
foto Joana Bourgard/jn
Poucos minutos depois do primeiro jogo oficial de Rúben Micael pelo FCP para o campeonato nacional português (aka Liga Sagres), estou condições de vos garantir: está encontrado o sucessor de Deco para a selecção nacional - sei que Micael tem características diferentes das de Deco, mas acreditem que não trafico com boutades em temas tão sensíveis.
Mais um problema nacional resolvido pelo clube da região norte.
46 comentários 30 Jan 10 em Sem categoria


Mais um problema nacional resolvido pela região autonoma da Madeira.
[Responder]
No jogo de hoje o problema foi resolvido foi pelo árbitro.
Foi pena esse tal de Rúbem não ter levado um par de lanchetas bem dados no tunel, porque aí sim tinha razões para se ir queixar para a Rádio Reanascença a mando do Capo.
[Responder]
“Mais um problema nacional resolvido pelo clube da região norte.”
Acho que quem resolveu o problema foi o União da Madeira e o Nacional!
O Ruben à muito que merecia ser chamado à selecção, mas aposto que só vai ao Mundial porque joga no clube da fruta…
[Responder]
Caro Bruno,
1. Como leitor considero-o bem-vindo ao arrastão (já o lia no avatares)
2. Como especialista, em desporto em geral e em futebol em particular, considero que tem razão. É muito importante o desempenho de R.M. com a bola nos pés, mais importante, ainda, é o à vontade, desafiador, com que, sorrindo, se dirige às câmaras e aos microfones, driblando, com um sorriso nos lábios, os «perguntadeiros» da capital.
3. O Porto, como o próprio nome indica, não é regional, é exclusivo duma cidade – o Porto.
4. Em Portugal temos três tipos de clubes:
4.1. Sporting Clube de Portugal – tem o país no nome
4.2. Futebol Clube do Porto – tem uma cidade no nome
4.3. Sport Lisboa e Benfica – tem uma cidade e um bairro no nome, é um clube de futebol mas podia ser uma marcha popular na noite de Santo António
Nota final: Há um «parêntisis» fechado sem ter sido aberto
[Responder]
Bruno Sena Martins Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 19:58
Obrigado, vou corrigir.
Antonio Cunha Reply:
Fevereiro 1st, 2010 at 13:54
Para clube de bairro não está nada mal
Na Europa está bem vincada a presença de adeptos do Benfica. Segundo dados de um estudo da «Vox Populi», Instituto Nacional de Estatística da Secretaria de Estado das Comunidades, divulgados pelo clube da Luz, existem mais de 5,5 milhões de benfiquistas na Europa.
À excepção de Portugal, no Resto da Europa existem 762 mil 621 benfiquistas. A França é o país com mais adeptos do Benfica (396708), seguido de Reino Unido (125847), Suiça e Áustria (8559), Alemanha (66710), Espanha/Andorra (28200), Itália (4266) e Escandinávia (2096).
Olhando para o total de adeptos do Benfica no Mundo deparamo-nos com mais de 14 milhões, sendo que Angola e Moçambique contribuem juntos para mais de seis milhões: 3 milhões 803 mil 123 em Moçambique e 2 milhões 784 mil 202 em Angola.
Canadá (506270) e E.U.A.(592213) somam mais 1 milhão. O Brasil tem 352100 benfiquistas, a Venezuela 201200, Caraíbas 5699.
Segundo os dados do Benfica, a Indochina tem 116790 adeptos, China 76168, Austrália 15940 e Índia 699.
É caso para dizer: não existem seis milhões de benquistas em Portugal, mas estão mesmo em todo o lado.
ao menos seja justo: se foi resolvido, foi pelo nacional e nao pelo clube da regiao norte.
foi la – e na liga europa – que o micas se tornou conhecido, e nao por causa do clube que veste como as barracas de praia
[Responder]
“Poucos minutos depois do primeiro jogo oficial de Rúben Micael pelo FCP para o campeonato nacional português (aka Liga Sagres), estou em condições de vos garantir: está encontrado o sucessor de Deco…
Eu vou mais longe nessa antevisão: Rúben Micael já era o sucessor de Deco ainda antes de se ter estreado pelo fcp.
Qualquer pessoa de bem que tenha ouvido as escutas do “Apito Dourado” no YouTube não irá nunca esquecer a obediência de Deco às instruções de PdC.
Num exercício similar, e ainda mal tinha posto os pés no fcp, já Rúben Micael mostrava a sua obediência a PdC ao “processar uma encomenda” sobre um eventual desacato entre ele, Jorge Jesus e Rui Costa aquando do último Benfica-Nacional.
Portanto, mais do que um sucessor, Rúben Micael é uma réplica perfeita de Deco. Pelo menos fora das quatro linhas…
BTW… à semelhança deste meu by the way, essa do aka (also known as) é para confundir as pessoas ou para mostrar que dá uns toques em Inglês ?!
[Responder]
Fado Alexandrino Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 2:12
Disse o mesmo por outras palavras mais de brincadeira no meu blog.
Sobre o seu último ponto, não sei se já reparou que um trendy tem que meter sempre duas ou três coisas amaricanas no discurso para dar tom.
Foi o caso.
Não Interessa Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 3:19
Pois é. O problema é que o Ruben Micael (e o treinador, e o Rui Alves, ..) já tinha dito a mesmíssima coisa no fim do jogo da Luz. E sim, à semelhança dos happenings de Rui Costa o ano passado, os delegados da Liga tapam os olhos e seguem a sua vidinha. Intrigante.
José Bastos Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 3:25
Não deixa de ser curioso como a comunicação social, funcionando como um bloco perfeito, tratou de desvalorizar as declarações do Ruben Micael.
Até podem ter sido encomendadas mas isso não quer dizer que sejam falsas.
Foi giro ver o João Gobern ( que me lembra o Mr. Creosote dos Monty Python – http://www.johnmariani.com/archive/2009/090823/mr-creosote_web.jpg ) meter os pés pelas mãos sobre este assunto no programa Zona Mista da RTPn.
Bruno Sena Martins Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 20:08
Lisboeta, sei que é difícil, mas tentemos ver o futebol que vai sobrevivendo às “inelegâncias éticas” do dirigismo à portuguesa. O facto é que fiquei realmente impressionado com a personalidade competitiva do Micael (no jogo de estreia a doer assume-se claramente como patrão do meio campo e pela esquerda combina com o Álvaro pereira como eu nunca vi o Raul Meireles conseguir fazer).
Lisboeta Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 21:57
“Lisboeta, sei que é difícil, mas tentemos ver o futebol que vai sobrevivendo às “inelegâncias éticas” do dirigismo à portuguesa. O facto é que fiquei realmente impressionado com a personalidade competitiva do Micael…”
Caro Bruno, uma eventual substituição de Deco por Rúben Micael teria o condão de tornar a equipa da FPF um pouco mais portuguesa. E se também houvesse “prata da casa” para os lugares de Pepe e de Liedson, então seria ouro sobre azul…
O desgraçado fez não sei quantos jogos (e bons jogos) pelo Nacional e ninguém o aponta para nada; faz um, apenas um jogo pelo FCP, e está encontrado mais um jogador para a selecção.
[Responder]
Cheguei à conclusão que não percebo bem a regra do fora de jogo…
Estava a ver o jogo Benfica – Guimarães de ontém quando acontece o primeiro golo do jogo. O Pablo Aimar tenta passar a bola a Cardozo, que está em posição de fora de jogo nítido ( pensava eu!… ), a bola tabela na perna do defesa do Guimarães e volta para Aimar que se isola e faz o golo.
Nem o bandeirinha nem o árbitro detectaram algo de errado com o lance.
Mais surpreendido fiquei quando, num programa na RTPn em que se analisava o jogo, a imagem não parou no momento do passe e por isso também não apareceu aquela risquinha amarela que provaria a legalidade, ou não, da jogada.
O fiscal de linha, o árbitro, e três jornalistas não viram o que eu vi. Fiquei espantado pois sei que, em alguns casos, se consegue detectar fácilmente aquilo a que vi chamado no jornal “Record” o “fora de jogo milimétrico”, como o que invalidou um golo, à luz das regras legal, a Caicedo em Guimarães.
Agradecia, a quem perceba bem as regras do futebol, uma explicação para o facto de não ter sido assinalado fora de jogo no lance do primeiro golo do Benfica.
[Responder]
Luis Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 13:14
Não sei o suficiente das regras para responder, mas suponho que o facto da tentativa de passe ter sido imediatamente cortada faz com que o fora de jogo de Cardozo fique sem influência na jogada.
Fado Alexandrino Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 13:24
O Pablo Aimar tenta passar a bola
A explicação está na sua frase.
Queira fazer o favor de a voltar a ler.
Lisboeta Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 16:53
Se quer aprender qualquer coisa de futebol, deixo-lhe como repto a análise ao primeiro golo do fcp, resultante de um penalty que não existe e que teve como consequência o facto de o Nacional ter jogado quase o tempo todo com 10 jogadores. Pobreza franciscana… mesmo em terceiro lugar, não deixam de ser levados ao colo!
José Bastos Reply:
Fevereiro 1st, 2010 at 14:36
Luis, Lisboeta e Fado; agradeço a Vossa boa tentativa mas fiquei na mesma.
Luis – O que eu costumo ver são jogadas interrompidas IMEDIATAMENTE assim que um jogador passa, ou tenta passar a bola a um colega que se encontra em posição de fora de jogo.
Fado – Como deve saber é indiferente se passou ou se tentou passar. Neste caso o Aimar passou a bola é que foi cortada,daí o “tentou passar”, entendeu agora? Assim que a bola sai do pé de Aimar, nesse preciso instante, Cardozo, o destinatário do passe, está fora de jogo. Ponto final.
Lisboeta – O queria aprender mas o senhor, ao que parece grande conhecedor das regras e do fugir para a frente, remeteu-me para um outro lance, de penalty mal assinalado, que não me deixou qualquer dúvida.
Agradecia o seu comentário ao lance que questionei, se possível mantendo-o dentro das regras do fora de jogo.
Se qualquer dos três quiser dar a sua versão, por mais original que seja, do lance da agressão do Xavi Garcia (penalty e espulsão perdoada ), ficarei também muito agradecido.
Luis Reply:
Fevereiro 1st, 2010 at 21:53
Bom, como sabe, os árbitros têm indicação para apenas apitar um fora de jogo se o jogador em posição de fora de jogo interferir na jogada usufruindo dessa posição. Neste caso, se a bola tivesse passado, Cardozo estaria claro a beneficiar da sua posição. Como a bola não passou, a posição do Cardozo é irrelevante. Parece-me ser este o raciocínio e, aliás, já vi muitas jogadas deste género sem que o árbitro apite.
Bruno Sena Martins who?
[Responder]
Adenda: não sei como é que o Daniel Oliveira, que, qual ajudante de bombeiro, por diversas vezes no passado recente veio defender o “Estado de Direito” e os “princípios”, se junta a gente que defende gente que não olha a meios para atingir os fins.
[Responder]
Admitindo que está encontrado o sucessor de Deco para a selecção nacional, porquê só agora??? Acho que o moço não apareceu de geração espontaria e não anda nestas lides á uns tempos.
Tugas é o que somos….
[Responder]
Andre Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 16:07
Claro que ele já era bom jogador no Nacional. Mas uma coisa é jogar na Madeira outra num grande. Ainda por cima no melhor deles todos, no Tetra campeão.
Dói-vos ver mais um dos melhores no FCP, eu sei.
E como num passe de mágica, bastando vestir a camisola azul e branca, eis que temos o sucessor de Deco. E certamente que Queiroz, manifestando a perspicácia que o caracteriza no futebol sénior, irá chamar instantaneamente o dito sucessor, apesar de Rúben Micael há muito justificar a chamada à selecção (até pelas miseráveis exibições que Deco vem fazendo consecutivamente; é que jogar por esta selecção quando não há contratos novos para fazer é um bocado maçador). Fico naturalmente contente pelo Rúben Micael (excelente jogador que não precisava de mostrar serviço dizendo disparates) e triste pelos distraídos que apenas vêm qualidade nos jogadores quando vestem a camisola do clube da sua preferência ou, noutros casos – esses realmente tristes – a quem devem vassalagem.
[Responder]
Valha-nos o argumento que, ao menos o Coentrão foi chamado aos AA quando ainda jogava no Rio Ave…cof cof.
[Responder]
Enfim, ele há especialistas que deixam um bocado a desejar.
Comparar o Deco a este rapazolas é comparar um pudim com um monte de esterco. O Deco tinha um drible fabuloso, rematava com veneno e tinha uma habilidade única na maneira como usava o corpo para só poder ser parado em falta. Além de, por exemplo, no fóculporto de Mourinho ter sido o jogador com mais faltas feitas… Este parolo, que é um cão mandado desde o último Verão quando passou uma semaninha no Porto (e, curiosamente, foi substituído aos 60 minutos do fóculporto – Nacional da segunda jornada com o resultado em branco…), vai ganhar lugar na Selecção porque já falou mal do Glorioso. E isso, para Queirósz (sim, com “s” e “z”) é todo caminho andado. Como mais um cão com dono, encarregue de fazer esquecer que foi o seleccionador Anti – fóculporto o melhor de sempre da história da turma das quinas, o Carlinhos vai levá-lo de bom grado a África.
Com azar ainda fica a cobrir a esquerda, não vá lá não estar o Paulo Torres….
[Responder]
Já por aqui havia um lagarto a roçar a histeria agora é um tripeiro a roçar a erudição em futebolês nortenho.
“O clube do norte!” Sim porque aquilo é tudo do Fê Quê Pê e o resto é subalternos lacaios…
E se parassem de falar de bola por aqui? Era uma ideia a reter… Ou então sejam menos tendenciosos…
[Responder]
Bruno, ele será um excelente jogador e era até um pouco inexplicável que o Porto não o fosse buscar quando se tornava tão óbvio que lhes faltava um bom jogador no meio-campo. Mas ontem quem decidiu o jogo foi o árbitro. Aquele penalti é pouco menos do que escandaloso. Estão a 6 pontos e se não fossem as arbitragens é possível que estivessem colados ao Sporting.
[Responder]
Bruno Sena Martins Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 20:04
O penalty é duvidoso e decide o jogo. Continuo a achar que é penalty mas, exactamente por ser duvidoso, concordo que se fosse contra um grande provavelmente não teria sido marcado.
José Bastos Reply:
Fevereiro 2nd, 2010 at 11:36
Roubalheira roubalheira sofreu o Nacional na Luz, mas aí o Manuel Machado ficou bem caladinho, se calhar não tinha ordens para abrir a boca.
Já que se falou de “processar uma encomenda”.
Lisboeta vou fazer isso logo que me comente a expulsão e subsequente penalty do Javi García no jogo contra o Guimarães, que colocaria o resultado em 1-2 ao intervalo e o Benfica com menos 1. Levados ao colo? Deve-nos tar a confundir com o clube que foi “empurrado” em Braga, Olhão, Alvalade, Leiria e na Luz contra Naval, Porto, Nacional e Guimarães.
[Responder]
A.R.A Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 19:59
É que na verdade não interessa mesmo comentar todo esse seu facciosismo. Aliás, se reparar até o Everton deverá ter razões de queixa que eu no momento não vislumbro mas decerteza que o carissimo nos poderá elucidar.
Mas ……………. Não interessa, o que interessa mesmo são mesmo os ainda 6 pontos que nos separam.
A.R.A
Luis Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 20:19
???????????????????????????
Lisboeta Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 21:47
“Lisboeta vou fazer isso logo que me comente…”
Meu caro, faça-o quando quiser e muito bem entender. Tem toda a legitimidade em definir as suas próprias prioridades. Pelo meio, e se quiser mesmo saber o que se faz para que uma equipa seja levada ao colo, é só lembrar-se do conteúdo das conversas que apareceram no YouTube. Um exercício bastante pedagógico…
Antonio Cunha Reply:
Fevereiro 1st, 2010 at 14:09
Assim de repente eu que estive no estádio na fila A sector 19 bancada MEO, e pude ver o jogo ali mesmo à flor da relva acho piada a tanto entendido da matéria do futebol. Querem transformar a arte do futebol numa ciência exacta.
O que eu vi foi aquele rapazola que já foi do sporten, o custodio, empurrar e mandar ao chão 2 jogadores do benfica dentro da àrea e nem sequer ver um cartão amarelo. Vi tambem porrada de criar bicho no aimar e di maria e nada de cartões. Vi um penalti clarissimo dentro da àrea do guimarães e vi tambem uma falta que começou a ser feita em cima da linha mas que acabou dentro da àrea e que à luz dos regulamento produz um penalti.
Mas acima de tudo vi, pela enézima vez neste ano, o Benfica a jogar muito à bola e dar show aos adeptos. Vi tambem 52 mil espectadores no estádio da luz.
Não ouvi qq comentário do treinador do Guimarães sobre a arbitragem, ao contrário do amigo machado lá na madeira. Mas os especialistas de arbitragem no sofá mais uma vez viram tudo.
E vem outra vez com esse argumento estafado de que o Benfica anda a ser beneficiado. Escolham outra que essa já não pega.
O Benfica joga muito e dá bailarico.
Os lagartos ficaram contentes por empatar em alvalade e o tripas conseguiram só perder por 1 contra o Benfica B.
José Bastos Reply:
Fevereiro 1st, 2010 at 14:44
É engraçado como se verifica sempre a mesma troca de acusações, Benfica versus Porto ou Porto versus Benfica.
De fora fica sempre o mesmo dos chamados “Três Grandes”.
Propounha que se passasse a considerar apenas a existência de “Dois Grandes”, os únicos que de facto tiraram proveito de falcatruas desportivas para atingir essa “grandeza”.
A inclusão do Sporting no mesmo grupo destes “grandes” é para mim motivo de vergonha.
Concordo com todos dos que lembram que Micael não foi formado no Porto e que os seus méritos estavam há muito à vista. O facto é, talvez lamentavelmente, foi necessário que ingressasse num grande para entrar no radar do seleccionador. Por outro lado, também acredito que a alta rodagem de um clube que joga regularmente na liga dos campeões possa acrescentar em maturidade e estaleca competitiva.
[Responder]
Bolota Reply:
Janeiro 31st, 2010 at 21:43
ERA UMA VÊZ…..
Um sujeito entra num bar novo, hi-tech, e pede uma bebida. O barman é
um robôt que pergunta:
- Qual o seu QI?
O homem responde:
- 150.
Então o robôt serve um cocktail perfeito e inicia uma conversa sobre
aquecimento global, espiritualidade, física quântica, interdependência
ambiental, teoria das cordas, nanotecnologia e por aí.
O tipo ficou impressionado, e resolveu testar o robôt. Saiu, deu uma
volta e retornou ao balcão. Novamente o robô pergunta:
- Qual o seu QI?
O homem responde:
- Deve ser uns 100.
Imediatamente o robô serve-lhe um whisky e começa a falar, agora sobre
futebol, fórmula 1, super-modelos, comidas favoritas, armas, corpo da
mulher e outros assuntos semelhantes.
O sujeito ficou abismado. Sai do bar, pára, pensa e resolve voltar e
fazer mais um teste. Novamente o robô lhe pergunta:
- Qual o seu QI?
O homem disfarça e responde:
- Uns 20, eu acho!
Então o robô serve-lhe uma pinga de tinto, inclina-se no balcão e diz
bem pausadamente:
- E então companheiro, como vai o nosso F.C.PORTO ?
Depois da palhaçada em que a Lusa embarcou, qual mui nobre defensor do papa, essa tal agencia noticiosa que é paga por todos nós, e depois de ver-mos a estreita relação do papa com os jornalistas no fabrico de noticias (como se já não houvesse material suficiente ainda tem que se inventar) temos um jogador que já estava mais do que contratado pelo fcp desde o verão transacto e que literalmente foi objecto instrumentalizado para achincalhar o orgulho leonino, tem a atitude certa para cair nas boas graças da massa adepta tripeira.
Tem piada que, nem de proposito, num jogo em que perdeu por 6-1 (este 1 de forma ilegal) tenha expressado com tanta veemencia a sua revolta e que precisamente no jogo contra a sua antiga equipa não se ouviu uma palavra acerca do penalty “roubado” ao Nacional e do penalty fabricado contra o mesmo Nacional e consequente expulsão de um antigo colega.
Sem duvida que há tuneis e tuneis mas esta postura faz-me crer que a gritaria com o Nacional já há muito que estava encomendada.
Será que fazia parte dos requesitos para a concretização do contrato com o fcp?
Se assim é, entrá-mos definitivamente num outro patamar contractual onde a difamação ao adversario terá o mesmo peso que os direitos de imagem.
Assim dá para ver que em direito desportivo o fcp esta muito a frente dos demais.
A.R.A
[Responder]
“Inelegâncias éticas”? Inelegância? Mas você é também é um deselegante ético ou está a querer armar-se em parvo? Então comportamentos mafiosos, ainda que muito mais suaves do que os dos crimes da sangue, agora são “inelegância ética”? Faça como o Daniel Oliveira e oiça as escutas e depois diga-me se não tem vergonha dessas “inelegâncias éticas”.
[Responder]
Acho piada os lagartos não dizerem nada sobre o facto de lhes ter sido passada uma daquelas rasteiras à Bimbo, com a ida do calimero para o estádio do Ladrão.
Mas é bem feita, pois quem se junta com a merda, rapidamente começa a cheira mal.
[Responder]
José Bastos Reply:
Fevereiro 2nd, 2010 at 11:38
Duas palavras; Cristian Rodriguez
Post na mesa do censor desde: 31 Jan 2010 às 23:26
“Inelegâncias éticas”? Inelegância? Mas você é também é um deselegante ético ou está a querer armar-se em parvo? Então comportamentos mafiosos, ainda que muito mais suaves do que os dos crimes da sangue, agora são “inelegância ética”? Faça como o Daniel Oliveira e oiça as escutas e depois diga-me se não tem vergonha dessas “inelegâncias éticas”.
[Responder]
Antonio Cunha Reply:
Fevereiro 2nd, 2010 at 14:06
Benfica-Nacional ???
Qual ? aquele do ano passado em que nos foi roubado um golo limpo ? É desse que está a falar ?