“Para nós, é como se fosse o fim do mundo”. Foi desta forma que o porta-voz de Jörg Haider comentou a morte do líder da extrema-direita austríaca. O tom apocalíptico desta frase, reminiscente de grupos religiosos fanáticos como o de Waco, é exemplar sobre o verdadeiro carácter de movimentos como o de Haider.
Por Pedro Sales 11 Out 08 em Obituário



Castigo de Deus.
Menos um filho da puta à face da terra.
Correndo o rico de ser cruel, acho que só a sua família e os seus acólitos sentirão a sua falta. O mundo será seguramente hoje um lugar um poucochinho muito pequenino melhor.
Luta continua, nao te esqueças disso quando viermos aqui comentar a morte do fidel, ok?
RIP
Impressionante…todos diferentes …todos iguais…à morte de um ser humano…os radicais de esquerda demonstram a sua essência….TENHAM VERGONHA NESSA CARA!!!
Também já postei hoje sobre o mesmo assunto aqui. Nada como compará-lo a Lady Di e a James Dean…
Isso de Fim do Mundo, não remete para Aquecimento Global, perdão, Alterações Climáticas?
.
A utilização do frase em aspas ou se trata de má fé, ou canalhice ou pura estupidez, há que é perfeitamente normal ser dita neste tipo de contexto. A comparação com WACO é sintomática da patetice e igmorância que existe em certa “intelectualidade”.
É também por haver gente como o Pedro Sales que a extrema-direita vai crescendo Europa fora, apesar da censura que se lhe vai fazendo.
ps - não sou PNR, nem nacionalista, as começo a achar que a esquerda”totó” é o seu maior aliado
Violento demais para que tenha sofrido. É pena…
A terra ficou um pouco mais respirável.
Independentemente do que quer que seja, teve cerca de 30% dos votos nas ultimas eleições, democráticas, no seu País.
Não seria mais radical do que alguns comentários que leio aqui… de uma minoria radical e ressabiada, que cultiva o odio, ainda existente no nosso País.
O que é que o homem fez de mal além de ter uma ideologia contrária à da maior parte de nós. Alguém que me diga porque eu sou pouco informado.
2 A Luta Continua!
11 Out 2008 às 14:21
Menos um filho da puta à face da terra.”
sim, agora para o mundo ficar equilibrado, so falta um filho da puta da extrema-esquerda tambem sair da face da terra, por mim, bem podia ser o Hugo Chavez…
CASTIGO DE DEUS
Os mártires são sempre perigosos, mas este não sei se é mais perigoso agora depois de morto. Penso que não.
Desejo-lhe que encontre muitas minorias étnicas no local para onde foi… Nem que sejam as pobres das minhocas…
Todos os dias morrem pessoas… bem melhores também.
É a vida!
a estupidez da extrema-direita portuguesa também é assinalável…
diz o Mouzinho que é por causa do PSales que a extrema-direita cresce…Eu diria que é por causa de tipos como Haider, mas enfim, isso sou eu que pertenço à esquerda tótó (mas não à intelectualidade, como acho que o PSales também não - desculpa lá Pedro.)
Outro iluminado, diz que Haider teve 30% nas últimas eleições. não teve; ficou pelos 11%.
O João Pedro está de facto pouco informado. A Haider é atribuída a famosa frase no parlamento que reza mais ou menos isto: O Terceiro Reich conseguiu pôr a economia em ordem, e agora nem sequer isso conseguimos”. As influências neo-nazis em Haider eram também ´facilmente identificáveis. Mas que é que isso interessa: ele só tinha uma “ideologia contrária à da maior parte de nós”. Coitadinho do Hitler, acho que também se queixava de ser incompreendido.
Curiosamente, para gajos estúpidos como o tric, é preciso que se diga que Haider apoiou Sadam Hussein (não concordaria pois não?). Há quem diga que era um certo antisemitismo latente, mas quem sabe…
finalmente, Haider, como outro grande defensor da família (Paulo Portas) era homossexual. Que é que se passa com a extrema-direita que gostam tanto da família mas são todos homossexuais (no armário)? Deviam era estar na linha da frente da defesa do casamento homossexual, cum caraças!
Menos um facho nojento filho da puta!!!
O planeta agradece..
Usar Haider para falar em Wako é uma completa estupidez. Wako é o exemplo em que o estado e a sociedade bem pensante interferem à força junto de uma comunidade para impôr as suas ideias… Pegando num tema da semana, imaginemos o ruído que andaria por este blog se a polícia resolvesse cercar a casa de um casal gay só porque tinha lá dentro crianças…
Quanto ao resto das imbecilidades do Pedro Sales, resta observar como o BE reagiria se ficasse sem o vigário Louçã… Pelo menos uma certeza, a estupidez de alguns como o “senhor” PedroSales iria continuar…
Emanuel,
“Wako é o exemplo em que o estado e a sociedade bem pensante interferem à força junto de uma comunidade para impôr as suas ideias”.
Só você para me fazer rir. obrigado.
Não sinto alegria nenhuma por mais uma morte violenta.
Só sentiria algum sossego se esta pessoa tivesse conhecido durante a sua vida uma derrota política fulgurante que lhe mostrasse uma sociedade austríaca que rejeitasse veementemente a sua ideologia.
Infelizmente morreu na mó de cima…
caiu de maduro
Que idiota você me saiu, Pedro Sales. Onde é que você estava em 4 de Dezembro de 1980? Não sei se sabe o que então aconteceu, mas na altura houve muita gente que se sentiu e fez suas as palavras do porta-voz, aquelas que você equipara à dos grupos religiosos extremistas de Waco. Pelos vistos, a sua interpretação do debate político é que do outro lado da barricada não há seres humanos… Que imbecil! O Daniel Oliveira fez uma contratação à altura…
Frase como a que proferiu o porta-voz de Haider são próprias de quem endeusa a figura do líder, identificado neste caso com a salvação da pátria. Está para a política como o fanatismo de Waco está para a religião e o sentimento religioso. Muito distante.
Se não vê o carácter apocalíptico da frase, tudo bem, mas daí até vir para aqui defender que eu entendo que não há seres humanos do outro lado da barricada (que barricada?, nunca fui à Áustria e nem me dei ao trabalho de saber qual foi o resultado deste senhor nas últimas eleições) parece-me muita presunção vindo de quem não me conhece pessoalmente.
Nuno Castro
1 - É óbvio que é por causa dos líderes que os partidos e os movimentos crescem, mas como se tratam de “escolhas”, os ataques e diabolização imbecis que se fazem também “ajudam”. O seu amigo Zé (ao arrepio da lei) esta semana lá deu uma ajuda e lá mostrou o carácter democrático da esquerda.
2 - Por falar em imbecilidade: qual a relevância da orientação sexual do sr? Cuidado, pode ser vítima dos “activistas” desse tema “fracturante”, mas pior é a cretinice do argumento, e a patetice de dizer “Que é que se passa com a extrema-direita que gostam tanto da família mas são todos homossexuais “. Pelos vistos além de ser da esquerda totó é boçal.
3 - Os comentários ao post não têm tanto a ver com ser esquerda ou direita, mas o facto de citar uma frase após um acidente de forma pulha, e fazer uma comparação também ela absurda,
4 - 11% é pouco?
Muito interessante ver como a esquerda reage à morte de Haider, com uma quase euforia, inclusive com insultos a uma pessoa recentemente falecida. Muito interessante para quem defende o humanismo, os valores inerentes à pessoa humana, as conquistas da civilização contemporânea …
Já agora Daniel Oliveira, será capaz de justificar a aceitação de alguns comentários acima, ao abrigo da regra deste blogue que proíbe o insulto ? Ou será que essa regra só se aplica quando o insulto é dirigido a homossexuais ou a negros (que, só para que fique claro, eu condeno de igual forma) ?
A questão que coloquei, poderá, como é óbvio (e se quiserem) ser respondida por qualquer das outras duas pessoas responsáveis por este blogue.
Não sei a que esquerda se refere. Não comentei a morte de haider, mas um comentário do seu porta-voz que me parece revelador do carácter do movinto.
Quando à sua pergunta, a resposta é simples. Fui eu que os aprovei. Os outros a que se refere foram apagados pelo Daniel. Critérios diferentes, só isso, e a pouca paciência para, às vezes, ler todos os comentários. Confesso que, também eu, me sinto incomodado com a crescente virulência de alguns comentários, mas, como vê pelo nível dos que me são dirigidos, tento conter-me ao máximo na “censura”.
Oh, o Paulo Martins tão indignado!!
Lamento, mas não me causa qualquer sentimento de compaixão, ou pena, o desaparecimento de um tipo tão execrável.
Para sabermos exactamente do que estamos a falar, deixo aqui alguns “pérolas” do racista e xenófobo Heider:
Na década passada, disse que “o Terceiro Reich praticou uma política de ocupação correta” e qualificou como “centros penais” os campos de concentração nazis.
Em 1995, durante um discurso numa reunião de veteranos da sanguinária SS na Caríntia, Haider afirmou que “é bom que neste mundo ainda existam pessoas decentes, de caráter, que defendem suas convicções e que se mantêm até hoje fiéis a elas, apesar de ter os mais fortes ventos contra”.
“Temos de proteger nossos valores, a cultura maioritária e nossas tradições da crescente islamização”, argumentou um sorridente Haider em milhares de cartazes eleitorais nas últimas eleições.
Que arda no inferno!!
Vou repetir o que escrevi noutro post:
Não sei qual a surpresa. O Pedro Sales, manifesto militante da extrema esquerda, sorri com a morte de um manifesto militante da extrema direita. Qual é o problema? Não é suposto os extremistas serem assim?
vamos lá ver uma coisa. a morte do senhor haider, com o qual naturalmente eu não simpatizava, é uma morte como tantas outras. no entanto, a descontextualização desta frase, típica nestes momentos de dor, não é, estou certo, a melhor maneira de combater os extremos destes movimentos.
Pedro:
Foi difícil ser neutro em relação a Haider em vida. será difícil ficar indiferente á sua morte.
É certamente fundamental encará-lo enquanto ser humano (muito) falível e com respeito, independentemente de este não o ter feito nunca durante a sua vida em relação a uma vasta parte da sua própria sociedade…
Não sou extremista de qualquer ala mas perdoem a minha fraqueza quando digo que não terei saudades.
Obrigado Pedro Sales pela explicação clara. Mais clara não podia ser.
Não merece condescendência alguém que desprezou a memória de milhões de vítimas do holocausto nazi e elogiou constantemente os sequazes e os seus propósitos.
Mas estamos a falar exactamente de quê??!!!
Caro Pedro,
Onde é que eu “ri” com a morte do Haider? Limitei-me a comentar uma frase do seu porta-voz e que me parece reveladora do carácter político do seu movimento. Pode discordar da minha leitura, agora o que convinha era comentar aquilo que eu disse e não fazer processos de intenção sobre aquilo que acredita que eu estou a pensar.
De qualquer forma, julgo que seria preferível uniformizarem os “critérios”, pois pode parecer (eu sei que não é) discriminatório.
Paulo Martins,
Tem razão, temos que ver isso.
Tenho pena de si Pedro Sales, não consegue apesar da idade ser um homem maduro. Tentar confundir o sentimento de pessoas que estão de luto á apenas poucas horas, que devem estar emocionalmente afectadas, pessoas que tem representação institucional com tolinhos marginais da sociedade mostra a sua falta de cultura, de sensatez, de respeito pela vida humana e um grave condicionamento pavloviano, pois nota-se que com a morte de Haider tinha que vir escrever alguma coisinha nem que seja merda.
Haider tinha razão quando dizia que Terceiro Reich pôs a economia em ordem, para isso é preciso saber quem foi Hjalmar Schacht que morreu velhinho e tomou politicas economicas que hoje a esquerda caviar quer implementar neste crise em que estamos, claro que com isto eu não defendo estas politicas para o nosso momento, naquele da Alemanha de 30 era a única via.
Heinz Fischer que é de esquerda disse que é uma “tragédia humana” a morte de Haider.
é curioso o conceito de fim do mundo desta rapaziada, tendo em conta que comentam o holocausto, entre outros pormenores da história, com um encolher de ombros (na melhor das hipóteses).
em resposta ao Mouzinho, comecemos pelo fim
11% é pouco? Não. Mas mostra que você não percebe do que está a falar. Utilizou os argumentos dos 30% para justificar a legitimidade popular do Haider. Se percebesse alguma coisa, teria respondido que ele de facto já teve perto disso, com 27%. O argumento é académico (assim como a conversa), mas revela que quem veio para aqui muito vexado com o artigo do PSales, está fundamentalmente muito preocupado com a morte do Haider.
2º o argumento da homossexualidade ser boçal…Sim, até certo ponto. Pretendia simplesmente espicaçar as hipócritas consciências da direita e, em caminho, dizer que o Haider era um aldrabão e claro está um hipócrita que andava sempre a pregar moral - a do nacionalismo, a da segurança, a da pureza, a da ordem, etc, etc. Se não percebeu, é porque consigo o adágio bom entendor meia…não pega.
3º e embrulhando o primeiro e o segundo comentários que são na verdade apenas um: a animosidade das respostas - a sua inclusive - ao post do PSales revelam apenas um insólito amor ao político Haider. Nem o post do PSales me parece minimamente ofensivo para gerar uma reacção destas. Não vejo o PSales a regojizar morbidamente com o acidente e morte de Haider. E o meu comentário sobre a homossexualidade prende-se com a frase do porta-voz (e nesse aspecto não concordo grandemente com a sugestão de PSales) que, quase que apostava, mantinha uma relação para além da política com Haider.
Seja como for, os adoradores de Haider, quanto muito, poderiam não concordar e avançar argumentos que contradissessem o que diz o PSales; e não lindos mimos como esquerda tótó, etc.
mas não nos enganemos, a resposta é simples: as reacções mostram apenas um insuspeito fascínio pelo amigo Haider - fascínio partilhado pelo Paulo Portas - e que nos leva apenas a concluir que a nossa direitinha é, simplesmente, mais fascista do que aquilo que gosta de admitir.
espero que agora esteja tudo esclarecido.
Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma… e os extremos tocam-se.
Minhoto,
ainda bem que consegue ter esses insultos todos para mim. Vindo de quem defende o III Reich (ou será que não percebe que a ordem económica que Hitler repôs foi à custa construção de uma máquina de guerra, com os fins que se viu, e da expropriação dos judeus ricos?) é um elogio. Mas isso sou eu que não sou “maduro”, “inculto”, “insensato” e que não tem “respeito pela vida humana”.
fanatismo religiosos como os de Waco que se vive presentemente na venezuela mostra bem o caracter do movimento - o socialismo do sec.XXI. fanatismo esse bem patente nos primeiros segundos do seguinte video
http://www.youtube.com/watch?v=R8yTMX3ostI&feature=related
e este fanatismo waconiano ja se encontra no poder…
Não apenas portavoz, Daniel, segundo entendi da notícia, mas o segundo em posição no movimento/partido de direita que amedrintou a Europa aqui há bem poucos anos. Para dar a importância que de fora se lhe viu, quanto mais agora vista assim de dentro, ó meu?
E no caso esse Haider nem ia de má intenção, a correr para o aniversário da mãezinha de 91 anos, a esta hora ternamente desgostosa ainda mais que esse que depois falou.
Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma… e os extremos tocam-se.
Tal qual, o papa Joao Paulo II, como a Madre Teresa, não o provaram mais, nem um dia algum de nós.
Pedro Sales, eu não defendo a politica do Terceiro Reich, nem de perto, não tente por na minha escrita algo que eu não escrevi, há falta de melhor argumento vem a desonestidade intelectual (mais um) mas comigo não pega, dado que mostra ser bruto (é pá mais um, fonix!) ao ponto de desumanizar a morte do senhor Haider (de quem eu tinha muito pouco apreço) que a esta hora deve estar a ser chorado por quem sentia algo por ele, habilita-se a ser rotulado.
Ó homem vá ler uns livrinhos e depois vai saber como foi criada essa “máquina de guerra”, se acha que a “nacionalização” do sector judeu da economia foi a sua maior contribuição então está muito enganado, contribuiu de uma forma
muito pequena. O que fez Hjalmar Schacht foi passar de uma economia de mercado para uma economia real que fica afectada aos meios de produção sob uma vista keynesiana. Isto passou-se no inicio da década de 30 não a meio da
guerra.
Minhoto,
Claro que se passou nos anos 30, foi o que eu disse. A construção de uma máquina de guerra, óbviamente construída e preparada em tempo recorde antes de 1939. Olhe que sei umas coisitas sobre esse tempo e não nos venha defender a economia de Hitler porque, se é certo que acabou com a hiperinflação, a conta tinha que acabar por rebentar. O expansionismo alemão, para além de ideológico, foi também uma forma rápida para equilibrar as contas de um país que se estava a hipotecar com a construção de um exército monumentalmente dispendioso.
Era nazi.
Estava a preparar-se para recriar outro partido nazi que ganhasse as eleiçoes.Estava a preparar mais um momento longo e negro na historia da europa.
Morreu.Foi-se.Ja nao esta capaz.
Esperemos que mais um pesadelo nazi tenha ido com ele.
Pedro Sales, a resposta que aqui colocou imediatamente a seguir ao meu comentário (Nº 24) é emblemática do que lhe chamei: idiota e imbecil.
FASE A: Ocupa o primeiro parágrafo para reafirmar a sua tese sobre o conteúdo da frase (Para nós, é como se fosse o fim do Mundo) como se a tese fosse um axioma, que não precisa demonstração – desculpe lá, mas isso já eu havia lido no poste, e foi por isso que o havia insultado.
FASE B: Para si, se há questão que se pode colocar, é a da minha deficiência em “ver” o aspecto apocalíptico de tal frase – aprecie-se a sua “modéstia” intelectual… Deixe-me dizer-lhe que eu “vejo” o tal aspecto, relativizo o seu significado, como se deve fazer nestas ocasiões.
FASE C: Para mais, acha que não o devo condenar por preconceito ideológico ou político contra as hostes de Haider porque o Pedro Sales nunca foi à Áustria – é evidente, até pela escolha que fez do assunto do poste, que a pessoa de Haider o deixa perfeitamente indiferente…
FASE D: Finalmente, pelos vistos e na sua opinião, é necessário um conhecimento pessoal prévio antes que eu possa comentar e pronunciar-me com fundamento sobre aquilo que escreveu – pressuponho então que tenha conhecido pessoalmente o autor da frase que tanto o incomoda, mas, pelos vistos, não na Áustria…
Ora eu deixei-lhe uma pergunta a que o Pedro Sales teve a amabilidade de não responder, acabando por o fazer de forma involuntária. É que a morte acidental e inesperada de um dirigente político (a 4 de Dezembro de 1980 foi a de Sá Carneiro) desencadeia precisamente o tipo de comentários elogiosos que o tal porta-voz austríaco proferiu.
Passou-se aqui em Portugal, na Suécia (com a morte de Olof Palme), em todo o lado. E embora haja uma tendência nestas ocasiões para frases bombásticas, realçar as virtudes do falecido e esquecer os seus defeitos (podendo-se mesmo falar em “endeusamento”, mas com aspas) creio que nunca ninguém os terá equiparado a fanatismo… O Pedro Sales é que parece estar muito mais avançado…
A Teixeira,
É preciso ter lata para, depois de me chamar pela segunda vez “imbecil” e “idiota”, criticar a minha falta de “modéstia intelectual” por que eu disse que se não via o carácter apocalítico da frase, tubo bem, escusava era vir insultar-me. Vejo que fica irritado quando lhe reconheço o direito a ter a sua opinião mas contesto o seu direito a insultar quem lhe apetece. Não deixa de ser estranho…
Allrigti;
o que e que o conhecimento da austria tem que ver com o conhecimento do sor haider?
o que e que o sor haider tem que ver com o sr. olaf palm?
o que e que o sor haider tem que ver com o sr sa carneiro?
o que e que o psd tem que ver com um qualquer partido nazi?
quem nunca foi a austria tem forçosamente que ser idiota?…..
Nâo faltam, pelo que sei, candidatos a Fuhrer, porventura mais virulentos do que agora se extingue.
Ó Pedro Sales então acha que a máquina de guerra era para efeitos de paradas militares? É claro que não , faz parte de uma politica, o expansionismo de um modelo keynesiano, Hitler sempre disse que precisava do seu espaço vital.
O modelo era falivel? Acho que sim.
Quanto tempo para o colapso? A URSS também estava condenada ao principio e mesmo assim durou 80 anos de miséria e fome para o seu povo.
Olhe agradeça aos EUA e ao capitalismo terem entrado na Guerra e felizmente ganho tendo lutado numa frente e subsidiado a outra, sim a de leste. A Europa estava destruida, tirar um país da miséria que nem dinheiro tinha para pagar os quadros de lousa para as salas de aula, para um país que estava preparado e conseguiu dominar a Europa em poucos anos tem muito saber, muito para além do didakt do comicio que julga o senhor saber.
Caro Pedro Sales:
“imbecil”, “idiota”: Confirmadíssimo que o é.
Como Wako era um rancho misto freeman (de direita claro)com culto religioso, acha que o estado devia intervir, invadir e parar tudo o que por lá se passava. Concordo plenamente!! Tanto quanto me lembro esse processo foi eficaz contra esses malucos dos judeus de Varsóvia e outras localidades europeías. Tem toda a razão o senhor, eu é que não soube ver.
Já agora “O expansionismo alemão, para além de ideológico, foi também uma forma rápida para equilibrar as contas de um país que se estava a hipotecar com a construção de um exército monumentalmente dispendioso”… ainda bem que assim não foi para o expansionismo soviético no pós-II Guerra, nem a versão do séc. XXI não está a servir para Chavez esconder os problemas da Venezuela.
Já agora… Estaline, Mao… também não provocaram milhões de vítimas, pois não?
Deixe-me adivinhar… Che, esse sim, era um mártir!
“imbecil”, “idiota”: Confirmadíssimo que o é!
Fico espantado com as suas noções de história, Minhoto!…Não sei se são para rir, ou para chorar..
Mas o que me espanta realmente na direita ultramontana que escrevinha por aqui é a sua hipocrisia simplória.
Emanuel,
Por que é que responde a uma afirmação que fiz sobre o expansionismo nazi com uma comparação com o soviético? Julga que me afecta alguma coisa falar mal da União Soviética, China ou Chavez? (este último parece-me um pouco deslocado, por muito que se discorde do presidente venezuelano, nunca lhe conheci gulags nem nenhuma “solução final” e até aceitou a derrota no último referendo no país). Mas isso sou eu que sou um “idiota” e “imbecil” e, logo, se não sou nazi é por que devo simpatizar com o regime soviético e chinês.
É preciso paciência é o que é.
Minhoto,
Não fosse o “pormenor” de ter morto 6 milhões de judeus, e mais uns quantos milhares de ciganos, comunistas e homossexuais, e enterrado a Europa na mais sangrenta guerra do século passado, o Hitler até que foi um governante visionário que estava a pôr a Alemanha nos carris. Tem razão, nem sei como é que não me tinha apercebido disso mais cedo. Agradeço a sua disponibilidade por me ter feito ver a luz.
Há muito fascista nesta terra! Reminiscências ou remanescências?
e o que a direita gosta de chamar ao Che guevara mass murder! Desgraçado do homem que andava para lá nas montanhas com um bando de ranhosos. Mas pronto, que é que se há-de fazer…Este é um dos epítetos de estimação da extrema-direita.
Eu assumo que não tenho pena nenhuma da morte de Haider nem que fosse pelo simples facto de ter antepassados judaicos.
Mas no entanto, não percebo o interesse e polémica em volta da frase do seu porta-voz porque é simplesmente daquelas frases que dizemos quando alguém que nos é próximo desaparece.
Pedro, penso que era mais honesto e admitir tal como eu que não tenho pena nenhuma da morte de Haider do que tentar encontrar desvios politicamente correctos para realçar o asco que o defunto e os seus seguidores lhe causam mesmo nesta altura.
Pedro, é preciso paciência porque o pessoal de esquerda, quando fala da direita vem logo colar o Hitler. Tem tanta lógica colar a direita (extrema-direita) a Hitler como colar a extrema-esquerda a Mao ou Estaline. Tão simples quanto isso. Sou de direita e mete-me tanto nojo o senhor Hitler como o senhor Estaline. Quanto à comparação com Chavez é simples e não passa por gulags, mas pela tentativa dele em esconder os seus problemas democráticos com a política internacional e ingerir-se na política de outros estados (Bolívia, Colômbia). Como Chomski uma vez afirmou, se os princípios de Nuremberga fossem aplicados aos presidentes americanos, todos seriam culpados. O mesmo se aplicaria a muitos líderes da esquerda. Tão simples quanto isso. Devia respeitar os mortos, se tivesse feito as afirmações que fez sobre Haider vivo, talvez até aplaudisse, agora como se portou, é simplesmente de imbecil!
Será que o tipo de personalidade mais facilmente atraido por ideários de extrema-direita tem uma predisposição para a condução agressiva e perigosa?
Qual será a explicação para quase todas as pessoas de “esquerda” terem quase sempre um discurso que evidencia uma espécie de mistura de ressabiamento com complexos sociais ?
Quando o tema é economia/finanças ainda é mais evidente.
Eu cá não sou de esquerda nem de direita, sou democrata. Quase nenhum comentário aqui proferido pelas pessoas que se dizem de “esquerda” é democrático, e está sempre carregado de ódio e ressabiamento.
Qual será a razão?
Pedro Sales:
O combate político não se resolve pela “via acidental”.
Como deve calcular, estou nos antípodas do que pensam indivíduos como Haider, seus seguidores ou aliados. Mas a pergunta que faço é esta: -Este “post” engrandece a luta que se deve travar contra as ideias que essas pessoas defendem? Aponta algum caminho. Faz alguma pedagogia?
Peço-lhe que pense nisso.
hahaha…ainda não parei de rir: “tem tanta lógica colar a direita (extrema-direita) a Hitler…” diz o sr. Emanuel
Para já o que a direita e a extrema mais fazem é colar a extrema-esquerda a Mao e Staline. Ainda bem que reconhece a falta de lógica.
Agora parece que quem gostava de se colar ao III Reich era o Haider, o próprio, que não precisava de nenhuma manigância maléfica da esquerda (uuhhhhh!!!) para com a sua ideologia ser conotado. Aliás, não sabe o sr. Emanuel que quer o Haider quer o ex-companheiro de partido Strache foram ambos neo-nazis? Eles de facto não percisam de favores da extrema-esquerda.
continuo a dizer: mas que cambada de fascistas que existem em Portugal no seio da direita dita democrática…chiça!
MP, a razão talvez seja que há pessoal que tem valores e convicções políticas e não pertencem a algo tipo “Extremo-Centro” dos Gatos Fedorentos
Fonix, lê-se cada coisa!!
Caro Nuno Castro,
O meu problema, além de ignorância relativamente ao percurso do defunto, é com o facto da sociedade portuguesa ser pouco tolerante para com a extrema direita e ter uma grande tolerância para com a extrema esquerda(e bem, mas para todos). Claro que por trás estão razões históricas ainda presentes na memória de muitos em que não me incluio. Mas não considero que isto seja racional.
Parece-me é que o facismo e o comunismo são farinha do mesmo saco. Ambos se implementam numa ditadura com ausência de liberdade de expressão. Um pode ser um bocado pior que o outro, mas acho o mesmo que comparar que doença é melhor, o cancro ou tuberculose!?
Mesmo comparando o nº de vitimas de ambas as ideologias não devem andar muito longe. Hitler era muito mau mas Lenine e sobretudo Estaline eram muito bons rapazes.
Os Gatos Fedorentos estao cada vez piores; mas isso nao e razao para se gostar do hitler;)
Quanto a comparaçoes .
Certo, o estaline era uma grande encomenda sim senhor, fartou se de mater gente , e tambem gostava muito de campos de concentraçao , o lenine nao foi tao longe porque houve um que nao lhe deu tempo e os outros todos tambem eram uns gandas malucos mas bem mais simpaticos etc etc. porque ajudaram a ganhar a guerra.
O tal de haider era nazi e nao era nada boa peça , tinha ilusoes de grandeza ( como todos os que deviam estar internados num qualquer hospital do genero ) e morreu por ser mau condutor.
Ora ate ai ja a gente sabia. Que ele nao tinha talento para conduzir.Morreu antes de poder fazer pior do que ja tinha feito , mas morreu por sus manitas que nao controlaram a velocidade a que gostava de viver,e assim a vida.
Ca para mim ainda bem, ja lhe fiz o RIP e tudo e ate nem foi assim tao mauzinho.
Agora vem aqui uns senhores que insultam os outros so porque nao iam a bola do sujeito e dizem coisas. E defendem nazis e companhia .
E que entendem que para se ser culto e para se conhecer a historia, somos todos obrigados a ir em procissao a austria. Lol.Pasme-se.
“Lenine e sobretudo Estaline eram muito bons rapazes”
Lenine, Estaline, Mao, Pol Pot, Kim Il Sung pai e filho, Che Guevara, Mugabe, Fidel, … tudo bons rapazes, tudo malta que a esquerda adora.
Chavez e Morales estão em formação profissional.
.
Range o -Dente
Olhe que nao so os da esquerda/s que nao gramam nazis e afins. Ha gente de direita/s que tambem nao sao fans dessa gente.
O facho Jörg Haider parece que estava de festa num clube nocturno chamado ‘Le Cabaret’ horas antes do acidente. É uma questão biológica, com 58 anos o corpo humano não aguenta uma noite de farra como se tivesse 18.
Agora só faltava que viessem cá as carpideiras da extrema-direita acompanhadas pelos mexericos da direita “liberal” para chorarem a morte dum sujeito que o mínimo que merecia era encontrar-se com o seu amado Adolph Hilter, não gostava tanto do seu amado Führer?! foi-se reunir com ele debaixo do chão.
Pois é, não choreis por ele, alegrai-vos seus badamerdas fascistas!
Ainda não entendi esta indignação do “respeito pelos mortos”.
Mas porquê? Não estão mortos? E são amigos ou familiares por acaso?
Respeito pelos vivos! E isso muitos meninos aqui não têm, nem têm moral para vir para aqui exigir respeito por um tipo que vivia no norte da Europa…
Que a terra lhe seja leve. Boa viagem!
Vai para o céu querem ver…
Pedro Sales:
Morreu um ser humano e o seu post é o que é.
Haider não fez a guerra, nem usou violência.
Você mostrou o desprezo do ser humano.
Caiu, mais uma vez a máscara à esquerda caviar.
Se fosse um qualquer dirigente do BE a morrer não acha que a sua morte mereceria algum respeito, nem que fosse entre vírgulas. Não basta dizer-se humanista. é preciso sê-lo e parecê-lo.
Cumprimentos
Luís
Pois Luis,
Era ver o Pedro Sales defender o ser humano que morreu no assalto do BES, que por acaso até era um criminoso!
Nessa altura o assaltante tinha toda a compaixão do Pedro Sales e que morreu injustamente à mão de uma policia criminosa. Isto para não falar do miudo cigano que morreu em resultado do outro assalto. Agora o Sr Hider é ….
Enfim, somos muito evoluídos, mas só quando nos dá jeito, esta gente faz-me lembrar alguns que defendem certos Srs, só porque são o seus Srs!!!!
“Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma…”
Certo.
O Haider vai renascer, desta vez na pele de um negro, trabalhador indocumentado da construção civil na Áustria, ou na Alemanha, ou na Espanha, ou em Portugal.
“e os extremos tocam-se”.
Ó Besugo Norte da Europa? Bem com estes conhecimentos de Geografia do Besugo e de História do Pedro Sales, o qual até diz que conhece bem, o BE está bem preparado.
Discutir algo com estes senhores é impossível, são como os gajos de waco, ou como os amish, qualquer discurso fora do bunker ideologico é visto como facho-nazi, os amish também chamam a todos de fora de ingleses, coisas de seitas.
Prooooooonto Minhoto… EUROPA CENTRAL o.k? É tudo loirinho e branquinho não é? Para mim é norte.
Quando é para mandar abaixo não vos escapa uma.
E para sua informação não sou bloquista. Aliás não sou nada. Não voto. Posso?
Não tenho qualquer problema em discutir civilizadamente consigo.
“Temos de proteger nossos valores, a cultura maioritária e nossas tradições da crescente islamização”
Não vejo qual a mentira ou o escândalo desta frase, sobretudo quando há para aí uns fanáticos que confessam querer ver a bandeira verde do islão a flamejar em toda a Europa.
Depois, temos os habituais exageros da esquerda folclórica: Haider era homossexual (onde é que foram buscar esta?) e Portas é de “extrema-direita” (um disparate recorrente próprio de quem nunca saiu do PREC).
O que eu não percebo é tanta alegria por causa da morte de Haider: as opiniões dele eram no mínimo controversas (e no máximo execráveis), mas que eu saiba nunca montou nenhum campo de concentração nem nunca matou ninguém, excepto ele próprio. E o mais provável é que direita populista austríaca cresça ainda mais.
(Na mesma linha, também não percebo a obsessão de alguns em demonizar Chavez por tudo e por nada).
Existe outro João Pedro. Vou acrescentar uma letra ao meu nome.
Ó Besugo, está no seu direito não votar mas eu acho que faz mal. Há sempre um que consegue ser menos mau que os outros, pelo menos em expectativa. Tente escolher o que menos desgosta e não aquele que mais gosta.
Não partilho da ideia de que quando se morre passa-se a ser bonzinho que vejo muito por ai fora: para ser bom basta morrer. Ainda assim acho mal festejar-se a morte de alguém. Deve-se festejar coisas positivas, não mortes. Se quiserem festejar a perda de influência de um partido de extrema direita tudo bem, agora mortes… parece-me errado.
é irónico associarem corriqueiramente a extrema direita ao holocausto e à homofobia , quando na realidade, Israel é dos países mais de extrema direita do mundo, e o Haider ao que parece, era homossexual !
lol
Joerg (Jörg) Haider RIP
http://www.youtube.com/watch?v=_xev3_FGtho&feature=related
Já agora, referir o aspecto humano:
Jörg Haider pai de Ulrike e Cornelia.
82 Pedro Esteves 14 Out 2008 às 5:47
“é irónico associarem corriqueiramente a extrema direita ao holocausto”
Repito: para sabermos exactamente do que estamos a falar, deixo aqui algumas declarações do neo-nazi, racista e xenófobo Heider:
Na década passada, disse que “o Terceiro Reich praticou uma política de ocupação correta” e qualificou como “centros penais” os campos de concentração nazis.
Em 1995, durante um discurso numa reunião de veteranos da sanguinária SS na Caríntia, Haider afirmou que “é bom que neste mundo ainda existam pessoas decentes, de caráter, que defendem suas convicções e que se mantêm até hoje fiéis a elas, apesar de ter os mais fortes ventos contra”.
Voltaram as carpideiras fascistas?!!!
Enxerguem-se, hipócritas.. e não nos tomem por lorpas!
” Ó Besugo, está no seu direito não votar mas eu acho que faz mal. Há sempre um que consegue ser menos mau que os outros, pelo menos em expectativa. Tente escolher o que menos desgosta e não aquele que mais gosta. ”
Companheiro, votar no que menos desgosto para dizer que votei?… Ou votar no que menos desgosto para que o que mais desgosto não ganhe?
Prefiro não sofrer desgostos
E assim posso falar mal à vontade certo?
Este post e comentários que se lhe seguiram é do mais ignóbil que já vi.
Mas enfim; siga a marinha.
A Luta Continua!
1º É com agrado que constato que não rebateu nenhum dos meus argumentos anteriores, admitindo dessa forma que Israel é na realidade um dos estados mais de Extrema-direita que existe! Quanto à homossexualidade de Haider, mesmo que não o seja, também não encontrei medidas homofóbicas no seu programa eleitoral .
2º Ser simpatizante de politicas do 3ºReicht nada têm a haver com ser um fervoroso adepto de assassínios em larga escala, pelo contrário, visto que a ideologia Nacional Socialista em momento algum defendeu a exterminação de qualquer tipo de povo ou raça, pelo contrário, apelava à convivência pacifica universal entre todos …
Pedro Esteves, vá dar uma volta!
(De carro!!)
” 83 Pedro Esteves 14 Out 2008 às 5:54
Já agora, referir o aspecto humano:
Jörg Haider pai de Ulrike e Cornelia. ”
O Pedro Esteves é de facto muito selectivo no que diz respeito ao “aspecto humano”.
Pergunto-me o que diria se Haider fosse um homem preto e igualmente pai de duas crianças…
antes de mais, obrigado ao João Pedro P, pelo acrescento. A minha assinatura já estava “formatada”, e daí não ter outro apelido para a devida distinção.
Sobre a ideologia de Haider: repito que o que ele dizia era controverso e mesmo execrável. Mas eu também ouço volta e meia gente do PCP a gabar a invasão de Praga pelos tanques soviéticos, ou a “resistência” de Cuba e mesmo da Coreia do Norte, tudo contra o “imperialismo americano”, ou a recordarem o “camarada Lenine”. Será que quando Cunhal morreu se ouviram as mesmas acusações histéricas? Não me recordo.
«Pergunto-me o que diria se Haider fosse um homem preto e igualmente pai de duas crianças…»
de certeza que não me rejubilaria com a morte de um ser humano somente por ser de outra raça, muito menos devido a diferenças ideológicas …
na politica tal como no Desporto, acredito que o confronto com o adversário, é benéfico e de salutar, o debate e o contraditório são essenciais para evolução humana !
Não festejou quando os seus amigos mataram Alcino Monteiro?
91 Pedro Esteves
15 Out 2008 às 2:59
«Pergunto-me o que diria se Haider fosse um homem preto e igualmente pai de duas crianças…»
Nao sao as cores de um homem que determinam o modo como deve ser julgado.
Sao as suas acçoes.
De qualquer modo estamos a falar de um tipo que morreu devido aos seus excessos.
Morreu porque estampou o carro depois de ter andado uma noite inteira nos copos.
Nada mais do que isso, nao e assim grande alimento para grandes discursos.
” o debate e o contraditório são essenciais para evolução humana ”
Esqueceu-se do RESPEITO, e esquece-se constantemente. Basta ler os comentários que costuma fazer.
Maria,
Não necessito que me faça lembrar a minha filosofia de vida.
Esteja atenta aos comentários do Pedro Esteves e perceberá o motivo da pergunta que lhe fiz mais atrás.
Besugo
15 Out 2008 às 10:08
Maria,
” Não necessito que me faça lembrar a minha filosofia de vida.
Esteja atenta aos comentários do Pedro Esteves e perceberá o motivo da pergunta que lhe fiz mais atrás.”
Besugo
Qual filosofia de vida?
O meu comentario nao se dirigiu a si.
Se ler com atençao verificar a que nao e si que me dirijo.Dirijo esses comentario a TODOS os que partilham de admiraçao por grupos nazis ou de extrema direita.
Daniel Oliveira
“Não festejou quando os seus amigos mataram Alcino Monteiro?”
Mas quais amigos? o gajo que matou Alcino Monteiro nunca foi apanhado sequer ! O juiz apenas condenou todos os que conseguiu apanhar vestidos de skinheads, e mais caricato ainda, foi que o Mário Machado, tendo ficado provado em tribunal, que na altura da morte ele se encontrava em Santos com a namorada e não no bairro alto.
Mário Machado apanhou 4 anos e tal, e a namorada quase um ano de prisão preventiva, somente por ser o ideólogo de tal movimento …
Besugo
Mas qual respeito? Se você se considera melindrado devido à minha forma brusca de rebater argumentos , isso já é uma questão pessoal de susceptibilidades … eu fui criado num meio de influencias Nortenhas, não tenho a culpa que você seja uma flôr de estufa … desenvolva defesas ou volte para a sua bolha de segurança !
Não tem a ver com a minha sensibilidade Pedro Esteves.
O RESPEITO de que falo é mais profundo que isso. Não entende eu sei…
«1º É com agrado que constato que não rebateu nenhum dos meus argumentos anteriores, admitindo dessa forma que Israel é na realidade um dos estados mais de Extrema-direita que existe!»
Tzzz…tal é a ignorância.
O partido que está no poder, para tua informação, é o Kadima e não o Likud. É um partido de Esquerda, liderado por Ehud Olmert, um corrupto, e que tem feito concessões atrás e concessões à Autoridade Palestiniana.
E tu com a tua adoração pela extrema direita deves então adorar Israel e Benjamin Nethanyau, o líder do Likud.
«Tzzz…tal é a ignorância. »
«De diferentes pesquisas surgiu que mais da metade da população judia não deseja que árabes vivam em seus bairros e muitos gostariam que o governo incentivasse os cidadãos árabes a abandonar o país. Também foi detectado um foco de racismo nos campos de futebol.»
«Em geral, os árabes(em Israel) se sentem cidadãos de segunda classe, têm fortes vínculos com os palestinos fora do país e são considerado por muitos israelenses como quinta-coluna.»
http://www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=535
um estado tipicamente de esquerda… lol