Por Daniel Oliveira
Sócrates lamenta “jornalismo de buraco de fechadura”
Uma ideia: que por estes dias José Sócrates deixe de fazer considerações éticas sobre jornalismo e jornalistas. Que deixe as críticas ao “Sol” a quem tenha alguma autoridade moral para falar do assunto. Porque já todos percebemos que a sua alternativa ao que temos é bem pouco recomendável numa democracia.
29 comentários 7 Fev 10 em Sem categoria



Deixo aqui um excerto de uma cronica de Antonio Barreto,escrita ha quase tres anos. Para memoria futura….”NÃO SEI SE SÓCRATES É FASCISTA. Não me parece, mas, sinceramente, não sei. De qualquer modo, o importante não está aí. O que ele não suporta é a independência dos outros, das pessoas, das organizações, das empresas ou das instituições. Não tolera ser contrariado, nem admite que se pense de modo diferente daquele que organizou com as suas poderosas agências de intoxicação a que chama de comunicação. No seu ideal de vida, todos seriam submetidos ao Regime Disciplinar da Função Pública, revisto e reforçado pelo seu governo. O Primeiro-ministro José Sócrates é a mais séria ameaça contra a liberdade, contra autonomia das iniciativas privadas e contra a independência pessoal que Portugal conheceu nas últimas três décadas
TEMOS DE RECONHECER: tão inquietante quanto esta tendência insaciável para o despotismo e a concentração de poder é a falta de reacção dos cidadãos. A passividade de tanta gente. Será anestesia? Resignação? Acordo? Só se for medo…
[Responder]
Meu caro Daniel Oliveira
Tens toda a razão.
Finalmente, depois de outros órgãos de comunicação social, Sócrates chegou ao “Sol”.
Mais uma “proeza” extraordinária. Nem Ícaro o tinha conseguido. O, ainda, “nosso 1º” utilizou, certamente, o material dos pés (barro), porque é um pouco mais consistente do que a cera. A menos que o amigo António Costa lhe tenha fornecido uma dose reforçada (e antecipada) de Red-Bull.
De qualquer forma, o fim será o mesmo. Só espero que, para nosso bem, se despenhe na “face oculta” da Lua.
Um abraço.
[Responder]
cafc Reply:
Fevereiro 7th, 2010 at 11:51
E, já agora, sugiro que, nesta nova “cruzada”, o sr. 1º Ministro utilize aquela canção do Rui Reininho (e dos GNR):
“Por isso eu declaro
Morte ao Sol e a quem o apoiar!”
Quem é amigo, quem é?
Peço desculpa mas o Daniel disse jornalismo?.
[Responder]
Emanuel Reply:
Fevereiro 7th, 2010 at 16:55
Escreveu…
Este post até pode ser uma interpelação justa ao PM. No entanto, por ser baseado numa matéria em segredo de justiça que ainda por cima devia já ter sido destruída, enferma dos mesmos vícios que aqueles que aponta ao PM.
Os jornalistas não devem esquecer que, para atacar Sócrates, apareceram jornalistas valentes na TVI, SIC e Sol. Curiosamente não apareceu nenhum jornalista valente suficiente para investigar e escalpelizar o assunto BPN, BPP, etc., isto é, do outro lado da barricada.
A mim parece-me que a valentia daqueles jornalistas se baseia sobretudo no aquecimento das costas próprias, com calor imanado das administrações das empresas aonde trabalham.
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Fevereiro 7th, 2010 at 12:48
Manolo, estas não são a escutas a que se está a referir
Helder Reply:
Fevereiro 7th, 2010 at 13:37
Aqui no bairro assaltaram ontem um café, nenhum jornalista valente veio investigar.
Conclusão:
-Socrates inocente
O meu vizinho é jornalista , rouba na mercearia , só escreve sobre o que lhe apetece (sobre o roubo no café não escreveu nada, na volta foi o gajo) .
Conclusão:
-Socrates inocente
Só espero que esta corja de criminosos que nos “governa” não consiga fugir quando se der o “big bang”.
[Responder]
o que me deixa curioso, é que de tanta escuta neste caso ainda nada ressaltou sobre o caso freeport.
não acredito que o sócrates e o vara não tenham falado no caso. ainda vai aparecer material ou
será que o homem está mesmo inocente?
e no que respeita a pudor, se vamos por aí, quem estará em condições para fazer considerações éticas sobre jornalismo e jornalistas?
convém não esquecer, nunca, que o sócrates, tal como ele é, foi efectivamente vítima de conspiração nos jornais, e existe gente condenada nos tribunais por isso.
ou não foi?
mas os jornalistas querem esquecer e fazer esquecer isso.
e já agora, uma dúvida: a cena de ontem do seleccionador queirós, não se encaixa no atentado à liberdade de expressão?
[Responder]
Gostei mais uma vez da sua posição hoje, no “Eixo do Mal”. Pobre da Clara, que se viu numa situação difícil…
Sócrates, mesmo que eventualmente esteja inocente ( e tenho sérias dúvidas que esteja), tem graves responsabilidades pois Vara e companhia fazem parte do seu círculo mais estreito.
Faz-me lembrar Cavaco aquando do seu segundo mandato.
Bom domingo.
[Responder]
DO
Já não estamos em crise. Entramos em colapso.
Quando chegar a hora não se esqueçam também das câmaras municipais. A revolução tem de fazer economia de escala.
[Responder]
Que merda de país é este que não tem alternativa ao sucateiro de vilar de Maçada?
Até (eu) me ofereço para pm! …
[Responder]
O tempo de Sócrates acabou. A única dúvida é a seguinte: existe algum PS para lá de Sócrates? Não tenho dúvidas que a resposta é negativa. O PS vai passar por uma grande crise, Sócrates e companhia secaram tudo à sua volta. Não me venham com a treta do passado anti-fascista bla bla bla, esse argumentário já está fora de validade! Pina Moura, Sócrates, Jorge Coelho, Santos Silva, Vitalino Canas: este é o PS real, não um qualquer imaginário PS da liberdade, igualdade, bla bla bla…
Dissidentes? Muito caladinhos, até no PC houve mais dissidência! Manuel Alegre? Não me façam rir: só votou contra quando sabia que o seu voto não tenha quaisquer implicações. De resto geriu os seus silêncios de forma muito conveniente…
O PS é um deserto, não resta nada. O PSD? Idem. Quem é Pedro Passos Coelho? Paulo Rangel vai-se candidatar? Mais um que não cumpre o seu mandato e anda a brincar ao jogo preferido de Santana (“andar por aí”).
Como fica a democracia portuguesa? Um grande ponto de interrogação. No horizonte desenha-se o fim dos partidos políticos tal como os conhecemos…
[Responder]
Caro Daniel venho por este meio,enfim,falar de PORTUGAL,(cada povo tem os governantes que merece),essa coisa muito nossa de dizer pasme-se ,se fosse eu fazia o mesmo,enfim somos mesmo um país de SACANAS,o PINÒCRATES é o nosso espelho,já agora SINDICATOS de JUIZES ,por FAVOR os SINDICATOS são para os FRACOS e DESFAVORECIDOS ,em relação aos DESEMPREGADOS há trinta e nove anos atrás as PESSOAS aqui em LAGOS levantavam-se ás 3 da madrugada para estarem ás 6 da manhã na MEXILHOEIRA onde chegados um capataz entre todos os presentes escolhia uns poucos ,os outros ,a maioria voltava para casa como tinha ido com alguns FIGOS,PEIXE SECO e PÃO ,hoje em PORTUGAL desempregados vão a empresas quando são chamados ,pedir que escrevam que não prestam para trabalhar para continuarem DESEMPREGADOS,enfim ABRIL SEMPRE mas não para isto,porque ser de ESQUERDA como eu é ser contra os POLICIAS estarem isentos do uso de cinto ,de passarem o tempo de serviço nos cafés a injetarem-se com alcool,do ESTADO fazer leis que ele fica ISENTO ,das reformas da CGA de 5000euros MENSAIS enfim e depois de tudo isto vêm os meninos do pp reclamar um espaço e eleger 20 representantes da pátria,sem mais subscrevo-me atenciosamente VIVA HÉRBERTO HELDER,VIVA PORTUGAL.
[Responder]
Hau, irmão.
Venho trazer-te este filme:
http://english.aljazeera.net/programmes/general/2010/02/20102464829780817.html
Se puderes publicá-lo no teu blogue, eu agradeço.
Wopila.
[Responder]
Pergunto ao Daniel Oliveira se aqueles que usam o jornalismo para agendas pessoais e politicas enlameando o jornalismo e deitando toda a deontologia profissional para o lixo merecem a protecção da chamada liberdade de imprensa…será que :
- Manuela Moura Guedes
- José Eduardo Moniz
- José Manuel Fernandes
merecem a protecção de uma liberdade conferida a uma profissão quando desprezaram todas as regras da mesma profissão para atingir determinados objectivos ?
Por esse ponto de vista todos nós somos jornalistas…perseguimos quem quer que entendamos e quando acontecerem consequências reclamamos a sete ventos a protecção da liberdade de imprensa e de expressão
Ou seja a realidade que vivemos é esta : quem se mete com os jornalistas leva !
Desculpe Daniel Oliveira mas é extremamente perigosa uma sociedade em que os Jornalistas são os protagonistas , em que pessoas como José Eduardo Moniz pedem a intervenção do Presidente da República como se o Presidente da República fosse uma arma ao dispôr, eu aceito a liberdade de expressão e de imprensa mas ela tem o reverso da medalha de uma responsabilidade deontológica no exercixio de uma profissão que pode destruir vidas e nenhum desses jornalistas se preocupou com isso…apenas em promover perseguições pessoais e politicas.
[Responder]
Antonio Cunha Reply:
Fevereiro 7th, 2010 at 19:44
Os bons jornalista para si são aqueles que:
- Dão a patita;
- Rebolam, saltam e fazem de morto;
- Fazem beu, beu !!
Pode escolher uma delas ou as 3.
Por outro lado José Eduardo Moniz surge agora como o paladino da liberdade de expressão e de imprensa mas ele e esposa vivem mal com outra realidade muito importante…um pequeno pormenor da democracia que se chamam…resultados eleitorais, uma coisa irrelevante que por exemplo é dispensável em Angola mas em Portugal não é …e tenta derubar um governo apelando á demissão de Sócrates, um governo que a sua direita não conseguiu derrubar em eleições livres.
Ou seja : Se Sócrates parece não conviver bem com a libertinagem de imprensa ( que é um pouco diferente da liberdade de imprensa ) José Eduardo Moniz parece conviver bem pior com resultados eleitorais.
Por isso…diz o roto ao nu…
[Responder]
Antonio Cunha Reply:
Fevereiro 7th, 2010 at 19:45
Hitler tambem ganhou as eleições, e então ?
Cahvez tambem “supostamente” ganhou eleições ? e depois ?
Para quem augurava muito futuro para a 3ª via, vejam como acabaram Blair, Schroder e vai acabar Sócrates. E o futuro do PS já é visível: o descalabro em que estão neste momento o “New Labour” e o SPD. Este filme já foi visto.
E depois admiram-se que quem governa à esquerda ganhe reeleições esmagadoras: governos da Bolívia, Uruguay, Venezuela, Brasil e Equador, a juntar ao Paraguay e Nicaragua.
[Responder]
OT, mas pode ser que esta informação seja útil:
Para todos aqueles que tenham recentemente experimentado dificuldades em “postar” comentários neste blogue informo que o problema se resolve com a criação de um novo endereço de email.
[Responder]
Se fosse necessário formar um exército contra jornalistas que usam a profissão para perseguir e destruir pessoas eu estou na 1-a linha porque um Jornalista que o faz não merece a protecção que é devida ao Jornalismo.
[Responder]
António Cunha o facto de a via eleitoral ter gerado ditadores não quebra a minha escolha : entre derrubar um Governo nas urnas e derrubar um governo pela via da perseguição e manipulação Jornalistica eu prefiro derrubar um Governo pelo voto.
[Responder]
António Cunha Reply:
Fevereiro 8th, 2010 at 10:09
Pois, o problema é que se não houver denuncias e jornalistas corajosos, o meu amigo fica sem saber de nada.
Parece-me por demais evidente que o país está pelas ruas da amargura… e da vergonha. Os nossos líderes, com poucas excepções, perderam por completo o sentido de estado. Queixam-se, frequentemente, das falhas do sistema judicial. Infelizmente, para mal dos nossos pecados, a justiça falha porque está conivente com o ‘modus operandi’ dos nossos governantes e outros poderosos do país. Só as fugas de informação do que supostamente ainda está em segredo de justiça, com certeza perpetradas por quem não se revê na cegueira da justiça, permitem aos portugueses conhecer a triste realidade do que são os meandros da política. Porventura, falta concluir que a polícia judiciária tem que ser reestruturada, dado o elevado nº de casos que são arquivados – tudo não passa da grande imaginação das equipas de investigação e dos inspectores que as conduzem. Não creio que a solução para os problemas do país estejam nas cabecinhas pensadoras dos políticos no activo, PS e Oposição incluídos, quais cães, que ladram, ladram, ladram… mas não mordem. Que dizer também daqueles que não estão no activo. Na sombra, ladram ainda mais e tudo que sabem fazer é esperar que os do activo arranjem lenha para se queimar. A única forma de colocar o país no rumo é o povo insurgir-se, sair à rua, exigir a demissão do PM e que o PR demita o PGR.
[Responder]
E por falar na criatura, quando é que no vosso programeco convidam alguém de direita para estar presente? É que o senhor Lopes Marques não representa nenhum pensamento de direita (não representa nenhum pensamento.ponto). A não ser para quem pensa que ser de direita é gostar de comprar coisas.
[Responder]
cafc Reply:
Fevereiro 8th, 2010 at 18:53
Convidem o Sr. Professor Doutor albertino.
Só ele está apto a representar todos os pensamentos de direita.
Ao invés de quem “não representa nenhum” (em duplicado.ponto).
Para quem (no post “Solo”) teve a pretensão de “corrigir”, até à exaustão, um texto do amigo Rui F…
Albertino, só não corrijo o seu texto, porque o autor é incorrigível. Nem sabe o nome das pessoas a quem se refere. Anda a ler “de trás p’rá frente” ou só escreve virado para o espelho?
Criatura, vá ao “s’tôr das monas”. Acredite que é um conselho de amigo. As suas contínuas manifestações de “superioridade”, deixam “à vista” um qualquer recalcamento”.
E, pode crer, que isto não é um insulto. É, tão somente, um diagnóstico.
DO
E no entanto, é mesmo jornalismo de buraco de fechadura.
A propósito: M. Crespo está a vender bem o seu “livro”??
[Responder]