“Freitas defende nacionalizações se ‘golden shares’ e vetos do Governo falharem.” Infelizmente, o artigo que Freitas do Amaral escreveu para a Visão não parece estar disponível online. Fica o resumo do Negócios. Este artigo levou-me a um outro, da autoria de Nicolau Santos, já com umas semanas e que me tinha escapado. Intitula-se “O papel do Estado na economia” e resume bem tudo o que tem estado em jogo:
“O caso PT/Telefónica coloca em cima da mesa a questão central do papel do Estado na economia, que muitos querem reduzir à função assistencialista dos pobres e desvalidos do progresso. Viu-se na recente crise que, se não fosse o Estado (i.e., o dinheiro dos contribuintes), inúmeros bancos privados se teriam afundado sem remissão. Que depois disso os mercados façam pagar a esses mesmos Estados (i.e., aos cidadãos), com língua de palmo, os apoios à banca e à economia, é de uma revoltante hipocrisia. Como ficou provadíssimo, os mercados são muito imperfeitos e as empresas estão muito longe de se autorregular. O Estado deve, por isso, ser um regulador forte e impiedoso e, ao mesmo tempo, controlar sem medo nem hesitações algumas empresas e áreas de atividades que considera estratégicas para o país. De outro modo, será o poder do dinheiro e dos mais fortes a mandar em tudo e todos. Ora, esse poder só tem um interesse: o seu. E uma divisa: privatizar lucros, socializar prejuízos. E isso é intolerável.”
O tema da privatização da República, a que já aqui aludi, tem de entrar no debate presidencial. Manuel Alegre escolheu o campo da defesa dos bens comuns e da constituição, assente numa economia mista e numa visão exigente dos direitos de cidadania, onde se incluem os direitos sociais e laborais, claro. E Cavaco, não diz nada? Afinal de contas, estamos no último estádio de um ciclo de privatizações iniciado precisamente pela nociva economia política do cavaquismo. É este ciclo que tem de ser travado e revertido.
34 comentários 22 Jul 10 em Sem categoria34 respostas ao post “Economia mista, como está na Constituição”
- 1 Pingback on 23 Jul 2010 às 1:12
- 2 Pingback on 23 Jul 2010 às 1:18
- 3 Pingback on 23 Jul 2010 às 4:11



Economia mista assim ou economia mista assado? Que banca e de quem? E como fazer essas transformações sem se ser devorado pelos mercados?
Que tipo de “democracia na economia”?
[Responder]
Devemos ter uma economia como a China.
Nem mista nem maria mista.
Capitalismo de estado puro e duro.
Lá funciona.
Aqui os empresários querem é mamar à custa do orçamento, dos consumidores e contribuintes.
[Responder]
da Maia Reply:
Julho 23rd, 2010 at 1:10
Tenho uma dúvida… um partido Xiaopinguista senta-se onde no parlamento?
- na extrema esquerda, ou na extrema direita?
Espere… já sei – ocupa o parlamento todo!
GMaciel Reply:
Julho 24th, 2010 at 18:05
Espere… já sei – ocupa o parlamento todo
Excelente, Da Maia!
“E Cavaco, não diz nada?”
Não diz nada porque tem mais que fazer, como ir ajudar a receber mais de 2 mil milhões de euros de Angola.
E o que diz Alegre quando o seu PS viola a constituição, com aumentos de taxas moderadoras, por exemplo?
Diz que não é nada com ele.
[Responder]
Rui F Reply:
Julho 23rd, 2010 at 9:29
Pois
Cavaco foi dar o aval ao empréstimo que Portugal vai fazer para pagar as dividas…aos Portugueses!
Negócio lindo
Carlos Marques Reply:
Julho 23rd, 2010 at 14:13
“Wrong again”. Parece aquela opinião que aqui deixou de que o Presidente Cavaco tinha 3 reformas. Falso.
Rui F Reply:
Julho 23rd, 2010 at 22:46
Deixe-me la ver as reformas:
Banco de Portugal (1);
1º ministro (2);
Professor (3);
Explique-nos lá se existe alguma 4ª reforma…não estou a ver…
Afinal Portugal emprestou ou não dinheiro a Angola para para a divida externa, onde se inclui Portugal?
GMaciel Reply:
Julho 24th, 2010 at 18:07
Emprestou, sim, a módica quantia de 140 milhões de Euros.
Tem “pai” que é cego, caro Rui F, fazer o quê???
Rui F Reply:
Julho 25th, 2010 at 21:57
Carlos Marques
Observando agora o “day after”, há 2 coisa certas:
- O Presidente C Silva conseguiu sacar “2 talvez recebam daqui a uns tempos” ao E. dos Santos: Um para as PME’s o outro para as Outras maiores.
- O MPLA não fez a coisa por menos: muita criancinha bem alimentada (pelo menos naqueles dias) a acenar com bandeirinhas e tal.
Não se pode remediar o que já foi feito.
Obviamente que não se pode vender e ficar a mandar….
Ou melhor até podia, mas da maneira como as privatizações forma feitas! É muito difícil.
Se os políticos que organizaram as privatizações, tivessem realmente na ideia ficar a mandar nas empresas, com certeza que organizariam uma holding em cascata como fazem os empresários que fazem a capa da Exame.
Na fase de privatização da PT criavam uma empresa A que da qual dispersavam metade do capital em bolsa. A empresa A controlaria metade do capital da empresa B(comunicações) que por sua vez controlaria metade da Portugal Telecom.
Ou seja com 12,5% do capital da PT seria facilmente possível eleger a maioria dos seus administradores. Porque não foi feito???
[Responder]
Quando tocou a privatizar para abrir o leque de negócios e a esquerda se opunha, na boca destes “cavalheiros” eram os comunistas e os radicais, os culpados do país não andar para a frente e estar atrasado em relação à Europa civilizada.
Ganharam eles: adquiriram participações na PT, GALP, EDP a baixo custo – havia um défice para abater – e somaram lucros fabulosos durante anos. Como diz Freitas, empresas “campeãs nacionais”!
Ao contrário do que pintavam por cá, os Estados da Europa civilizada ainda que liberais, foram mais comedidos: reservaram para o Estado boa parte dos anéis sem nunca terem vendido os dedos.
Foi Berardo a defender as nacionalizações…agora Freitas…daqui a uns dias serão outros e mais outros.
A Inovação dos Capitalistas descapitalizados – e atenção que vão aderir muitos mais à ideia – vai ser qualquer coisa do género: quem está com a cabeça no cepo (e são muitos) realizam capital, VENDENDO ao estado as suas participações.
Chamam-lhe nacionalizações.
Eu Chamo-lhe: “Monkey business”.
Espertíssimos, estes capitalistas descapitalizados.
Porque será que eu não acredito nos tipos do dinheiro?
[Responder]
"Pirralha...eu?" Reply:
Julho 22nd, 2010 at 23:17
Rui F:
“Porque será que eu não acredito nos tipos do dinheiro?”
A resposta é simples, porque tens bom senso.
http://www.youtube.com/watch?v=Td64HMdvZqs
Beijocas
Cristina
Rui F Reply:
Julho 22nd, 2010 at 23:41
Pirralha…tu
Bom tema e bela banda.
abraço para ti e para o cafc
da Maia Reply:
Julho 23rd, 2010 at 1:20
Parente pirralha, pois… e mesmo ao lado estava isto:
http://www.youtube.com/watch?v=puuaMbRPpEo
és incorrigível…
Gestrundino Malaquias do Coiro Calhau Reply:
Julho 23rd, 2010 at 23:25
E uma divisa: privatizar lucros, socializar prejuízos. E isso é intolerável.”
Corretíssimo.
Portugal precisa de um outro presidente. Alguém que porventura não tão velho tenha garra para todos dias estar em campanha por Portugal….à procura da defesa da nossa…como um escritor lhe chamou…”comunidade de sonhos”.
Freitas não é do tempo da Europa e não será certamente do tempo do futuro.
A sua opinião vale o que vale.
Mas uma coisa é certa: Se Portugal não definir um rumo nos próximos 3 anos….alguém tratará de lhe definir um…bem rápido…bem simples.
“ Diz que não é nada com ele. “
Carlos Marques,
Se fosse só ele…É o falta de ar do Vieira da Silva a despachar tudo o que lhe vem parar á mão antes que o governo cais e o amigo do peito do 1º , href=”http://dn.sapo.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1624129″> Armando Vara atafulhado em merda até ao pescoço.
[Responder]
Carlos Marques Reply:
Julho 23rd, 2010 at 9:18
Tem razão. Mas esta malta do BE assobia para o lado. Tem de haver uma agenda escondida para o BE estar a colocar-se nesta posição com Manuel Alegre.
Por falar em agendas escondidas, percebeu-se hoje porque é que o Público de repente virou à esquerda e passou a publicar artigos do PM – os hipermercados já podem abrir ao domingo, até à meia-noite.
Armando Vara
[Responder]
"Pirralha...eu?" Reply:
Julho 22nd, 2010 at 23:48
Tio:
Espero que seja do teu agrado.
http://www.youtube.com/watch?v=fIlFLJFUrWE
É esclarecedor não é?
Beijocas da sobrinha
Cristina
Vozes de diversas proveniências ideológicas saem hoje em defesa da nacionalização de empresas ligadas aos sectores estratégicos da economia nacional. Porém, prepara o governo mais um conjunto de privatizações, inclusive os CTT, veja-se o absurdo! Tudo para satisfazer/sossegar a irracionalidade dos mercados. É verdade que nesta capítulo este nosso governo não é diferente de muitos outros por essa Europa fora, refém da irracionalidade dos mercados.
Foram estes mesmos mercados que exultaram com a intervenção (salvadora) dos governos junto da banca à beira do abismo. E são estes mesmos mercados que hoje punem os estados por causa da (presente) crise financeira, cuja origem remonta aos fundos injectados na banca em geral.
[Responder]
A questão da “economia mista” prevista na Constituição prevê, ainda, um terceiro sector, o da Economia Social, que, curiosamente, é relegado para o papel-de-flor-no-ramalhete-que-fica-sempre-bem-em-qualquer-parede.
Representa 10% do total das empresas europeias e 6% do emprego na Europa, mas não tem a visibilidade, nem o apoio, já agora…, que as outras duas economias têm e exigem a cada dia que passa.
Alguém me explica o contrasenso?
[Responder]
“Ora, esse poder só tem um interesse: o seu.
E uma divisa: privatizar lucros, socializar prejuízos.”
“Nulla dies sine linea”, dizia Santo Agostinho, se não o mesmo São Tomás, e lá seja o que for, obrigado, João, pela máxima do dia.
[Responder]
A constituição portuguesa é vitima de um assalto ideológico e preconceituoso por parte dos politicotes…
[Responder]
Nunca esperei ver um dia um adepto de esquerda radical chamar em defesa das suas ideias a palavra de Freitas do Amaral que o jonalista simpáticamente chama apenas de Freitas.
Já está.
[Responder]
«(…) os mercados são muito imperfeitos e as empresas estão muito longe de se autorregular. O Estado deve, por isso, ser um regulador forte e impiedoso e, ao mesmo tempo, controlar sem medo nem hesitações algumas empresas e áreas de atividades que considera estratégicas para o país. De outro modo, será o poder do dinheiro e dos mais fortes a mandar em tudo e todos»: eis uma síntese formidável de um renovado programa político realmente de Esquerda para o Século XXI!
Que podia e devia ter sido logo assumido por toda a Esquerda já desde os finais do Séc. XX e o advento do neo-liberalismo, em vez de tanto tempo perdido com ilusões falhadas, contas antigas já apodrecidas e questiúnculas teóricas patetas e nada edificantes.
Qual Freitas, qual Alegre: Nicolau Santos a Presidente!
Ou a conselheiro de Estado do Dr. Fernando Nobre…
[Responder]
Muito mais pessoas concordariam com a participação activa do Estado na economia se os Partidos no Poder não usassem essa participação em proveito próprio, colocando em segundo plano o apregoado “Estado Social”.
[Responder]
“O Estado deve, por isso, ser um regulador forte e impiedoso ”
Para ser regulador não é necessário participar. Mas para ser regulador forte, necessita de ser pessoa de bem (não o é) e de ter atrás de si uma Justiça forte (não tem).
“e, ao mesmo tempo, controlar sem medo nem hesitações algumas empresas e áreas de atividades que considera estratégicas para o país.”
E controla… através de boys, e de ex-ministros em cargos de administração…
“De outro modo, será o poder do dinheiro e dos mais fortes a mandar em tudo e todos. ”
Agora temos o poder dos políticos e máquinas partidárias a mandar em tudo e todos. Com as devidas ligações ao poder económico devidamente asseguradas, pois claro…
“Ora, esse poder só tem um interesse: o seu.”
O poder político? Concordo.
” E uma divisa: privatizar lucros, socializar prejuízos. E isso é intolerável.”
Socializar as derrapagens orçamentais, privatizar as compensações(??).
“Manuel Alegre escolheu o campo da defesa dos bens comuns e da constituição, assente numa economia mista e numa visão exigente dos direitos de cidadania, onde se incluem os direitos sociais e laborais, claro.”
O que Manuel Alegre disse sobre o PEC? E as SCUTS? E o encerramento de escolas? Ele foi à Delphi protestar pelo seu encerramento? Já agora, como pretende Manuel Alegre financiar este Estado Social? Acha Manuel Alegre que o modelo de E.S. se deve manter ou deve ser alterado? Como pretende ele reformar a Administração Pública e seus serviços?
[Responder]
A história económica mostra até à saciedade que o estado na economia dá óptimos resultados. Todos se lembram de como a banca era excelente quando era toda estatal, os clientes saiam sempre a ganhar. Também nos lembramos como era fantástico o tempo em que as comunicações eram todas do estado, baratas, eficientes e até tínhamos uma inovação comercial que era o pagamento de uma renda fixa.
Até nos lembramos das fantásticas economias pujantes de certos países em que todo o sistema económico era do estado e os povos eram realmente ricos.
Portanto, com tantos óptimos exemplos que a histórica económica nos trouxe, como é que ainda não nacionalizamos tudo.
O povo Venezuelano já viu mais longe e está mais uma vez a percorrer esse caminho, só podemos esperar enormes crescimentos na riqueza daquele país e um crescendo da liberdade desse povo.
Volta camarada Vasco, estás perdoado.
[Responder]
“ Mas esta malta do BE… “
Carlos Marques,
Esta malta do BE, estrategicamente cometeram o erro da vida deles. Aliás , é assim que por norma estão nas coisas…confundido , baralhando para reinar.
O BE ficará para sempre ligado á reeleição de Cavaco á 1ª volta e á maior derrota eleitoral do Poeta Alegre, que devia estar quieto a fazer o que faz bem, declamar os seu poemas.
Já agora por poemas…eu diria quadra
“ O Poeta e o BE
Vão eleger o Cavaco
Em prejuízo do Zé
Cujo fundilhos, são trapos ”
“ os hipermercados…”
Quantos á abertura do hipermercados aos domingos, nada mais normal…até porque se não foi antes, foi agora até porque o tempo urge e aprovar é preciso.
Só que há uma coisa que nã entendo…se esta cambada é tão célere em afirmar que tudo isto se faz em função do consumidor, porque não estão abertas as finanças, as autarquias, as lojas do cidadão, os bancos e afins??? Claro que depois o Publico começa a defender o que antes condenava e a TVI mais parece a televisão do estado tal a afluência de figuras influentes do estado a botar faladura.
Carlos Marques,
Definitivamente estamos a precisar urgentemente de alguém que tome a dianteira e nos oriente no sentido da sublevação popular.
[Responder]
“É esclarecedor não é?…… “
Piralha,Sobrinha,
Claro que é esclarecedor, esta pandilha não dorme em serviço, ao contrario do pé rapado que se outro mais rapado que ele furar o sistema e ganhar mais alguma coisa que ele, chama logo a ASEA, não vá o outro enriquecer.
Piralha,
Ser pobre é um merda, acreditas???
Beijos
[Responder]