentário | início da discussão

as
poderia comentar outros postes deste blogue, mas uma vez que vou concordando, o silêncio anui.

mas aqui, para lá do belo palavreado - e sim, tesão competitiva faz parte do reportório de belo palavreado - existe um problema, se calhar ao nível do subsumir da consciência sócio-histórica à tal tesão. o problema, caro bruno, é o seguinte: os insultos no estádio do dragão toda a gente os ouviu. os insultos do javi, não.

ora, merecendo os dirigentes do braga e o alan tanta credibilidade nestes joguetes futebolístico como os do Benfica ou do dirigente do porto que encontrou outras onomatopeias para desviar foneticamente o insulto, dá-se o caso da consciência sócio-histórica apontar que o que aconteceu ontem é facto consumado e o que aconteceu há uns meses ser apenas uma suposição, como as do pai que é comunista, diz a menina à professora primária afilhada do pide.

por exemplo, imaginemos o que disse carinhosamente o cardozo ao bruno alves, no último jogo, com a mão a tapar a boca. pode até tê-lo chamado mulato de merda, pode até ter-lhe dito que rímel é para meninas, num claro insulto às várias condições de género. mas, quem sabe, indagou a proveniência de tão belo lápis maquilhador.

imagina, bruno, que o javi quis saber onde o alan fazia as tranças para recomendar o cabeleireiro ao witsel? ou então, simplesmente, és feio?

deixado a 17/2/12 às 16:01
link | responder a comentário | discussão

Bruno Sena Martins
Caro as, repito a resposta que dei acima. Não fazendo equivaler a prova de facto dos casos, critico quem se apressou a levianamente minimizar o caso Javi Garcia, ora achando que a questão devia ser cala, ora achando que não  seria merecedora de inquérito da Liga - o que acabou por acontecer. 

deixado a 17/2/12 às 16:12
link | responder a comentário | início da discussão

Miguel Braga
«os insultos no estádio do dragão toda a gente os ouviu»
Já agora podes dizer quais foram, é que eu não vi o jogo.


as
uh uh uh?


Miguel Braga
Talvez fiques esclarecido, ou não... por que há pessoas que gostasm de percistir:

O diretor de comunicação do FC Porto, Rui Cerqueira, negou esta sexta-feira que os adeptos do clube português tenham proferido quaisquer insultos racistas durante o jogo com o Manchester City. O dirigente portista argumentou  ainda que os cânticos de incentivo a Hulk podem ter sido mal interpretados pelos jogadores ingleses.

«O que podemos dizer é que não se passou nada de anormal e ninguém reparou em nada estranho, nem os delegados da UEFA que falaram connosco durante o jogo», afirmou Rui Cerqueira à Reuters.

A imprensa inglesa revelou esta sexta-feira que o Manchester City apresentou queixa à UEFA, alegando que Balotelli e Yaya Toure teriam sido alvo de insultados racistas com «imitações de macacos».

Rui Cerqueira considerou que «Hulk, Hulk, Hulk…», ou mesmo «Kun, Kun, Kun…» (em referência a Kun Agüero, avançado do City), «podem ser facilmente confundidos com cânticos racistas».



António Lopes
Aqui está a prova - fazem Uh Uh Uh, a chamar macacos ao Balotelli e ao Toure:


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&hl=pt-PT&v=ijihYcmhH-A

deixado a 17/2/12 às 17:44
link | responder a comentário | início da discussão

Nuno
O Rui Cerqueira também deve considerar que "filhos da luta" ou "vai pró carvalho" podem ser confundidos com expressões insultuosas.

deixado a 17/2/12 às 18:37
link | responder a comentário | início da discussão

as
não "percisti" no erro anteriormente, embora agora tenha "percistido". já tinha feito alusão a isso quando falei do dirigente do porto que desviou foneticamente o insulto.

depois, o vídeo demonstra o uh uh uh. não preciso de mais.

ridículo é inventarem-se desculpas destas e haver quem coma com elas.

e para que fique claro, se o javi disse alguma coisa, devia ficar de fora uns jogos. o problema é prová-lo.

deixado a 17/2/12 às 19:05
link | responder a comentário | início da discussão

Lourenço Cordeiro
Bruno,

Apesar de tudo, há uma diferença entre jogadores que se insultam dentro de campo (desde que esses insultos se mantenham privados, faz parte do jogo) e o comportamento de um público no estádio.

deixado a 17/2/12 às 16:13
link | responder a comentário | discussão

Bruno Sena Martins
" desde que esses insultos se mantenham privados, faz parte do jogo". Pois é, Lourenço, não podia discordar mais contigo. 


Lourenço
Não estou a dizer que concordo com os insultos, apenas que nessas situações isso é um problema entre dois adultos. Se cada jogador que for insultado («preto», «paneleiro», «filho-da-puta», and so on) der origem a um inquérito, não fazemos mais nada.


Bruno Sena Martins

Lourenço (Cordeiro),  fazes equivaler coisas que são muito diferentes  nenhum jogador tapa a boca para chamar filho da puta a outro, acontece mil vezes num jogo. Isso acontece porque a carga de insulto de “filha da puta” se apaga com a inverosimilhança da acusação. Ninguém está a chamar pura à mãe de ninguém como forma de o diminuir pela ancestralidade vergonhosa. Mas é plausível que alguém tende diminuir uma pessoa negra capitalizando a carga simbólica e o poder amesquinhante de uma longuíssima história de racismo, colonialismo, escravatura, genocídio e discriminação em nome da cor da pele. Portanto, não é tudo igualmente insultuoso nem igualmente trivializável em função do contexto histórico e cultural ou pessoal (no limite, alguém que consabidamente tivesse uma mãe prostituta estaria a ser violentamente insultado com o “filho da puta”, o assim o insultador deliberadamente tirasse proveito desse capital de amesquinhamento)


abraço



Lourenço
Sim, essa distinção faz sentido, concedo. Apesar de me fazer muita confusão que o Javi Garcia (ou outro qualquer) possa ser racista e viver no balneário multi- étcnico do Benfica.


Bruno Sena Martins
Percebo-te, Lourenço. Muitos jogadores, mais do que serem genuinamente racistas, recorrem a esses insultos por verem neles uma forma "eficaz" de destabilizar o adversário. O que não os torna menos graves. 


Rui F
A forma mais eficaz de desestabilizar o adversário, foi usada pelo Bruno Alves da escola FCP na ultima quarta feira: Manda um jogador que lhe causaria problemas, para o estaleiro logo ao inicio do jogo, e como se não bastasse, "cava" um hilariante cartão amarelo que impede um artista da lealdade e da arte, explanar o seu Futelol na proxima jornada da Liga dos Campeões.


Não Interessa

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9oe4Iakap64 (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9oe4Iakap64)



"A forma mais eficaz de desestabilizar o adversário, foi usada pelo Luisão da escola Agremiação Farmácia de Benfica na ultima um dia qualquer: Manda um jogador que lhe causaria problemas, para o estaleiro logo ao "fim" do jogo, e como se não bastasse, "cava" um hilariante amareloa que impede um artista da lealdade e da arte, explanar o seu Futelol na proxima jornada da Liga dos Túneis.
"


Ganha vergonha na .... da cara

deixado a 18/2/12 às 05:15
link | responder a comentário | início da discussão

pedro lourenço

que idéia mais cretina...

então tolera-se comportamentos racistas, desde que estes aconteçam entre pares, dentro do campo?!

olhe, ainda bem que em países com associações de futebol que colocam a civilidade acima da competição estes comportamentos são punidos de forma adequada, como vimos ainda há uns tempos com o Suarez do Liverpoool a levar com 7 ou 8 jogos...


Bruno Sena Martins
Lourenço (Cordeiro), sou obrigado a concordar com o Pedro (Lourenço). Esse argumento é a pior alegação possível.

deixado a 17/2/12 às 16:29
link | responder a comentário | início da discussão

Não Interessa
Olha-me este. Realmente, vai uma GRANDE DIFERENÇA entre dois intervenientes DIRECTOS num jogo, sob a alçada disciplinar da Liga e meia dúzia de adeptos.


Como é diferente o Javi García ou outro qualquer porco racista agredir um fiscal de linha ou ser um adepto (para o exemplo, chamemos-lhe "Diabo de Gaia" ou "o energúmeno que foi proibido de entrar num estádio, ao invés de interditar todo um estádio de imbecis como ele, e passado dois ou três jogos já lá andava outra vez") a fazê-lo. É diferente, certamente.

deixado a 18/2/12 às 05:12
link | responder a comentário | início da discussão

pedro lourenço
eu vi e ouvi na TV.

é um dos momentos em que me enfio na cadeira com vergonha dos meus próprios adeptos quando isso acontece no meu estádio. não é frequente mas volta e meia lá acontece.

deixado a 17/2/12 às 16:15
link | responder a comentário

O argumento "tapar a boca" é, hoje em dia, absurdo. Não significa nada. Há milhentas imagens dessas, desde capitães a falar com árbitros a treinadores a falar com os seus jogadores. Tornou-se um hábito porque muitos programas desportivos fazem peças a partir da leitura labial. Quem não se lembra do que fizeram com Maradona antes do Argentina-Alemanha do Mundial? Neste contexto não me parece que o acto de tapar a boca possa suportar qualquer tese.
Quanto aos imitadores de macacos: são uns merdas. Lá no dragão, na Luz ou em Alvalade. felizmente são uma minoria. Os clubes devem pagar pela falta de inteligência dos mesmos? Custa-me suportar essa ideia.

deixado a 17/2/12 às 17:25
link | responder a comentário | discussão

Não Interessa
" não me parece que o acto de tapar a boca possa suportar qualquer tese."


a não ser a que é evidente para qualquer pessoa com meio cérebro - a de que o jogador está a insultar um colega de profissão naquele preciso momento - de outra forma não precisaria de tapar a estrumeira, arte na qual Javi García é exímio e Cardozo um ávido aprendiz, curiosamente dois "espanhois" com ar de atrasdinhos mentais, o que não abona.

deixado a 18/2/12 às 05:18
link | responder a comentário | início da discussão

LAM
Não concordo nada. Se os insultos racistas entre jogadores ou, em termos mais gerais naquilo que se usa chamar "os participantes do espectáculo" (inclua quem incluir), merecem ser alvo de sanções*, os que partem do público pressupõem que o clube tem o controlo absoluto sobre o público, o que se sabe não ser verdade. Pode até dar azo (se ainda não aconteceu...) da equipa adversária plantar uma dúzia de adeptos a insultar algum jogador da própria equipa para que o clube visitado sofra sanções.


*sanções que decorram de provas, evidentemente. Javi Garcia pôr a mão à frente da boca não prova que proferiu algum insulto e que, ainda por cima, daí se conclua que foi um insulto racista. 

deixado a 17/2/12 às 18:37
link | responder a comentário | discussão

Rui F
LAM

Só gente doente clubisticamente e emprenhada pelo Pinto da Costa, poderá sugerir que o Javi Garcia se lembraria no meio dum escaldante jogo, levar a mão à boca e proferir palavras racistas, julgando que ludibriria a UEFA!


LAM
Rui, 
essas "doenças" são comuns a quase todos os adeptos de todos os clubes, não é por aí. Não sei se o Javi Garcia insultou ou não, aliás ninguém pode saber. Mais, se isso fosse critério e sabendo-se como as coisas tendem a ser dente por dente no futebol, não faltaria muito para que se pedisse punição para um jogador que, tossindo, pusesse a mão à frente da boca. 
O que acho que um clube não devia ser sancionado por insultos racistas ou outros provenientes das bancadas. Como é que um clube pode controlar o que é dito no meio de 40 mil pessoas? Há algum tipo de disciplina militar que os clubes possam impor a 40 mil pessoas? Já manter tanta gente num recinto sem fazer merda sabe deus, quanto mais o que dizem.


Rui F
LAM

És juíz?
Tas certo.

Extremar posições não leva a lugar nenhum.
Eu vejo estas sansões da UEFA mais como um alerta para que os clubes prestem especial atenção ao seu ambiente.
Muitas das vezes são claques neo nazis que gozam de especial "carinho" por parte das direcções, SAD's, etc.


Não Interessa
Este RUI F é daqueles sem vergonha a quem se torna redundante fazer perguntas a que qualquer retardado saberia responder, mas vá, imbuído de espírito carnavalesco aqui vai:


PORQUÊ?

Explica lá, meu génio da lamparina da Damaia, porque é que o que o porco racista do teu espanholeco tem sempre a tendência para falar de boca tapada quando o interlocutor é a dar para o preto e já não se lembra do mesmo para o Belluschi, Moutinho ou Matías?


Porra, eu sei que vergonha na tromba e coluna vertebral não se compra mas há limites.. 


Rui F
é que Não Interessas mesmo porra nenhuma

deixado a 20/2/12 às 10:33
link | responder a comentário | início da discussão

Não Interessa
Obrigado LAM, por atestar o óbvio.

deixado a 18/2/12 às 05:19
link | responder a comentário | início da discussão

Não vi, nem sequer sei qual foi o resultado, ainda estou combalido por um animal (pode ser um insulto, peço desculpa) que por acaso também é preto (pode ser racismo, peço desculpa) ter dado uma patada, não é insulto é mesmo verdade no jogador Rodrigo do Benfica.

deixado a 17/2/12 às 18:50
link | responder a comentário | discussão

Lisboeta
Bruno Alves não é negro, é mulato. É filho de pai negro (Washington, brasileiro - antigo jogador de futebol) e, tanto quanto julgo saber, de mãe branca.

Portanto, se na próxima recepção ao Zenit os NoName Boys resolverem chamar-lhe "filho-da-puta", em coro repetido e prolongado, a instituição Benfica nunca poderá ser acusada de racismo pela UEFA.

Penso eu de que...

deixado a 17/2/12 às 19:39
link | responder a comentário | início da discussão

Não Interessa
Por falar em animais, alienígenas no caso

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9oe4Iakap64 (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9oe4Iakap64)


Carlos Marques
no youtube gosto é de ouvir o Pinto da Costa a ser verdadeiro

deixado a 18/2/12 às 13:57
link | responder a comentário | início da discussão

Fui ver o vídeo, obrigado.
Paraceu-me coisa de hortícultura porque vi lá uma maça podre.
Não era uma granny smith, de certeza.

deixado a 18/2/12 às 18:05
link | responder a comentário | início da discussão

Lisboeta
Confundir racismo com "bocas da geral" que são mandadas só para irritar um determinado jogador é uma abordagem muito pobre, venha ela da UEFA ou venha lá de onde vier.

Mas mais pobre ainda, é um gajo armar-se em virgem ofendida indo buscar o caso de um jogador branco que (alegadamente) atanzanou um outro, negro. Claro que nada disto é muito edificante - e claro que há racistas nas bancadas dos estádios - mas a verdade é que tudo isto faz parte do futebol.

Racismo é algo bem diferente. É algo que o autor deste post nem deve imaginar muito bem o que é. E é com esse racismo que todos nos devemos preocupar, de facto. Isto que se passou no dragão é apenas um fait-diver.

Mas já que a "virgem ofendida" está numa de politicamente correcto, gostaria de saber porque não referiu as bocas de Pinto da Costa, ao telefone, sobre o aleijadinho / atrasado mental do Paulinho, roupeiro do Sporting?! Toda a gente ouviu esta barbaridade nas famigeradas escutas do "apito dourado". E aí sim, aí não se trata de - no calor da refrega - provocar alguém só para lhe pôr os nervos em franja. Aí trata-se de proferir algo de humanamente inaceitável. Aliás, bem ao nível de PdC e de alguns dos seus apaniguados...

deixado a 17/2/12 às 19:18
link | responder a comentário

João Cerqueira
Bruno,

Já que o tema são os insultos - e entendo que insultar a mãe de alguém é bem mais grave do que aludir, depreciativamente é certo, à cor da pele (no Brasil já me chamaram branco mais do que uma vez) - gostaria de lhe perguntar por que razão, existindo na teoria regras para impedir abusos de linguagem, na prática permite-se que um bando de cobardes que nem coragem têm para assinar o nome descarregue a sua falta de civismo e cultura democrática sobre aqueles de quem discorda.
Dito de outra forma, por que são permitidos tantos insultos?

deixado a 17/2/12 às 19:19
link | responder a comentário | discussão

ulisses
concordo, muito bem

deixado a 18/2/12 às 00:00
link | responder a comentário | início da discussão

Clint Eastwood
BENFICAAAAAAAAAAAAAAAA! SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB!  SLB! 


Sou vermelho a nível político e a nível clubístico!!!

deixado a 17/2/12 às 22:22
link | responder a comentário | discussão

Clint Eastwood
Quanto ao racismo no futebol... Acusam os No Name Boys de isto e daquilo, mas os insultos racistas vêm quase sempre das claques dos outros clubes!


Não Interessa
Mal era, metade dos No Name e aí 1/3 dos outros atrasadinhos são pretos. No Benfica são mesmo os porcalhões de (alguns) jogadores que se encarregam disso, como se está farto de provar.


Carlos Marques
Você também está farto de provar que apoia a corrupção e no entanto continua a arrotar postas de pescada como aquele "músico", o Guedes.

deixado a 18/2/12 às 13:59
link | responder a comentário | início da discussão

LAM
Clint Eastwood,


A crer nas imagens, esses alegados insultos racistas não vieram da claques organizadas do FC Porto. Como pode ver nos vídeos, partiram (a existirem) de uma zona da bancada central, por cima dos "bancos", quando as claques ocupam geralmente e na maioria dos clubes em PT, os topos.

deixado a 18/2/12 às 13:27
link | responder a comentário | início da discussão

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Campanhas
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador