Ferreira Fernandes desmonta o espectáculo da crítica ao espectáculo e como pode o estilo professoral disfarçar a falta de rigor. Ferreira Fernandes fez o trabalho de casa. Pacheco Pereira, que se julga sozinho no mundo, mesmo quando se aventura por caminhos que lhe são estranhos, não.
“Pacheco Pereira tem um novo programa, sobre opinião – Ponto Contra Ponto, na SIC Notícias. Um programa de “opinião, opinião, opinião.” A minha opinião: nenhuma opinião vale mais, em Portugal, que a de PP. Alguém que lembra a importância da hesitação no discurso televisivo de Vitorino Nemésio (a quem PP dedicou o seu programa) deve ser escutado. É uma luta necessária, a de PP, contra o “demasiado espectáculo e a pouca razão” na Comunicação Social portuguesa. Mais uma razão para o criticar. No primeiro Ponto Contra Ponto, PP abriu as páginas de procura de emprego do Correio da Manhã, de 26/06/2009, para concluir sobre os maus tempos em que vivemos. Fui ver esse CM: havia 52 anúncios de procura de emprego. Há 15 anos, o CM de 27/06/94 (não escolhi o de 26 porque foi domingo) tinha 104 procuras de emprego. Julgo que seria pouco razoável – PP até diria mais: situacionista! – alguém dizer, à luz dos anúncios do CM, que ao fim de nove anos de Governos de Cavaco (1985-1994) havia o dobro de desemprego que temos hoje… Conclusão: em televisão, abanar as páginas de anúncios de um jornal é demasiado espectáculo. Nemésio hesitaria, pensava e não o faria.”
1 Jul 09
em Sem categoria
O Pacheco Pereira deve ser a individualidade que mais posts suscita neste blog. Acho este facto caricato dado tratar-se de um comentador que não desempenha nenhum cargo. Não consigo perceber é se o Daniel Oliveira concorda ou não que o jornalismo, em Portugal, anda pelas ruas da amargura.
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Julho 1st, 2009 at 1:49
Acho que José Manuel Fernandes tem tido mais posts. E Sócrates seguramente muitos mais.
Acho que o jornalismo não anda bem. Acho que seguir à risca a agenda do PSD não o melhorará.
Acho que Pacheco Pereira não tem uma ideia sobre o jornalismo, assunto que, tirando os seus próprios interesses polítcos, tem uma reflezão, para dizer o minimo, frágil. Mas tem uma agenda. Mais valia que que fosse assumida. O que tem escrito e dito serve para o combate político e por isso é legitimo. Mas é absolutamente irrelevante para o debate sobre o estado do jornalismo em Portugal.
O facto de ocupar cargos ou não parece-me irrelevante para ser criticado ou elogiado. Como Ferreira Fernandes demonstra, PP foi incompetente no seu trabalho. E isso não me parece que seja uma ajuda ao debate sobre o jornalismo em Portugal.
Já ouviu a historia dos grelos do Miguel Esteves Cardoso….aquela em que um tipo esta sempre a dizer ” nao gosto de grelos, nao gosto de grelos, nao gosto de grelos…”Todo o dia a falar dos grelos…Hmm ha ali qualquer coisa com os grelos”
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Julho 1st, 2009 at 2:12
Sem querer ser menos proprio, Henriques, parece-me que há aí já alguma influência da leitura dos suplementos aconselhados por Pacheco Pereira. Podíamos é passar da fase de saber de quem gosto ou não gosto para o contudo da critica de Ferreira Fernandes, jornalista sobre o qual já disse coisas bem duras e que não hesito em citar se acho que acerta no ponto. Como farei com Pacheco e já fiz com tantos outros com quem discordo quase sempre. Se leu o que ja escrevi sobre F Fernandes entenderá definitivamente que de quem eu gosto ou não é irrelevante. Dou-lhe um exemplo de um post recente sobre Helena Matos. Sou muito crítico em relação ao que ela escreve, conheço e gosto da Helena pessoalmente. Percebe?
A critica do Ferreira Fernandes limita-se a concluir que em 1994 o CM tinha mais anuncios de emprego após o PP ter de algum modo insinuado que a actual edição tinha um numero anormalmente elevado. Parece-me coisa pouca para suscitar grande comentário excepto que o PP deveria ter sido mais cuidadoso. Se calhar só verificou nos ultimos 2/3 anos. Gostaria de ouvir o que o PP tem a dizer sobre o assunto.
É perfeitamente assumido que as criticas do PP à comunicação social são na óptica de um consumidor militante do PSD e apoiante de Ferreira Leite. No entanto elas são pertinentes e uteis para se perceber o que andam para ai a fazer. É de esperar que os apoiantes de outros partidos façam o mesmo mas parece que há um medo qualquer em criticar a comunicação social.
[Responder]
Não vem a propósito mas creio que o assunto vos interessa conhecer – aqui deixo uma pequena deixa..Até porque também tomei a liberdade de vos citar
GENRO DE CAVACO SILVA INTERESSADO NA MEDIA CAPITAL – O DONO DA LUSOCANAL QUER UMA RÁDIO DE INFORMAÇÃO! DESCUBRA MAIS UM TABU CAVAQUISTA
LUÍS MONTEZ JÁ FOI ACUSADO DE PERSEGUIR E SANEAR JORNALISTAS POR MOTIVOS POLÍTICOS NAS REDACÇÕES DAS SUAS RÁDIOS – UMA REDE QUE NÃO PÁRA DE SE ESTENDER! MAS ESTE SENHOR GOZA DE PRIVILÉGIOS ESPECIAIS
MOVIMENTA-SE BEM NA ÁREA DOS ESPECTÁCULOS; É SIMPÁTICO NAS RELAÇÕES PÚBLICAS E CONSEGUE LEVAR FACILMENTE A ÁGUA AO SEU MOINHO. ALÉM DISSO, É GENRO DO CAVACO! E ONDE QUER QUE SE APRESENTE – DIZEM – CONTA COM APOIOS E AS MAIORES FACILIDADES – DESDE A BANCA ÀS CÂMARAS MUNICIPAIS. AGORA PARECE QUE TEM MAIS UMA CARTA NA MANGA – COMPRAR AS RÁDIOS DA MEDIA CAPITAL – PELOS VISTOS, LOGRAR UMA GROSSA FATIA DO NEGÓCIO QUE A PT NÃO PÔDE REALIZAR! – TALVEZ SEJA POR ISSO QUE CAVACO NÃO TARDOU A ABRIR À SUA “EXCEPÇÃO”.
[Responder]
Essa de vir louvar-se no Ferreira Fernandes para atacar o Pacheco Pereira é muito reveledora da pequenez de espírito que o anima.
Lembre-se lá, então, de outra coisa. De preferência com algum sentido, coerência e credibilidade.
Desta vez, falhou.
[Responder]
O Narciso da Marmeleira…
[Responder]
Revelo em primeira mão ao auditório que quase sofria, ontem, pelas 21h47, uma paragem cardíaca ao deparar com uma alusão súbita de José Pacheco Pereira a Vitorino Nemésio, chegando aquele a invocar, como hipotético souvenir de tão cómico programa, essa lendária figura do panorama (palavra bela, entre o miradoiro bracarense e a teoria sociológica) literário português. Acontece que Pacheco Pereira não é um bom romancista, não é um homem erudito, não é um grande professor, não é um excelente comunicador, não nasceu em Ponta Delgada, não usa óculos de massa, não impõe respeito, não segura o telespectador mais do que 23 segundos, não faz elaborações sobre as investigações náuticas do Infante D. Henrique, não publicou livros de poemas, não escreveu o Mau Tempo no Canal, não se recostou no sofá de casa, não coçou os tomates em directo e assim sucessivamente, parafraseando César Monteiro. Pelo contrário, Pacheco Pereira farta-se de ler jornais de referência e relatórios do Parlamento Europeu o que não chega para invocar Nemésio como guarda-chuva para os insultos de mediocridade que vao desabar na sua cabeça quando Portugal perceber que inaugurou uma nova modalidade nacional: a censura em estilo pesca à linha disfarçada de Programa crítico em directo no horário nobre da Sic notícias
[Responder]
Se calhar no CM de há 15 anos a secção das massagens e a das pessoas à procura de emprego ainda não estavam separadas.
[Responder]
É mais um exemplo da pessoalização da crítica.
Neste caso o Daniel de forma preguiçosa foi buscar um artigo que despertou o seu intinto pavlov em relação a JPP, e nem sequer tentou (ou não quis, ou não consegue perceber o seu conteúdo)
O artigo em causa é manhoso: começa por atacar a pessoa, e da um destaque desproporcional a uma parte do vídeo (deturpando também o seu conteúdo).
Quanto à “falta de rigor” que o Daniel refere – em 1º lugar era importante dizer porque há falta de rigor. Não basta dizer. Em 2º lugar, quem tem telhados de vidro…
[Responder]
Quando PP diz “opiniao, opiniao , opiniao” adormeco logo, parece que estou a ser hipnotizado por um profissional.
Daniel, nao consegues fazer com que o PP se dedique a um programa de culinaria? =(
Um programa sobre a culinaria de outrora: “agora a comida nao presta, mas antigamente ate os frangos assados voavam, voavam, voavam”
[Responder]
4 Daniel Oliveira
O PP diz no inicio que a sua opinião por ser sua é frágil.
Where is the problem ?
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Julho 1st, 2009 at 10:16
Que confortável, Cunha
A intolerância do DO face ao PP deve-se simplesmente à inveja. O PP tem três coisas que o Daniel nunca teve e nunca terá: coerência, capacidade de argumentação e reconhecimento público.
Por exemplo, afinal o Daniel está a favor ou contra as grandes obras públicas? O BE sempre foi contra o política do betão. Recentemente o Louçã e o Boaventura assinaram um manifesto a favor. E o Daniel fica de que lado?
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Julho 1st, 2009 at 13:37
The Studio, e o senhor vem aqui desancar-me por inveja ou no seu caso, que evidentemente não se aplica aos restantes mortais, é apenas porque discorda de mim?
Já dei comigo a pensar que raio terá o camarada daniel contra o camarada pacheco.
Será que é porque o dito cujo não sendo do bloco tem o mesmo tique que muitos dos camaradas do bloco?
Eu sou muito bom, eu sei tudo, eu tenho sempre razão, eu, eu, eu, ……………………
[Responder]
É só inveja!
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Julho 1st, 2009 at 14:20
O Minhoto e o MP têm inveja de mim? É que se esse é o único critério para avaliar criticas…
É divertido ver o Daniel Oliveira furibundo com o Pacheco Pereira. Os ciumes no seu estado mais puro…
Como quem nasce para lagartixa não chega a jacaré, e como o Daniel Oliveira nunca chegará aos calcanhares das pessoas que, furibundo, critica descontroladamente, tinha muito mais piada e era muito mais interessante ver aqui publicado o ultimo editorial da revista Sabado. Esse sim, um texto divertido, que ilustra o ridiculo de quem mais não sabe fazer na vida do que criticar. Desnorteadamente, no caso do Daniel e seus fraquissimos colegas de blog…
[Responder]
O Bloco não gosta de hipermercados….
[Responder]
«Acho que Pacheco Pereira não tem uma ideia sobre o jornalismo, assunto que, tirando os seus próprios interesses polítcos, tem uma reflezão, para dizer o minimo, frágil. Mas tem uma agenda. Mais valia que que fosse assumida.»
Claro que PP tem uma agenda assumidíssima. É do PSD, apoiante de Ferreira Leite e assume o seu espaço como sendo de opinião, a sua opinião. Sim, porque o PP tem opinião, que é independente do seu partido, ao contrário do Daniel, que em termos de opinião não passa de ser uma rémora de Louçã e do bloco. Porque não se preocupa em falar da sua agenda (e dos seus colegas de blog)?
Uma coisa tenho reparado em relação a PP e, por exemplo, ao seu «índice de situacionismo». É que cada reparo que PP faz vem bem fundamentado, bem documentado e PP tem sempre razão. Reparo também que os seus críticos têm tendência sempre a criticar a pessoa de PP, nunca comentando o essencial das questões. Um pouco como agora fez o Daniel ou o FF.
Mas é assim mesmo. Por isso é que uns são Danieis Oliveiras e Ferreira Fernandes e outros como PP são intelectualmente respeitadíssimos.
[Responder]
Opiniões só em instituições públicas, pagas por todos e de acordo com censura. Assim é que está bem!
http://www.ces.uc.pt/opiniao/bss/182.php
[Responder]
#22
“e outros como PP são intelectualmente respeitadíssimos.”
Porra!
Ó pra mim a respeitar o gajo
[Responder]
Este Minhoto tem qualquer coisa contra o ces e o boaventura de sousa santos… não se cala com isto. Que aconteceu caro amigo, não lhe aceitaram a candidatura para algum projecto? Ou é do ICS?
E esta coisa de assinar com pseudónimos, considerando que o meio é pequeno e se calhar se lhe descobria a carequita, é uma chatice…
[Responder]
A rtp é o paradigma do pluralismo mas só ao Domingo e Segunda…
[Responder]
Admita Daniel, tem inveja do estatuto e das infindáveis obras publicadas do Pacheco Pereira.
Além disso, o Daniel é calvo, não dá uma de tipo credível. Aliás, usa camisas de cor castanha (só mesmo no Alentejo!!).
Vir a terreiro atirar ao nosso benemérito intelectual Pacheco Pereira, sem olhar para si mesmo… é pouco digno Daniel. Se calhar é um hábito lá do Alentejo. Não sei…
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Julho 1st, 2009 at 20:10
Confesso, mancha: tenho inveja do cabelo de Pacheco. Pronto, está dito.
gosto do nível da argumentação quando desce à subcave e se alicerça numa alegada-inveja.
como se o único motivo que houvesse para discordar do gajo fosse esse.
ca burros!
[Responder]
Cheio de ar
Vale a pena ler o texto de Ferreira Fernandes no Correio da Manhã. Um primário pode passar da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Mas nunca deixará de ser primário. É uma questão de preguiça.
ShareThis Por Daniel Oliveira 8 Set 06
[Responder]
Nuno Mariano,
Está muito enganado, se me conhecesse iria achar as suas perguntas disparatadas. Nada tenho com essa área. A minha é a do trabalho.
O que me move é ver como cidadão e contribuinte um instituto do Estado como o CES ser usado para mera propaganda e emprego para os acólitos dessa religião o “socialismo do século XXI”, que é subsidiado pelos meus impostos, temos o caso da Marisa Matias por exemplo investigadora do CES e eurodeputada
pelo Bloco de Esquerda, temos outra deputada, da nação a Ana Drago também do Bloco de Esquerda, que foi apadrinhada pelo BSS e a lista é interminável. O dinheiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia deve ser bem empregue e com critério, não para arruaceiros que basta serem do Bloco de Esquerda para poderem usufruir de uma pós-graduação como o Délio Figueiredo ou o Gualter Baptista.
É claro que estou enganado isto são apenas coincidências…que las hay las hay…
[Responder]
Em relação à acção praticada pelos verde-eufémios o que nos diz o grande timoneiro do politicamente correcto em Portugal.
http://www.ces.uc.pt/opiniao/bss/190pt.php
É assim um credível “cientista social” que faz a sua “ciência”.
[Responder]
32 # Minhoto
Eu diria mais: o grande “descodificador” do politicamente correcto, ou para agradar a outros “o grande contextualizador”.
[Responder]
O Minhoto, como contribuinte, exige que todos os simpatizantes do Bloco de Esquerda sejam despedidos da academia.
[Responder]
Daniel Oliveira,
Está enganado pois sou sensível ao problema social que iria causar. É tipo aquelas autarquias do interior do país onde se fossemos a despedir todo o tacho a economia local iria ressentir-se. Contudo é necessário aplicar reformas pois para o bem do país o problema não pode continuar eternamente. Mas tomando o tema do saneamento académico por questões políticas referido pelo Daniel Oliveira esse de facto já acontece e é praticado tradicionalmente pela Esquerda, os indícios apontam para que tal ocorra na Universidade de Coimbra nos seus numerosos e obscuros departamentos e centros dos “cientistas sociais”.
[Responder]
Não foram os pedidos de emprego que diminuíram mas sim a vontade de trabalhar.
[Responder]
Só uma correcção a um comentário o Vitorino Nemésio é natural da ilha Terceira, salvo erro da Praia da Vitória, sendo sim natural de Ponta Delgada o Antero de Quental.
Cumprimentos.
P.S. Aquele programa é um “must”, desde o título do “tabu” à citação do livro, não esquecendo as putas (seguindo as palavras do grande Manuel João Vieira).
[Responder]
Eu propunha ao minhoto que limpasse também o ics lisboeta dos pulidos valentes, ruis ramos e marias de fátimas bonifácios
[Responder]
O Minhoto tem toda a razão. Os nossos impostos estão a financiar algo que nada mais produz do que considerações especulativas a que chamam ciencia, é uma fraude. O Boaventura não me merece o minimo de respeito, é um charlatão que ja varias vezes foi desmascarado pelo prof. Nuno Crato e pelo prof. Antonio Batista.
Continuamos nós a financiar as pantominisses deste personagem despresivel.
[Responder]
Vou deixar este link para quem tiver interesse em perceber porque eu escrevi o comentario anterior.
http://pascal.iseg.utl.pt/~ncrato/Recortes/Recortes.html#2
[Responder]
Não esquecer que o BSS é um gestor público. Onde está a mais valia e o retorno desta gestão? Quanto ganha Portugal com o estudo social e onde está na prática uma medida aplicada no terreno com sucesso que tenha saído do CES?
[Responder]
pacheco pereira para além de andar a ver fantasmas agora também vê luzes-ai que aquilo não anda bom.
http://apombalivre.blogspot.com/2009/09/pacheco-pereira-para-alem-de-andar-ver.html
[Responder]