Para um senhor que dá pelo nome de Rogério da Costa Pereira a morte do assaltante do BES e outros assuntos menores nem “danos colaterais” são. Isso mesmo. Nem danos, nem colaterais. Lixo humano, portanto. A sua vida ou morte é assunto “despiciendo”, diz ele. Recordo que, felizmente, o discurso da polícia depois do sucedido foi exactamente o oposto a este. Os piores são mesmo os cowboys de sofá como o senhor Rogério, um dano colateral provocado pelo alargamento do Cinco Dias.
Por Daniel Oliveira 10 Ago 08 em Sem categoria52 respostas ao post “Danos colaterais”
- 1 Pingback on 10 Ago 2008 às 20:13
- 2 Pingback on 11 Ago 2008 às 1:16
- 3 Pingback on 12 Ago 2008 às 1:59
- 4 Pingback on 9 Out 2008 às 0:10



É uma provocação!A morte de uma pessoa nunca é um dano colateral. Julgo que se pode traduzir por ” o mal o menos ” !Mas a verdade é que não vejo outra saída para a situação criada pelos assaltantes,.Os refens corriam perigo de vida, após tantas horas de tensão.
Este assunto morreu. 99% da população adorou a morte do bandido. Não há modo de explicar ( porque não querem entender ) há maioria.
Então se eles assaltaram um banco e fizeram reféns apontando armas ao pescoço destes. O que há a discutir, nada. Pum, pum, pum. Caiu, e prontos, ainda bem. Operação de sucesso.
A mim nem me espanta ,
nem me irrita e muito menos me indigna.
Ja percebi que essa do “lixo humano” esta incrustada em certos meios e em certos tipos de habitats.O nosso burgo esta cheio de buracos e em cada um desses buracos encontram-se essas formas de vida.Normalmente reproduzem-se muito e depressa , talvez porque a humidade e o escuro sejam favoraveis a tal expansao, mas sao menos do que aparentam e acredito que um dia ( quando a luz invadir todos os lugares ) desapareçam rapidamente.
Ate la , claro continuaram o seu trabalho.
Lamento o medo e a angustia de todos os que tiveram que sofrer durante horas um destino incerto e perigoso.Lamento que existam pessoas que decidem arriscar as suas vidas e as dos outros em ilusoes inuteis e devastadoras.
Lamento a morte e nao me congratulo senao com a vida.
Mas isso sou e mais uns quantos ( que nao sao apesar de tudo tao poucos como isso) Outros como esses ,a vao continuando o seu caminho, as maos das vezes nem reparando na beleza da vida.
Quem liga a barbaridades destas quando o seu autor se chama da Costa Pereira? Aliás ainda bem que há pessoas que defendem estas coisas! Assim, mais facilmente põem a descoberto o ridículo de quem defende estas opiniões!
A mim parece-me que estes assaltantes tiveram o “Azar dos Tavoras”, depois das deploraveis situacoes que a policia passou, assalto a dois policias, com roubo das suas armas, invasao duma esquadra por meia duzia de miudos, tiroteio nas ruas a maneira do Iraque, policias alvejam-se no cu uns dos outros a atacarem uma familia, estes dois assaltantes naifs, so poderiam ter um triste fim.
E por ordem directa deste inqualificavel ministro, eis que renasce das cinzas essa forte e bem apetrejada forca da ordem que eh a policia portuguesa.
Neste pais de faz-de-conta a nada melhor que dois assaltantes trapalhoes para melhorar a reputacao da politica de “seguranca” deste governo faz-de-conta.
Desculpem a expressao, mas Foda-se, estes homens foram executados.
A utilização da expressão de danos colaterias referindo-se a vidas humanas é importada,costuma ser utilizada pelos senhores da guerra destes e de outros tempos,quando martirizam civis inocentes com as suas enormes máquinas militares.Não foi a policia que a usou,e tambem acredito que se conseguissem a rendição teria sido a melhor solução.Infelizmente tiveram que tomar medidas extremas,não os culpo por o terem feito.Contudo lamento bastante que o desfecho desta situação tivesse provocado a morte de uma pessoa e ferido gravemente outra.A reacção de euforia pela morte de um ser humano numa situação que correu mal é um acto miserável e inqualificável.Contudo a exploração de tudo o que se passou,noticiário após noticiário,pela comunicação social leva a atitudes irracionais.
Danos colaterais, não ia lembrar ao diabo, nem à polícia.
Só mesmo ao “coronel” do 5dias.net.
Daniel,
Quando fala em “festa”, concordará que quem atirou mais foguetes foram alguns seus colegas das televisões?
Esse Afixe é um merdas que por aqui anda e anda contigo atravessado há anos.
(e o cabrão ainda tem a lata de se dizer crente, o filho-da-puta)
Para o caso não importa, o problema é que não é só ele. O problema é que é nestes momentos que temos as maiores decepcções em relação a muitas pessoas que até pensávamos que conhecíamos.
Por outro lado, o inverso também acontece e esse vale mil vezes mais que todas as ideologias juntas.
Grave é que estas merdas, em três tempos estão-se a espalhar boçalidade a dar uma forcinha para o incremento da barbárie.
tirar o “se” no estão.
A estupidez é uma coisa muito perigosa e aliada ao histerismo é pode ser fogo de palha.
Para o caso do gajo aparecer e ler- é mesmo um ressabiado porque aproveitou um blogue colectivo para mais um ajuste de contas por uma merda que eu assisti e que aconteceu há séculos. Foi no velho BdE e ele até era apenas comentador de caixinha.
Chamar danos colaterais a uma morte que, por um crime que, em termos legais nem a 5 anos de prisão dá direito, é coisa de besta.
E a besta devia saber porque até é advogado. O gravíssimo acto de sequestro, com que eles se babam para justificar o engodo para mandar o tiro nos cornos- é cotado no código penal em apenas 3. E isto é informação credível que li no José da GL.
Estas coisas é que deviam ser escarrapachadas, em grandes paragonas, nos jornais. Tomem lá, embrulhem o que as leis permitem e agora justifiquem a barbárie com elas.
Tenha calminha, Daniel, que não está a falar com os seus co-aderentes.
“um dano colateral provocado pelo alargamento do Cinco Dias”
Ora, ora, a querer acabar com mais um blogue…que surpresa!!!
Para além dos cowboys de sofá também há os teóricos de sofá que acham interessantes discussões sobre a analogia da pena de morte aplicada a acção dos snippers da polícia.
Daniel,
Vá ao 5dias.net…
Acho que este seu post provocou uma baixa… ou um “dano colateral”.
Este assunto morreu. 99% da população adorou a morte do bandido.
Não é verdade.
Salvo uma minoria insignificante ninguém adorou a morte do assaltante.
Acharam e com razão que existia um perigo real de naquele momento ao embarcarem num carro ser impossível garantir a segurança dos reféns (que parece que muitos não se lembram, eram dois pobres inocentes) e era imperioso neutralizar esta ameaça.
Quem se colocou numa posição perigosa foram os dois assaltantes que ao tentarem roubar um banco, armados, com algemas de plástico, luvas cirúrgicas e capuzes pretos não estavam propriamente a brincar.
Que isto tenha sido um aviso à navegação é um pormenor, no estilo amplamente recomendado por Rudolph Giuliani e estudado no livro “Tolerância Zero” de Georges Fenech.
Para quem discordar desta tese só espero que um dia quando eu por azar estiver numa situação igual, o comando da operação esteja entregue a quem esteve e não a eles.
Por acaso até me palpita que eles iriam pensar da mesma maneira.
Caro Daniel. Ainda bem que você e uma escassa minoria de homo sapiens que ainda vão resistindo por aí existem. É que a loucura coletiva é de uma cegueira abundante. Pum Pum morreu! Deprimente a celebração quase total da impressa na versão da operação de sucesso! Jornalismo deprimente…e abudante. Uma vénia às suas posições sobre este e outros assuntos. E os ventos não estão a favor de quem sopra contra contracorrentes avassaladoras…
o sniper da psp falhou … não é vitória e daí haver igualmente um dano colateral para a psp…
Então, mas o RCP é advogado.
Eu estava convencido que era coronel.
Que confusão.
Não sei porque convidaram esse sr. para um blog de tanta qualidade, depois de ter feito o que fez em toda blogosfera, incluindo os ataques ao caríssimo Daniel, porque afinal Liberdade de Expressão é isto e não Liberdade de Castração.
Cumps. Solidários
O Sr. Rogério da Costa Pereira está cheio de razão ! Isto está precisado de limpeza, ou ainda não perceberam ? Há gente que já vi que não vale a pena lhes explicar porque não percebem !
Quem não se quer molhar, não anda à chuva !
Já chega de argumentação da treta !
Portugal é o que é, isto é a cauda da Europa, porque faça-se o que se fizer , há sempre gente pronta a contestar por contestar, o que só emperra o sistema e assim nunca chegamos a lado nenhum.
Farto de os aturar ! Porto-me bem e só exijo isso dos outros ! É pedir muito ?
Ao ver a acção da policia senti orgulho em ser português e aquela ser a policia do meu país. E se alguém tem duvidas quanto à forma magnifica como o caso foi tratado vejam alguns sites estrangeiros. Este por exemplo http://www.20minutos.es
Não há debate sobre este tema nos media tradicionais. Na blogosfera a que chego, é de náusea (cf. 5 noites e Aspirina B) p. ex.
Estamos prontos então para o tiro na nuca (no cerebelo).
FAdo Alexandrino faça a pergunta na rua.
O verão está a derreter os miolos ao pessoal.
A operação só não foi perfeita porque só um dos atiradores acertou em cheio. O que significa que houve ali uns segundos de risco grave para o refém que ficou lá dentro.
De resto, balelas.
Choremos a morte do meliante que ali estava de arma em punho para coçar o pescoço à senhora funcionária e, como é óbvio, nunca a iria utilizar para lhe fazer mal: aquilo era tudo a brincar.
Junto-me ao coro dos louvores, não contente com a morte de alguém, meliante ou não, mas com o facto de os inocentes, os verdadeiros, terem saido fisicamente incólumes. Digo fisicamente porque psicologicamente sabe deus.
Mas isso não interessa nada à “patrulha”; o que interessa é uma questão semântica: se o dano que houve do lado dos bandidos foi ou não colateral.
A liquefação da mioleira atinge o apex de permitir a alguém justificar o despropósito da expressão “dano colateral” com o código penal. Eu que não pesco puto de leis fico esclarecido: a polícia deverá agir em função da pena prevista para o crime cometido; sublinho COMETIDO já que crime EM RISCO de ser cometido é coisa sem significado; a polícia espera que o crime aconteça e só depois age em conformidade.
Como diz o outro: só se perdem as que caem no chão.
Tenha calminha Daniel, que o Dótor da Costa Pereira, Monty ou Afixe nas horas vagas, vem cá e dá cabo disto. E leva os seus co-aderentes todos atrás. O Dótor é fera.
zazie: cuidadinho com a língua, velhota.
JJ: Não tens essa sorte, pá. Não leste bem a coisa.
Boa noite,
Hoje escrevi no meu blog sobre algo totalmente diferente destes acontecimentos do BES. No entanto, penso que poderá estar relacionado com a actuação da polícia portuguesa e a forma como alguns de nós encaram Portugal.
Modéstia à parte, vale a pena ler.
Deixo uma passagem para decidir se lhe interessa a leitura ou não:
“Sugiro a reflexão: será este um país assim tão mau? O conceito de bom país é bastante subjectivo. Não considero censurável pensar que Portugal é um mais país mas tomo por condenáveis os que o pensem e o dizem simplesmente porque é moda.”
Caro Daniel, fraternidade brasileira à sua moralidade e ética na blogosfera. Também sou de esquerda como você e confesso que o Arrastão me influenciou a criar um blogue de esquerda aqui no Brasil. Quanto aos argumentos utilizados pelo senhor Rogério na tentativa de manchá-lo, digo que de certa maneira o senhor Rogério não só lhe ofendeu, mas como a todos da esquerda inteligente. Porque tal como a ala da esquerda acéfala, existe a ala da direita acéfala, da qual creio eu pertence o senhor Rogério. Demagogia é falar enobrecer tal atuação da força militar quando se está bem claro que jamais o dito senhor conviveu na realidade com estes pressupostos. Tudo fica bonito e poético no campo das palavras, na bananada para o povo. Nas próximas férias, convide o senhor Rogério para dar uma passadinha aqui onde vivo que ele sentirá na pele qual a realidade do mundo. É muito bom falar que a culpa é da ex-colônia, quando se vive até hoje dos saques patrocinados pelo extinto Império Colonial Português.
E, mais uma vez, estou de acordo contigo, Daniel Oliveira.
Aqui, no Arrastão, leio quase todos os teus posts e, algumas vezes, comento neles. Os posts que não leio é porque o tema não me interessa, logo passo ao lado…
No Cinco Dias dou, de vez em quando, uma espreitadela. E nele, faço como quando leio um jornal: os anúncios, ou seja o lixo, é logo extraído pela raiz. E esse tal rcp não passa mesmo de lixo.
OBS:com essa citação desse tal rcp levaste mais uns quantos leitores ao Cinco Dias. Eles até te deviam agradecer…
Essa sua mania de meter o raio do nariz em tudo vai ter de acabar um dia. Mais cowboy do que o Rogério é o Daniel, sempre a disparar. Muitas vezes para os pés. Isso não doi?
A malta anda a ver demasiados filmes de qualidade, nomeadamente do Steven Seagall.
Velhota há-de ser a peida onde enfias o nariz, meu merdas.
Este imbecil fez a mior nojeira no blogue dele e agora acha que a podia repetir. Achincalhou publicamente um colaborador e mandou-o literalmente para a rua com o mesmo título do post que agora fez no 5 dias.
Quando o DO pode ter mil defeitos, mas comportou-se como um senhor quando saiu ele do Barnabé.
Esta mania de se criarem inventonas é cretina. Porque no caso do Barnabé as provocações manhosas e foleiras que até incluiam bocas à falta de habilitações académicas, não foram dele.
E ele tem todo o direito de sair de um blogue que criou, quando acha que esta a ser usado para campanha política que não era a do seu partido.
Porque ele nunca escondeu a agit prop.
Só que soube comportar-se. Não fez essa chincana de humilhação como este merdas. Saiu ele. Foi perfeitamente digno esse acto.
Fora isso não tenho qualquer afinidade política com o DO e é-me perfeitamente neutro, enquanto pessoa que nem conheço.
Simplesmente, neste caso de propaganda pública e incitamento à barbárie à conta de um abate de ladrão que é mero produto de uma legislação que os incentiva, tudo o que for racionalidade é de aplaudir.
Para boçalidades já nos basta os media oficiais e a grunhice dos acéfalos.
a propósito, na sexta-feira passada, no CCB, houve a oportunidade de ver o excelente documentário BUS 174, sobre o conhecido sequestro no Rio (em DVD: http://www.imdb.com/media/rm1291754752/tt0340468)
Ao Sr. LUÍS JANUÁRIO
“Estamos prontos então para o tiro na nuca (no cerebelo)” a frase é sua ! Na nuca, à bofetada ou por palavras, é uma questão de promenor. Eles é que escolhem e no caso do BES eles escolheram ! Tiveram oito horas para se entregar, mas pelos visto não quiseram escolher essa opção. Como vê eles têm essa hipótese . As forças da ordem têm de se portar como uma parede e quem vai contra a parede naturalmente que se magoa. Uma coisa é certa todos os meios são legítimos quando se trata de “limpeza” ! Quando com água não sai, acrescenta-se lixívia se necessário. O importante e o objectivo é a coisa ficar limpa ! Quem não quer perceber a bem terá de perceber a mal. Terão de perceber que o crime não compensa. Tudo o que sai disto é só palpite teórico, utópico e que nada resolve. Só leria….Acordem ! E deixem de andar nas nuvens a toda a hora !
Correcção: Queria escrever “pormenor” e escrevi “promenor”
Queria escrever “léria” e escrevi “leria”
FAdo Alexandrino faça a pergunta na rua.
Muito obrigado, não preciso de fazer pergunta nenhuma, pois na rua e nos transportes públicos é onde eu ando.
Agora se o senhor acha que uma percentagem de pessoas da rua são relevantes vai dar-me razão quando eu digo e repito que o casamento homossexual é mal visto e dos ditos cujos então nem se fala e desde já acrescento que os ciganos e a outra comunidade da Quinta da Fonte envolvida (não se pode precisar mais senão é banido) também não tem na rua muitas amizades.
E se na rua perguntar o que pensam desta nacionalidade (não se pode precisar porque senão é banido) envolvida neste episódio vai ver que a ideia de povo irmão é uma patacoada.
Será que a rua equivale a voz do povo voz de Deus?
Senhores:
-sou contra a pena de morte
-subscrevo todos os mails que a Amnistia Internacional me envia, na tentativa de evitar condenações à morte em “democracias” ou ditaduras
-não morro de amores pela polícia e envergonham-me as atrocidades cometidas nas esquadras
-sei ou julgo saber o que leva uma pessoa a transformar-se num assaltante de bancos
-sei (sabemos) muitas outras coisas e não vale a pena continuar a enumerá-las
-sou familiar-embora afastado- e conterrâneo da gerente do BES refém dos assaltantes
-fiquei muito satisfeito quando percebi que os assaltantes tinham sido abatidos e, mais ainda, quando soube que os reféns estavam a salvo e, portanto, também a funcionária do banco
-mais: fiquei agradecido aos polícias
-é legítimo este meu sentimento?
-e se for: só o é para os familiares, amigos e conhecidos dos reféns?
-todas estas pessoas têm a sua opinião formada e definitiva. Eu não.
Também gostei de ver/ouvir a postura das forças de segurança que deram a conferência de imprensa, nunca lhes notei qualquer atitude em que se vangloriassem pelo desenrolar e consequente desfecho da situação, frisaram que o objectivo era poupar TODAS as vidas (tanto de sequestrados como de sequestradores)e que só dispararam quando lhes pareceu que a vida dos reféns estava em perigo eminente.
aahhahaha
O ressabiado do Afixe até rabiou e quer intriga.
Pois aprenda francês, já que literatura desconhece. As palavras terminadas em “e” são do género feminino.
Coisa que, para quem diz que nem sabe o meu género, é incompatível com chamar-me “velhota”.
Zazie dans le metro- do Raymond Queneau.
E fico por aqui porque não estou interessada em dar conversa a labregos.
Quem quiser que faça uma busca no google e vai perceber de onde vem a poltranice da porteira.
Ele julga que isto é assim- que basta contar com o tempo e largar aleivosia porque todos vão cair na esparrela e ninguém sabe que se trata de mais um ajuste de contas?
E depois fica entalado e quer limpar a cara perante o colectivo?
Não fosse besta. Não tivesse duplicado o post que já tinha feito para humilhar um colaborador do blogue.
Não usasse uma questão grave, que diz respeito à mais básica noção de respeito por uma vida humana.
Fizesse ele a palhaçada por outros motivos e nem era nada comigo. Agora com isto- ter o desplante de ainda acicatar mais os ânimos, apenas porque é um situacionista e quer branquear o “clube”?
Vá dar banho ao cão. Não atire pedras quem tem telhados de vidro.
E manter o nível de linguagem e de argumentação que este blog nos habituou não acham que era bem pensado ?
Estimado DO: não compreendo como é que o senhor, que até impõe censura nesta blog, permite os contínuos insultos pessoais e bojardas gratuitas da(o) Zazie, ou são instruções superiores permissivas lá da Mesa?
Digo eu…
Mas … quem é este/a Zazie?
Um bocado histérico/a não?
Como é que um assunto sério e grave, que merecia ser tratado com bom senso e serenidade, desagua nesta javardice?
Será que querem dar razão ao Dr. Miguel Sousa Tavares?
Espero bem que não, porque seria uma pena!
e o gajo ainda tem a lata de censurar DO por este não praticar a censura aos comentários de Zazie!
Cusquice por cusquice, talvez fosse mais pertinente perguntar quem é este Rogério da Costa Pereira e o historial que tem em matéria de falta de ética blogosférica
Isto não é o Barnabé
isto não é o Barnabé
julho 27, 2005
Isto não é o Barnabé! Jorge Morais
isto não é o Barnabé,
Quem é o rogério da costa pereira? Um badamerdas!
E tem um lápis azul do tamanho da Torre dos Clérigos: fartou-se de censurar no Cinco Dias…
RCP tem dias. Por acaso, foi dar um toquezito - qb - de estupidez dispensável ao 5dias.
Digamos que faz parte da vida.