Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2013
por Miguel Cardina

 

Se só poder ler um texto hoje, o texto é este. O pediatra Mário Cordeiro escreve no Público sobre a impossibilidade de crianças e adolescentes terem direito de voto. Ainda que o artigo vise sobretudo enquadrar o debate e não tanto defender uma proposta específica, o autor aponta dois caminhos: baixar a idade de voto para os 15 anos e conceder direito de voto às crianças através dos seus pais. Julgo que este último caminho é de evitar: o voto deve ser intransmissível e dá-se um mau sinal entendendo os filhos como extensão dos pais (ou seus tutores legais). Já no que diz respeito ao primeiro caminho, julgo que deve ser motivo de debate e consideração. Se aos 15 (ou aos 16 anos) já tanto se exige aos jovens em termos de opções de vida e de responsabilidades jurídicas porque não conceder-lhe o direito a influir na escolha política?


por Miguel Cardina
link do post | comentar | partilhar

97 comentários:

Porque não? O voto já é um gesto tão diluído de conteúdo real que dá-lo a imberbes não fará muita diferença no resultado final. 


deixado a 3/1/13 às 13:11
link | responder a comentário | discussão

À sociedade como um todo causa mais dano dar voto a idiotas do que a "imberbes" com dois dedos de testa, e até os há com certa fartura. E no entanto, ninguém põe em causa que os idiotas continuem a votar nos seus queridos PSDs. E bem.


Quer defender que há pessoas que nunca fizeram nada para merecer o voto? Não podia estar mais de acordo. Mas a bem do bom senso continuo a dizer que dar qualquer responsabilidade séria a um miúdo de 15 anos é despropositado. Só podemos concluir que o voto não é sério.

 

ps: Quanto ao fazer mal à democracia, quer num caso quer noutro, não se preocupe. É como um estudante de medicina a abrir um cadáver. O paciente já não pode sentir nada. 



JgMenos
Dar voto para eleições de representantes a quem pague impostos sobre trabalho, ou de qualquer outro tipo desde que maiores de idade.
Para os putos e tudo o mais, façam uns referendos não vinculativos para conhecer o 'estado geral'!
E chega de votar em distribuição de dívidas...


Os urros do J a menos
Este pela-se pela ditadura 
Dorme com o retrato do gaspar e com o cadáver do salazar.
E de noite grita:quem vive ,quem vive,quemvive?
E urrará um nome:gaspar gaspar gaspar


JgMenos
Quem vive? Ah! Ah! Ainda há memória...e já não é do meu tempo!
Coitado do Gaspar...não ficará para memória futura!


A cobardia dos que se escondem
Este gajo ainda não percebeu que nãio tem direito a voto?
Produto menor que ainda não cumpre os próprios requisitos?
E a cheirar a fralda do defunto das botas, já sem coragem sequer para defender os pulhas ideológicos seus companheiros e irmãos.Como o gaspar
Eehhehehe

deixado a 5/1/13 às 02:05
link | responder a comentário | início da discussão

Medina Carreira
A quem pague impostos claro.
Já não é o cidadão.É o contribuinte.E quem estiver despedido já não poderá votar.
Será um extremista de direita anafado .Será ou não será?
Sobretudo um subnada a mostrar o conceito de democracia que reina nas hostes do coelho


JgMenos
Coitado do Coelho! Ficaria seguramente escandalizado!
Quem não paga impostos vê no orçamento uma mama!
Mas posso concordar com um imposto sobre o subsídio de desemprego!

 


Um imposto sobre a cobardia
Menos?Não foi você que disse que a direita não governa?
Governa-se.
Vocé lambeu as botas do coelho, a sotaina do gaspar, o rabo da merkel e os tintins do medina carreira.
E agora quer fazer crer que é tudo treta.Cobarde de trampa a tentar disfarçar os crimes da extrema direita.
E a pensar que escapa entre os fedores que liberta

deixado a 5/1/13 às 02:09
link | responder a comentário | início da discussão

A degeneração intelectual e humana é tanta que a associação natural que faz é que o direito ao voto numa, ou para uma, assembleia seria associado ao ganho material. A quinta coluna vive…


JgMenos
No tempo em que os Harmódios ainda não eram conhecidos, era honra e dever dos cidadãos pagar impostos!


Os pulhas da direita não têm honra
Os cidadãos pagam. os fascistas e capitalistas é que fogem a pagá-los.Como os relvas e os coelhos e os dias loureiros e os oliveira e costa e os patrões e os corruptos dos submarinos do PP e os corruptos dos submarinos alemães e os banqueiros que nos governam.
Eles enriqueceram.A maioria do povo empobreceu e está como está.
O menor em activiidade ja nem, sequer tem coragem de defender quem defendia há dias.
Cobardia ou estratégia?




JgMenos
Patético!
Para os oportunistas nada como uma democracia ao jeito de Abril!
Comem e dão a comer!
E com tanto palerma a perseguir os fantasmas do passado....Olhem para o lado e vejam quem não tinha e passou a ter ... quem vende cabritos e cabritos não tinha.
Mas como comunas estúpidos que são, misturam tudo: capitalistas, patrões, fascistas, oportunistas, políticos corruptos, liberais, idiotas, .... bah!
Uma miséria intelectual...merecem o que têm!


Um pulha de direita não tem honra
A quinta coluna avança mesmo.JgMenos é um exemplo
Sob a forma mansa do palavreado tonto vai mostrando o que é.
Quer equiparar cidadania com impostos.
Os impostos que os da sua igualha não pagam-veja-se o patrão do pingo doce-
E o peso dos mesmos recai sobre o mundo do trabalho


Entretanto o pulhazito quer limitar os direitos a quem não tem sequer que comer.Bem tenta depois disfarçar mas,"Patético"
Um verdadeiro membro da quinta coluna

deixado a 6/1/13 às 01:02
link | responder a comentário | início da discussão

Não percebeu uma vírgula. O que dado o rasto de comentários que deixa parece ser um padrão. Se lhe pedissem para definir qualquer um dos conceitos que enumera seria capaz de o fazer sem uma enciclopédia?

deixado a 5/1/13 às 17:11
link | responder a comentário | início da discussão

Miguel

Como os abundantes comentários já por aqui colocados bem demonstram, a idade é um mau critério para aferir a capacidade de escolher. e...já agora, de pensar, de escrever...

Miguel

deixado a 4/1/13 às 01:50
link | responder a comentário | início da discussão

E porque não a carta de condução também aos 14 ou 15 anos?
O Miguel Cardina aos 15 anos já era responsável? Pois olhe, eu acho que a idade para votar deveria ser acima dos 30 anos, idade em que já se tem algum juizo.

deixado a 3/1/13 às 15:00
link | responder a comentário | discussão

Thestudio
Eu até acho que só o meu amor Coelho é que devia votar.Eu e ele sozinhos.Com o Gaspar aos pés da cama para abençoar o nosso....

deixado a 4/1/13 às 22:25
link | responder a comentário | início da discussão

Gentleman
Atendendo a que atualmente uma pessoa de 18 anos muito provavelmente nunca trabalhou, não teve filhos, ainda vive à custa dos pais, e é claramente menos madura do seria ha 30 anos atrás, proponho precisamente o inverso: aumentar a idade do voto para os 21 anos.

deixado a 3/1/13 às 16:24
link | responder a comentário | discussão

Medina Carreira
Heiil Gentleman.
Nunca te deveriam ter dado o direito ao voto.Nunca trabalhaste, andas a lamber os tintins dos patifes que nos governam,vives à custa dos que trabalham e és um maduro a cair da tripeça mais imbecil do que qualquer imbecil de há 30 anos atrás





deixado a 3/1/13 às 23:54
link | responder a comentário | início da discussão

Acho muito bem.
No entanto é preciso ter em atenção que muitos "jovens" de quinze anos ainda mal balbuciam o português e quanto a ler um boletim de voto podem demorar horas.
Portanto que fazer?
Easy.
Colocar um "Miguel Cardina" por mesa para os ajudar a pôr a cruzinha.
Inscrever no OE uma verba para o efeito.
Cumpra-se.

deixado a 3/1/13 às 16:37
link | responder a comentário | discussão

MetroidSamus
LOL hehehehe LOL ahahaha. Que giro, que graça, que ironia! ainda estou a rir lolol. Vê-se que é culto e tem um espírito britânico.

deixado a 3/1/13 às 19:42
link | responder a comentário | início da discussão

Doutor Instantâneo Miguel Relvas
Faduncho:
Os jovens de 15 anos são todos tal qual dizes, cretino.
Excepto os teus filhos, netos e restantes familiares próximos.
A cretinice habitual num geronte cretino que tem uma visão amarga da vida.


 

deixado a 3/1/13 às 21:33
link | responder a comentário | início da discussão

Marialva para as malvas
Fadista marialva.
Os teus filhos e netos deviam ter sido consultados antes de te terem como familiar.
Agora não venhas chorar baba e ranho como é teu costume

deixado a 3/1/13 às 23:57
link | responder a comentário | início da discussão

Marco Serafim
"Se aos 15 (ou aos 16 anos) já tanto se exige aos jovens em termos de opções de vida e de responsabilidades jurídicas..." Deves estar a brincar, ó Cardina: o que é que hoje se exige a um jovem de 15 anos? Que estude, que chegue a casa antes das 4 am e que ande bem de skate? Esta malta não faz ideia do que é responsabilidade...

deixado a 3/1/13 às 16:46
link | responder a comentário | discussão

João Cerqueira
Realmente, hoje são eles quem faz as exigências - roupa de marca, sapatilhas Nike , Ipods , Ipads , etc - e ai dos pais que não lhes satisfaçam as vontades.
Apanham, que é para aprenderem a ser bons progenitores.

''Começa a acontecer um cenário que não era muito comum, de filhos que batem nos pais, não como
resultados de processos de vitimação ligados a negligência e a famílias desestruturadas, mas porque não sabem lidar com a frustração",

http :/ www.ptjornal.com /201204197129/sociedade/jovens-frustrados-com-a-crise-agridem-pais-incapazes-de-satisfazer-caprichos.htmlhttp :/ www.dn.pt /inicio portugal /interior.aspx?content_id=2429205


Ana Paula
Sou professora e mãe (ele 17 anos, ela 21). Tentei ensinar nos dois papéis o perigo das generalizações abusivas. As razões da sua origem e as consequências da sua proliferação... Ah! E tento também passar a mensagem de que nem tudo o que é "mediatável" é totalmente verdadeiro.

deixado a 3/1/13 às 21:42
link | responder a comentário | início da discussão

JAraujo
concordo em absoluto!
O Miguel Cardina anda a leste. Incrível o que diz!
Por mim, pelo menos 21 anos!!!


Anónimo
"O Miguel Cardina anda a leste"
Sempre andaram "a leste", estes saudosistas da Cortina de Ferro.


A anónima cortina de fumo
O Miguel saudosista da cortina?
Este anónimo não deve ser bom da cabeça-
Apostamos que é um dos jagunços do relvas a tentar jagunçar contra quem não tem as mesmas opinioes que ele

deixado a 4/1/13 às 22:23
link | responder a comentário | início da discussão

Nunes
Se a pessoa tem idade para ser responsável criminalmente, ou seja, se tem a responsabilidade suficiente para ser punida se não cumpre a lei, em democracia tem que ter necessariamente a possibilidade de escolher quem faz a lei. Tudo o resto são tretas. Assim, ou aumenta-se a idade para a responsabilização criminal ou desce-se a idade de voto.

deixado a 3/1/13 às 17:04
link | responder a comentário | discussão

Dr. Relvas
Mas qual descer a idade de voto ?


Deveria era aumentar. Com tanto labrego a votar em quem o padre manda ou o pres. da junta de freguesia.


Há pessoal de 60 anos, que ainda pensa que o Salazar é que manda nisto.


Não sejas lírico...

deixado a 3/1/13 às 17:42
link | responder a comentário | início da discussão

Rafael Ortega
Aumentar a idade de responsabilização criminal? Tem é que se baixar!

Toda a escumalhazinha sabe que até aos 18 anos até matar pode que nada lhes acontece.

Ninguém neste país tem possibilidade de escolher quem faz a lei. Sabe quem é o seu deputado? É que eu não...


O tega
Ortega?
Escumalhazinha é?
Agora deste em auto-punires-te em público?


Rafael Ortega
Passando por cima da provocação...


Sim, escumalhazinha.


Os montes de esterco que mataram aquele transsexual no Porto não puseram os pés na prisão um único dia.
Os outros merdosos que espancaram a miúda e puseram o vídeo no youtube safaram-se na maior, sairam do tribunal a rir.
Qualquer animal de 14 anos sabe que pode fazer um assalto, com faca, pistola, ou o que quiser, não lhe acontece nada.

Baixar a idade de responsabilização, e penas efectivas é o que esses animais precisam. O resto é conversa de esquerdalho.


Penas efectivas aos ladrões sociais
Escumalhazinho a generalizar enquanto aponta casos que podem ser apontados a todos os escumalhas adultos com mais de 21 anos que por aí há
A começar por Gaspar ou Coelho.E a acabar nos boys que andam aqui em procissão


Rafael Ortega
Qual generalizar qual quê!
Se tivessem mais de 21 anos iam dentro.
Coitadinhos, como só tinham 17, não sabiam que atirar pedras à cabeça mata...

Todos esses animais, abaixo dos 18, que andam a roubar (e já é uma sorte se se ficarem só por aí) deviam ter penas de prisão efectiva. Ponto.


Um mentiroso fétido
Mentiroso.
"
Em Portugal (http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugal), a maioridade penal ocorre aos 16 anos, sendo os jovens a partir desta idade penalmente imputáveis (http://pt.wikipedia.org/wiki/Imputabilidade_penal)"


Tu deves ser um pequeno patifezito a fazer aquilo que os pequenos patifezitos fazem.A debitar o que o chefe vos manda debitar.A mostrar a costela de mentirosos para fazer da desinformação o vosso objectivo de modo a espalharem a vossa peçonha.
De direita.Neoliberal pois então.Com cheiro a racismo larvar.
Mentiroso


Rafael Ortega
Não sejas burro. São imputáveis mas não vão presos.

O que é uma diferença muito grande.

E como pelas fontes que usas tens a idade dos que o Cardina quer dar voto (seja no BI, seja em idade mental) dou-te um conselho: não uses a wikipedia como fonte.


Um mentiroso fétido, o Ortega
Burro grita o burro do rafael ortega.

Mentiroso e aldrabão.E ainda por cima ignorante.
Lê e aprende.
Lê e aprende aldrabão,mentiroso e ignorante.
Não conseguiste tirar um curso e fizeste como o relvas não foi?
http://www.dgsi.pt/pgrp.nsf/0/d9f68daa0164c5218025661700420b36?OpenDocument
Agora vai em busca de mais.Vai,busca,anda


(depois esta malta de direita ignorante não suporta que lhe citem fontes.mesmo que a Wikipedia.São depois humilhados ao ponto de serem reconhecidos como mentirosos,ignorantes e aldrabões.)
Em Portugal tem havido cerca de 75 presos/ano (prisão efectiva oh burro) entre os 16 e os 18 anos desde 2008.


Mas francamente não tens vergonha de vires espalhar a tua ignorância e promover o ódio desta forma rasteira?
És aficionado do governo não?És da corte do Coelho não?






Rafael Ortega
75/ano, diz o monte de esterco falante. Não duvido. Acreditará a besta que só há 75 menores de 18 por ano a matar, roubar, sequestrar, traficar droga?

O meu problema contigo não és que uses fontes.
Por mim até podes trazer o avante.

Mas como qualquer pessoa que já tenha feito ou avaliado um trabalho, a um nível ligeiramente superior aos imberbes a que o Cardina quer dar voto, te dirá, uma fonte que pode ser alterada por qualquer um (como a wikipedia) não pode ser usada como fonte por ninguém. Prejudica a qualidade do trabalho, estás a ver?

O curso que fiz não é para aqui chamado, mas se queres saber, não só é numa das faculdades mais difíceis do país, como não é uma merdice qualquer de ciências sociais, nas quais a esquerdalhada é pródiga.


Um mentiroso fétido,este rafael o
Mentiroso e a caminho da pulhice.Mentiroso e que não sabe que a insistência no erro denota a pulhice de que é feita gente assim
Contra os factos, este imbecil teima em remar com a sua ignorância
Este mentecapto não percebe o que escreveu ou agora dá o dito pelo não dito?Má-fé.Mentiroso.E cobarde.
Eis os títulos académicos deste tipo.
Cobarde que causa nojo.
Eis o que ele escreveu:
"Toda a escumalhazinha sabe que até aos 18 anos até matar pode que nada lhes acontece".
"Baixar a idade de responsabilização, e penas efectivas é o que esses animais precisam".
 "São imputáveis mas não vão presos. O que é uma diferença muito grande."
De repente o pulha  trnasmuta o discurso para:
"Acreditará a besta que só há 75 menores de 18 por ano a matar, roubar, sequestrar, traficar droga?"

Então o esterco ambulante como ele tem o arrojo de chamar a outros esquece-se de ter dito que até aos 18 anos nada acontecia?Que são imputáveis mas não vão presos?
A besta do rafael ortega (besta e esterco ambulante são palavras do rafael ortega não esqueçamos) mostra que é o que é.


E mostra que não é só no curso que tirou que se assemelha a relvas.
É também na pulhice cidadã e cívica.
Umn pulha andante.Até pela conversa do curso "numa faculdade muito difícil."


Um merdas.Como o patrão relvas

deixado a 9/1/13 às 19:40
link | responder a comentário | início da discussão

Nunes
baixe-se, seja. desde que seja igual à idade para votar o meu argumento é válido.


Rafael Ortega
No futebol um golo marcado com a mão também é válido se o árbitro o validar.
Não quer dizer que seja correcto...


Nunes
a mesma lógica aplica-se ao seu argumento.

deixado a 4/1/13 às 17:44
link | responder a comentário | início da discussão

Anónimo
Concordo consigo.

deixado a 3/1/13 às 18:48
link | responder a comentário | início da discussão

Slint
O direito de voto deveria ser aos 21 anos, ter pelo menos o ensino secundário terminado e deveria terminar aos 65. 
Concordo que a miudagem não sabe nada da vida para ter essa opção, mas os idosos também não, alguns (tipo a minah a vó) são completamente influenciáveis com jantaradas, canetas e para lerem uma frase demoram quase meia hora. 
Além de que já tive numa mesa de voto em que a maioria da população era idosa e via-se de tudo, desde meterem a cruz fora do quadrado, desde riscarem e colocar a cruz num outro quadrado, enfim...






deixado a 3/1/13 às 17:33
link | responder a comentário | discussão

Ana Paula
Tem a certeza de que as razões para a aceitação dos brindes estão na idade???!!!!!
Não podemos gerir a mesma argumentação/argumento em função das nossas conveniências: é preciso ser coerente...

deixado a 3/1/13 às 21:46
link | responder a comentário | início da discussão

xico
Você para dizer que o voto devia acabar aos 65 deve saber imenso da vida. Devia começar por não confundir o ter com o estar. Pois eu recomendo aos velhos da sua assembleia de voto que lhe metam uma cruz nos c....s.

deixado a 4/1/13 às 20:42
link | responder a comentário | início da discussão

xico
O Miguel Cardina tem filhos ou teve de 15 anos?

deixado a 3/1/13 às 17:37
link | responder a comentário

bico de lacre
Está decidido! Hoje não vou ler texto nenhum.

deixado a 3/1/13 às 17:39
link | responder a comentário

o facto de voces acharem que os putos são mais pró extrema-esquerda também não é tido em consideração, pois não ?

deixado a 3/1/13 às 18:11
link | responder a comentário | discussão

Doutor Instantâneo Miguel Relvas
Cunha:
Outra generalização cretina, vinda de um cretino, o que esperar?
Tu és bem o exemplo, quando tinhas 15 anos devias ser de extrema-esquerda.
Vê-se.
Estúpido.


Em cheio
Ahahah.
O patrão laranja amante dos pulhas que nos governam vai ter que fazer horas extraordinárias .A serem cobradas na sede do BPN, o banco dos ladrões do PSD

deixado a 3/1/13 às 23:48
link | responder a comentário | início da discussão

isto foi retirado do site da marktest ó monte de merda


aprende a ler e procura a informação, pedaço de esterco


"Observando os dados recolhidos por estrutura etária, verifica-se que entre os mais jovens são mais visíveis os contrastes entre os eleitores PS e PSD (42.8% e 25.7%, respectivamente, junto dos indivíduos entre os 18 e os 34 anos). Por outro lado o Bloco de Esquerda aparece como o terceiro partido mais importante em termos de intenção de voto (com 15%) junto destes indivíduos. Já entre a população mais idosa (com mais de 55 anos), as diferenças referidas estão mais esbatidas (com 45.1% de intenção de voto para o PS e 40% para o PSD) e o Bloco de Esquerda é, considerando esta classe etária, o partido com menor intenção de voto (1.7%)."






Desmascarado
Este tipo cunha só pode mesmo ser patrão.Laranja ainda por cima. Borrabotas ignorante do regime.
Queira ou não queira os jovens com mais de 18 anos votam no que querem.A discussão é sobre os que têm menos de 18 anos.
Mas o que de facto interessa é que de acordo com este trafulha patrão laranja o que interessa é onde vão votar os que se candidatam a votar.E não se o princípio é correcto.Faz lembrar os fanáticos extremistas de direita que recusavam o voto aos negros porque eles podiam votar à esquerda.
Patrão na certa.A roubar o zé povinho e a mostrar a força da ausência de argumentos
eheheheheh


Rafael Ortega
A questão é os extremistas de esquerda estarem a querer alargar o voto a crianças.

Coitaditos dos extremistas, estão a ser tão injustamente atacados, eles são muito inocentes e desconhecem que os mais jovens votam em massa neles.

Mas os extremistas de esquerda são muito bonzinhos, não estão nada preocupados com as centenas de milhares de votos que terão a mais, apenas com os direitos cívicos das crianças...

Acha mesmo que se os jovens votassem maioritariamente na "direita" o autor do post defendia diminuição de idade para votar? Que inocentes que vocês são...


O extremista de direita mentiroso
Mentiroso .
Acha mesmo que um extremista de direita podia passar sem mentir?
Você não é inocente,
É mentiroso.A raiar o torpe e a desbundar na alarvidade manipuladora

deixado a 5/1/13 às 02:24
link | responder a comentário | início da discussão

a sério que não sei se o problema em Portugal é um patrão como o cunha se um empregado como o voce.


Candidato
Cunha não é o patrão laranja que recebe como boy do PSD?
Parece que por aquii um seu correlegionário já o confessou 
Patrão de direita neoliberal extremista
Um sério candidato a ser autarca PSD


sério não direi porque aqui na minha terra o pcp ganha com 60% de votos

deixado a 7/1/13 às 11:45
link | responder a comentário | início da discussão

Anónimo
Pudera! Poderem votar em quem lhes promete ganzas subsidiadas e emprego garantido para a vida mal acabem a escola (ou as novas oportunidades ou qualquer coisa) com salários e regalias de Alemão é que era bom, não era?


O teu nome é mesmo Cardina ou estás só ainda a ressacar da "cardina" do Ano Novo?


O protectorado alemão
Regalias do alemão?
Olha o relvas ou será o coelho ou será o gaspar a tentarem reivindicar as regalias para o alemão?
Um miguel de vasconcelos moderno vestido de laranja e a trabalhar como boy.
Que tenha o mesmo destino do relvas e do coelho e do gaspar.
E do miguel de vasconcelos

deixado a 4/1/13 às 22:37
link | responder a comentário | início da discussão

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Campanhas
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador