O “venerando chefe de Estado”,que quando 1.º ministro, se queixava das “forças de bloqueio” que não o deixavam trabalhar, mostra-se agora “muito diligente e empenhado”em colaborar nas campanhas eleitorais do PSD.
Onde estará o seu dever de equidistância e imparcialidade,em relação aos Partidos ?
Terá sido mandado às urtigas ?
Já ouviram as reações dos outros partidos, após a comunicação que fez o sr “engº” Sócrates?
Parece que não era só o PSD que estava com a pedra no sapato.
Que comentário faz a isso sr DO?
A dona Manuela e o senhor Silva, tão preocupados com os gastos dumas eleições em separado, não se preocupam em interferir e deitar por terra um negócio de muitos milhões de uma das maiores empresas nacionais, por questões de tricas eleitorais partidárias.
Lima4-(5)- Não confunda !As reacções dos Partidos, são o seu direito e o seu exercício legítimo e legal da Democracia.
Como, nos Blogues, é o meu ou o seu, desde que não ultrapasse os óbvios limites da calúnia ou do insulto pessoal.
Mas aqui, o que está em causa, é a intolerável violação(que não é a primeira!) do mais elementar dever de isenção e imparcialidade do Presidente da República,em iniludível favor das campanhas eleitorais de Manuela Ferreira Leite,que (por acaso!) é sua amiga pessoal, e do PSD que (por acaso!) é o seu (dele) Partido !!!!
Violação que deve sêr passível da mais enérgica crítica e reprovação.
Respondi eu à pergunta que dirigiu a Daniel Oliveira, (mas o autor é Pedro Vieira !). É também o meu exercicío da liberdade de expressão…
Parece que há afinal um homem do PSD interessado na Média Capital….
Era preciso afastar o gigante PT, para ele entrar!!!
É o que se diz por aí….E parece que a operação tem de ser rápida, porque a PRISA precisa de liquidez (o que não faltará a Coimbra) e as eleições estão à porta. È preciso colocar de novo esta gente do PSD no Governo!..E aí está o grupo de Joaquim Coimbra ( e outros, e outros, eles mexem-se muito e nós estamos a vê-los) em acção! Acho que vão conseguir!
Com elogios de Manuela Ferreira Leite a essa desgraça que se chama Santana Lopes, o crédito da senhora baixou mais um ponto.
Mas quem ouviu a entrevista de Zeinal Bava da PT á Judite de Sousa, talvez fique a pensar na pertinência das respostas do senhor.
A- a PT está cotada na Bolsa de Nova Iorque e na Bolsa de Lisboa, tem acionistas a quem tem que prestar contas, o negócio para se fazer , teria de ter o acordo da Autoridade da Concorrência , e do governo, em suma demasiados crivos, para poder ser uma simples manobra do Socrates para correr com o Moniz e a mulher.
B- Zeinal Bava citou como exemplo , a PT ter vendido por 300 milhôes de euros a sua participação na Lusomundo, e tambem não ter dado conhecimento ao governo da época.
C- a PT já foi detentora de 40% do capital da SIC noticias e nunca houve acusações de interferências, na linha editorial da Sic.
D- Neste caso a PT só deteria 30% portanto uma posição minoritária, como poderia exigir a substituição do director da estação.
E-Talvez porque as respostas foram claras, me parece que se terão , neste caso , tirado conclusões percipitadas.
Talvez Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva, que em termos de tentativa de controlo de informação têm telhados de vidro, tivessem tirado conclusões , em função do que foi no passado( algum bem recente) a sua actuação.
Mas como o assunto ficou definitivamente resolvido, agora o caso só serve para meras tricas partidarias.
Os graves problemas do país exigem que as discussões sejam outras, desemprego, reformas de miséria, desempregados sem qualquer apoio, quebra dos direitos dos trabalhadores fruto do Codigo de Trabalho votado em conjunto pelo PS-PSD-CDS., situação na saude, no ensino, alternativas para a crise, isto sim , assuntos a precisarem de resposta.
Para os indefectíveis e acrisolados admiradores de Cavaco,Manuela,Santana & C.ª, que pontificam neste Blogue, eu ofereço estas duas pérolas, que por certo lhes vão dar enorme satisfação e alegria, e vão em maiúsculas, para poderem apreciá-las melhor:
O hoje Conselheiro de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, em 1995 :
“A INCULTURA DE CAVACO SILVA, POLÍTICA E NÃO SÓ, É ABISMAL, E O SEU TRIUNFO, FOI O TRIUNFO DA VULGARIDADE”.
Miguel Cadilhe (ex-ministro das Finanças de C.S.) mais recentemente :
“CAVACO SILVA É COMO UM EUCALIPTO ! SECA TUDO À SUA VOLTA !…”
Então ! Gostaram ?
Não ! Por favor ! Não têm nada que me agradecer !
Com amigos destes, não admira que C.S. ande a pôr vélinhas à Santa Manuela das Finanças Falidas !
Os favores de cavaco a dona manuela (do psd)
já vêm de longe.Enjoam imenso , cheiram a velho que se fartam mas têm ajudado muito a senhora.
É natural, ela faz parte daqueles velhos amigos cuja protecção de interesses dá sempre dividendos.
E quem foi que lhe disse que por serem do mesmo partido, os ditos senhores tem que ser amigos de Cavaco ?
É que o PSD, tem pessoas que pensam diferente. E ainda bem.
Marcelo é um papagaio. Fala, fala, fala e nunca o vi a fazer nada. Excepto o banho no rio tejo no meio dos cagalhões. Cadilhe conheco-o pessoalmente da Ex-API e é daquelas pessoas que não dá uma para a caixa. Aliàs vê-se a triste figura que fez no BPN.
Cavaco vez a vontade a todos os partidos, excepto o PSD, e marcou as elições 15 antes das autarquicas.
Que vai ganhar é abstenção, e o povo é burro porque não sabe distinguir entre autarquicas e legislativas.
António Cunha (21)- Quanto a Ferreira Leite, é inquestionávelmente público e notório que ela e Cavaco são amigos pessoais, e cúmplices no desastroso “cavaquismo”,em tempo de ” vacas gordas”,dois governos maioritários, sem crises e quando o dinheiro entrava em cascata, vindo da U.E. !
E nesse tempo, em que havia todas as condições
para implementar novos projectos e as necessárias e/ou possíveis reformas de fundo,na Educação, na Saúde, nas Finanças, no Ambiente, no Apoio Social, na Justiça, etc.etc. mesmo arrostando, como sempre acontece, com a impopularidade dessas reformas, a contestação das corporações e dos seus interesses instalados, a o Cavaco pouco ou nada fez ! Alcatrão, alcatrão, alcatrão!!! E por quê ? Porquê essa falta de coragem ?
Por mero e anti-patriótico interesse partidário e eleitoralista, porque a convulsão social, como está a acontecer com Sócrates, prevísivelmente lhe retiraria a maioria ou lhe daria a derrota, como, afinal, sem honra nem glória, acabou por acontecer, com um Cavaco fragilizado, derrotado, a virar malcriadamente as costas aos jornalistas, mastigando alarv… quero dizer,”de forma pouco convencional”,um naco de bolo-rei !!!
E não vale a pena varrer a história para debaixo do tapete, você não o faz com o “guterrismo”e com o “socratismo” e está no seu direito, o mesmo que eu reivindico, para escrever isto que escrevo.
“O PSD, tem pessoas que pensam diferente. E ainda bem “, mas… a avaliar pelo zurzir do Marcelo e do Cadilhe, esqueceu-se deste “mas”…
Se pensarem “diferente”, mas contra a “voz do dono”, já são papagaios que se banham entre os cagalhões do Tejo , ou não dão uma para a caixa, ou fazem tristes figuras. Digo-lhe que nos casos citados, até estou de acordo consigo…mas eu não tenho a felicidade de sêr do PSD…
Reparo que, tal como eu, parece têr uma memória privilegiada sobre o nosso passado político recente.
Mas, curiosamente, parece não se recordar,por exemplo, que a D. Manuela,não impediu, e podia tê-lo feito, a ruinosa compra de submarinos, foi a autora do pagamento especial por conta, que estangula as pequenas e médias empresas, vendeu património para escamotear o défice, mercê da sua “fantástica e sofisticada” engenharia financeira e truques mentirosos, vendeu a exponencial dívida pública a privados americanos, acordou com Espanha cinco linhas, cinco, de alta velocidade,etc.etc. ! Mas agora é que está muito, mesmo mmmuuuiiitttooo preocupada com a hipoteca do futuro das gerações vindouras …
Quanto às eleições em separado, era só o que faltava que o P.R., que já é, objectivamente, parte activa nas campanhas eleitorais do PSD – um caso que devia sêr analisado pela Comissão Nacional de Eleições e pelo Tribunal Constitucional – contra a vontade da maioria dos Partidos, fosse fazer mais um frete à D. Manuela e ao PSD !
E o Povo burro, a que eu pertenço, (porque você é certamente um aristocrata !) se o PSD vencer as eleições, passará imediatamente a sêr,na sua opinião, tenho a certeza, um Povo culto e inteligente !!!!!!!!
Pois é, António Cunha, você é dos que pensam diferente, MAS…
Vi no Noticiário das 13 h. depois da decisão de Cavaco sobre as eleições, o Sr. Aguiar Branco, com um indisfarçável ar contrariado e constangido, dizer que, embora em desacordo, o PSD aceitava a decisão (!!!!!).
“Isto” é realmente humorístico !!!! Haja alguma coisa que nos faça rir …
Gostava de perguntar ao “cómico” :-E se o PSD não aceitasse ? Tinha outra alternativa ? Qual ?
Não se apresentar às eleições, em sinal de protesto ?
Um golpe de Estado para “apear” o Cavaco ?
Esta gente, já perdeu completamente o sentido do ridículo !
Deve sêr andaço…
Ó Vieira, falta ainda fazer o post seguinte a dizer que Cavaco apenas marcou eleições separadas só para não estar a fazer maism um favor à Ferreira Leite, o que iria parecer mal.
Quem é que lhe dá ideias para posts? Quem é amiguinho, quem é?
O Duo Maravilha (Cavaco e Manuela) e as suas performances económico/financeiras. Palavras para quê? São “artistas” portugueses, não se esqueçam de os recompensar com o voto.
“Em 1991, o défice estava nos 7,6 por cento e em 1993 agravou-se ainda mais para os 8,1 por cento do PIB.”
a drª Manuela Ferreira Leite não quer ir a eleições nem de assumir as responsabilidades pelos resultados do partido. Sabe que não consegue nem tem nenhuma ideia para apresentar de diferente do que tem sido a governação de direira de José Sócrates.
O sublinhado disto está muito claro no elogio público a Santana Lopes: a drª Ferreira Leite precisa de quem faça a campanha eleitoral por ela.
Há dúvidas?
Voce acha que os governos de Cavaco foram só alcatrão, e isso é a sua opinião. É um mito que se instituiu, e nada o irá apagar.
Realmente Portugal, um pais extremamente plano onde se demorava umas 6 horas para chegar ao Porto de carro era um pais bastante desenvolvido. Já para não falar no tempo que os pesados de mercadorias demoravam a chegar a Vilar Formoso através da planície Beirã.
Manuela Ferreira Leite como ministra das finanças herdou um governo que foi abandonado cobardemente por José Sócrates e Guterres. E o pais estava de tanga. Nas lonas. Guterres esbanjou e destruiu tudo o que se construiu nos governos de Cavaco.
Eu até podia falar nas baixas de impostos, na liberalização da economia, na abertura da TV aos privados, no Hospitais que foram abertos, nas escolas que foram modernizadas, ou na melhoria significativa de vida da maioria dos Portugueses, mas não vale a pena.
António Cunha-(30)-Refere as “benfeitorias” da dupla Cavaco, Manuela & Associados, em DEZ anos e DOIS Governos maioritários, e numa conjuntura política e económica extremamente favorável, é preciso não esquecer !
Porque baixar impostos em tempo de “vacas gordas”, liberalizar a Economia, as TVs privadas, e fazer alcatrão, é o mais fácil e demagógico que qualquer Governo pode fazer,para ganhar votos (ou, pelo menos, não os perder !). E inútil, como se viu !
Mas as reformas estruturais, que provocam convulsões laborais e sociais, afrontam os interesses corporativos instalados, à sombra dos quais, proliferam “tumores” da estirpe BPN e quejandos, essas o Snr. Cavaco, “brilhantemente acolitado” pela D. Manuela , não teve a coragem de fazer !
Quanto aos hospitais, posso acreditar no que me diz, mas em relação ao Parque Escolar, que conheci muito de perto, e durante muitos anos, desculpe que lhe diga, mas o “cavaquismo” deixou-o completamente degradado !
E quando o PSD acusa o Governo de sêr uma central de propaganda, até parece que nessa matéria, se tem como uma “noiva virginal”, ostentando orgulhosamente, o seu ramo de laranjeira…mas com as laranjas a caír de podres…
Sobre a “tanga”, essa foi a vestimenta com que o Governo Guterres encontrou as Finanças públicas, depois de por lá ter passado a “marabunta” cavaquista …
Essa noticia é toda ela enganosa. Não podemos comparar defices orçamentais que dizem respeito a situações diferentes sobre as quais o governo não tem poder no curto prazo. Se retirarmos o peso dos juros no défice (defice primario) veremos que as conclusões a retirar são completamente diferentes. Desde que temos livre circulação de capitais na UE os juros que pagamos de divida publica cairam abruptamente.
Assim, no tempo do cavaco temos um excedente orçamental e lá se vai o menor défice em 30 anos tão apreguado pelo socrates.
João Pedro, eu realmente não sou especialista em economia e finanças. Agora você, das duas uma, ou é realmente um fenómeno do Entroncamento, ou então é um ilusionista dos números. Não está ao alcance de qualquer um desmentir o INE, o Banco de Portugal , o Eurostat e a Comissão Europeia assim de uma penada. É obra, João Pedro!
Três citações da notícia a que você chama enganosa:
1- “O défice de 2,6 por cento do PIB que Portugal obteve em 2007 foi o mais baixo em pelo menos 30 anos, de acordo com os dados do Banco de Portugal, do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Comissão Europeia.”
2- “Os dados que constam do relatório da comissão para a análise da situação orçamental, do Banco de Portugal (entre 1991 e 2004) e do Eurostat (entre 1977 e 1990) mostram que desde 1977 não houve nenhum outro défice tão baixo como o registado em 2007, pelo que este último foi o mais baixo dos últimos 30 anos.”
3- [Período Cavaquista] “Saldo das contas públicas em contabilidade nacional (Fonte: Eurostat, Banco de Portugal e INE)
1985 -8,6%
1986 -7,5%
1987 -5,9%
1988 -3,6%
1989 -2,9%
1990 -6,3%
1990 -6,3%
1991 -7,6%
1992 -4,7%
1993 -8,1%
1994 -7,7%
1995 -5,5%”
O que lhe digo é que não se pode comparar o que não é comparavel. Não digo que esses numeros estejam errados, pelo contrário. O que digo é que se queremos comparar politica monetaria discricionária, não são esses os numeros a utilizar. Se quiser pergunte a um economista de sua confiança. O indicador relevante para tal comparação é o saldo orçamental primario ajustado da componente ciclica.
Repare que a taxa de juro a que está sujeita a divida publica caiu significativamente desde a livre circulação de capitais, o que não depende em nada da acção de um governo. Assim, não podemos incorporar factors externos ao governo se queremos avaliar o seu desempenho. Em 1995, a taxa de juro implicita era 10,6%, em 2008 é 4,6%. Só isto altera por completo essas comparações que são tudo menos sérias. É atirar areia para os olhos das pessoas. Se quiser acreditar acredite ou continue a aceitar essas manipulações grosseiras.
João Pedro, acha que o Eurostat não gosta do Cavaco?
Será que a Comissão Europeia não aprecia a performance da drª Manuela?
Os Fundos europeus, que jorraram como nunca no cavaquismo, não contam?
Lembra-se da vergonha que foi a aplicação do Fundo Social Europeu?
Quer contabilizar o desperdício desses cursos que não serviram para coisa nenhuma? Minto, serviram para enriquecer uns amigos e uns chico-espertos.
Como se fazem as contas aos prejuízos do fim da frota pesqueira, da agricultura, da indústria?
Diziam os Cavaquinhos, à época, que “não tinham viabilidade”, e agora? Quem produz? Quem pesca? Quem cultiva?
Resposta: Ninguém.
Mas, no entretanto, muita gente embolsou devidamente, certo? E agora querem que sejam os trabalhadores a, mais uma vez, alombarem com a crise.
Por mim, levam com o célebre gesto do Zé Povinho. Por enquanto…
Ok. Há muita coisa que pode criticar acerca dos 10 anos de Cavaquismo. Qualquer 1º ministro terá sempre bastante de criticavel, uns mais do que outros. O que já me chateia é ver o Socrates a dizer à boca cheia que conseguiu o menor défice em 30 anos como se isso implicasse um maior controlo sobre as contas publicas que todos os outros que o antecederam. Dai ter feito estes comentarios. Os jornais com noticias pouco rigorosas como essa ajudam à festa.
Esqueci-me de dizer o seguinte: O Eurostat e a comissão europeia não fazem essas comparações. A fonte refere-se aos numeros, não ao texto que os usa para fazer comparações.
Cunha, o PSD até o Marcelo correu da TVI. O papel de virgem ofendida só funciona com otários. Quem tiver um pingo de memória sabe bem que, em matéria de controlo e manipulação dos media, o PSD é mestre. Começa logo no pluralismo de informação na Madeira.
Um episódio que não quero perder na próxima campanha, vai ser apreciar a performance da Manuela na festa do Chão da Lagoa de braço dado com o Alberto a “agasalhar” umas ponchas valentes. Tenho a certeza de que será um momento único.
Vamos distinguir aqui 2 coisas para que nunca mais use esse argumento.
Para mim e para AJJ existem 2 PSD. O PSD nacional e o PSD Madeira.
Recrimino algumas atitudes de AJJ para com o “continente” mas não deixo de lhe dar razão em muitas coisas.
O MRS é um a virgem ofendida que se fez valer de um comentário infeliz de um ministro para ir fazer queixinhas e aproveitar e sair da TVI, e pensar em se candidatar a presidente.
Teve azar pois Cavaco passou-lhe a perna.
Eu vou gostar é de ver o BE no governo PS e você e todos os que aqui mandam laraxas a engolir Sapo do tamanho de elefantes. Ou pensa que esta convergencia sobre as obras publicas veio do nada ?
Ricardo Van Helden (40)
Concordo consigo, eu até penso que não é só memória curta, é amnésia completa !
Li a entrevista de Henrique Granadeiro no “i”, na qual ele relembra “os negócios de Ferreira Leite, para conter o défice , que envolveram a PT, e a venda da rede fixa à operadora, por 365 milhões de euros, em 2002″.
O “i” complementa :-”A venda desta rede à operadora, foi muito contestada pela Comissão Europeia.(…) Tudo se passou em 2002, em pleno vale-tudo contra o défice.
Em 2003, a ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, para respeitar os 3% de défice vendeu por 1,75 milhões de euros, as dívidas fiscais de 11 mil milhões de euros.
A Comissão Europeia intentou uma acção contra o Estado pela adjudicação directa da rede fixa, por considerar que tal medida, violou a directiva europeia de concorrência” (sic).
O jornal referiu ainda, que tentou, sem êxito contactar MFL, para que contestasse Granadeiro !
Pudera ! Devia estar reunida com os seus “conselheiros”, para combinar a estratégia da resposta… que logo se revelou nos noticiários televisivos :
-D.Manuela, diz então…que Granadeiro mente, (fósforo ferrero !) e no mesmo passo, que “não se lembra” dos outros factos (amnésia) !!!!
É a isto, que a obstinação de alguns, os leva a dizer,ao transe, que isto é “contra-informação”, e que “verdade”, é TUDO o que a D. Manuela diz…
Joaquim Azevedo (42)
O papel de virgem ofendida, também é o do PSD “total” ! “Virgem” ? Sim… mas cá com uma “saia” !!!!!!!
Finalmente, eis que um raio de luz iluminou a D.Manuela, e ela lembrou-se ( fósforo ferrero !):-”A decisão da venda da rede fixa à PT, foi do Governo Guterres ” !!!!!!!!!
Só que, o PS, através do seu porta-voz, logo veio demonstrar, com documentos , que D. Manuela…mente ! Foi dela tal decisão, já ministra das Finanças há OITO MESES !
(Que “beras”, “pá”! Desmancha-prazeres ! Não deixam que a (políticamente !) infeliz senhora, “brilhe” por um fugaz momento que seja !).
É claro que mais esta “argolada”, tinha que têr uma manobra de diversão, para desviar as atenções !
E ela veio na forma de conferência de imprensa, em que um “cómico” reincidente-mais um!- Agostinho Branquinho, a quem nós pagamos “cachet” para nos divertir, vem dizer que o PS “vai chamar José Alberto Carvalho á A.R., (pela 3.ª vez !), porque a RTP dá, nos noticiários, mais tempo de antena ao PS do que ao PSD, (segundo a ERC, que quando é conveniente, é acusada de estar ao serviço do Governo e do PS), “facto indesmentível”,digo eu, que todos os dias vejo o PSD, “quase ausente da RTP” !
E, quando inquirido sobre a “argolada da patroa”, o “cómico”, disse que…”não comentava” !
Então isto, não é “interferência abusiva” do PSD, na linha editorial da RTP ?
NÂO !!!! O PSD É VIRGEM !!! O Sócrates e o PS , é que o fazem ,em relação à TVI !!!!!
E para os que, porventura, argumentem que a RTP é pública e paga por todos nós, e a TVI, é uma empresa privada,eu antecipo a resposta, :- E a A.R. é privada ? Não é “paga por todos nós” ?
Então, porque é que pagamos “cachet”, para alguns “cómicos” nos divertirem ?
Cunha #43, cito:
“Para mim e para AJJ existem 2 PSD. O PSD nacional e o PSD Madeira.”
Boa, amigo Cunha, estou de acordo. Portanto, independência para a Madeira já.
Assim sendo, não vejo qual a razão para não existir um PSD Porto, um PSD Algarve, um PSD Celorico etc, que não tenham nada a ver com o PSD nacional. Ou seja, em vez de dois, poderiam coexistir para aí uns trinta PSD’s “todos diferentes, todos iguais” – bonito.
Bonito e aliciante, ainda por cima. Por exemplo, estou curioso para ver como é que o discurso poupadinho do PSD oficial se vai coadunar com o do PSD endividado até à medula do Menezes na Câmara de Gaia. A Manuela não quer dívidas para as gerações futuras, o Menezes já hipotecou as ditas gerações por muitos e longos anos. Se a Manuela for coerente não lhe resta outra solução que não seja estar contra a recandidatura do Menezes, mas quem apoia o Santana pode apoiar qualquer nulidade.
«Finalmente, eis que um raio de luz iluminou a D.Manuela, e ela lembrou-se ( fósforo ferrero !):-”A decisão da venda da rede fixa à PT, foi do Governo Guterres ” !!!!!!!!!
Só que, o PS, através do seu porta-voz, logo veio demonstrar, com documentos , que D. Manuela…mente ! Foi dela tal decisão, já ministra das Finanças há OITO MESES !»
E como sabe quem fala verdade? Para si a palavra do porta-voz do PS tem mais credibilidade que a de MFL? Para mim não. Ainda assim pergunto-me o que é que os nossos jornalistas andam a fazer em vez de invesigarem nos registos quem fala verdade.
Esqueci-me de dizer que esse documento nãp foi publicado em nenhum lado. Eu pelo menos não o vi e nem sei se prova aquilo que pretende provar. Mais uma vez, descubrir quem fala verdade deveria ser uma prioridade dos nossos meios de comunicação social.
Tudo o que é verdade constará, penso eu, do Diário da República, onde estão publicadas todas as leis promulgadas pelos vários Governos, até a nomeação ou promoção de um simples funcionário público, etc. etc.
E é lá que, certamente, jornalistas, cidadãos comuns e políticos, vão procurar elementos e informação próxima ou longínqua, para nos avivar a memória e/ou esgrimir contra,desmentir o que os seus opositores dizem no presente, o que fizeram ou não fizeram no passado ! E isto vale para todos os Partidos e Governos.
O que eu vi hoje, no noticiário da 13 h. da RTP 1, foi MFL dizendo taxativamente “Granadeiro mente”,e logo depois o porta-voz do PS, exibindo um documento, com passagens assinaladas a amarelo, dizendo que quem mente é MFL ! E ontem, no jornal “i”, a entrevista a Henrique Granadeiro, demolidora para Manuela Ferreira Leite.
E se me pergunta quem eu acho que fala verdade, e se a palavra do porta-voz do PS, me merece mais crédito, lamento dizer-lhe que sim, porque as “argoladas”, “patacoadas”, “faltas de memória”, “não me lembro”, “digo que não disse”, as incongruências, as contradições, os deslizes, são por demais evidentes, frequentes e grosseiros,(não a senhora, não faça já, juízos precipitados, mas as suas “gaffes” permanentes !).
Para além da sua gestão danosa como ministra das Finanças (para não falar da Educação…) dificilmente “camuflável” e desmentível !Está tudo no Diário da República ! É só ir lá procurar…
E acha que, por exemplo, a acção da Comisão Europeia contra o Estado, não é verdade, é pura
ficção ?
João Pedro #48, cito:
“E como sabe quem fala verdade? Para si a palavra do porta-voz do PS tem mais credibilidade que a de MFL? Para mim não.
Até que enfim que estou de acordo consigo, João Pedro. De facto, nem PSD nem PS merecem qualquer credibilidade. Isto para não falar do CDS, que apoia qualquer governo que lhes ofereça uns lugarzitos. Por exemplo, o de Ministro do Mar, o de Ministro das Finanças que salva o Benfica da descida de divisão, etc.
Cunha #47, cito:
“Foi no PSD do “piqueno” Mendes que dois autarcas imaculados ,Valentim e Isaltino, foram corridos do partido.”
Sim, amigo Cunha, o Mendes correu com dois e logo a seguir foi corrido ele próprio para sempre.
Foi corrido, mas com a devida recompensa como é óbvio. Ora veja.
“O antigo líder do PSD, Luís Marques Mendes, será o novo Administrador-Delegado da Nutroton Energia. Esta é uma nova empresa no sector das energias renováveis que tem como accionista Joaquim Coimbra.” http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=874223&div_id=1730
Agora veja quem é o Joaquim Coimbra que deu um tachito ao Mendes.
“Joaquim Coimbra foi o elemento da Comissão Política do PSD que entrou em rota de colisão com Luís Filipe Menezes e pediu a demissão, quando o ex-líder social-democrata propôs uma comissão de inquérito à supervisão financeira da banca.” http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1350786
Ah grande PSD, que não se cansa de dar ao país gente de alto calibre!
Claro que se pode juntar a estas proezas a mala de notas do Preto que financiou a campanha da impoluta Manuela para a distrital de Lisboa ou as facturas pagas pela Somague, mas isso agora não vem ao caso, pois não Cunha?
Sim, no Diário da República são publicadas as decisões políticas dos Governos, depois de aprovadas na Assembleia da República.
Ou a “Resolução do Conselho de Ministros 147/2002-Declaração 6/2002- Art.º 3.º” de Outubro, que autoriza a Ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, a proceder à venda da rede fixa à PT, foi publicada onde ?
Não,não fui vêr as actas do Conselho de Ministros de Guterres !
Mas se fôsse vêr as do Cavaco, do Barroso ou do Santana, não me ficava pelo “se calhar encontra lá qualquer coisita” !
Concretizava! Não me limitava a deixar suspeições no ar, aliás a prática do PSD e da D. Manuela, que critica tudo o que o Sócrates faz, cheios de dôr de cotovelo, porque ele esvaziou, para o bem e para o mal, (e algumas vezes, para o mal !), a oposição do PSD, completamente descabelada, desorganizada, dividida por raivinhas e zangas de comadres.E fazendo(o Sócrates) o que o Cavaco, o Barroso e até o Guterres, não tiveram coragem para fazer !
A D. Manuela, critica,critica, mas só diz “rasga,rasga”, e ainda não apresentou alternativas ou soluções… E afirma, com todo o descaramento de que é capaz, que não as apresenta, porque o PS, depois…as copia !
Ora,abóbora, caro António Cunha !
O PS “diz” que foi o PSD que tomou a decisão política sobre o TGV ?
“A vêr se nos entendemos”:- “O PS diz”? Mas ainda é dúvida para si, que foi a D. Manuela, MINISTRA DAS FINANÇAS DE UM GOVERNO PSD, quem, na
Figueira da Foz, acordou com o Governo espanhol, CINCO LINHAS DE TGV ?
O meio de prova estará com certeza disponivel algures mas penso que esse trabalho de investigação não cabe ao comum cidadão mas sim aos jornalistas. Senão para que precisamos de jornalistas?
Custa-me muito a acreditar que a MFL, tendo tempo de se pensar no que dizer, tenha dito uma mentira que sabia poder ser desmentida com facilidade. Acho que ninguém é assim tão burro.
Partindo do principio que a gestão da MFL enquanto ministra das finanças e da educação foi danosa, quais foram os ministros que, no mesmo papel, fizeram melhor?
«E acha que, por exemplo, a acção da Comisão Europeia contra o Estado, não é verdade, é pura
ficção ?»
Qual acção? A proposito da venda da rede? Mas será culpa da MFL? Como lhe digo, ainda não sei quem fala verdade.
De qualquer modo, é verdade que a MFL teve de arranjar uma série de estratagemas para conseguirmos ficar abaixo dos 3% de défice evitando penalizações de Bruxelas. Também é verdade que a dificuldade em cumprir essa meta deve-se ao Sr Guterres, pelo qual tenho simpatia mas que considero o principal responsavel pela situação em que estamos.
Quando me refiro ao “cidadão comum”, não quero dizer que seja ele a fazer investigações, mas tão sómente que a consulta do Diário da República, está disponível a todos, e creio que agora, até “on line”.
Ministros das Finanças que tenham feito melhor que Ferreira Leite ? Teixeira dos Santos, que teve que andar a “apanhar os cacos” deixados pela MFL.
E na Educação, Marçal Grilo, que deixa a milhas todos os outros .
Quanto à sua dúvida, se é verdade ou não a acção da Comunidade Europeia contra o Estado Português, ela é do domínio público, mas respeito a sua opinião e incredulidade.
Cavaco no papel de “emplastro” da dr. Manuela.
[Responder]
O “venerando chefe de Estado”,que quando 1.º ministro, se queixava das “forças de bloqueio” que não o deixavam trabalhar, mostra-se agora “muito diligente e empenhado”em colaborar nas campanhas eleitorais do PSD.
Onde estará o seu dever de equidistância e imparcialidade,em relação aos Partidos ?
Terá sido mandado às urtigas ?
[Responder]
O melhor artigo que li sobre o assunto
http://jumento.blogspot.com/2009/06/transparencia-segundo-cavaco-silva.html
[Responder]
Já ouviram as reações dos outros partidos, após a comunicação que fez o sr “engº” Sócrates?
Parece que não era só o PSD que estava com a pedra no sapato.
Que comentário faz a isso sr DO?
[Responder]
Quando não temos nada para dizer mais vale ficarmos calados.
[Responder]
A dona Manuela e o senhor Silva, tão preocupados com os gastos dumas eleições em separado, não se preocupam em interferir e deitar por terra um negócio de muitos milhões de uma das maiores empresas nacionais, por questões de tricas eleitorais partidárias.
[Responder]
Mais que um serviço a MFL, fez um favor ao país…e tal como consta no tag do post…caro Pedro Vieira, este foi msm um post SEM CATEGORIA!!!!
[Responder]
E bem que ela precisa.
Com um primeiro ministro destes até a Manela se arrica a ser primeira ministra.
Gostei do elogio ontem ao Santana
[Responder]
Lima4-(5)- Não confunda !As reacções dos Partidos, são o seu direito e o seu exercício legítimo e legal da Democracia.
Como, nos Blogues, é o meu ou o seu, desde que não ultrapasse os óbvios limites da calúnia ou do insulto pessoal.
Mas aqui, o que está em causa, é a intolerável violação(que não é a primeira!) do mais elementar dever de isenção e imparcialidade do Presidente da República,em iniludível favor das campanhas eleitorais de Manuela Ferreira Leite,que (por acaso!) é sua amiga pessoal, e do PSD que (por acaso!) é o seu (dele) Partido !!!!
Violação que deve sêr passível da mais enérgica crítica e reprovação.
Respondi eu à pergunta que dirigiu a Daniel Oliveira, (mas o autor é Pedro Vieira !). É também o meu exercicío da liberdade de expressão…
[Responder]
Parece que há afinal um homem do PSD interessado na Média Capital….
Era preciso afastar o gigante PT, para ele entrar!!!
É o que se diz por aí….E parece que a operação tem de ser rápida, porque a PRISA precisa de liquidez (o que não faltará a Coimbra) e as eleições estão à porta. È preciso colocar de novo esta gente do PSD no Governo!..E aí está o grupo de Joaquim Coimbra ( e outros, e outros, eles mexem-se muito e nós estamos a vê-los) em acção! Acho que vão conseguir!
[Responder]
Teoria da conspiração. É tipo daqueles tolinhos que acredita no loose change.
[Responder]
Com elogios de Manuela Ferreira Leite a essa desgraça que se chama Santana Lopes, o crédito da senhora baixou mais um ponto.
Mas quem ouviu a entrevista de Zeinal Bava da PT á Judite de Sousa, talvez fique a pensar na pertinência das respostas do senhor.
A- a PT está cotada na Bolsa de Nova Iorque e na Bolsa de Lisboa, tem acionistas a quem tem que prestar contas, o negócio para se fazer , teria de ter o acordo da Autoridade da Concorrência , e do governo, em suma demasiados crivos, para poder ser uma simples manobra do Socrates para correr com o Moniz e a mulher.
B- Zeinal Bava citou como exemplo , a PT ter vendido por 300 milhôes de euros a sua participação na Lusomundo, e tambem não ter dado conhecimento ao governo da época.
C- a PT já foi detentora de 40% do capital da SIC noticias e nunca houve acusações de interferências, na linha editorial da Sic.
D- Neste caso a PT só deteria 30% portanto uma posição minoritária, como poderia exigir a substituição do director da estação.
E-Talvez porque as respostas foram claras, me parece que se terão , neste caso , tirado conclusões percipitadas.
Talvez Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva, que em termos de tentativa de controlo de informação têm telhados de vidro, tivessem tirado conclusões , em função do que foi no passado( algum bem recente) a sua actuação.
Mas como o assunto ficou definitivamente resolvido, agora o caso só serve para meras tricas partidarias.
Os graves problemas do país exigem que as discussões sejam outras, desemprego, reformas de miséria, desempregados sem qualquer apoio, quebra dos direitos dos trabalhadores fruto do Codigo de Trabalho votado em conjunto pelo PS-PSD-CDS., situação na saude, no ensino, alternativas para a crise, isto sim , assuntos a precisarem de resposta.
[Responder]
Que grande momento de exagero, mas está bem…
[Responder]
O Pedro Vieira, de tão entretido que está a lamber o logotipo do bloco, não tem a distância para ver que Cavaco fez sim um bom servicinho ao país.
[Responder]
Minhoto: olhe que não .., olhe que não…
[Responder]
Não não há nenhuma conspiração! Há apenas negócios, negócios que se misturam com poder, e dinheiro, nada mais!
[Responder]
Sócrates procura todos os dias a derrota. Impressionante esta vontade.
[Responder]
não é por nada, mas acho que a loira do PS vai ser o Bloco de Esquerda…
[Responder]
Para os indefectíveis e acrisolados admiradores de Cavaco,Manuela,Santana & C.ª, que pontificam neste Blogue, eu ofereço estas duas pérolas, que por certo lhes vão dar enorme satisfação e alegria, e vão em maiúsculas, para poderem apreciá-las melhor:
O hoje Conselheiro de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, em 1995 :
“A INCULTURA DE CAVACO SILVA, POLÍTICA E NÃO SÓ, É ABISMAL, E O SEU TRIUNFO, FOI O TRIUNFO DA VULGARIDADE”.
Miguel Cadilhe (ex-ministro das Finanças de C.S.) mais recentemente :
“CAVACO SILVA É COMO UM EUCALIPTO ! SECA TUDO À SUA VOLTA !…”
Então ! Gostaram ?
Não ! Por favor ! Não têm nada que me agradecer !
Com amigos destes, não admira que C.S. ande a pôr vélinhas à Santa Manuela das Finanças Falidas !
[Responder]
Os favores de cavaco a dona manuela (do psd)
já vêm de longe.Enjoam imenso , cheiram a velho que se fartam mas têm ajudado muito a senhora.
É natural, ela faz parte daqueles velhos amigos cuja protecção de interesses dá sempre dividendos.
[Responder]
José Peralta
E quem foi que lhe disse que por serem do mesmo partido, os ditos senhores tem que ser amigos de Cavaco ?
É que o PSD, tem pessoas que pensam diferente. E ainda bem.
Marcelo é um papagaio. Fala, fala, fala e nunca o vi a fazer nada. Excepto o banho no rio tejo no meio dos cagalhões. Cadilhe conheco-o pessoalmente da Ex-API e é daquelas pessoas que não dá uma para a caixa. Aliàs vê-se a triste figura que fez no BPN.
Cavaco vez a vontade a todos os partidos, excepto o PSD, e marcou as elições 15 antes das autarquicas.
Que vai ganhar é abstenção, e o povo é burro porque não sabe distinguir entre autarquicas e legislativas.
Mais um atestado de estupidez passado ao povo.
[Responder]
“E-Talvez porque as respostas foram claras, me parece que se terão , neste caso , tirado conclusões percipitadas.”
Corvo,
eu disse exactamente isso, que se estavam a tirar conclusões precipitadas, no 1º post sobre este assunto da autoria de Daniel Oliveira.
[Responder]
20 Maria
Pois é Maria.
Isso lembra-me sempre o Sampaio o homem que foi presidente e que deu cobertura ao governo de Guterres e a todas as asneiras que praticou.
SE não fosse esse governo se calhar hoje estariamos muito melhor.
[Responder]
Felizmente estive fora de Lisboa por um dia e logo longe do meu PC e chego a este post tarde.
Não percebo porque é que o dono do mesmo, não pede desculpas e não o retira, saindo de mansinho pela porta baixa.
[Responder]
António Cunha (21)- Quanto a Ferreira Leite, é inquestionávelmente público e notório que ela e Cavaco são amigos pessoais, e cúmplices no desastroso “cavaquismo”,em tempo de ” vacas gordas”,dois governos maioritários, sem crises e quando o dinheiro entrava em cascata, vindo da U.E. !
E nesse tempo, em que havia todas as condições
para implementar novos projectos e as necessárias e/ou possíveis reformas de fundo,na Educação, na Saúde, nas Finanças, no Ambiente, no Apoio Social, na Justiça, etc.etc. mesmo arrostando, como sempre acontece, com a impopularidade dessas reformas, a contestação das corporações e dos seus interesses instalados, a o Cavaco pouco ou nada fez ! Alcatrão, alcatrão, alcatrão!!! E por quê ? Porquê essa falta de coragem ?
Por mero e anti-patriótico interesse partidário e eleitoralista, porque a convulsão social, como está a acontecer com Sócrates, prevísivelmente lhe retiraria a maioria ou lhe daria a derrota, como, afinal, sem honra nem glória, acabou por acontecer, com um Cavaco fragilizado, derrotado, a virar malcriadamente as costas aos jornalistas, mastigando alarv… quero dizer,”de forma pouco convencional”,um naco de bolo-rei !!!
E não vale a pena varrer a história para debaixo do tapete, você não o faz com o “guterrismo”e com o “socratismo” e está no seu direito, o mesmo que eu reivindico, para escrever isto que escrevo.
“O PSD, tem pessoas que pensam diferente. E ainda bem “, mas… a avaliar pelo zurzir do Marcelo e do Cadilhe, esqueceu-se deste “mas”…
Se pensarem “diferente”, mas contra a “voz do dono”, já são papagaios que se banham entre os cagalhões do Tejo , ou não dão uma para a caixa, ou fazem tristes figuras. Digo-lhe que nos casos citados, até estou de acordo consigo…mas eu não tenho a felicidade de sêr do PSD…
Reparo que, tal como eu, parece têr uma memória privilegiada sobre o nosso passado político recente.
Mas, curiosamente, parece não se recordar,por exemplo, que a D. Manuela,não impediu, e podia tê-lo feito, a ruinosa compra de submarinos, foi a autora do pagamento especial por conta, que estangula as pequenas e médias empresas, vendeu património para escamotear o défice, mercê da sua “fantástica e sofisticada” engenharia financeira e truques mentirosos, vendeu a exponencial dívida pública a privados americanos, acordou com Espanha cinco linhas, cinco, de alta velocidade,etc.etc. ! Mas agora é que está muito, mesmo mmmuuuiiitttooo preocupada com a hipoteca do futuro das gerações vindouras …
Quanto às eleições em separado, era só o que faltava que o P.R., que já é, objectivamente, parte activa nas campanhas eleitorais do PSD – um caso que devia sêr analisado pela Comissão Nacional de Eleições e pelo Tribunal Constitucional – contra a vontade da maioria dos Partidos, fosse fazer mais um frete à D. Manuela e ao PSD !
E o Povo burro, a que eu pertenço, (porque você é certamente um aristocrata !) se o PSD vencer as eleições, passará imediatamente a sêr,na sua opinião, tenho a certeza, um Povo culto e inteligente !!!!!!!!
Pois é, António Cunha, você é dos que pensam diferente, MAS…
[Responder]
Vi no Noticiário das 13 h. depois da decisão de Cavaco sobre as eleições, o Sr. Aguiar Branco, com um indisfarçável ar contrariado e constangido, dizer que, embora em desacordo, o PSD aceitava a decisão (!!!!!).
“Isto” é realmente humorístico !!!! Haja alguma coisa que nos faça rir …
Gostava de perguntar ao “cómico” :-E se o PSD não aceitasse ? Tinha outra alternativa ? Qual ?
Não se apresentar às eleições, em sinal de protesto ?
Um golpe de Estado para “apear” o Cavaco ?
Esta gente, já perdeu completamente o sentido do ridículo !
Deve sêr andaço…
[Responder]
Ó Vieira, falta ainda fazer o post seguinte a dizer que Cavaco apenas marcou eleições separadas só para não estar a fazer maism um favor à Ferreira Leite, o que iria parecer mal.
Quem é que lhe dá ideias para posts? Quem é amiguinho, quem é?
[Responder]
O Duo Maravilha (Cavaco e Manuela) e as suas performances económico/financeiras. Palavras para quê? São “artistas” portugueses, não se esqueçam de os recompensar com o voto.
“Em 1991, o défice estava nos 7,6 por cento e em 1993 agravou-se ainda mais para os 8,1 por cento do PIB.”
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1323730
[Responder]
a questão é só uma e não adianta baralhar:
a drª Manuela Ferreira Leite não quer ir a eleições nem de assumir as responsabilidades pelos resultados do partido. Sabe que não consegue nem tem nenhuma ideia para apresentar de diferente do que tem sido a governação de direira de José Sócrates.
O sublinhado disto está muito claro no elogio público a Santana Lopes: a drª Ferreira Leite precisa de quem faça a campanha eleitoral por ela.
Há dúvidas?
[Responder]
26 José Peralta
Voce acha que os governos de Cavaco foram só alcatrão, e isso é a sua opinião. É um mito que se instituiu, e nada o irá apagar.
Realmente Portugal, um pais extremamente plano onde se demorava umas 6 horas para chegar ao Porto de carro era um pais bastante desenvolvido. Já para não falar no tempo que os pesados de mercadorias demoravam a chegar a Vilar Formoso através da planície Beirã.
Manuela Ferreira Leite como ministra das finanças herdou um governo que foi abandonado cobardemente por José Sócrates e Guterres. E o pais estava de tanga. Nas lonas. Guterres esbanjou e destruiu tudo o que se construiu nos governos de Cavaco.
Eu até podia falar nas baixas de impostos, na liberalização da economia, na abertura da TV aos privados, no Hospitais que foram abertos, nas escolas que foram modernizadas, ou na melhoria significativa de vida da maioria dos Portugueses, mas não vale a pena.
Sim sim, tem toda a razão……
[Responder]
António Cunha-(30)-Refere as “benfeitorias” da dupla Cavaco, Manuela & Associados, em DEZ anos e DOIS Governos maioritários, e numa conjuntura política e económica extremamente favorável, é preciso não esquecer !
Porque baixar impostos em tempo de “vacas gordas”, liberalizar a Economia, as TVs privadas, e fazer alcatrão, é o mais fácil e demagógico que qualquer Governo pode fazer,para ganhar votos (ou, pelo menos, não os perder !). E inútil, como se viu !
Mas as reformas estruturais, que provocam convulsões laborais e sociais, afrontam os interesses corporativos instalados, à sombra dos quais, proliferam “tumores” da estirpe BPN e quejandos, essas o Snr. Cavaco, “brilhantemente acolitado” pela D. Manuela , não teve a coragem de fazer !
Quanto aos hospitais, posso acreditar no que me diz, mas em relação ao Parque Escolar, que conheci muito de perto, e durante muitos anos, desculpe que lhe diga, mas o “cavaquismo” deixou-o completamente degradado !
E quando o PSD acusa o Governo de sêr uma central de propaganda, até parece que nessa matéria, se tem como uma “noiva virginal”, ostentando orgulhosamente, o seu ramo de laranjeira…mas com as laranjas a caír de podres…
Sobre a “tanga”, essa foi a vestimenta com que o Governo Guterres encontrou as Finanças públicas, depois de por lá ter passado a “marabunta” cavaquista …
Ou o alcatrão é um mito, e a “tanga” não ?
[Responder]
Joaquim Azevedo,
Essa noticia é toda ela enganosa. Não podemos comparar defices orçamentais que dizem respeito a situações diferentes sobre as quais o governo não tem poder no curto prazo. Se retirarmos o peso dos juros no défice (defice primario) veremos que as conclusões a retirar são completamente diferentes. Desde que temos livre circulação de capitais na UE os juros que pagamos de divida publica cairam abruptamente.
Assim, no tempo do cavaco temos um excedente orçamental e lá se vai o menor défice em 30 anos tão apreguado pelo socrates.
Se quiser verificar:
http://ec.europa.eu/economy_finance/publications/publication15054_en.pdf
Por ex: 1995 (-0,8%); 2008 (-0,3%)
O sinal negativo quer dizer excedente dado tratar-se de um défice.
[Responder]
João Pedro, eu realmente não sou especialista em economia e finanças. Agora você, das duas uma, ou é realmente um fenómeno do Entroncamento, ou então é um ilusionista dos números. Não está ao alcance de qualquer um desmentir o INE, o Banco de Portugal , o Eurostat e a Comissão Europeia assim de uma penada. É obra, João Pedro!
Três citações da notícia a que você chama enganosa:
1- “O défice de 2,6 por cento do PIB que Portugal obteve em 2007 foi o mais baixo em pelo menos 30 anos, de acordo com os dados do Banco de Portugal, do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Comissão Europeia.”
2- “Os dados que constam do relatório da comissão para a análise da situação orçamental, do Banco de Portugal (entre 1991 e 2004) e do Eurostat (entre 1977 e 1990) mostram que desde 1977 não houve nenhum outro défice tão baixo como o registado em 2007, pelo que este último foi o mais baixo dos últimos 30 anos.”
3- [Período Cavaquista] “Saldo das contas públicas em contabilidade nacional (Fonte: Eurostat, Banco de Portugal e INE)
1985 -8,6%
1986 -7,5%
1987 -5,9%
1988 -3,6%
1989 -2,9%
1990 -6,3%
1990 -6,3%
1991 -7,6%
1992 -4,7%
1993 -8,1%
1994 -7,7%
1995 -5,5%”
[Responder]
Sr. Pedro vieira,
porquê?
[Responder]
Caro Azevedo,
O que lhe digo é que não se pode comparar o que não é comparavel. Não digo que esses numeros estejam errados, pelo contrário. O que digo é que se queremos comparar politica monetaria discricionária, não são esses os numeros a utilizar. Se quiser pergunte a um economista de sua confiança. O indicador relevante para tal comparação é o saldo orçamental primario ajustado da componente ciclica.
Repare que a taxa de juro a que está sujeita a divida publica caiu significativamente desde a livre circulação de capitais, o que não depende em nada da acção de um governo. Assim, não podemos incorporar factors externos ao governo se queremos avaliar o seu desempenho. Em 1995, a taxa de juro implicita era 10,6%, em 2008 é 4,6%. Só isto altera por completo essas comparações que são tudo menos sérias. É atirar areia para os olhos das pessoas. Se quiser acreditar acredite ou continue a aceitar essas manipulações grosseiras.
[Responder]
Errata
Politica orçamental discricionaria e não politica monetaria.
[Responder]
João Pedro, acha que o Eurostat não gosta do Cavaco?
Será que a Comissão Europeia não aprecia a performance da drª Manuela?
Os Fundos europeus, que jorraram como nunca no cavaquismo, não contam?
Lembra-se da vergonha que foi a aplicação do Fundo Social Europeu?
Quer contabilizar o desperdício desses cursos que não serviram para coisa nenhuma? Minto, serviram para enriquecer uns amigos e uns chico-espertos.
Como se fazem as contas aos prejuízos do fim da frota pesqueira, da agricultura, da indústria?
Diziam os Cavaquinhos, à época, que “não tinham viabilidade”, e agora? Quem produz? Quem pesca? Quem cultiva?
Resposta: Ninguém.
Mas, no entretanto, muita gente embolsou devidamente, certo? E agora querem que sejam os trabalhadores a, mais uma vez, alombarem com a crise.
Por mim, levam com o célebre gesto do Zé Povinho. Por enquanto…
[Responder]
Ok. Há muita coisa que pode criticar acerca dos 10 anos de Cavaquismo. Qualquer 1º ministro terá sempre bastante de criticavel, uns mais do que outros. O que já me chateia é ver o Socrates a dizer à boca cheia que conseguiu o menor défice em 30 anos como se isso implicasse um maior controlo sobre as contas publicas que todos os outros que o antecederam. Dai ter feito estes comentarios. Os jornais com noticias pouco rigorosas como essa ajudam à festa.
[Responder]
Esqueci-me de dizer o seguinte: O Eurostat e a comissão europeia não fazem essas comparações. A fonte refere-se aos numeros, não ao texto que os usa para fazer comparações.
[Responder]
“Já parecem esquecidas as tentativas de intervenção do governo do PSD na Lusomundo Media, que levaram à minha demissão”. disse H.Granadeiro
Existe muita lobotomia em Portugal….Lavagem Cerebral ou Memória curta???
Deixo a questão a discussão…
[Responder]
40 Ricardo Van Helden
E muita contra informação e descredito
Já ouviu o que MFL disse sobre o assunto ?
Então vá ouvir para que fique bom do cerebro….
[Responder]
Cunha, o PSD até o Marcelo correu da TVI. O papel de virgem ofendida só funciona com otários. Quem tiver um pingo de memória sabe bem que, em matéria de controlo e manipulação dos media, o PSD é mestre. Começa logo no pluralismo de informação na Madeira.
Um episódio que não quero perder na próxima campanha, vai ser apreciar a performance da Manuela na festa do Chão da Lagoa de braço dado com o Alberto a “agasalhar” umas ponchas valentes. Tenho a certeza de que será um momento único.
[Responder]
Azevedo,
Vamos distinguir aqui 2 coisas para que nunca mais use esse argumento.
Para mim e para AJJ existem 2 PSD. O PSD nacional e o PSD Madeira.
Recrimino algumas atitudes de AJJ para com o “continente” mas não deixo de lhe dar razão em muitas coisas.
O MRS é um a virgem ofendida que se fez valer de um comentário infeliz de um ministro para ir fazer queixinhas e aproveitar e sair da TVI, e pensar em se candidatar a presidente.
Teve azar pois Cavaco passou-lhe a perna.
Eu vou gostar é de ver o BE no governo PS e você e todos os que aqui mandam laraxas a engolir Sapo do tamanho de elefantes. Ou pensa que esta convergencia sobre as obras publicas veio do nada ?
[Responder]
Ricardo Van Helden (40)
Concordo consigo, eu até penso que não é só memória curta, é amnésia completa !
Li a entrevista de Henrique Granadeiro no “i”, na qual ele relembra “os negócios de Ferreira Leite, para conter o défice , que envolveram a PT, e a venda da rede fixa à operadora, por 365 milhões de euros, em 2002″.
O “i” complementa :-”A venda desta rede à operadora, foi muito contestada pela Comissão Europeia.(…) Tudo se passou em 2002, em pleno vale-tudo contra o défice.
Em 2003, a ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, para respeitar os 3% de défice vendeu por 1,75 milhões de euros, as dívidas fiscais de 11 mil milhões de euros.
A Comissão Europeia intentou uma acção contra o Estado pela adjudicação directa da rede fixa, por considerar que tal medida, violou a directiva europeia de concorrência” (sic).
O jornal referiu ainda, que tentou, sem êxito contactar MFL, para que contestasse Granadeiro !
Pudera ! Devia estar reunida com os seus “conselheiros”, para combinar a estratégia da resposta… que logo se revelou nos noticiários televisivos :
-D.Manuela, diz então…que Granadeiro mente, (fósforo ferrero !) e no mesmo passo, que “não se lembra” dos outros factos (amnésia) !!!!
É a isto, que a obstinação de alguns, os leva a dizer,ao transe, que isto é “contra-informação”, e que “verdade”, é TUDO o que a D. Manuela diz…
Joaquim Azevedo (42)
O papel de virgem ofendida, também é o do PSD “total” ! “Virgem” ? Sim… mas cá com uma “saia” !!!!!!!
[Responder]
Finalmente, eis que um raio de luz iluminou a D.Manuela, e ela lembrou-se ( fósforo ferrero !):-”A decisão da venda da rede fixa à PT, foi do Governo Guterres ” !!!!!!!!!
Só que, o PS, através do seu porta-voz, logo veio demonstrar, com documentos , que D. Manuela…mente ! Foi dela tal decisão, já ministra das Finanças há OITO MESES !
(Que “beras”, “pá”! Desmancha-prazeres ! Não deixam que a (políticamente !) infeliz senhora, “brilhe” por um fugaz momento que seja !).
É claro que mais esta “argolada”, tinha que têr uma manobra de diversão, para desviar as atenções !
E ela veio na forma de conferência de imprensa, em que um “cómico” reincidente-mais um!- Agostinho Branquinho, a quem nós pagamos “cachet” para nos divertir, vem dizer que o PS “vai chamar José Alberto Carvalho á A.R., (pela 3.ª vez !), porque a RTP dá, nos noticiários, mais tempo de antena ao PS do que ao PSD, (segundo a ERC, que quando é conveniente, é acusada de estar ao serviço do Governo e do PS), “facto indesmentível”,digo eu, que todos os dias vejo o PSD, “quase ausente da RTP” !
E, quando inquirido sobre a “argolada da patroa”, o “cómico”, disse que…”não comentava” !
Então isto, não é “interferência abusiva” do PSD, na linha editorial da RTP ?
NÂO !!!! O PSD É VIRGEM !!! O Sócrates e o PS , é que o fazem ,em relação à TVI !!!!!
E para os que, porventura, argumentem que a RTP é pública e paga por todos nós, e a TVI, é uma empresa privada,eu antecipo a resposta, :- E a A.R. é privada ? Não é “paga por todos nós” ?
Então, porque é que pagamos “cachet”, para alguns “cómicos” nos divertirem ?
[Responder]
Cunha #43, cito:
“Para mim e para AJJ existem 2 PSD. O PSD nacional e o PSD Madeira.”
Boa, amigo Cunha, estou de acordo. Portanto, independência para a Madeira já.
Assim sendo, não vejo qual a razão para não existir um PSD Porto, um PSD Algarve, um PSD Celorico etc, que não tenham nada a ver com o PSD nacional. Ou seja, em vez de dois, poderiam coexistir para aí uns trinta PSD’s “todos diferentes, todos iguais” – bonito.
Bonito e aliciante, ainda por cima. Por exemplo, estou curioso para ver como é que o discurso poupadinho do PSD oficial se vai coadunar com o do PSD endividado até à medula do Menezes na Câmara de Gaia. A Manuela não quer dívidas para as gerações futuras, o Menezes já hipotecou as ditas gerações por muitos e longos anos. Se a Manuela for coerente não lhe resta outra solução que não seja estar contra a recandidatura do Menezes, mas quem apoia o Santana pode apoiar qualquer nulidade.
[Responder]
Foi no PSD do “piqueno” Mendes que dois autarcas imaculados ,Valentim e Isaltino, foram corridos do partido.
Não foi no BE, percebeu !!!!
A tal srªa de Salvaterra ainda se vai candidatar ?
E o Zé ? Já não faz falta a Lisboa ?
Tão pouco poder e tanta asneira.
[Responder]
«Finalmente, eis que um raio de luz iluminou a D.Manuela, e ela lembrou-se ( fósforo ferrero !):-”A decisão da venda da rede fixa à PT, foi do Governo Guterres ” !!!!!!!!!
Só que, o PS, através do seu porta-voz, logo veio demonstrar, com documentos , que D. Manuela…mente ! Foi dela tal decisão, já ministra das Finanças há OITO MESES !»
E como sabe quem fala verdade? Para si a palavra do porta-voz do PS tem mais credibilidade que a de MFL? Para mim não. Ainda assim pergunto-me o que é que os nossos jornalistas andam a fazer em vez de invesigarem nos registos quem fala verdade.
[Responder]
Esqueci-me de dizer que esse documento nãp foi publicado em nenhum lado. Eu pelo menos não o vi e nem sei se prova aquilo que pretende provar. Mais uma vez, descubrir quem fala verdade deveria ser uma prioridade dos nossos meios de comunicação social.
[Responder]
João Pedro (48 e 49)
Tudo o que é verdade constará, penso eu, do Diário da República, onde estão publicadas todas as leis promulgadas pelos vários Governos, até a nomeação ou promoção de um simples funcionário público, etc. etc.
E é lá que, certamente, jornalistas, cidadãos comuns e políticos, vão procurar elementos e informação próxima ou longínqua, para nos avivar a memória e/ou esgrimir contra,desmentir o que os seus opositores dizem no presente, o que fizeram ou não fizeram no passado ! E isto vale para todos os Partidos e Governos.
O que eu vi hoje, no noticiário da 13 h. da RTP 1, foi MFL dizendo taxativamente “Granadeiro mente”,e logo depois o porta-voz do PS, exibindo um documento, com passagens assinaladas a amarelo, dizendo que quem mente é MFL ! E ontem, no jornal “i”, a entrevista a Henrique Granadeiro, demolidora para Manuela Ferreira Leite.
E se me pergunta quem eu acho que fala verdade, e se a palavra do porta-voz do PS, me merece mais crédito, lamento dizer-lhe que sim, porque as “argoladas”, “patacoadas”, “faltas de memória”, “não me lembro”, “digo que não disse”, as incongruências, as contradições, os deslizes, são por demais evidentes, frequentes e grosseiros,(não a senhora, não faça já, juízos precipitados, mas as suas “gaffes” permanentes !).
Para além da sua gestão danosa como ministra das Finanças (para não falar da Educação…) dificilmente “camuflável” e desmentível !Está tudo no Diário da República ! É só ir lá procurar…
E acha que, por exemplo, a acção da Comisão Europeia contra o Estado, não é verdade, é pura
ficção ?
[Responder]
50 José Peralta
E no diario da republica tambem vêm decisões politicas ?
Já foi ver as actas do conselho de ministros do governo Guterres ? Se calhar encontra lá qq coisita.
Ou não é o PS que diz que foi o PSD quem tomou a decisão politica sobre o TGV ?
A ver se nos entendemos, uma coisa é o que sai no DR outra é quem decidiu fazê-la. Em Portugal podem passar-se anos entre ambas.
[Responder]
João Pedro #48, cito:
“E como sabe quem fala verdade? Para si a palavra do porta-voz do PS tem mais credibilidade que a de MFL? Para mim não.
Até que enfim que estou de acordo consigo, João Pedro. De facto, nem PSD nem PS merecem qualquer credibilidade. Isto para não falar do CDS, que apoia qualquer governo que lhes ofereça uns lugarzitos. Por exemplo, o de Ministro do Mar, o de Ministro das Finanças que salva o Benfica da descida de divisão, etc.
Cunha #47, cito:
“Foi no PSD do “piqueno” Mendes que dois autarcas imaculados ,Valentim e Isaltino, foram corridos do partido.”
Sim, amigo Cunha, o Mendes correu com dois e logo a seguir foi corrido ele próprio para sempre.
Foi corrido, mas com a devida recompensa como é óbvio. Ora veja.
“O antigo líder do PSD, Luís Marques Mendes, será o novo Administrador-Delegado da Nutroton Energia. Esta é uma nova empresa no sector das energias renováveis que tem como accionista Joaquim Coimbra.”
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=874223&div_id=1730
Agora veja quem é o Joaquim Coimbra que deu um tachito ao Mendes.
“Joaquim Coimbra foi o elemento da Comissão Política do PSD que entrou em rota de colisão com Luís Filipe Menezes e pediu a demissão, quando o ex-líder social-democrata propôs uma comissão de inquérito à supervisão financeira da banca.”
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1350786
Ah grande PSD, que não se cansa de dar ao país gente de alto calibre!
Claro que se pode juntar a estas proezas a mala de notas do Preto que financiou a campanha da impoluta Manuela para a distrital de Lisboa ou as facturas pagas pela Somague, mas isso agora não vem ao caso, pois não Cunha?
[Responder]
Antóio Cunha (51)
Sim, no Diário da República são publicadas as decisões políticas dos Governos, depois de aprovadas na Assembleia da República.
Ou a “Resolução do Conselho de Ministros 147/2002-Declaração 6/2002- Art.º 3.º” de Outubro, que autoriza a Ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, a proceder à venda da rede fixa à PT, foi publicada onde ?
Não,não fui vêr as actas do Conselho de Ministros de Guterres !
Mas se fôsse vêr as do Cavaco, do Barroso ou do Santana, não me ficava pelo “se calhar encontra lá qualquer coisita” !
Concretizava! Não me limitava a deixar suspeições no ar, aliás a prática do PSD e da D. Manuela, que critica tudo o que o Sócrates faz, cheios de dôr de cotovelo, porque ele esvaziou, para o bem e para o mal, (e algumas vezes, para o mal !), a oposição do PSD, completamente descabelada, desorganizada, dividida por raivinhas e zangas de comadres.E fazendo(o Sócrates) o que o Cavaco, o Barroso e até o Guterres, não tiveram coragem para fazer !
A D. Manuela, critica,critica, mas só diz “rasga,rasga”, e ainda não apresentou alternativas ou soluções… E afirma, com todo o descaramento de que é capaz, que não as apresenta, porque o PS, depois…as copia !
Ora,abóbora, caro António Cunha !
O PS “diz” que foi o PSD que tomou a decisão política sobre o TGV ?
“A vêr se nos entendemos”:- “O PS diz”? Mas ainda é dúvida para si, que foi a D. Manuela, MINISTRA DAS FINANÇAS DE UM GOVERNO PSD, quem, na
Figueira da Foz, acordou com o Governo espanhol, CINCO LINHAS DE TGV ?
,
[Responder]
MFL e o PSD rasga rasga,
Os ministros do PS fazem isto aos deputados
http://sp3.fotolog.com/photo/19/55/77/tonimanager/1246553219558_f.jpg
Um pouco diferente…..
[Responder]
António Cunha (54)
Por acaso, eu só vi um ! Quantos viu o António Cunha ?
Cuidado com as suas dioptrias…
Mas isso pouco interessa !Foi ordinário, foi reprovável, foi indesculpável !
[Responder]
José Peralta (50),
O meio de prova estará com certeza disponivel algures mas penso que esse trabalho de investigação não cabe ao comum cidadão mas sim aos jornalistas. Senão para que precisamos de jornalistas?
Custa-me muito a acreditar que a MFL, tendo tempo de se pensar no que dizer, tenha dito uma mentira que sabia poder ser desmentida com facilidade. Acho que ninguém é assim tão burro.
Partindo do principio que a gestão da MFL enquanto ministra das finanças e da educação foi danosa, quais foram os ministros que, no mesmo papel, fizeram melhor?
«E acha que, por exemplo, a acção da Comisão Europeia contra o Estado, não é verdade, é pura
ficção ?»
Qual acção? A proposito da venda da rede? Mas será culpa da MFL? Como lhe digo, ainda não sei quem fala verdade.
De qualquer modo, é verdade que a MFL teve de arranjar uma série de estratagemas para conseguirmos ficar abaixo dos 3% de défice evitando penalizações de Bruxelas. Também é verdade que a dificuldade em cumprir essa meta deve-se ao Sr Guterres, pelo qual tenho simpatia mas que considero o principal responsavel pela situação em que estamos.
[Responder]
Tão ridículo é o PR como a Doutora. Dizem à boca cheia que são muito honestos. Será que para ser honesto em Portugal basta não roubar?
[Responder]
João Pedro (56)
Quando me refiro ao “cidadão comum”, não quero dizer que seja ele a fazer investigações, mas tão sómente que a consulta do Diário da República, está disponível a todos, e creio que agora, até “on line”.
Ministros das Finanças que tenham feito melhor que Ferreira Leite ? Teixeira dos Santos, que teve que andar a “apanhar os cacos” deixados pela MFL.
E na Educação, Marçal Grilo, que deixa a milhas todos os outros .
Quanto à sua dúvida, se é verdade ou não a acção da Comunidade Europeia contra o Estado Português, ela é do domínio público, mas respeito a sua opinião e incredulidade.
[Responder]