“Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”
Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Professor Anibal Cavaco Silva


140 respostas ao post “Rafeiros, vira-latas e arraçados: hoje ainda não é o vosso dia”  

  1. 1 1  Atento

    Ridiculo…Fico estupfacto como pode um presidente da republica sair se com essa “perola”.
    Isso so enervai mais o povo como é obvio.

    [Responder]

  2. 2 2  O Salgador da Pátria

    Daí que talvez aquele jornalista da SIC tivesse alguma razão:

    http://arrastao.org/desporto/depois-cantaram-a-portuguesa-hino-da-seleccao/

    [Responder]

  3. 3 3  Xico

    Daniel,
    A má vontade ou má fé têm sempre destas coisas. Todos sabemos que conceitos de raça, do ponto de vista biológico ou genético, estão em desuso por evidente falta de comprovação científica. No entanto o termo de raça, pode e tem sido usado do ponto de vista antropológico, como identificador de um grupo etnico ou cultural.
    Assim faz todo o sentido falar-se e comemorar-se um grupo cultural português e chamar-lhe raça, independetemente da cor da pele. No fundo faz tanto sentido como aqueles emigrantes a berrarem a plenos pulmões por Portugal, quando é lá fora que têm de ganhar o pão!!!
    Talvez no país basco perceba o sentido ou não, e a patetice de tudo isto. Agora que se comemora a raça portuguesa, no sentido cultural, tal como Camões o cantou, não tenho dúvidas. Concorde-se ou não com a comemoração!
    Não gostam da palavra, arranjem outra, mas dá sempre no mesmo!

    [Responder]

  4. 4 4  Zé Boné

    Assim se descobre um facho escondido.
    Um dos principais culpados de como este pais anda, senão mesmo o principal culpado, afinal é do reviralho, é do tempo da velha senhora..
    Cavaco, esse fraco…

    [Responder]

  5. 5 5  David Fernandes

    “Isso so enervai mais o povo como é obvio.”

    Ó atento, é mesmo óbvio que o povo está enervado devido à linguagem do PR. Rir, posso??

    Como diz o outro, é isso e uma botas da tropa.

    É óbvio o que quis dizer o PR (não da forma mais perfeita, aceito), mas o que parece ressaltar do post do Daniel Oliveira e de um atento e iluminado comentário é que homem é um racista; ele lá bem no fundo é um fascista racista e xenófobo; como se alguém no seu juizo perfeito pudesse crer em tal disparate.

    Sabe Daniel, gosto muito do 5dias porque é o blog com mais disparates inúteis por metro quadrado, mas este está na luta pelo lugar. Virei mais; sempre se ri um bocado.

    [Responder]

  6. 6 6  MFerrer

    Aquilo não é uma pérola é um rosário de asneiras e de falta de sensibilidade democrática nomeadamente por todos os que deram a vida pela democracia e contra o colonialismo.
    Shame on him !
    MFerrer
    http://homem-ao-mar.blogspot.com

    [Responder]

  7. 7 7  Vítor

    Lá tinha de vir a indignaçãozinha bloquista.

    [Responder]

  8. 8 8  laura

    Ó Daniel, já sabemos que vc., claro, não pode gramar o PR!
    Mas acha que isto é motivo para escândalo?
    E para as conclusões que pretende retirar, como se fossem forçosas, logica e ontologicamente inexoráveis?
    O pior que o BE tem é isto: – o moralismo conservador.
    Mas vc. até nem costuma ser dos mais alinhados!
    - Agora deu-lhe para estas inutilidades?!
    Parecem todos umas tias queques escandalizadas “ai, vejam sóóóóó o que ele disse!!!
    “Quanto preciosismo, quanta hipocrisia, quanto virtuosismo bacoco, quanta demagogia, quanto complexo!

    Quanto conservadorismo, mesmo.

    [Responder]

  9. 9 9  João Gomes

    A foto do Cavaco a preto e branco não é por acaso, pois não, DO?
    É que a foto e o discurso fazem-me lembrar um outro presidente, mas de Conselho…

    [Responder]

  10. 10 10  Sequeira

    Peso imenso perdão, pois tive um bloqueio mental, não consigo expressar nenhuma palavra, por isso transcrevo na íntegra o comunicado publicado na Esquerda.net.

    O Bloco de Esquerda exigiu que Cavaco Silva esclareça o que quis dizer ao referir-se ao 10 de Junho usando a designação típica da ditadura salazarista, isto é, “o dia da raça”, recuperando a “terminologia racista e segregadora do Estado Novo”. Questionado pelos jornalistas sobre a paralisação dos camionistas, o Presidente da República disse: “Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.
    O deputado e historiador Fernando Rosas exigiu uma explicação: “Tudo isto é paradoxal, anacrónico e faz-nos ecoar os termos de outrora. Nesse sentido, acho que o Presidente da República deve uma explicação ao país acerca da recuperação para o dia 10 de Junho das designações de raça e de dia da raça», lembrando que a expressão, que foi abandonada após o 25 de Abril de 1974, está claramente conotada com o Antigo Regime. “O dia da raça foi criado na época do fascismo e trabalha com a ideia absurda de que há uma raça portuguesa, com características que não sei quais são”, explicou.
    “É incompreensível que o mais alto representante da República veicule publicamente a pior imagética do anterior regime, insistindo na existência de um suposto atributo rácico comum à cidadania nacional que merece ser exaltado na sua superioridade”, diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
    A designação oficial do 10 de Junho é, actualmente, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Para Jorge Cordeiro, do PCP, “a concepção de dia de raça é uma afirmação pouco compatível com os valores de Abril e do regime democrático”, disse à rádio TSF, considerando no entanto que o chefe de Estado deve tê-la dito “num equivoco ou num lamentável erro de linguagem”.

    [Responder]

  11. 11 11  Patricia

    Não acredito que o PR se referisse ao 10 de Junho desta forma para lembrar o Estado Novo.Eu sou mais ou menos da idade dele e quando era criança ouvia as pessoas utilizarem esta expressão em relação ao 10 de Junho,decerto que não era por serem devotos do fascismo

    [Responder]

  12. 12 12  Dalila

    É capaz de já estar contagiado com as manifestações de patrotismo á volta da selecção,bandeiras ás janelas,gritos de viva Portugal,conversas sempre á volta dos feitos dos “heróis do ponta pé na bola ” é o que proporciona esta forma de se referir ao 10 de Junho.

    [Responder]

  13. 13 13  terrivel

    ???? Será que a esquerda arrastónica não é suficientemente sofisticada para perceber que a palavra raça não assume aqui -bem como em toda a tradição simbolica de cariz nacionalista em portugal e na generalidade da europa- qualquer acepção biológica? Tratam-se de tipologias culturais e politicas. Discutiveis, é certo. O que já não há é pachorra para este tipo de insinuação preguiçosa…

    [Responder]

  14. 14 14  Denúncia Coimbrã
  15. 15 15  k7pirata

    Aquele senhor não tem graça nenhuma.

    [Responder]

  16. 16 16  Maria

    Ha muito que o 10 de Junho serviu de desculpa para evitar assuntos delicados e ja safou muita gente de respostas incomodas , este episodio e apenas mais um de muitos.

    [Responder]

  17. 17 17  atom

    Sr. Daniel, o Sr. Presidente deve ser combatido por ser um dos homens que desmantelaram a industria portuguesa em proveito dos grandes países da C. E.
    Não por um lapso de linguagem que é próprio de homens da nossa idade, e que o Sr. Fernando Rosas tão bem demonstrou quando se referiu ao lapso do Sr. Presidente da Republica, com um exemplo futebolístico em que se esqueceu do país com o qual Portugal jogou no europeu. Bom censo e caldos de galinha não fazem mal a ninguém, nem sequer a vocês, jovens.

    [Responder]

  18. 18 18  Alberto Dias

    Claro que foi um lapso. O problema é que os lapsos são janelas por onde se escapa a verdade do que pensamos mas conscientemente reprimimos.
    Quando a ideologia salazarente criou o Dia da Raça para celebrar os faustos do triste Império, sabia bem o que queria dizer…e disse-o.
    Quando o PR falou em “raça” e “dia da raça” sabia bem o que NÃO queria dizer…e disse-o.
    Pobres tolos!

    [Responder]

  19. 19 19  David Fernandes

    É muito curioso verificar onde mora o preconceito.

    Os meus pais andam na casa dos 60 e se eu lhes pedir para definir “dia da raça”, acreditem,não haverá ponta de genética na sua resposta.

    Preocupante é ver pessoas como o Fernando Rosas, historiadores, gente que gasta o seu tempo a interpretar, explicar, inferir, a ter atitudes destas; que raio de trabalho produzem se são incapazes de perceber o que quis dizer o PR em duas palavras tão singelas.

    Triste mas revelador: o preconceito não é só caracteristica dos ignorantes.

    [Responder]

  20. 20 20  Luis Morgado

    Não vejo problema nenhum que se fale em “raça” no dia da nossa raça: a bem conhecida e pura Eurolusoceltiberoromanosuevogodarabicafricana. Qual é o espanto?

    [Responder]

  21. 21 21  Fado Alexandrino

    Por uma feliz coincidência o senhor está num país que tem raça, e muita raça.
    Nós também já a tivemos.
    E era caracterizada por ser um povo com tomates que deu mundos ao mundo.
    Hoje está quase toda castrada e os melhores exemplos disso estão na agremiação do Bloco de Esquerda.
    E por isso Cavaco errou, já não temos raça nenhuma.
    Já não somos nada.
    Somos o capacho da Europa.

    [Responder]

  22. 22 22  GWB

    Não há raças.
    Toda a gente sabe isso.
    A carga ideológica de dizer raça é infinita. Não adianta ficar desvalorizando isso. Admira-me que venham dizer que isso não é assim.
    Se é importante, eu acho que é, apesar de hoje ter-se aprovado uma directiva que permite quase liberalizar por completo os horários de trabalho.
    Surpresa, por ter sido dito “raça” por um presidente de direita, certamente não é.
    Se Cavaco estava distraído não sei. Não sei se tinha recebido algum telefonema de algumas das suas más companhias direitistas e extremamente conservadoras que lhe ficaram falando em dia da raça. As companhias escolhem-se.
    Porém, dúvido que Cavaco estivesse distraído. Mas, caso estivesse, veio mostrar algumas coisas que ele tem dentro de si, da sua formação.
    Afinal de contas o que é a raça portuguesa?

    [Responder]

  23. 23 23  Besugo

    Este “post” vai dar panos para mangas…

    Já agora… pensei que o homem e a mulher eram uma raça… Depois vinham as outras todas (cães, gatos, ratos, porcos, galinhas, etc…)

    Ainda se debate isto?

    [Responder]

  24. 24 24  GWB

    Entretanto, talvez seja bom a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial dar um parecer sobre estas declarações do Presidente da República de Portugal, que admite que existe o conceito de raça, quando há inúmeros estudos do próprio Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural que dizem que não há raças.
    E Cavaco não vai explicar o que é raça para a Presidência da República, já disse que não dá esclarecimentos.

    [Responder]

  25. 25 25  Filomena

    Daniel Concordo consigo, já antes do 25 de Abril o meu pai dizia “raça têm os cães”, comemoramos a culturade um povo.
    Alem disto não aceito a desculpa de que foi um lapso de linguagem porque o PR, e porque o é, deve pensar antes de abris a boca para falar,como a pergunta foi incomoda falou sem pensar.
    Comparar a frase do PR ao esquecimento da equipa com que Portugal jogou é misturar azeite com água.

    [Responder]

  26. 26 26  ingenuo

    ‘Nunca e enganei e,raramente tenho dúvidas’ e agora esta pérola para além de ser um dos culpados em maior percentagem do Estado a que Chegámos,não esquecer !De facto, este sr. é um cromo e um gajo com uma falta de tacto enorme,daí ele ser ser presidente dos broncos,dos xicos espertos e um criado ao serviço de Bilderberg.Foi um falhado com o rumo que ‘isto’ levou na minha perspectiva de cidadão comum pq para os gajos que arrebanharam os dinheiros da CEE foi concerteza um granda 1º qq coisa,não interessa!Para o pessoal investidor que ‘comprou gato por lebre’ foi a desgraça e paraos q ganharam ,ele foi um winner!
    Só faltava a recuperação do vocabulário do Fascismo com quem o tipo se deu muito bem tal,como os seus correligionários.Raça?o que é o o gajo sabe sobre raça a não ser o palavreado da propaganda.Ele pensa que o povoléu já está(educacional/ e psicologica/) ao nivel do 24 de Abril.Indesculpável!Assim se vvê a categoria das elites (da MERDA)!

    [Responder]

  27. 27 27  Alvaro

    O ataque vai começar:
    Europa ha sembrado el germen de una regulación jurídica para los blogs. La Comisión Europea de Cultura aprobó el pasado 3 de junio una resolución en la que aboga por un marco regulador para las bitácoras, en él se contempla un “etiquetado voluntario” que informe sobre la identidad del autor, sus intereses políticos o sociales y la responsabilidad social de éste. La resolución, que se enmarca en el Informe sobre la concentración y el pluralismo de los medios de comunicación en la Unión Europea, será debatida en el Parlamento Europeo el próximo mes de septiembre.

    Italia da marcha atrás en su polémica ley de control a los ‘bloggers’
    El fiscal pide más de 5 años al administrador de una web por enlazar indirectamente a pornografía infantil
    ‘Blogger’, tenemos un problema
    La noticia en otros webs
    webs en español
    en otros idiomas
    Mañana la SGAE sentará a un ‘blogger’ en el banquillo de los acusados por atentado contra el honor
    “La enmienda es una cuestión voluntaria. En Internet no existe la seguridad de que la información sea cierta”, asegura la eurodiputada socialista María Badía quien considera que “el exceso de información” es una de las causas que promueven la intoxicación de la Red. De ahí, que constituir un censo voluntario de bloggers pueda generar un efecto de confianza en el lector: “ya que tenemos un exceso de información, se intenta procurar que los usuarios puedan saber quienes son las fuentes”, argumenta Badía quien destaca que dicho informe ha sido presentado por Marianne Mikko, eurodiputada estonia. La nacionalidad de Mikko puede ser una de las claves para entender el origen de esta propuesta, puesto que el flujo de información que ha circulado entre Estonia y Rusia siempre ha sido puesto en tela de juicio por motivos históricos y sus prolongadas crisis diplomáticas.

    La aplicación de esta medida pasa más por una recomendación que por una directriz que pueda ser aplicada de forma efectiva, puesto que este tipo de regulación depende de la legislación de cada uno de los países miembros de la Unión Europea. No obstante, Europa pretende dejar constancia sobre los problemas de ética y privacidad que surgen ante los contenidos creados directamente por el usuario.

    Mecanismos jurídicos vigentes

    La gran maraña informativa que la Comisión esgrime en sus argumentos para crear un censo voluntario que sea síntoma de transparencia se basa en buena medida en la cantidad de bitácoras que en la actualidad habitan la Red. Según datos de Technorati, el motor de búsqueda de Internet que es referencia para buscar blogs, en la actualidad existen 112, 7 millones de blogs con una capacidad de crecimiento en auge de 120.000 bitácoras al día. Ante esta situación Europa aboga por nuevas medidas reguladoras, pero ¿realmente es necesario un censo voluntario para garantizar una información más fidedigna en el ámbito blogger?

    Para Europa el paso supondría crear una nueva designación al igual que se cataloga un buen vino con su denominación de origen, pero desde el punto de vista práctico la jurisprudencia actual ofrece soluciones reales. Para Carlos Sánchez Almeida, del Bufet Almeida, especializado en nuevas tecnologías, la regulación española es suficiente: “no hay una regulación específica al respecto; la regulación que hay es el artículo 20 de la Constitución, el artículo 30 de la regulación penal de los delitos de prensa… se establece una escala de responsabilidad como cualquier medio informativo. Si bien, además añadir toda regulación específica de Internet 34/2002, la ley orgánica del derecho al honor o el derecho de rectificación…”. Ante todas estas herramientas jurídicas Almeida considera que en el fondo de esta propuesta “se pretende acabar con el anonimato de Internet”.

    El matiz de voluntariedad de someterse a un censo resulta decisivo, puesto que si obtuviese la categoría de carácter obligatorio chocaría frontalmente con la normativa europea sobre el comercio electrónico 200/31/CE en la que se recoge en su artículo 4 el principio de no autorización previa: “Los Estados miembros dispondrán que el acceso a la actividad de prestador de servicios de la sociedad de la información no pueda someterse a autorización previa ni a ningún otro requisito con efectos equivalentes”.

    Un ‘blogger’ en el banquillo de los acusados

    La utilidad de la medida propuesta en el seno de la Comisión Europea de Cultura y Educación del Parlamento Europeo también es cuestionada por Julio Alonso, director ejecutivo de WeblogsSL, la mayor red hispana de blogs: “En la mayor parte de los casos, ese efecto que persigue la Comisión ya lo tienes sin el registro. El 80% de la gente firma con nombre y apellidos, y además si quieres incluir publicidad en tu blog estás obligado por el registro de publicidad a identificarte”.

    Alonso se enfrenta este miércoles a un juicio por atentado contra el honor tras la publicación en abril de 2004 de un post en el que informaba en su blog sobre el lanzamiento de un Google Bombing contra la SGAE, un método por el cual es posible colocar ciertas webs en los primeros resultados de una búsqueda en Google utilizando un texto específico. En este caso, se estableció un enlace a la página de la SGAE con el título “ladrones”.

    La Sociedad General de Autores se puso en contacto con Julio Alonso para que retirase el post, Alonso comunicó a la entidad gestora “que se trataba de una información y les brindaba el derecho a réplica, pero la respuesta que me dieron es que la SGAE estaba siendo víctima de una conspiración en Internet”. Alonso no cedió a las pretensiones de la entidad gestora y mañana se sentará en el banquillo de los acusados. La SGAE -que no ha querido hacer ningún tipo de declaración a ELPAÍS.com al considerar que se encuentra inmersa en un proceso judicial- le exige retirar el post, una indemnización de 9.000 euros y asumir las costas del juicio.

    El director ejecutivo de WeblogSL se sienta en un banquillo cuando las sentencias emitidas al respecto son escasas, un hecho que para Alonso juega en su contra: “Al juez le tienes que explicar qué es un blog, qué es una URL o qué son los comentarios… la tendencia es aplicar la ley de prensa cuando el mecanismo de un medio de comunicación es distinto: hay directores de contenidos, redactores, editoriales todo lo que se publica forma parte de un proceso”.

    Tudo isto tema ver c isto:

    BILDERBERG TRICHET

    INT Trichet, Jean-Claude President, European Central Bank

    posted by Álvaro | 7:22 PM

    “Durão Barroso será o nosso homem na Europa”

    Em entrevista ao SEMANÁRIO, Daniel Estulin, que investiga o clube de Bilderberg há treze anos, fala sobre os portugueses que têm participado nas suas reuniões, na crise política de 2004 em Portugal e da influência de Bilderberg na escolha de Durão Barroso para presidente da Comissão Europeia. Estulin diz que as suas fontes lhe confirmaram que Henry Kissinger, um membro permanente de Bilderberg, terá dito o seguinte sobre Durão: é “indiscutivelmente o pior primeiro-ministro na recente história política. Mas será o nosso homem na Europa”. Daniel Estulin lançou recentemente em Portugal o livro “Clube Bilderberg, os Senhores do Mundo”, com chancela da Temas e Debates.

    http://criticademusica.blogspot.com/

    [Responder]

  28. 28 28  Alvaro

    O sr presidente se começa a falar na raça lá irão começar os ataques contra os Portugueses, que são um dos “targets” preferidos dos movimentos anti-imigrantes no norte e centro da Europa.

    Acho que o sr. presidente entornou o caldo.

    [Responder]

  29. 29 29  João Gomes

    Acho imensa piada a esta romaria de interpretações sobre o quis ou não quis dizer Cavaco Silva. Ele disse o que disse e é bem claro o que quis dizer. Ele pondera meticulosamente tudo o que diz e escreve e as suas mensagens têm sempre destinatário. E é dos que nunca se enganam, lembram-se?
    Apesar disso, o que disse não faz dele um fascista ou coisa similar. Antes demonstra que não é a “pomba” que o PS, seus apoiantes, analistas e comentaristas andaram para aí a querer vender.
    E o PS vai verificar agora, em crescendo, que o Cavaco só o apoiou enquanto a outra “pomba”, Manuela Ferreira Leite, não tomasse conta das rédeas, sem sentido figurado, do PSD…

    [Responder]

  30. 30 30  Alvaro

    Sócrates… acabou!!! Morreu!

    Neste momento, já está morto!!!
    O salto para a ribalta política de Manuela Ferreira Leite, pela mãozinha (marota) de Cavaco, enterrou-o vivo… e de pé!!!

    O -tenebroso- “Grupo Bilderberg” terá na sua “agenda secreta” o nome de António Costa, ou… Rui Rio… (Que a terra lhe seja leve!!!) In broncasdocamilo.blogspot.com
    http://criticademusica.blogspot.com

    [Responder]

  31. 31 31  Bolota

    “Mas acha que isto é motivo para escândalo?”

    Laura,

    Claro que é. Se tiver em conta a fuga á pergunta que lhe foi feita sobre a paragem dos camionistas.
    Se tiver em conta que em Lisboa começa a faltar combustíveis e bens essenciais, a “ raça “ foi descabida para não dizer ofensiva.

    Sabe quais são os problemas dos Cavacos??? Sentado em três reformas e um ordenado, sem contar com os proveitos da Cavaca…camionistas????

    [Responder]

  32. 32 32  Daniela Major

    Destruição, Tragédia, Caos, ditadura, Salazar…..
    Meu Deus!

    Aposto que o Cavaco Silva está a planear o seu golpe de Estado, juntamente com Sócrates que será o Primeiro Ministro e Manuela F. Leite que será a Dona Maria…

    É isto que pensam não é?

    Arranjem uma vida, ‘ tá bem?

    [Responder]

  33. 33 33  Xico

    Face à admiração e protesto do sr. Rosas, julgo que ele deveria indignar-se por se celebrar um qualquer dia de Portugal!
    Quando se celebra Camões, ou um golo da selecção, não fazemos com orgulho e vaidade nessa raça de portugueses, mesmo com sotaque brasileiro ou africano? Não nos indignámos por Deco não cantar o hino (quem o pode criticar, com aquela letra e música)
    Alguém se indigna quandos os ingleses cantam a plenos pulmões no final dos concertos Promenade, o Rule Britannia!!!! Hino mais nacionalista e racista não conheço!

    [Responder]

  34. 34 34  Lavadex

    Desculpem lá mas vocês (que tão chocados estão com as declarações) são tãooooooooo BURROS!

    Na minha opinião esta “raça” prende-se com a vontade, a garra que tem estado adormecida em nós para lutarmos pelos nossos direitos! Quando em futebol se diz “raça” quer dizer que os jogadores têm vontade e querer em ganhar!

    Agora isto? Meus amigos vocês são parvos, ignorantes e hipócritas! Não há mesmo já pachorra!

    E se fosse uma declaração com o sentido que dizem…QUAL O PROBLEMA?!?!

    Não têm orgulho em ser portugueses??? Ah logo vi…não têm, eu não tenho pois…mas não é por esses motivos mesquinhos que estão para aí a queixar-se.

    Meninos e meninas crescidas acordem! Cresçem pois já é hora disso. Sobretudo o dono do blog pois esta foi forçada da sua parte…uma conclusão muito forçada! Enfim…realmente estamos perdidos, com estes governantes e com estes pseudocidadãos ultra sensíveis não vamos lá mesmo!

    [Responder]

  35. 35 35  José Silva

    Li os vossos comentários sobre o dia da raça e não posso deixar em branco os feitos do Eusébio, nascido em Moçambique nem de todos aqueles que contribuiram para levar a todo o Mundo a nossa língua, falada por milhões de pessoas das mais variadas cores, como por exemplo Vitorino Nemésio e tantos outros. Relembro a sã vivência que existe no Brasil e que existia em Angola e que ainda hoje, há quem se recorde da nossa raça, do melhor que nós demos: que foi o nosso sangue, a nossa juventude, o nosso futuro, a nossa cultura. É certo que nem tudo vai bem neste nosso País; há por isso comentários que mostram a revolta pela incerteza que atravessamos nos dias de hoje; mas a alma lusa consegue ser superior a todas incertezas, que dias melhores surgirão, com outro vento:

    ALMA LUSA
    hojé é dia d’alma lusa
    e é o dia de Camões
    então a Sua alma usa
    e leva Paz às Nações!
    -
    e nesse simples verso
    sem revelar um primor
    leva-lhes o amor terso
    de Deus, Nosso Senhor!
    -
    não lhes fales de greve
    não lhes fales de fome
    importa é que se leve
    Ó Pátria, o Teu nome!
    -
    E não lhes fale do mal
    que assola nosso País
    fala do Teu Portugal
    que quer o povo feliz!
    -
    Camões com um olho
    os Lusíadas escreveu
    e é a Ele que escolho
    deste povo que é meu!
    -
    Felicitações cá damos
    nós todos, aos poetas
    João de Deus Ramos
    ajudou as analfabetas!
    -
    e aprenderam cá a ler
    almas nessa Cartilha
    como se vai esquecer
    sua poesia, maravilha!
    -
    e o Guerra Junqueiro
    não o podia esquecer
    esgotou o seu tinteiro
    pró Mundo descrever!
    -
    às partidas do Mundo
    foi muito descobridor
    e com amor profundo
    lá deixou nosso valor!
    -
    E esta minh’alma age
    e escreve por instinto
    não esquece o Bocage
    que gostava dum tinto!
    -
    hoje, às moças e tinto
    com seu gosto divinal
    olhem que não minto
    são o bom de Portugal!
    -
    Todos tinham a musa
    para a sua inspiração
    eu tenho a alma lusa
    que vibra na Selecção!
    -
    e a bota ou um sapato
    de todo bom jogador
    tem a alma do Viriato
    por isso é o goleador!
    -
    Cá o nosso povo gosta
    ai do tinto, da chouriça
    não quer ver um Costa
    a contas com a Justiça!?
    -
    para que versejar mais
    sobre nossa alma lusa
    não olvidaremos jamais
    A Bandeira que se usa!
    -
    quatro folhas tem trevo
    esse que traz boa sorte
    eu esta alma lusa levo
    para amar até à morte!
    -
    Hoje eu vi lá em Viana
    que creio fica no Minho
    toda uma alma Lusitana:
    A raça do meu Cantinho!
    -
    Pisco

    [Responder]

  36. 36 36  anequim skywalker

    O politicamente correcto dá nisto, até dá cabo das classificações científicas. Então não há raças agora? Dizem que só nos animais? Lamento, mas preto, branco, amarelo ou o que queiram, existe. Só que num dia nacional não se comemora a raça genética, até porque há misturas, e então os portugueses que mistura são! Mas como o PR é como o PM e outros que tais, todos incultos, e o povo também, olhem, entretanham-se. Eu sou português e de raça branca e é com isso que sou identificado no mundo inteiro.O resto é treta…

    [Responder]

  37. 37 37  Henrique Morais

    Voces as vezes sao absolutamente ridiculos….Agora Cavaco e Salazarista, a hiper-sesnsibilidade do BE e deo Daniel Oliveira nao admitem faltas de respeito e muitos menos formas de expressao que ja vem de muito antes do Estado Novo. A liberdade da pra tudo, mas nao exageremos, que nao se pode dizer raça que fica mal. Ja maome e desenhos em jornais que ofendam terceiros nao importa nada… Ridiculos sao voces quando se poe no topo dos moralismos. Feliz dia da Raça

    [Responder]

  38. 38 38  Francisco Crispim

    A Raça que o parta!

    [Responder]

  39. 39 39  l.R.

    Ó Atom deve ser anginho não?Lapso?Ui que bela
    e SOFISTICADA análise do sre TERRIVEL!!Só que
    não cola,entende-se a tentativa de chutar pra fora.
    Patrícia eu também,claro ,foi sem querer….Não
    dona Laura isto é motivo para sentir vergonha.
    Percebe?Quanto ao SRE que RI “qual seria a forma
    mais perfeita”?Talvez comendo bolo-rei?Entendi-te
    HÓ XICO,qual é a raça portuguêsa no sentido
    “coltoral”.Victor, pá, não te indignes,bora lá gritar
    plo Reinaldo…não te esqueças da sandocha tá.?

    [Responder]

  40. 40 40  Rui

    Abaixo os rafeiros!!! O coisa correu mal ao Presidente…afinal disse o que pensava, não, o que queria dizer!!! São coisas diferentes!!! Da para rir um bocado, mas não nos vamos afastar do que é importante, os problemas do país!!! É que o povo tem a memoria muito curta, e com o futebol em alta, até se esquecem de algumas coisas!! temos sempre de os relembrar..

    [Responder]

  41. 41 41  O Último Pingo.

    Podia estar a falar de uma raça de estorjão cujo as ovas dão para que uma certa esquerda se lambuze.

    [Responder]

  42. 42 42  p.heinz

    O PR até pode não ser fascista nem racista. É demasiado “simples” para ser qualquer uma dessas coisas. Mas pouco esperto é de certeza. A expressão deixou de ser usada e não foi por acaso. Recuperá-la neste momento, para além de demonstrar uma profunda ignorância histórica, teve o efeito de criar um caso político que a tese do sentido antropológico da palavra raça a que acima se referiram não irá fazer desaparecer.

    P. S. A Dalila é bem capaz de ter razão.

    [Responder]

  43. 43 43  Maria

    “A designação oficial do 10 de Junho é, actualmente, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Para Jorge Cordeiro, do PCP, “a concepção de dia de raça é uma afirmação pouco compatível com os valores de Abril e do regime democrático”, disse à rádio TSF, considerando no entanto que o chefe de Estado deve tê-la dito “num equivoco ou num lamentável erro de linguagem”.”

    E que Grande Erro.
    Fosse o Socrates caia-lhe tudo em cima lol.
    Ha que dizer ao nosso presidente que este erros boca bulares ja nao caem muito bem .

    E ja agora a canjita ate nao e ma ideia; pode ajudar , dizem que faz bem a quase tudo distracçoes inclusive.

    [Responder]

  44. 44 44  FA

    Para mim isto foi apenas um “deslize” do protocolar e politicamente correcto PR. Ele referiu-se certamente à dimensão cultural e étnica da «raça», como já foi comentado aqui. Não foi um comentário racista. Saiu-lhe, pronto. Só é criticável por ele ser o PR. Mas até um PR tem direito à sua dose de disparates ou exageros.

    [Responder]

  45. 45 45  JV

    Não há muito tempo, Lula da Silva afirmou: «é nos lugares mais pobres que vive a essência da Raça Brasileira». Está aqui:

    http://64.233.183.104/search?q=cache:HOOQ_fM35loJ:noticias.uol.com.br/uolnews/brasil/reportagens/2007/11/30/ult2494u1116.jhtm+lula+ra%C3%A7a+brasileira&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=1&gl=pt

    Porque é que o DO não disse nada? Porque é um esquerdista? Não: porque é evidente que, neste caso, o termo raça estava a ser usado no sentido de «arreganho», de «génio», de «essência nacional». Tal como nas palavras de Cavaco. Querer ver mais do que isso no discurso é pura e simplesmente a indómita e raiva urticária jornalístico-esquerdista (onde quer que acabe uma coisa e comece outra) em relação ao PSD. Nem mais, nem menos.

    [Responder]

  46. 46 46  Minhoto

    Foi um lapso ( talvez raça no sentido histórico) demagogicamente aproveitado pelo BE. Fernando Rosas o macho alpha ( a fêmea alpha é a Odete Santos) da tribo não perdoa, desenterra o tomahawk e vai à guerra!
    Ó Daniel se faz favor diga-me se é maoista, troskista, marxista-leninista, marxista, social-democrata, … eu pergunto pois o BE faz-me um pouco de confusão!

    [Responder]

  47. 47 47  João

    Cavaco se não é xenófobo e racista devia então era pedir desculpas aos portugueses. Se não o fizer sabemos então que falou verdade. Para mim, não passa de um fascista encapotado. É um elementar dever de cidadania mostrar aos outros o que são Cavaco, Sócrates &. É o que procuro fazer também em http://fenixvermelha.blogspot.com

    [Responder]

  48. 48 48  Manuel A. Fernandes

    Concordo com o Xico e com a Laura.
    Sou assíduo do seu blogue e revejo-me em muito do que diz. Posso adiantar que por vezes partilho algumas posições e ideias consigo mas de há uns tempos pra cá torna-se incompreensível e estapafúrdio interpretar alguns dos seus pontos. A “Natureza morta” da Manuela é um caso à parte pois é apenas uma provocaçãozinha inocente de paródia, mas este post acho de perfeito mau gosto pois não existem motivos para sustentar o seu título. Porquê isto? Porque disse «raça» e não «sociedade» ou «povo». Entenda que para muitas pessoas isto é uma e a mesma coisa, ainda que Portugal se tenha tornado um país inequivocamente multicultural. Para mim é-o de certeza, num ponto de vista antropológico e cívico.
    Acho que muitos embaixadores da “nova” esquerda deviam interagir mais com certos vocábulos e legados históricos deste país. É muita tolerância zero da sua parte, para com o PR.

    [Responder]

  49. 49 49  Henrique Morais

    So mais uma coisa Daniel… Dilata mais as minhas convicçoes nacionalistas este tipo de reacçoes cheias de moralismo vindas da esquerda complexada que nao tem mais nada que fazer, do que qualquer tipo de slogans conotados seja com o que for. A frase do Cavaco teria passado bem ao lado se nao fosse este festival todo que se gerou a volta dele. Os que se orgulham da raça devem estar felizes pelos serviços que vossas excelencias prestaram….
    Feliz dia da Raça

    [Responder]

  50. 50 50  Maria

    Ora essa.
    Cavaco silva e Presidente da Republica.
    Quando lhe fazem perguntas a que ele nao quer responder mostra sempre muita atençao e concentraçao em tudo o que diz e nao diz
    .Portanto nao me parece que seja o tipo de homen que se desconcentra com facilidade.
    Logo nao me parece que tenha sido a desconcentraçao a culpada pelo lapsuslinguae.

    A palavra ” raça “e fascista e reaccionaria desde sempre e so tem conotaçoes dessa natureza-
    -por alguma razao era favorita do salazar e por alguma razao for retirada do contexto do 10 de junho.

    Dizer que e apenas um pequeno insignificante erro
    e que se deve passar a frente e esquecer da muito que pensar.Porque o 10 de junho e uma data muito importante da vida nacional e deve ser respeitada.
    Tal como a democracia e o 25 de Abril.

    Quando o Presidente Cavaco se ( engana )
    chamando ao 10 de junho o “dia da raça–cruzes canhoto!)” esta a esquecer o respeito que deve ao pais e a importancia do cargo que ocupa.

    Lamento muito mas e indesculpavel.
    O ordenado que recebe para ocupar esse alto cargo a muito obriga.

    “Distracçoes” sao indesculpaveis!

    [Responder]

  51. 51 51  Alvaro

    Bilderberg’s Politics

    Acuerdo de los Veintisiete para ampliar la semana laboral por encima de las 48 horas

    España encabeza la oposición a la norma, que considera un “retroceso” social

    El acuerdo debe recibir el visto bueno del Parlamento Europeo

    http://criticademusica.blogspot.com/

    [Responder]

  52. 52 52  estofe

    Bem, com tanta sensibilidade so falta virem como os nosso amigos la dos orientes, vir queimar a fotografia do sr PR em praça publica!
    Ja falta pouco…
    No entanto olho para mim e sinto-me extremamente poderoso, sobretudo por nao me ofender facilmente com esta ou aquela palavra, eh que visto bem as coisas posso usar-la quando bem me apetecer ;>
    A raça deste povo, a raça do meu carro, a raça do meu gato, a raça da minha equipa.

    [Responder]

  53. 53 53  qwerty

    Acho que não tem importância nenhuma, sinceramente. A frase não tinha esse sentido. Mas enfim. Diga-se que é tão mau quanto o inverso: aquele esforço ridículo para evitar discriminações que não existem nos termos genéricos da língua (infelizmente a nossa língua não tem neutro, o que nos pouparia a muita correcção política) – ex: quando alguém começa um discurso com “As portuguesas e os portugueses….”. Ridículo e imbecil.

    [Responder]

  54. 54 54  Maria

    O termo que quis usar foi –”fascizante” e nao “fascista” .

    [Responder]

  55. 55 55  JLS

    «Sócrates… acabou!!! Morreu!

    Neste momento, já está morto!!!
    O salto para a ribalta política de Manuela Ferreira Leite, pela mãozinha (marota) de Cavaco, enterrou-o vivo… e de pé!!!»

    A MFL está viva? Ninguém dá por ela, desde o dia das directas. Quem diria… :)

    [Responder]

  56. 56 56  Chico da Tasca

    Há duas coisas que já não há raça que aguente : as indignações do BE, e o seu irritante pretensiosismo moral.

    É evidente que o PR não tem de dar qualquer explicação ao BE e ainda menos aos comunistas, por ter usado esta expressão.

    [Responder]

  57. 57 57  vera

    Nunca votei nele,não posso com o “papa bolo rei”(PR) desde aquela da rodagem do carro…..mas sinceramente esta de pegarem nisto e fazerem um ataque é golpe baixo.Não entendo o Fernando Rosas, até o Daniel Oliveira(que tanto aprecio, seja aqui no blog, ou no eixo do mal).Mas que raio de coisa é esta???? Eu por acaso escutei o PR fazer esta declaração da “Raça” e pensei o homem “passou-se”(por acaso não estava a comer bolo rei).Eu que vou na casa dos 50 entendo o deslize e por isso não estou a ver como gente da minha idade está esquecida que foram muitos anos a escutar esta designação nas Escolas que frequentamos, etc…….e sem querer algum de nós pode deitar para fora uma palavra destas.Foram muitos anos a meter na cabeça esta e outras coisas.Por favor Daniel e outros, “ataquem” o homem por tantas outras coisas mas esta não entendo.

    [Responder]

  58. 58 58  Sebastião José

    “Rafeiros, vira-latas e arraçados: hoje ainda não é o vosso dia”

    Sendo você do BE esperaria de si um título mais condizente com os princípios que dizem nortear esse agrupamento. Mais no género

    “Rafeiros, vira-latas e arraçados: hoje ainda não é o NOSSO dia”.

    Mas não, você não se considera nem rafeiro, nem vira-latas, nem arraçado. Você considera-se como pertencendo a uma raça. Concede-lhes alguma solidariedade mas nada de misturas porque você não é como eles, você tem raça e hoje é o seu dia!

    Raça é um conceito perfeitamente definido (é só ver o seu significado em qualquer dicionário) e um construto utilizado amiúde nas ciências sociais. Todo o cidadão angolano tem no seu BI a identificação da raça. Nalguns está raça negra, quer sejam puros ou miscigenados (os tais rafeiros e arraçados de que fala) e noutros raça branca (provavelmente onde você acha que está). Sendo Angola um país governado por gente de esquerda desde a independência, não têm os preconceitos nem as parvoeiras do BE, tão bem demonstrado por Rosas (ele até falou no golo do Pepe – enfim, contágios da temporada futebolística em que vivemos).

    [Responder]

  59. 59 59  ZeJota

    Ficava-lhe bem era condecorar todos os matraquilhos e não apenas um; só nos faltava esta.

    [Responder]

  60. 60 60  Henrique Morais

    Queiram ter a bondade de publicar o “index” das palavras proibidas…. É que agora ja nao podemos dizer raça que ofende sensibilidades! Estao proximos dos 10 % no parlamento ( BE+ PCP) e ja nos querem ensinar a falar e a pensar com o livrinho vermelho bem alto nao mão…. Espero ja nao estar por ca se algum dia nos tentarem governar.

    [Responder]

  61. 61 61  Arquiduquesa de Grayskull

    Raça? Mas qual raça?! Desconhecia que todos os anos a 10 de Junho se homenageava com aprumado sentido de estado esse cão extraordinário que é o perdigueiro português.

    [Responder]

  62. 62 62  Bolota

    Oi José Silva,

    A raça do meu Cantinho!
    Com vais e assobios
    A toque de Cavaquinho
    Somos um país de tios…

    Que comendo bolo-rei
    Foram pastar caracóis
    Nada dizem, pois…eu sei
    Alimentam Girls e Boys.

    Um abraço

    [Responder]

  63. 63 63  ingenuo

    Para os higiénicos do Cavaco relembro-lhes que o PSD é o partido com mais CORRUPTOS por metro quadrado inclusive a coorte do Cavaco que se fartou de mamar subsidios da CEE!Já nem falo da Madeira….

    [Responder]

  64. 64 64  Kruzeskanhoto

    O que se está a passar no país é altamente inquietante e vós preocupai-vos com coisas destas?!
    É bom recordar como foi resolvida no Chile, em 1973, uma situação de paralisação como a que está a ser tentada cá…

    [Responder]

  65. 65 65  Rui Moreira

    Não é necessário dizer mais nada. O PR disse tudo. Dia da raça, expressão utilizada durante o Salazarismo. Duas conclusões: racismo e hipocrisia por parte desse sujeito no momento de entoar o hino nacional de há 34 anos para cá!

    [Responder]

  66. 66 66  David Fernandes

    “A raça deste povo, a raça do meu carro, a raça do meu gato, a raça da minha equipa.”

    estofe, troque lá isso por miúdos que esta gente não consegue abarcar conceitos de tanta profundidade.

    não tem explicação como é que pessoas inteligentes, doutorados e etc, não se dão conta do ridículo a que se expõem.

    e o pior não é esta gente votar, o pior é que esta gente quer ser poder.

    isto não tem mesmo explicação.

    [Responder]

  67. 67 67  atom

    Primeiro um esclarecimento:
    Considero que o Dr. Cavaco Silva foi o político que melhores condições teve para melhorar a economia do país, e que as desbaratou a todas.
    Segundo:
    Tenho idade aproximado do Sr. Dr. e à dias atrás aconteceu-me preencher um documento oficial em que teria de indicar o meu nº de telefone. Aconteceu que o nº de telefone que indiquei, não foi o meu, mas sim o de uma empresa para a qual trabalhei durante 45 anos. Ora eu deixei de ter qualquer relação com essa empresa há muitos anos e não conheço as pessoas que lá trabalham actualmente. O que aconteceu é que esse nº estava armazenado na minha memória devido à longa repetição e saiu quando recorri aos automatismos da minha memória.
    Isso é perfeitamente normal com o avançar da idade.
    Se me pedissem para definir a idade em termos informáticos eu diria:
    Muita RAM mas alguma confusão nos pointers.
    O que aconteceu ao Dr. Cavaco foi uma confusão de pointers.
    Como qualquer jovem corre o risco de envelhecer, poderão futuramente ver na primeira pessoa que é perfeitamente normal haver lapsos desses.
    Critiquem o Dr. Cavaco pelas políticas que implementou, e que, na minha opinião, estão na génese da situação actual do país.

    [Responder]

  68. 68 68  Xico

    “Governador acompanha desfile do Dia da Raça no Anel Viário”
    Notícia do site do Governo do Maranhão, (Brasil para quem não saiba) nas comemorações desse dia em Setembro de 2007 (http://www.ma.gov.br/2007/9/5/Pagina1809.htm)
    Vá-se lá saber porque é que os brasileiros têm raça e nós não podemos. Será que é por fazerem parte de uma das três economias emergentes na cena mundial, ao lado da Ìndia e da China?

    [Responder]

  69. 69 69  laranjalima

    Eu não estou ofendida. Eu acho que Cavaco Silva está sempre a brincar. Aquele ar sério é para a piada ser mais forte. Ele quando fala, por exemplo, dos males do nosso país está sempre a brincar…só pode. É que ele foi o grande responsável pelo estado em que nos encontramos, ele é que introduziu este modelo neo-liberal selvagem que nos está a engolir a olhos vistos. E quando fala das soluções… também está a brincar. Já se esqueceram que ele foi 1º ministro com maioria absoluta, governou este país durante 10 anos. É por isso que eu acho que ele está sempre a brincar connosco e nunca me sinto ofendida, só um bocadinho revoltada…

    [Responder]

  70. 70 70  Carlos Veiga

    É lamentável que o representante máximo do país tenha dito tal coisa.
    Um lapso?
    O senhor presidente, sempre que convidado a comentar assuntos verdadeiramente importantes para o país, regra geral não comenta e depois sai-se com esta tão infeliz?!
    Talvez umas aulas de Antropologia ao senhor presidente não lhe faria mal, sobretudo a propósito do conceito de “Raça”, nem que por mera cultura geral!
    Sem mais comentários!

    [Responder]

  71. 71 71  Lavadex

    Este pessoal, passados mais de 30 anos sobre o 25 de Abril ainda têm complexos deste tipo…

    Mas vocês não podem olhar pro futuro em vez do passado? E que mal tem as pessoas terem opiniões diferentes das vossas…temos de as respeitar independentemente de quem seja.

    Sim o Cavaco se calhar deu cabo do país quando nos governou mas não é isso que se trata. É de criticarem desta maneira infundada uma afirmação dele…o homem fez coisas bem piores. Agora isto tudo por causa da raça? Eu quero ouvir explicações coerentes e responsáveis para isto meus amigos sensíveis! Exigo. Expliquem-me pois depois de não sei quantos comentários neste blog ainda não percebi qual o mal…

    [Responder]

  72. 72 72  Bolota

    Este Cavaco, não é o mesmo que se queixou que a politica não cativava os Jovens???
    Com ~gaffes destas, mesmo inocentes…por certo não ajuda nada na sua credibilização (politica)

    [Responder]

  73. 73 73  Victor Rosa de Freitas

    Tempos houve em que a Humanidade, no seu percurso histórico, tinha defensores, com pretensas bases científicas, de que a Humanidade estava dividida em “raças”, umas superiores, outras inferiores, cada uma a defender a sua própria superioridade (se tivesse poder para isso!) e que culminou na defesa agressiva da superioridade da “raça” ariana, com Hitler, com muito sofrimento para todos. A Humanidade evoluiu e, hoje, a base científica e de qualquer um de boa-fé, é que há povos com características diferentes, culturas e civilizações diferentes,mas todos comummente Humanos. Falar, hoje em dia, no ocidente, de “raça” de um povo (o português), como fez Cavaco Silva, revela um nacionalismo serôdio, uma falta de visão histórica sobre a actualidade e um regresso a uma linguagem do passado com conotações fascistóides e selectivas dentro do próprio povo português. Por isso Cavaco fez tanto apelo, também, à formação de “elites” (de “raça” diferente?). Cavaco Silva, de uma penada, atenta contra uma conquista civilizacional do ocidente e, embora atrasada, de Portugal: a do Estado de Direito e da Cidadania.

    É mais grave do que parece…

    [Responder]

  74. 74 74  Victor Rosa de Freitas

    Tempos houve em que a Humanidade, no seu percurso histórico, tinha defensores, com pretensas bases científicas, de que a Humanidade estava dividida em “raças”, umas superiores, outras inferiores, cada uma a defender a sua própria superioridade (se tivesse poder para isso!) e que culminou na defesa agressiva da superioridade da “raça” ariana, com Hitler, com muito sofrimento para todos. A Humanidade evoluiu e, hoje, a base científica e de qualquer um de boa-fé, é que há povos com características diferentes, culturas e civilizações diferentes,mas todos comummente Humanos. Falar, hoje em dia, no ocidente, de “raça” de um povo (o português), como fez Cavaco Silva, revela um nacionalismo serôdio, uma falta de visão histórica sobre a actualidade e um regresso a uma linguagem do passado com conotações fascistóides e selectivas dentro do próprio povo português. Por isso Cavaco fez tanto apelo, também, à formação de “elites” (de “raça” diferente?). Cavaco Silva, de uma penada, atenta contra uma conquista civilizacional do ocidente e, embora atrasada, de Portugal: a do Estado de Direito e da Cidadania.

    [Responder]

  75. 75 75  Maria

    Por mim se o Presidente decidir voltar a chamar dia da raça ao 10 de junho muito bem , para mim seria mais ou menos o mesmo que sera o acordo ortografico se ele for para a frente –ignoro e sigo.
    O que esta aqui em questao sao as falhas e parcialidades de julgamento dos que gritam aqui del rei quando uns erram ou se enganam e se calam ou tentam desculpar quando erram outros.

    Lembro-me de erros muito menores de chefes de estado e de governo que geraram palavriado muito inutil mas nem por isso meno agressivo.
    Quanto aos problemas graves que neste momento assolam o pais; pois ai de acordo. De facto muito se esta a passar de grave e de profundamente injusto, mas este topico trata da infeliz frase de Cavaco que de resto a usou para assim se furtar a uma resposta que na altura considerou inconveniente responder.

    Maneiras de lançar a confusao e ir para outra.
    Compreende-se mas nem por isso se desculpa .
    Nao quando se trata de figura tao proeminente e de tanta responsabilidade.

    [Responder]

  76. 76 76  Maria

    Ah a proposito e em forma de Ps;)–gostei muito do titulo que o DO decidiu dar ao post.Provocador e inteligente com aquela quantidade de humor Qb que
    faz sorrir e tanta faltinha faz a nossa vida.
    A ironia – ja la dizia o outro; e a forma superior do espirito.Assim sendo e bom encontrar algum espirito, nem que seja de vez em quando.

    [Responder]

  77. 77 77  Fado Alexandrino

    É que ele foi o grande responsável pelo estado em que nos encontramos, ele é que introduziu este modelo neo-liberal selvagem que nos está a engolir a olhos vistos.

    Sim, tem toda a razão, mas por favor não se esqueça do Bush.

    [Responder]

  78. 78 78  antónio g

    Ainda bem que mais de metade dos comentários comenta o absurdo do tempo perdido com semelhantes comentários.
    O drama, é que se comenta, comenta, comenta, cada palavrinha, cada “lapso”, cada pode-ser-que-tenha-outra-leitura, e, que ganha alguém com isso?
    Estamos de novo entregues aos barões do liberalismo, agora um pouco mais letrados.

    [Responder]

  79. 79 79  luis m. jorge

    http://31daarmada.blogs.sapo.pt/1612913.html

    À medida que sobe nas sondagens, o Bloco começa a perder a noção da realidade. Era previsível.

    [Responder]

  80. 80 80  João Dias

    Cavaco deixa-me orgulhoso, porque efectivamente fizemos a revolução para poder eleger os pródigos filhos do regime. Estamos perante um “upgrade” do antigo regime, este homem foi eleito em democracia para celebrar o “dia da raça”.
    Como diria o BlackSkin, “acabou-se a mama toda(…) só quero ver branquinhos”.

    [Responder]

  81. 81 81  Alexandre

    Inculto e boçal, como sempre. Racista, fascista… não banalizemos estes adjectivos – demasiado sério -, empregando-os a torto e a direito…

    [Responder]

  82. 82 82  Maria

    “O drama, é que se comenta, comenta, comenta, cada palavrinha, cada “lapso”, cada pode-ser-que-tenha-outra-leitura, e, que ganha alguém com isso?”

    E porque nao havemos nos de comentar as realidades do panorama nacional?
    Pelo menos podemos faze-lo.
    Ja e uma mais valia em relaçao aos tempos da “raça”.

    [Responder]

  83. 83 83  David Fernandes

    Já não tenho dúvidas: a estupidez é independente da literacia.

    [Responder]

  84. 84 84  Fado Alexandrino

    Finalmente conseguiu ouvir Cavaco e o que ele disse.
    Ora o que ele disse foi:
    “hoje estamos a comemorar a raça, é o dia da raça”
    Eu sei que esta frase tão grande e com uma vírgula é custosa de interpretar.
    Ora raça, brio, pundonor, valor, ânimo são coisas em que não se deve falar porque já não existem.
    E por isso Cavaco esteve mal.

    [Responder]

  85. 85 85  João

    “Raça é um construto utilizado amiúde nas ciências sociais.” – parvoice, ignorância, as ciências sociais de há muito prescindiram do conceito de raça.
    “Todo o cidadão angolano tem no seu BI a identificação da raça.” – parvoíce, ignorância, isso era no tempo do fascismo.
    O sr Cavaco devia pedir desculpas públicas, nomeadamente por ter feito sair das tumbas os mentecaptos que aqui se vieram babar com o “dia da raça”.

    [Responder]

  86. 86 86  Maria

    ““Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas””

    Esta e a frase e nao me parece que possa ser alterada so porque apetece a alguns.

    Quanto ao brio pundonor conceito de honra etc ,
    tudo isso continua a existir e claro.Mas onde e que esta a duvida.
    No entanto “Raça” e uma palavra que foi usurpada pelo estado novo e quanto a isso nao a volta a dar-lhe.Claro que ao fim e ao cabo acaba por ter pouca importancia
    Vai na volta com o novo acordo ortografico ainda vamos acabar por ver a palavra Raça desaparecer do Dicionario de Lingua Portuguesa e ai acabam-se as razoes lol.Quanto ao resto Cavaco silva acha que um presidente deve fazer-se ouvir , nao ha duvida de que o conseguiu.Falando de menos fez a malta falar demais.

    [Responder]

  87. 87 87  Kap

    Espanta-me que estes nossos historiadores, pensadores e tudo o resto,
    não tenham entendido o significado da frase.

    Eu, português, preto nascido em Angola incluí-me na frase.
    Eu pertenço a esta raça, a esta tribo – A portuguesa.

    Tudo o resto é palhaçada.

    [Responder]

  88. 88 88  Vítor

    “É que ele foi o grande responsável pelo estado em que nos encontramos, ele é que introduziu este modelo neo-liberal selvagem que nos está a engolir a olhos vistos.”

    E para exprimires a tua revolta utilizas meios que só o modelo neo-liberal te pode proporcionar :o

    Então o PR é responsável pelo modelo neo-liberal e racista? lol

    De facto o senhor Alexandrino tem razão, só um capado pode ter tanta alergia à palavra raça.

    [Responder]

  89. 89 89  josé manuel faria

    Não é tempo perdido. O PR referiu que no dia 10 de junho comemora-se o dia da raça. Raça portuguesa. O homem assume-se como racista. Quem diria. E não foi uma gaff.

    [Responder]

  90. 90 90  João Gomes

    Fado Alexandrino
    «Ora raça, brio, pundonor, valor, ânimo são coisas em que não se deve falar porque já não existem».
    A começar por si e por muitos outros que fugiram das “colónias” quando deixaram de ter as costas quentes dos militares portugueses…

    [Responder]

  91. 91 91  Fernando Oliviera

    Como pessoa de esquerda, devo dizer que o cavaquinho tinha razão, Afinal ele comemora o dia da raça, a raça portuga que era comemorado no Estado Novo.
    Quem inventa desculpas, está a desculpar o que não tem desculpa.
    Há ainda outro motivo para o Cavaquinho comemorar o dia da raça: é a raça dos que nos têm desgovernados após o 25 de Abril, esta Oligarquia parasitária de amigos e enteados de incompetentes e chulista que se abotoaram com os tachos e reformas chorudas e para os quais andamos a trabalhar…65 horas semanais?

    [Responder]

  92. 92 92  Laurens

    Coitado do senhor. Estou a imagina-lo de calções da mocidade portuguesa que de certo teria herdado de algum primo, bebendo as palavras do estado novo. Se não me engano foram emigrantes e depois arranjaram uma bomba de gasolina. Já era uma melhoria, era gasolina! Com a sua amada faziam poemas (deviam ser giríssimos) . Lá fez o curso para subir na vida, sempre com olho em algum furo. Um banco, talvez, sei lá. O seu rival, no futuro, o Mário Soares, era menino rico e com outra educação – a educação que herdada de um homem pensante acabaria por não caber naquele odioso estado novo. Mas de certeza que o Senhor Aníbal não se comovia com certas coisas. Lá foi indo com o hino da mocidade portuguesa. Depois deu-se o 25 de Abril . A sua atenção não se desviou. Como ele havia milhares, milhões. Improvisou-se com alguns verdadeiros Sociais Democratas um partido. Coube tudo lá dentro. O CDS era elitista e era necessária muita coragem. E assim nasceram milhões de democratas que não havia. Democraticamente dominaram o dinheiro e os bens, sempre com uma fachada de benevolência para com os pobres. Salazar também a tinha, e c´os diabos havia uma ponta de remorso sentida na pele.
    A formação que se tem de jovem nunca se perde e os ideais mesmo que manipulados deixam sempre rasto. Não querem então que se escape uma palavra de vez em quando.
    Mas isso não é o que me choca mais. O atrevimento de ter pedido aos portugueses que sejam coerentes, fez-me saltar em cólera. Foi o povo que democraticamente votou para aquela colecção de reformas que arranjou, mais toda a pandilha politiqueira? É preciso ter-se lata quando os seus pares pedem emagrecimento no estado.

    [Responder]

  93. 93 93  isento

    http://lobos-imortais.blogspot.com/

    Tem aqui um post interessante sobre o dia da raça.Aconselho a todos ler

    [Responder]

  94. 94 94  Alvaro

    engraçado como se passou por cima dos Bilderberg’s… deve ser sindroma do Euro…

    logo no dia seguinte: semana de 65 horas de trab! Toma lá q são uma seita meia secreta (n se sabe o q dizem e o que discutem…) mas… sabe-se que esta saiu deles!

    http://criticademusica.blogspot.com/

    [Responder]

  95. 95 95  Dji Point

    raça=(brio=pundonor=valor=ânimo) e depois diz que são coisas q já não existem(claro,nos negócios são tralha que não se usa antes,facadas,falta de palavra,vigarice,trapaça!).Eis,como este fado que se pretende moderno,liberal e até escreve na vicentinas acredita no conceito de raça quando a ciência desdiz peremptoriamente este conceito.Inté parece o Galileu ao contrário qdo perante a Inquisição (Santa).
    Estes liberais,são duma raça………E,depois vem chamar de estúpidos aos outros.Cumprimentos ao Ramiro Moreira

    [Responder]

  96. 96 96  Alvaro

    pronto:

    3 a 1 no futebol e acordo com os camionistas

    o pinócrates pode dormir descansado. Mais uma semana…

    [Responder]

  97. 97 97  Alvaro

    Eis o meu acto de militância independente contra essa seita dos Bilderberg, cujo mais poderoso em Pt é o dono da SIC e do Expresso, que fazem aquelas sondagens divertidas que põem sempre o pinócrates (que tb teve nos Bilderberg) a ganhar:

    Exorto a que não comprem mais o Expresso, assim como todas as publicações do grupo.

    Exorto a que não vejam a SIC, do mesmo dono, nem outras ramificações audiovisuais do grupo.

    Consultem a net e os Blogs!

    http://criticademusica.blogspot.com/

    [Responder]

  98. 98 98  Alvaro

    Notas:

    1) o Marcelo, que tb esteve nos Bilderberg, está no Sol.

    2) quem levantou o assunto em Portugal, que depois eu colei e de alguma maneira aprofundei no meu blog, foi o Semanário.

    3) que só tive conhecimento do trabalho do Semanário através de um post no blasfemias.net

    4) que sem a net e os blogs aquelas peças do semanário cairiam no esquecimento.

    5) que vivemos uma época – a época da internet – adversa aos Bilderberg e a outras seitas…

    [Responder]

  99. 99 99  laranjalima

    Fado Alexandrino

    Nunca me esquecerei de Bush!
    Eu diria mais… acho que nunca ninguém se esquecerá de Bush.

    [Responder]

  100. 100 100  alberto gomes

    Tanto por tão pouco.
    O que não diriam, se ao comer uma fatia do tão apreciado bolo-rei, o PR numa trincadela mais enérgica, mordesse a fava e com isso quebrasse o pivot, soltando para captação dos microfones dos jornalistas próximos, um sonoro:
    – Foda-se!

    [Responder]

  101. 101 101  Sebastião Dias

    Escândalo. O nosso Presidente da Republica é racista, xenófobo e muito provavelmente um neofascista sub-reptício. E não é que o homem teve o descaramento de dizer aquela palavra começada por r?

    Organize-se já por SMS uma manifestação de protesto em frente ao Palácio de Belém constituída apenas por militantes do bloco de esquerda sem raça e muito indignados.

    Convoque-se o Gualter Baptista e outros rafeiros para cortar bem rente a relva do Palácio de Belém.

    Apresentem-se queixas na ASAE e no Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

    Crie-se imediatamente um grupo de reflexão de vanguarda com vários académicos de esquerda de reputação duvidosa a fazer a ligação entre o uso da palavra «raça» por parte do PR, a especulação no preço da gasolina e a temática dos casamentos gay.

    Peça-se ao Sá Fernandes para entrar imediatamente em contacto com a Al Jazeera.

    Este PR tem cá uma lata. Dasssss…

    [Responder]

  102. 102 102  Fado Alexandrino

    2. João Gomes 11 Jun 2008 às 12:49

    Está muito enganado.
    Para começar ninguém fugiu das colónias.
    Fomos escorraçados pelos novos donos que não permitiam que ninguém de outra raça (naqueles tempos ainda havia) lá ficasse.
    E sim, fomos abandonados pelos militares que depois de terem feito várias e lucrativas comissões se incomodaram com um decreto que lhes tolhia os movimentos.
    Agora não conte isto a ninguém.
    Para não estragar o mito da descolonização exemplar.

    [Responder]

  103. 103 103  MFerrer

    Nesta crise dos transportes, quando muitos pediam até medidas contra o normal funcionamento da democracia e a intervenção sobre a Galp, ou a pura e simples renacionalização…
    A estratégia conduzida pelo governo, a enorme paciência de que deu mostras, a racionalidade das suas propostas, e sobretudo, o facto de que não teve que recorrer a medidas extremas ou à repressão policial tão amplamente sonhada e pedida por muitos sectores, permitiu uma assinalável, uma enorme vitória que vai constituir um marco na governação com valores e com sensibilidade social.
    Foi a vitória da democracia sobre a arruaça.
    Tudo ao contrário do desejo dos que, repetidamente, sonharam com escorregadelas repressivas e ou soluções fáceis ao nível da desorçamentação das Contas Públicas e do abandono dos princípios de gestão da coisa pública.
    Foi a salvaguarda dos esforços dos portugueses para manterem uma linha de rumo racional.
    Finalmente foi gigantesco o contributo que estas actitudes deram para a definição de medidas sociais na Europa e, vejam lá, para o ganho do Sim na Irlanda: É que as imagens da repressão violenta quer em França, quer em Espanha, desgastam a confiança nesta Europa que todos os dias se constroi. Hoje, na Irlanda com o Tratado de Lisboa. Era bom que ganhasse o Sim e o Não fosse derrotado, lá como cá, por KO
    Terminaram os sonhos dos que ansiavam ver o PS deitar fora os votos juntamente com cargas policiais!

    [Responder]

  104. 104 104  j.araujo

    então vocês já não repararam que o DO está a repetir muito esta estrategia?! Lança a bomba (com o seu quê de demagogiazinha…) e depois é ve-lo a assobiar para o lado.
    Entratanto, mais de 100 comments é obra!
    É disto que o meu povo gosta!!! (para além do futebol, claro está)

    [Responder]

  105. 105 105  Minhoto

    A raça do Quinto Império!

    [Responder]

  106. 106 106  Sebastião José

    “Raça é um construto utilizado amiúde nas ciências sociais.” – parvoice, ignorância, as ciências sociais de há muito prescindiram do conceito de raça.”

    A ignorância e a parvoíce são suas porque, ao contrário de mim, nunca por lá andou!

    “Todo o cidadão angolano tem no seu BI a identificação da raça.” – parvoíce, ignorância, isso era no tempo do fascismo.”

    A ignorância e a parvoíce são suas porque, ao contrário de mim, nunca foi a Angola e nunca viu um BI Angolano.

    [Responder]

  107. 107 107  zé neves

    daniel, vê a capa de “A Bola” de hoje. Está on-line.

    [Responder]

  108. 108 108  laura

    Bolota 10 Jun 2008 às 12:57

    Laura,

    “Mas acha que isto é motivo para escândalo?”
    Claro que é.
    Se tiver em conta a fuga à pergunta que lhe foi feita sobre a paragem dos camionistas.
    Se tiver em conta que em Lisboa começa a faltar combustíveis e bens essenciais, a “ raça “ foi descabida para não dizer ofensiva.

    Sabe quais são os problemas dos Cavacos??? Sentado em três reformas e um ordenado, sem contar com os proveitos da Cavaca…camionistas????

    _____________________________

    Bolota:
    Acho que a sua cabeça está baralhadita…

    1º- Foi assim tão contundente com os anteriores Presidentes “de esquerda” e suas respectivas “presidentas” (Ramalhas, So-árias, e Sampaias…)?
    Tenho a certeza de que não foi. Foi muiiiito mais contemporizadora!
    E é muito feio ser-se parcial quando se quer aparentar exercer uma crítica consistente.

    2º- O PR não falou na questão dos camionistas? Então agora bate no homem porque ele está a cumprir a palavra dele? Ele avisou: – ia cooperar estrategicamente, não ia fazer a chicana baixota e de feira dos PR anteriores. Evitou explorar o caso. E fez muito bem.
    Outra coisa era se o Governo, na continuação, não tivesse cedido alguma coisa, como veio a ceder. Como “ultima ratio”, claro, Cavaco interviria, que é para isso que ele foi eleito.
    Mas nunca a reboque das circunstâncias (só).

    3º- A alusão à raça foi ofensiva? Porquê?
    – Não é patriota? Eu sou. (ai, outra palavra proibida).
    E o termo “raça” não é propriedade dos sociólogos da esquerda (trauliteira ou caviar), para que se arroguem o poder de decretar o seu sentido e significado…
    Toda a gente percebe que, obviamente, é um vocábulo polissémico.

    4º- Olhe, sabe que mais? Decidam-se!

    - Ou o PR disse aquilo por lapso, e então o acto é, logicamente, completamente inofensivo. E vcs. são todos uns hipócritas.

    - Ou o PR é um inculto funcional, o que é pena, mas o que também o absolve de intenções maléficas (as associações conceptuais que vcs. fazem ao uso do termo). Afinal, “ele não sabe o que estava a dizer”, não é assim?
    De novo, sois todos uns hipócritas.

    - Ou o PR sabia muitíssimo bem o que estava a dizer, e então, afinal, sempre tem cultura! Nomeadamente, para usar os conceitos, cirurgicamente, no contexto oportuno.
    E assim, novamente, sois uns hipócritas e uns cínicos, pk afinal o PR é mais “lido” do que vcs. querem dar a entender. Só que o tipo de cultura não é exactamente aquela de que vcs. gostam e reconhecem.

    - AFINAL EM QUE FICAMOS?

    (obs: Aliás, tenho a certeza que se alguém como Vasco Graça Moura, ou Pacheco Pereira, ou João Lobo Antunes, etc, chegasse a PR, o BE haveria de descobrir forma de os declarar… incultos.)

    [Responder]

  109. 109 109  João Gomes

    Fado Alexandrino,
    Acredito que alguns colonos (desculpe lá o termo) tenham sido escorraçados pelo seu passado nas “colónias”, mas muitos outros fugiram, faltou-lhes a tal “raça” por si tão apregoada.
    E está enganado, ficaram muitos brancos, milhares, nas “colónias”. E hoje estão muito bem da vida, melhor do que muitos milhões que vivem no “continente”.
    Não diga que foram abandonados pelos militares, diga antes que o “Estado Novo” vos deixou por vossa conta, tal o autismo que demonstrou às mudanças da história colonial.
    Não diga, também, que os militares ganharam chorudas comissões no “Ultramar”. Ganhavam certamente mais do que um camponês ou operário do “continente”. Mas a realidade, hoje, é a mesma: os militares ganham muito mais do que qualquer pessoa do sector produtivo.
    Numa coisa tem razão. O Movimento dos capitães começou por reivindicações corporativas, é verdade. Mas, gradualmente, esse Movimento definiu que era vital derrubar o Estado Novo, permitir a democracia e acabar com a guerra colonial. Há muitos escritos sobre isso, nomeadamente de Melo Antunes.
    Noutra coisa também tem razão: a descolonização não foi exemplar, longe disso! Mas conhece alguma que o tenha sido?

    [Responder]

  110. 110 110  Cláudia Ribeiro

    Eu sempre disse que não era necessário ser muito inteligente para chegar a PR. Enfim.

    [Responder]

  111. 111 111  Bolota

    “ Acho que a sua cabeça está baralhadita…”
    olá Laura,

    Se calhar tem razão. Tem é que me dizer qual das cabeças, porque tenho mais que uma.
    Raça??? Quem tem raça são os cães

    Quanto aos Presidentes de esquerda…se eu tou baralhadito, essa é uma leitura de quem nem baralhada nem desbaralhada…nã tem simplesmente carola.

    Já agora, o Pacheco Pereira é culto???

    [Responder]

  112. 112 112  João Gomes

    laura,
    Para além da tirada cultural/antropológica sobre a “raça” proferida por Cavaco, apresente lá algum trabalho académico, conferencia, tese, discurso ou o que consiga encontrar, que ateste a inteligência cultural desse espécime. Só se for uma citação…
    Não queira comparar o incomparável. Eu não gostava nada, mesmo nada, do cónego Melo, de quem se falou há uns tempos neste blogue. Isso não me tira o discernimento de considerar que era um individuo inteligente e, sobretudo, profundamente culto…

    [Responder]

  113. 113 113  Maria

    “Terminaram os sonhos dos que ansiavam ver o PS deitar fora os votos juntamente com cargas policiais!”

    MFerrer
    12 Jun 2008 às 9:24

    Faço desta a minha frase da semana.
    E gostei muito de toda a mensagem.
    E uma analise muito inteligente e sensata do que se tem passado nos ultimos dias neste pais onde nem o bom senso tem andado a faltar a par e passo com os combustiveis.

    Agora em relaçao a raça–estamos no sec XXI que diabo. ja vai sendo tempo se percebermos que existem conceitos que estao forissima de moda e raça e um deles.
    E nem sequer me interessa ja se foi gafe ou nao se foi propositado ou nao , para mim o uso dessa palavra diminui o genero humano.

    alberto gomes
    12 Jun 2008 às 0:24

    Tanto por tão pouco.
    O que não diriam, se ao comer uma fatia do tão apreciado bolo-rei, o PR numa trincadela mais enérgica, mordesse a fava e com isso quebrasse o pivot, soltando para captação dos microfones dos jornalistas próximos, um sonoro:
    - Foda-se!

    alberto gomes
    12 Jun 2008 às 0:24

    Teria tido a sua graça assistir a essa, mas consegue realmente imaginar Cavaco silva e ter tal desabafo??

    [Responder]

  114. 114 114  Arquiduquesa de Grayskull

    João Gomes,
    dizer que o drama vivido por milhares de retornados em 74/75 foi uma “fuga das colónias quando deixaram de ter as costas quentes dos militares portugueses” é não apenas ser ridículo, é sobretudo ser ofensivo. A cantiga pode soar-lhe bem. Mas está desafinada amigo. Não sei o que é isso a que chama ‘colonos’. Venho de uma geração de retornados em que já a minha bisavó nasceu em África. Era branca. Natural de Angola. Mais africana que europeia como pode calcular. Não era ‘colona’. Porque nasceu em África. Não estava em África para colonizar. Estava em África, porque era ‘de África’. Suponho que a ela, infinitamente indiferente a questões políticas, pouco lhe interessasse a designação que, por imposição da metrópole, trazia no bilhete de identidade: ‘cidadão de 2ª categoria’. Nem ela, nem os meus avós, nem os meus pais que eram pessoas simples, interessadas sobretudo em trabalhar, eram considerados ‘cidadãos apenas’. A colónia não os considerava da ‘mesma’ raça, percebe? Eram os ‘portugueses de segunda categoria’. Curiosamente, os grupos de guerrilheiros que lutavam justamente pela independência também consideravam esses ‘portugueses de segunda categoria’ como uma espécie de ‘angolanos de segunda categoria’. Por isso os ‘retornados’ ou os ‘colonos’ como quiser eram assim uma espécie de seres apátridas indesejados no país que os viu nascer e no país colonizador. É preciso não ter passado nunca por um conflito realmente sério, nem ter temido nunca verdadeiramente pela vida em virtude de contextos políticos adversos, para vir evocar essa ideia nada honesta, fica a saber, de falta de coragem no que a um fenómeno de refúgio político diz respeito.

    [Responder]

  115. 115 115  Maria

    “A colónia não os considerava da ‘mesma’ raça, percebe? Eram os ‘portugueses de segunda categoria’.”

    Ole.Verdade pura e simples.
    Esses foram os tempos e foram bem negros.
    Quando a chamada “classe social”priveligiada de certa gente entendia que podia classificar pessoas por castas numeros ou raças.

    Ainda entende e claro e de vez em quando foge-lhes a boquita para a verdade porque o corpo humano e uma excelente maquina–quando submetida a pressao revela sempre o que a pessoa a quem pertence tenta ocultar.

    Eu que nunca estive em africa e nao tenho familiares por ali tive muitos mas mesmos muitos amigos e amigas que sofreram e muito com esse comportamentos , estou por isso muito bem informada do que por la se passava.Mas quanto a pessoas a classificar outras por imaginarem que lhes sao superiores, nem e preciso ir a Africa.
    Ha por aqui, neste nosso paraiso perdido muita gentinha do genero.Gentinha que continua a viver no passado de habitos e formas e ate que tais mentalidades desapareçam havera sempre muita injustiça. Infelizmente a esses juntam-se os que nao podem ou nao querem ou nao sabem ver.
    O que torna tudo sempre muito mais dificil.

    [Responder]

  116. 116 116  Besugo

    Concordo com tudo o que a Arquiduquesa escreveu (como sempre). Mas olhe que já conheci cada “colono” do mais tirano e execrável possível… e que contam umas histórias de fugir!

    Isto há de tudo claro, e portanto não se pode generalizar tal como o João Gomes fez.

    [Responder]

  117. 117 117  laura

    Bolota:
    Nããão! Pacheco Pereira é lá agora uma pessoa culta. Pelo menos ao pé de si, empalidece.

    João Gomes:
    Claro que não podemos estar de acordo.
    Mas ao menos que seja em relação ao que tem mesmo de ser, sem equívocos!

    E assim, eu acho que não leu bem o que eu disse. Primeiro, falei da polissemia do termo “raça”. Depois descrevi aquilo que são as ratoeiras do pensamento moralista-conservador, e das hipocrisias óbvias a que leva nesta questão. Que eu sistematizei em hipóteses, relativas aos diferentes modelos subliminares de condenação que eu tenho visto serem usados (e abusados).
    Num deles, está a possibilidade de acharem que o caso é grave porque Cavaco sabia muito bem o que estava a dizer. E a contradição implícita (então o PR é culto ou não é culto?).

    Mas eu não disse nunca (se reparar) que Cavaco Silva é o protótipo do Presidente culto. Mentiria se o afirmasse.
    Não, CS é dono de uma vastíssima cultura profissional, mas não simboliza a cultura no conceito mainstream da palavra.
    Até hoje, o PR mais culto que tivemos foi Sampaio. Sem dúvida.
    - Soares? Nem cultura, nem cultura profissional. Tudo muito armado com laca, allure, pequenos tiques de aculturação, ‘flashes’ sobre isto e aquilo; o mais possível de acordo com a nova lista oficial de gostos, citações, musts e mitos do anti-regime; muita leitura; má escrita; e muita pose.
    Rien de plus.

    Pessoas cultas (e livres, como é suposto), no conceito verdadeiro e exigente do termo, há até muito poucas.
    Agora gente muito lida, informada, viajada, inteligente e reflexiva, há bastante mais. Sempre houve.
    Infelizmente, até é, paradoxalmente, cada vez mais fácil brilhar nesse firmamento (ou na abóbada celeste que é mais visível…).

    MAS não comparei CS a ninguém.

    O que eu disse, e repito, é que há certa esquerda que ainda goza do estado de graça pós-25 de Abril e do “factor PCL” (pensamento clandestino libertado..).
    E que se julgam inultrapassáveis e donos de tudo aquilo que há para ter em matéria de cultura.
    É um novo riquismo como outro qualquer.
    Percebe-se lindamento.
    Mas, coitados! – Não é que acreditam mesmo em si próprios e se julgam o centro-referencial do mundo, com o monopólio da ‘inteligentsia’, da sabedoria, do conhecimento, da abertura de espírito, da soberana Luz da clarividência e por fim, do rol-dos-únicos-autores-cujo-pensamento-alguma-vez-riscou?

    Na verdade, hoje em dia isto já entrou no ridículo.

    Pois é, para esses nem JPP nem VGM nem JLA e outros quejandos.

    E não, as coisas não são assim!
    Não há um padrão único para a ética. Como não há para a estética.

    [Responder]

  118. 118 118  João Gomes

    Arquiduquesa;Besugo:
    Mas eu não generalizei coisa alguma relativamente à saída das gentes das ex-colónias. E sei bem o drama por que passaram, dado lá terem as suas vidas e famílias constituídas. O que eu disse é que os que AGORA têm muita “raça”, lá não tiveram nenhuma, fugiram!
    A maioria, é verdade, teve mesmo que vir embora, não havia condições políticas e de segurança que lhes permitisse manter o “status” adquirido. E era inevitável o confronto entre negros e brancos: os que ficaram, andaram décadas a aguentar o racismo de muitos negros…
    Uma coisa não vale a pena: é branquear a história e fazer de conta que não houve colonizados nem colonizadores.
    Sobre o risco de vida, Arquiduquesa, sabe lá os riscos por que já passei. Até no golpe militar de 25 de Abril corri riscos. Mas não imaginávamos, os militares, que iríamos ter tão pouca resistência dos “raçados” e tanto apoio do povo português…

    [Responder]

  119. 119 119  Arquiduquesa de Grayskull

    Colonizadores. Ora aí está um conceito opaco. Normalmente são todos os que estavam nas chamadas colónias. Repare-se: a esmagadora maioria dos ‘retornados’ na versão fascista, ou ‘colonos’ na versão antifascista, ‘retornam’ em 74/75 a um país onde nunca tinham sequer estado. ‘Retornam’ a um país que, geograficamente, não conheciam. Para falar de colonizadores, retornem ao séc. XVIII / XIX. Em 1974, não havia colonos. Havia pessoas nascidas em África, que não conheciam outra coisa a não ser África. Gente africana de coração e de facto que não foi tida nem achada por nenhuma das partes no momento da descolonização. Gente ruim, racista, abusadora, há-a em toda parte. Em África. Na Europa. Em toda a parte. Agora persistir na ideia de que os retornados estavam ao serviço do regime colonizador e fascista é um disparate grosseiro e, desculpe João, tlvz tenha interpretado mal as suas palavras, mas insinuar que os ‘colonos’ vieram para Portugal porque não tiveram coragem de ficar… enfim, sabe? demasiado cansada de ouvir a historieta de que os retornados andavam era em África a bater nos pretos e a explorar com avidez vampiresca as riquezas que o regime depois sonegava aos portugueses da metrópole etc …

    [Responder]

  120. 120 120  David Fernandes

    Como a Arquiduquesa já explicou, o João Gomes não sabe do que fala; mas insiste:

    “A maioria, é verdade, teve mesmo que vir embora, não havia condições políticas e de segurança que lhes permitisse manter o “status” adquirido.”

    Para os que conheço, e não são dois nem três, o “status” adquirido era, tão singelamente, viver. Não eram patrões nem proprietários de coisa nenhuma.

    ok??

    [Responder]

  121. 121 121  Besugo

    “O que eu disse é que os que AGORA têm muita “raça”, lá não tiveram nenhuma, fugiram!”

    Fugir ou morrer? … Hmmmm… que decisão difícil!

    Conheço uma família que de tão aflitos que estavam, iam-se esquecendo de um dos filhos em casa. Depois de corrigido o “esquecimento”, FUGIRAM para África do Sul.
    Para grande felicidade minha, estão todos vivos e gozam de boa saúde ;) .

    [Responder]

  122. 122 122  Bolota

    “ E que se julgam inultrapassáveis e donos de tudo aquilo que há para ter em matéria de cultura.”

    Ó Laurinda, linda, linda (bis)
    És mais linda do qu’o Sol(e)
    Deixa-me dormir uma noite
    Nas dobras do teu lençol(e)

    (popular)

    Em matéria de cultura sempre lhe digo que arranqueis os alhitos, que nã tavam maus de todo. Não me tivessem roubado os maiores e…

    Com que então, o JPP e´culto, não é??? Então que seja. Mesmo assim gosto mais de passarinhas fritas

    [Responder]

  123. 123 123  João Gomes

    Arquiduquesa,
    Não penso nada que as gentes que tiveram de sair das ex-colónias fossem piores ou melhores das que residiam no “continente”. Estavam era numa outra realidade, num país em conflito, e que historicamente estavam condenados à mudança de bandeira.
    A maioria teve que vir embora porque não lhes restava outra alternativa. Por medo, é óbvio, sabiam o que tinha acontecido noutras descolonizações e os traumas que delas decorreram. E tinham razão: muitos dos que ficaram foram perseguidos e até presos. E qualquer pretexto servia, inclusive o de serem brancos. E eu, cara Duquesa, se estivesse naquelas circunstancias, também fugiria, viria embora. Prezo demasiado a liberdade e a dignidade humana para suportar tais processos.

    David Fernandes,
    Falo do que conheço e sei que não sei tudo e muitas vezes estou enganado.
    E é verdade, a maioria nem era proprietária ou patrão de coisa alguma. Eram funcionários públicos com privilégios tais que lhes permitia VIVER enquanto a restante população SOBREVIVIA…

    [Responder]

  124. 124 124  Mouzinho

    Caro Daniel,

    O sr Cavaco e muitos da sua geração foram educados num tempo em que o dia ainda se chamava da “raça” (como a minha avó ainda fala em reis e carro eléctrico…), logo não parece que exista qualquer convicção “nacionalista” no discurso do senhor. Existiu logo o histerimo do BE e do PCP, sempre à espreita de desenterrar o fantasma do Salazar, mas que neste caso foi também o complexo anti-cavaquista, misturado com algum oportunismo político para aproveitar a gaffe.

    Mas vejamos o que disse o PR, e que provocou tanta celeuma…

    O Estado Novo era (teoricamente) multicultural e multirracial. Digo teoricamente dado que em termos de direitos havera segregação clara. Hoje a sociedade portuguesa será mais “multicultural”, com tudo o que isso acarreta em termos sociais, e de identidade (há muitos portugueses de BI que se denominam cabo-verdeanos, angolanos, etc apesar de terem nascido cá conforme um estudo do ISCTE que conhecerá)

    No entanto, será totalmente descabido falar de uma portuagalidade associada a determinadas características fisícas, logo raciais? Sendo a população portuguesa maioritariamente caucosóide, não é descabido, tal como acontece com ser negróide em Angola. É lógico que haja uma relação muito forte entre ser português e ser de uma determinada “raça”, e isto é o pensamento da maioria do povo português…preto ou branco, conforme dizem os portugueses pretos/negros que cá vivem…

    Pergunta inocente: Se a a maioria acha que existe uma relação directa entre ser português e ser de determinada raça…porquê tanto chinfrim?

    [Responder]

  125. 125 125  Fado Alexandrino

    Maria
    13 Jun 2008 às 15:38

    A discussão sobre o que era a África portuguesa em 1974 parte de duas verdades.
    A verdade oficial propalada pelo PCP e demais agremiações de esquerda e a verdade.
    Acontece que só uma é verdadeira.
    A questão dos brancos de 2ª classe era um problema administrativo e não tinha nada a ver com a raça como nós a conhecemos e a esquerda agora diz que não existe.
    Mas, claro, quem de África só conhece os programas do Doutor Furtado pode enganar-se em muitas coisas.

    [Responder]

  126. 126 126  Besugo

    “No entanto, será totalmente descabido falar de uma Portugalidade associada a determinadas características físicas, logo raciais?”

    E eles a darem-lhe…

    “Se a a maioria acha que existe uma relação directa entre ser português e ser de determinada raça…porquê tanto chinfrim?”

    A maioria salvo seja… e além disso a maioria raramente está certa ;) .

    Diga-me uma coisa Mouzinho, você é branco?
    É que sabe… SER BRANCO E PORTUGUÊS em Portugal, é muito diferente de ser branco e Português em França, Áustria, Alemanha, Finlândia, Rússia, Itália, etc, etc, e até mesmo em Espanha.

    Quem você acha que é nesses países?

    1- Um homem branco?
    2- Um Português?
    3- Um homem Português branco?
    4- Um homem de raça branca?
    5- Um homem?

    Nota: Atenção que algumas das respostas só serão válidas se acompanhadas pelo respectivo “pedigree”.

    [Responder]

  127. 127 127  Maria

    Eu sei la se o PR e culto ou nao e culto e sei la que tipo de cultura ele tera.
    Alguma ha-de ter, tirou um curso superior foi Prof antes de ser Pr; logo ha-de pelo menos saber ler e isso sempre ajuda as culturas, mais que nao seja da batata.
    Mas nao me parece que seja necessario ter um grau de cultura assim tao enorme para se saber o significado / significados da palavra Raça, que obviamente e como todas as palavras que usamos dependem tambem e muito do contexto em que as utilizamos.
    Para alem disso e passe embora as culturas ou nao presidenciais,de um facto nao podemos esquecer-nos.
    Do passado.
    Do de Cavaco e de Portugal.
    E de que no passado
    ( infelizmente demasiado recente ) a palavra raça foi usurpada e usada no pior contexto por uma politica que distinguia entre pessoas e cores e que desprezava e explorava todos aqueles que nao considerava seus iguais. Portanto o PR da republica deve antes de mais pensar e muito bem no que diz e como diz antes de abrir discurso.Porque se ele proprio entende que um PR deve ser escutado e porque tem a noçao exacta de que o que diz deve ser importante para os que ouvem.E sendo assim deve eviatr palavreado inutil e incendiario.
    Nao sei se Cavaco silva e ou nao uma pessoa culta do ponto de vista formal, mas para uma coisa e PR e lhe pagam os portugueses.Para que pelo menos tenha uma boa cultura politica.Nao e exigir muito que aprenda a usar melhor as palavras que aprendeu.

    [Responder]

  128. 128 128  Mouzinho

    “Caro Besugo,

    Respondendo à sua questão : “”Diga-me uma coisa Mouzinho, você é branco?”" Sou branco sim.

    “”É que sabe… SER BRANCO E PORTUGUÊS em Portugal, é muito diferente de ser branco e Português em França, Áustria, Alemanha, Finlândia, Rússia, Itália, etc, etc, e até mesmo em Espanha.”" isto é um pouco à Palisse, não acha? qual a relevância desta afirmação? Já agora o diferente pode até ser melhor…depende da condição social (mais uma para la palisse) ..obviamente o português branco que vai trabalhar para uma fábrica em Inglaterra tem uma vida bem diferente que o Bosingwa, não lhe parece?

    “”Quem você acha que é nesses países?

    1- Um homem branco?
    2- Um Português?
    3- Um homem Português branco?
    4- Um homem de raça branca?
    5- Um homem?”"

    Sou todas essa opções, embora a opção 3 possa ser (para algumas pessoas) uma redundância. Para os amigos sou o Mouzinho, para os outros só qualquer uma dessas opções, como poderia ser o “”gordo”", o “”magro”", o “”caixa de óculos”", o calmeirão, dependendo das características fisícas que tenha.

    Você já reparou que as pessoas falam em terceiros (especialmente se têm pouca proximidade) pegando em características fisícas, na nacionalidade, etc? Já reparou que muitas vezes se refere o sr Scolari como “”brasileiro”"…, e o Mourinho “”lá fora”" como português…será o país, e o resto da europa todo fascista?

    Curiosamente até lhe posso contar uma história engraçada…um dia tive de ir à Guiné, e fui com 2 amigos negros que causaram grande admiração na embaixada quando fomos pedir o visto…”"são portugueses? de certeza? que estranho”"…realmente os srd da embaixada devem ser também uns “”facistas”"…lol

    Já agora caro Besugo, gostaria que rebatesse os argumentos com algo melhor que “”a maioria nem sempre tem razão”", e se conhecer alguns africanos eles podem confirmar realmente aquilo que disse que não é totalmente descabido falar de uma Portugalidade associada a determinadas características físicas, logo raciais…veja por exemplo como os negros (mesmo os naturalizados, ou já nascidos portugueses) se referem aos brancos muitas vezes como “”os portugueses”".

    Se por acaso conviver com negros pergunte-lhes se isto ocorre ou não. Daqui pode ver que aquilo que disse não é descabido.

    ps- para horror ao seu pensamento politicamente correcto, inquisitorial e dicotómico estas constatações faço-as por convívio próximo com negros, em Portugal, sem que isso me faça os lhe faça a eles racistas.”

    [Responder]

  129. 129 129  João Pedro

    Viva Portugal e os portugueses. Basta ir ao dicionário para perceber que a palavra raça pode ser entendida de várias formas. Uma delas é o conjunto de caracteristicas que diferencia um povo ou a população de determinada região. Uma das características da nossa raça é não darmos valor suficiente àquilo que é nosso ao contrario da maioria dos outros povos.
    Só por manifesta má fé é que se pode acusar o cavaco do que quer que seja. Celebrar Portugal e os portugueses não tem nada de errado, antes pelo contrario devia acontecer mais vezes. É claro que estas criticas vêm sempre dos mesmos: dos esquerdistas empedrenidos que se acham superiores moral e intlectualmente e ainda têm o displante de vir acusar os outros de se acharem superiores. Tenham vergonha na cara.

    [Responder]

  130. 130 130  Besugo

    Mouzinho,

    concordo com muita coisa que vocês escreveu, mas continuo a discordar disto: “não é totalmente descabido falar de uma Portugalidade associada a determinadas características físicas, logo raciais”

    Ou seja, Portugalidade associada a determinadas características físicas (bigode, barriga, careca, morenos,etc) talvez!

    Logo raciais??? Não concordo! Por razões que já disse atrás mas que posso repetir. Homem e mulher = 1 raça. Estou cansado deste eterno debate, fico-me por aqui.

    [Responder]

  131. 131 131  Directus

    Nesta ditadura do “políticamente correcto”,certa esquerda, especialmente a comuna, ficou indignadíssima com a utilização do termo “Raça” por parte do Presidente da República.
    Normalmente a culpa destas polémicas é em grande parte da Comunicação Social que está sempre pronta a dar voz a estas tretas que não interessam a ninguém e que só servem para desviar as atenções daquilo que são realmente os grandes problemas dos portugueses.
    O termo “Raça” com certeza que foi usado no sentido de “portugalidade” de “um orgulho especial de ser português (como todos os outros povos terão o seu à sua maneira) e portanto é abusivo estar-se a fazer conotações com o que quer que seja.
    Mas como os comunistas acham que o Stalin era um santo se comparado com Hitler, temos de aturar estes palermas que deveriam era estar calados e agradecidos por serem tolerados nesta democracia que inexplicávelmente admite extremismos de um dos lados em vez de bani-los a ambos completamente.

    [Responder]

  132. 132 132  João Pedro

    Ó besugo, pegue num bom dicionário e veja o que lá vem sobre raça. Verá que raça não é apenas a raça humana, pode até ser emprege para pessoas de uma pequena cidade ou para pessoas que revelam certas caracteristicas. Não se trata de concordar ou deixar de concordar, é o que é, a não ser que não concorde com o dicionário da academia das ciências de Lisboa.

    [Responder]

  133. 133 133  Besugo

    “a não ser que não concorde com o dicionário da academia das ciências de Lisboa”

    Assim seja!

    [Responder]

  134. 134 134  Besugo

    Quando aparecer uma religião que tenha como livro sagrado o dicionário da academia das ciências de Lisboa, já sabe o que fazer ;) .

    [Responder]

  135. 135 135  João Pedro

    Aderia mais depressa a essa religião(a da ciência) do que à da foice e do martelo e outras que tais. Um dicionário revela factos históricos e neste caso o facto é que ao longo dos tempos a palavra raça foi utilizada com vários significados(5 ou 6 pelo menos). No contexto em que foi referida justifica-se perfeitamente em termos de bom português.

    [Responder]

  136. 136 136  Besugo

    Está claro então… nem vale a pena debater-se mais o assunto! A resposta está no dicionário!

    E se acha que eu tenho alguma simpatia por algum partido político…

    [Responder]

  137. 137 137  Alberto Dias

    Mas que discussão idiota!
    O “Dias da Raça” era a designação salazarista do Dia de Portugal.Ponto final. Qual “arreganho”, qual “vontade”…
    Cavaco usou a expressão no sentido em que o sinistro geronte de Santa Comba o usava. Talvez sem se dar conta disso; mas, nesse caso, porque na sua cabeça ficou impressa a marca dos 30 ou 40 anos que viveu sob a ideologia clerical-fascista do Botas.

    [Responder]

  138. 138 138  Besugo

    De Boliqueime não sai nada de bom… já tinha escrito isso. Vão aprender da pior maneira.

    [Responder]

  1. 1 Cavaco Silva sublinha o dia da raça « O Insurgente
  2. 2 :: Novopress.info Portugal » Blog Archive » Cavaco Silva sublinha o dia da raça

Leave a Reply