O presidente da Região Autónoma da Madeira vai defender, na próxima semana, no Parlamento regional, uma proposta de revisão da Constituição para proibir o comunismo em Portugal. Alberto João Jardim justifica a sua posição comparando o comunismo ao fascismo.”
Vamos todos em unissono e em alta voz insultar cupiosamente esta besta!!
Talvez não venha a propósito mas, constatei em vários zappings que, a TVI 24, para além de ter um de(com)bate de feras entre o “pitbull” Morais Sarmento e o “rottweiler” Santos Silva, brinda-nos com uma crónica de opinião do energúmeno da Madeira. Um canal de televisão “fascinante”, verdade?
Sendo mais uma das habituais bacoradas , do Jardim do PSD, para que falem dele, no entanto, seria importante ouvir o que Cavaco Silva, tem a dizer sobre a proposta, Jardim é membro do Conselho de Estado.
Qual a posição de Manuela Ferreira Leite Presidente do PSD, do qual faz parte Jardim.
E o proprio PCP deveria justificar-se, como pode o PCP fazer fazer alianças com um partido , o PSD , que defende a sua extinção…..
o boneco da Madeira só permanece insuflado precisamente pelo anti-comunismo.
Neste campo existe uma vasta coligação nacional que abrange todos os campos politicos visiveis. O problema é que o Comunismo, no entendimento Marxista não revisto e obliterado, é um programa de governo universal. Foi, se bem se lembram, o primeiro manifesto a prpor a “união de todos os proletários”.
O problema é que 2/3 da “opinião nacional” (de nacionalista) é que são a maioria e, seguindo a idiotice geral, induzidos pela propaganda mediática oficial, votam contra os seus próprios interesses.
Contra isto, contra a estupidez geral, contra a ideia que os patrões ou os governos “nos dão” algo sem que tenhamos de trabalhar por isso, há que resistir.
Na minha opinião, ele já disse coisas bem mais graves e reprováveis que esta, que ainda tem algum fundamento.
Quando ele se refere a Comunismo, refere-se a regimes totalitários desse género, que creio foram quase todos (sim, o presidente do Chipre é comunista e o da Moldávia também, mas estes não são totalitários, o de Chipre até teve medidas louváveis de aproximação dos lados grego e turco, e além disso Alberto João Jardim já disse que não propunha a proibição de qualquer partido, mas simplesmente a referência na constituição de ambos os tipos de totalitarismo). Pode-se é pôr a questão: não estará esta situação ja prevista na constituição em vigor? E certamente há alterações mais importantes a fazer do que esta…
Longe de ser uma pessoa com que simpatize, desta vez não foi uma proposta muito descabida…
Mesmo considerando que a génese de fascismo e comunismo não é a mesma, na prática como se poderá caracterizar um regime que considera que todos os cidadãos são propriedade do Estado?
Não serão todos escravos da interpretação que alguns fazem do que é melhor para todos?
Se o fascismo está proibido, porque não o está o comunismo? Acresce, que o risco de comunismo é muito maior no nosso país do que o risco de fascismo – não vejo partidos fascistas com 20% em eleições como os partidos de matriz ideológica marxista-leninista (e maoísta/trotskista/estalinista) portugueses.
Alguém garante que o vírus do comunismo está erradicado do PCP e do BE?
Além disso, com esta ideia, o Dr. João Jardim, está a entalar o PS.
Não gostam de desfraldar temas fracturantes ao vento como táctica para marcar as diferenças ideológicas?
Este salazarista envergonhado expressa aquilo que a direita fascista pensa. Veja-se a opinião do Toninho Lobo Xavier, favorável à proposta do desbocado Jardim, no que respeita à proibição do comunismo…
Manuel Monteiro
Alberto João tem dito tudo! Todas as idiotices lhe têm sido consentidas. Os Presidentes da República, ouvem e calam. (não é só Cavaco Silva..)Quem cala consente.
Só que as alarvidades de Alberto João, ofendem aqueles cujos ideais e princípios se norteiam pela LIBERDADE, e aqueles que lutaram , sofreram perseguições e torturas por ela.
Afinal, para que gente como ele, possa hoje abrir a boca e insultá-los!
Mas vindo de quem vem, mais vale desvalorizar…
Estou convencido de que o Daniel Oliveira não é Oliveira. Quer parecer-me que o Daniel Oliveira (DO) é Daniel Orey (DO).
Num país onde Santana Lopes já foi primeiro ministro, como posso ficar espantado que qualquer um ( ia a escrever bicho careta, mas tenho medo que não passe na censura) escreva alarvidades acerca de apelidos, num dos semanários que tenho por sérios deste país?
A miséria vai de mal a pior…caro DO.
Numa coisa Alberto João tem razão: o fascismo e o comunismo são ideologias de cariz totalitário.
A CRP deve decidir-se: ou permite a divulgação e organização de partidos que defendem tais ideologias (todos eles) ou proibe-os (todos eles)
Quanto ao mais, não conheço a proposta.
Para quem gosta de recordar o nosso clube em imagens, recordando as nossas vitórias e glórias, visite o Armazém Leonino. Julgo que passará alguns momentos nostalgicos. Peço desculpa pela intromissão!
“Nos EUA, mais de 1% da população adulta está encarcerada; esta percentagem representa 2,3 milhões de pessoas.
Colocando estes números num contexto mais amplo, os EUA têm menos de 5% da população mundial, mas quase 25% dos presos do mundo.”
não é verdade que o fascismo esteja proibido. Na prática desde o advento de Cavaco Silva como presidente que abjurou a Constituição a extrema direita tem até bastante visibilidade, talvez para disfarçar que os verdadeiros extremistas são estes, os fautores da “democracia totalitária” ao serviço da Nato e de outras organizações criminosas. O professor Paulo Otero tem um livro com esse mesmissimo título: “A Democracia Totalitária”
É pá, os fascistas estão proibidos na constituição mas eles andam todos por aí, no CDS, no PSD e até no PS. Sendo assim faz algum sentido proibir os comunistas? Ou se proibem todos ou não se proibe ninguém! Incluindo o fascista Alberto João.
Se não for assim o homenzinho anda a beber poncha fora de prazo…
As nossas cabeças estão cheias com filmes, livros, debates, reportagens, artigos, etc sobre os extremismos de direita desde os Nazis (direita?)passando pelo Pinochet, Franco, Salazar, Mossulini, Apartheid e outras coisa de que já estamos cheios de informação. Mas quanto aos extremismos de esquerda e outros que são desculpabilizados por Louçãs, Bernardinos, Soares e Alegres, pouco ou nada se ouve. GULAgs, Cambodja, Coreia do Norte, China, HAMAS, Arafat, Fidel e Che, toda a África Sub Saariana, Europa de Leste pré 1989, tantos outros exemplos que eu poderia aqui dar, pouco ou nada foram alvo de debates, artigos, filmes ou reportagens ao longo dos anos. Inclusivamente, no genérico de um programa que passa na SIC Noticias, “Panorama BBC”, passam 5 slides que focam os seguintes 5 temas: KKK, Tortura no Iraque, Guerra no Líbano, Aushwitz e Neo-Nazis. Muito bem, apesar de todos criticaveis, são temas que fariam as delicias de qualquer deputado do PCP, do BE ou do dr. Mário Soares, pra não falar do sr. Saramago. Não sei é se discutiriam com tanta paixão temas como a matança de ucranianos pela fome por ordem de Staline, o tratamento reservado a civis chechenos pelas tropas soviéticas e depois russas, a ivasão do Koweit pelo iraque no inicio dos anos 90, os campos de exterminio por trabalhos forçados, fome e execução sumária na URSS, na china, no Cambodja. De facto, da maior tragédia do sec XX, o Comunismo, com mais de 100.000.000 de vítimas mortais, pouco ou nada se fez para que se informasse as pessoas.
“Como sabe Alberto João Jardim foi um homem da União Nacional, fez parte do partido da ditadura em Portugal, e portanto ele tem algum conhecimento por dentro da forma como se impõe uma ditadura e por isso creio que devia aprender um pouco mais com a democracia”.
Francisco Louça
Tá tudo dito. Não dou mais pró peditório do Alberto João. Nem pró do Lobo Xavier…
E agora pergunto-me: o que é que essa ideologia tem a mais do que a ideologia fascista para ter direito a concorrer a eleições? Só se for o numero de vítimas mortais por todo o planeta ao londo de todo o seculo XX. É só o que têm a mais.
Defendo que das duas uma, ou se proibe a existencia de partidos/associações de cariz totalitario, independentemente de serem de direita ou de esquerda, ou então se respeita a opinião da população e se deixa esta exprimir completamente, o que criará inevitavelmente movimentos, que apoiam este tipo de ideologias.
Não vejo o escandalo da proposta.
Há muito que me habituei a não levar a sério os piropos do AAJ.
Aborrece-me apenas quando se dirige aos continentais, considerando-os “cubanos” num “todo”.
Que ele vá dizendo bacoradas deste tipo ainda me diverte mas o que de maior interesse suscita a sua “sugestão”, será esperar para saber qual a reacção do “garante do regular funcionamento das instituições democráticas”, incluindo também o primeiro ministro.
Quanto aos comunistas podem ficar descansados que não é necessário passar à “letra” a sua extinção.
A propósito do comentário nº 6:
Oh Chico da Tasca, o meu amigo devia começar a escrever os seus comentários antes de entrar na mesma e não à saída.
Combinado?
O DO deveria ser menos sectário e tentar ler o que está escrito. A proposta de lei diz o seguinte “a democracia não deve tolerar comportamentos e ideologias autoritárias e totalitárias, nem de direita, nem de esquerda».
Onde é que isto está errado? Sabendo que o principio subjacente ao comunismo é a ditadura do proletariado, pode-me o DO explicar porque é que o comunismo não é uma ideologia totalitária e autoritária?
Eu não defendo a posição do AJJ, pelo contrário, a nossa constituição deveria retirar a proibição de qualquer tipo de ideologia. Mas percebe-se o seu sectarismo.
MigPT, independetemente do que eu acho que devia estar ou não estar na constituição, o nosso país tem uma história e a Constituição nasce dessa história.
Ainda entalado com o “não me apetece” do nosso Daniel “O” Oliveira, deparo-me com esta aberração verbal.
Ora, por larga maioria os Historiadores mais conceituados concluem que o Fascismo e o Comunismo se encaixam na mesma família totalitária. Seguindo a lógica e o adjectivo, Comunismo e Fascismo são a mesma moeda, mas com faces diferentes.
Se pegarmos no actual anacrónico PCP e se lermos duas ou três obras sobre o “25 de Abril” chegamos à conclusão que o PCP/Internacional Socialista/COPCON/Conselho Revolução/MFA deviam de estar terminantemente proibidos.
Com ou sem radicais o PCP e a ideologia Comunista é totalitária e nesse campo está na bitola do fascismo. Se o fascismo e o delito de opinião são crimes (inclusive negar o Holocausto) porque não é o Comunismo e negar os Gulags?
“Ora, por larga maioria os Historiadores mais conceituados concluem que o Fascismo e o Comunismo se encaixam na mesma família totalitária.”
Adora estas frases.
Alguém garante que o vírus do comunismo está erradicado do PCP e do BE?
Há aqui muitos erros.
O PCP não é comunista, é stalinista.
O BE não é comunista e ninguém sabe o que ele é, nem os próprios.
Uns afirmam-se socias-democratas, outros eram chamados de social-fascistas e muitos são apenas diletantes que se entretêm.
Ressalva-se deste último partidos os intelectuais e artistas que sâo quase todos (se não mesmo todos) gays.
Uma coisa é verdade, o comunismo fez tantas ou mais vitimas que o fascismo.
O que se deveria propor era a reformulação do nº 4 do artigo 46º da Constituição. É que nos arriscamos a transformar qualquer criminoso dito nacionalista (vejam o caso do Mário Machado) em preso político.
O que me choca são opiniões como o do caro Daniel.
Não estou a ver a idiotice de proibir um idealismo que está atrás da igreja cristã quefez mais vitimas mortais. Só Estaline sozinho evaporou 20 milhões de seres humanos.
Tenha juízo, caro Daniel. O comunismo ainda hoje tem as suas vitimas.
Daniel, Niall Ferguson , chega-lhe?
Leia lá as atas e vai ver que não lhe minto.
«o nosso país tem uma história e a Constituição nasce dessa história.»
Ora se isto não é a premissa da Ortodoxia, não sei o que será.
Já estou a ver o José Estáline a justificar as purgas com este argumento.
É assim, porque nasce da Constituição.
Se na Constituição (não importa como, quem ou onde) disser que se for negro levo um tiro, então, será sempre assim, porque como o Daniel sabe e apregoa, o temos uma “história”….
Pessoalmente e assim de repente só conheço o fascismo o nazismo, e as monarquias absolutistas como ideologias ou regimes totalitários.
O conceito de regime totalitário comunista ou anarquista é completamente incongroente.
Niall Ferguson, Hanna Arendt, Boris Souvarine, Winston Churchill… olhe até tem o seu amigalhaço, o PACHECO PEREIRA!
Referi os PRINCIPAIS que têm peso na cultura. É óbvio que os seus amigos lá do Alentejo discorrem sobre história… não têm é tanto peso como o Pacheco Pereira por exemplo.
Tantos fachos por aqui andam…Não há blogs de direita com qualidade para irem para lá teclar…, pois é , já me esquecia , a direita não precisa de liberdade de expressão, acham que é coisa de comuna…
Há duas perspectivas de se interpretar o fascismo: em sentido lato e em sentido estrito.
Em sentido estrito: “O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919 e durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945).”
Em sentido lato: “A palavra fascismo adquiriu o significado de qualquer sistema de governo que, de maneira semelhante ao de Benito Mussolini, exalta os homens e usa modernas técnicas de propaganda e censura, fazendo uma severa arregimentação econômica, social e cultural, sustentando-se no nacionalismo e por vezes na xenofobia (nacionalismo étnico), privilegiando os nascidos no próprio país, apresentando uma certa apatia ou indiferença para com os imigrantes.”
Em sentido lato, o “fascismo” engloba o nacional socialismo alemão, o franquismo espanhol E O COMUNISMO SOVIÉTICO. Engloba-os na perfeição.
Ora a nossa Constituição – idealizada e elaborada no calor de uma Revolução marxista – vem proibir “associações (…) que perfilhem a ideologia fascista”.
Qualquer jurista desapaixonado concorda, hoje, que esse conceito além de não ser perfeitamente definido é anacrónico e desajustado: bastava a Constituição proibir associações armadas (…) tipo militar, militarizadas ou paramilitares, (…) [e] organizações racistas”.
Agora uma coisa é certa e bem certa: um partido que convida membros de organizações terroristas para as suas festanças e que tenta branquear, a todo o custo, o totalitarismo estalinista, partilha a ideologia fascista (em sentido lato; e obviamente que é este que a Constituição visa).
Uma sugestão: e que tal remover a expressão “ou que perfilhem a ideologia fascista” do art. 46.º da nossa Constituição?
“Mesmo considerando que a génese de fascismo e comunismo não é a mesma”
Ai é que está o engano. A génese é a mesma, a evolução é que divergiu. Enquanto o fascismo adquiriu uma tendência nacionalista, o comunismo virou-se para o internacionalismo. Está nos livros e está estudado. Não é por acaso que o partido nazi se chamava “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães”.
Alguém me explica como é que num total de 140.000 votantes na madeira, os míseros 8.000 votantes comunistas são o mal de todos os males???
Já agora no salazarismo onde andava O Bucassa da Madeira???Porque não gritou ele ao sete ventos ABAIXO o fascismo???
Depois são estes merdas que vem com voz grossa criticar as atitudes encornadas do Manel Pinho.
Mas uma coisa me alimenta. Só em democracia é possível existirem animais desta extirpe.
Manuel Alegre ao marcar posição dentro do partido, não sendo deputado, para ser candidato presidêncial, não mostrou hostilidade a Sócrates, prepara o terreno para combater a demagogia e o oportunismo da Direita. Ao mesmo tempo, Alegre deixa a porta entreaberta para cativar votos à esquerda do Ps, pois com o Ps de novo a governar e com Manuel Alegre a Presidente da República, a restante Esquerda sabe que está ali um garante de cristalização e defesa dos valores que a Esquerda conseguiu com o 25 de Abril.
A Esquerda do e à esquerda do PS sabe que Manuel Alegre nunca permitirá o que a Direita (psd e cds) há anos e anos ambicionam – não o ter um presidente, uma maioria e um governo..não!! Isso é apenas um pretexto para conseguirem o seu maior sonho desde o 25 de Abril – VINGAREM-SE PRECISAMENTE DO 25 DE ABRIL!
COMPETE A TODA A ESQUERDA, SEM QUALQUER EXCEPÇÃO, EM NOME DA HONRA E DA MEMÓRIA DE HOMENS COMO SALGUEIRO MAIA, ÁLVARO CUNHAL OU PALMA INÁCIO, DIZER AOS PORTUGUESES SE ESTÃO DISPOSTOS A DEIXAR A DIREITA VINGAR-SE DO 25 DE ABRIL COM TUDO O QUE ISSO PODE ACARRETAR.
E não tenham dúvidas que é isso que eles têm em mente! É tudo uma questão de rasgar e suspender, Constituições, Direitos ou seja o que for. Alguns poderão achar que este governo é mau….mas com eles é certo que “É PIOR A EMENDA QUE O SONETO”, não se esqueçam disso. As palavras já foram ditas. As entrelinhas já estão misturadinhas na sopinha que eles estão a preparar….Mas preparam-na porque alguma esquerda está a permitir-lhes isso mesmo. Se essa esquerda não acorda a tempo é bom lembrar-se que serão os primeiros a amargar o que fizeram e os primeiros a deitarem-na caminha que a Direita quer preparar.
Amigos e Camaradas, volto a lembrar-vos: COMPETE A TODA A ESQUERDA, SEM QUALQUER EXCEPÇÃO, EM NOME DA HONRA E DA MEMÓRIA DE HOMENS COMO SALGUEIRO MAIA, ÁLVARO CUNHAL OU PALMA INÁCIO, DIZER AOS PORTUGUESES SE ESTÃO DISPOSTOS A DEIXAR A DIREITA VINGAR-SE DO 25 DE ABRIL, OU NÃO!
De partidos como o PCP, o PS ou o BE eu sei que não o farão, pois são esses os partidos que lutaram contra o fascismo.
Mas de PSD, CDS, PNR ou PPM eu sei e tu sabes também que eles estão mortinhos é por isso mesmo.
[sei que as lutas intestinas e a eterna rivalidade com o Ps leva comunistas a achar que o Ps ataca os valores de Abril, etc, etc….ALTO!! Lembrem-se que os do Psd e Cds atacarão muito e muito mais (Jardim já mostrou o que quer!), incomensurável! incomparavelmente muito mais! Todos sabemos disso e as pessoas que morreram a lutar contra o fascismo sabem que foi graças a homens como Alvaro Cunhal e Mário Soares que hoje podemos dizer a Psd e Cds – NÃO BRANQUEAREIS O 25 DE ABRIL, NEM SALAZAR, NEM A PIDE, NEM A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, PORQUE NÓS, HOMENS DE ESQUERDA DE TODOS OS PARTIDOS ESTAMOS AQUI PARA VOS IMPEDIR!
O Pcp tem andado a acariciar as costas e o pêlo ao Psd. Em troca levou a maior ferradela na mão de que eu me lembro desde há muitos anos. E quem melhor para lhes dar essa dentada que o seu pitbull AJJ! Agora que ele vos ferrou na mão…dai-lhes também o braço, Jerónimo, porque o Psd já vos fez o testamento.
Ela quer suspender a Democracia e Ele quer fez uma autêntica ameaça de morte ao Comunismo.
Cavaco não ousa levantar a voz contra os seus.
No meio disto tudo só me resta alertar TODOS OS HOMENS E MULHERES DE ESQUERDA:
não se devem desprezar nos curriculum os anos de Estado Novo e União Nacional, os anos de braza de luta pela independência da ilha, através de métodos terroristas e os mais de trinta anos de governo à conta do Orçamento.
O meu passado é limpo, pluralista e social demais para ser comentado por pessoas com a sua mentalidade.
AJJ se tiver colhões, peça a independência da Madeira e faça da ilha o que os Madeirenses deixarem.
Culpar 8.000 eleitores comunistas num espectro de 140.000 votantes é desonestidade intelectual. Como desonestidade intelectual é o seu comentário ao que eu escrevi.
Vou repetir…só em democracia os AJJ tem espaço politico, no tempo do botas ia de gaveta.
É um assunto que incomoda muitas pessoas saudosistas do PREC e que a esta hora rasgam as vestes com a ofensa.
A referência ao Fascismo não deve existir, nem ao Socialismo/Comunismo outra coisa é a matriz identitária que é socialista por razões históricas ao qual até o Daniel Oliveira faz referência numa perspectiva conservadora. Por isso penso que a questão da matriz judaico-cristã na formulação da Constituição Europeia é um factor ao qual é necessário haver uma perspectiva histórica.
O AJJ gosta de picar e meter-se com os comunistas é divertimento garantido. Deve estar a adorar este momento de descontracção pois no combate a sério na Madeira ninguém o bate democraticamente.
Pelos vistos, o idiota da Madeira não está sozinho na sua cruzada fascizóide. Aconselho todos os idiotas (in)úteis a rumarem à MaMadeira e experimentarem a democracia local. E que fiquem por lá, já agora.
Eu escolhi o Jardim como o homossáurio da semana, por isso, no meu blogue já me debrucei sobre este assunto rematando com a seguinte frase:
Resumindo, o comunismo é uma utopia e o fascismo uma realidade.
#53 Tatlin:«O conceito de regime totalitário comunista ou anarquista é completamente incongroente.»
Você ou é ignorante ou mentiroso(a).
Cuba, a URSS, o Cambodja, as dezenas de milhões de mortos , a pobreza, a miséria e a opressão são incongruentes com a sua teoria.
A constituição não pode nem tem legitimidade para limitar ideologias, sou nacionalista mas sou absolutamente contra a proibição do comunismo. É absurdo, imaginem que a constiruição proibe a fé cristã, a a titude de Alberto João jardim é de cariz totalitário, epa, esta mania de quererem impor ás massas o que é certo e errado irrita-me.
já agora, a nossa constinuição não tem validade legal, ela não representa a vontade popular, nem nunca foi legitimada pelo povo.
Portugal vive num regime de semi-ditadura desde 1910, seja primeira républica, seja estado novo, seja estado de abril.
querem reformar portugal ?
1-legitimar a républica com 1 referendo ao povo
2-abolir a constituição e criar uma nova “ideologicamente isenta”
3-erguer um novo exercito profissional sem ligações politicas
4-reformar a justiça e instaurar a pena perpetua
portugal tem recursos para sobreviver sem estar associado a uma federação
temos sol
temos mar, Portugal é o maior país europeu!
temos energia humana que já deu provas de valor ao longo dos séculos.
para mim, na minha humilde opinião, o problema de Portugal são os traidores, é que, simplesmente falar da inclusão de estrangeiros na população portuguesa é alta traição e para mim, só o facto de alguem considerar essa possibilidade deveria ser executado.
estamos a assistir à destruição do povo Português, ao inicio ficava incomodado, mas agora como sei que é irreversivel ,
não se preocupem com os nacionalistas, que na maioria já se estão a “cagar” para o país, o sacrificio já não vale a pena.
- se o PCP tivesse chegado ao poder no 25 de novembro e os Espanhois tivessem deixado, o que seria de portugal ? Haveria liberdade ? Haveria eleições ? Haveria Internet ? Haveria paz ? Aqueles que são considerados de direita neste blog estariam vivos ?
- se aparecer um partido que aceite todas as permissas da democracia tal como o PCP, e que se queira chamar “Partido Fascista Portugues”, o que dirão os entendidos na matéria ?
Poderá existir ?
Acredito piamente que a maioria das pessoas do PCP são democratas, agora não entendo porque não se demarcam do Estalinismo e porque não condenam do mesmo modo todos os regimes totalitários e ditatoriais.
#72, martin borges, cito:
“para mim, na minha humilde opinião, o problema de Portugal são os traidores, é que, simplesmente falar da inclusão de estrangeiros na população portuguesa é alta traição e para mim, só o facto de alguem considerar essa possibilidade deveria ser executado.”
Caro martin, traidor me confesso desde já. Onde me apresento para ser executado? É preciso inscrição prévia, ou a malta pode aparecer sem avisar o carrasco? Entre que modalidades posso escolher – forca, injecção, decapitação, fogueira, afogamento?
Toninho #73, enfiou a carapuça dos idiotas (in)úteis?
Para se fazer a limpeza de lixo como o amigo Azevedo, pode-se sempre aparecer sem ser convidado. E não, não pode escolher, essa é uma prerrogativa do carrasco, mas posso afiançar-lhe que atendendo ao número elevado de esterco que teria de eliminar não poderia perder muito tempo consigo logo seria algo rápido e indolor, também não somos nenhuns selvagens não é???
O nº 4 do art. 46.º diz o seguinte: “Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista“
A proposta do PSD-Madeira sugere esta redacção: “Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem qualquer ideologia totalitária ou autoritária contrária ao Estado de Direito democrático”.
Aqueles que chamam AJJ de fascista, entre outros insultos, que digam expressamente o que é que tanto os ofende nesta proposta.
A minha sugestão seria a seguinte: “Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista“., pois perfilhar ideologias, de forma pacífica, é uma forma de liberdade de expressão, no entanto a proposta de AJJ não deixa de ser interessante.
Na minha modesta opinião, a revisão constitucional deveria alterar, ou melhor, eliminar, uma frase preambular:
PREÂMBULO
A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, coroando a longa resistência do povo português e interpretando os seus sentimentos profundos, derrubou o regime fascista.
Libertar Portugal da ditadura, da opressão e do colonialismo representou uma transformação revolucionária e o início de uma viragem histórica da sociedade portuguesa.
A Revolução restituiu aos Portugueses os direitos e liberdades fundamentais. No exercício destes direitos e liberdades, os legítimos representantes do povo reúnem-se para elaborar uma Constituição que corresponde às aspirações do país.
A Assembleia Constituinte afirma a decisão do povo português de defender a independência nacional, de garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, de estabelecer os princípios basilares da democracia, de assegurar o primado do Estado de Direito democrático e de abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno.
A Assembleia Constituinte, reunida na sessão plenária de 2 de Abril de 1976, aprova e decreta a seguinte Constituição da República Portuguesa:
Esta frase é retrograda e está completamente desenquadrada da actualidade. A Constituição não pode perfilhar qualquer ideologia. E a verdade é que perfilha.
Panzer, só se esqueceu de indicar o local onde me devo apresentar para o sacrifício.
Diga onde fica, e eu lá estarei. Tudo pela Pátria, nada contra a Pátria. Morte aos traidores.
E, já agora, morte ao vizinho que mora por baixo porque faz muito barulho quando usa o Viagra.
Por mim, até os tipos que se escondem atrás de nicks pomposos podem ir na leva – sempre ajudava a causa ecológica.
Sr Pinto, diz você:
“Aqueles que chamam AJJ de fascista”
É simples, sr Pinto: Ele, o Alberto Padrinho Mor da MaMadeira, foi, e parece que ainda é, fascista. Ele, o dito cujo Padrinho, fazia parte da União Nacional. Isto não são insultos, são realidades.
Joaquim Azevedo, ele “o Alberto Padrinho Mor da MaMadeira” assumiu o cargo pela vontade da maioria do povo madeirense. Ao invés do “Querido Líder” Vasco Gonçalves que não aceitou o resultado das eleições de 25 de Abril de 1975, chegando mesmo a dizer que “Nós não vamos perder, por via eleitoral, aquilo que tanto tem custado aos portugueses.”.
E se acusa AJJ que ser fascista por causa desta proposta, diga concretamente (se conseguir, como é óbvio) o que discorda dela. Por substituir a expressão “ou que perfilhem a ideologia fascista” por “ou que perfilhem qualquer ideologia totalitária ou autoritária contrária ao Estado de Direito democrático“?
E não há Kamaradas seus de esquerda, que vivem à grande e à francesa, que justificam os seus gostos burgueses dizendo que têm que se integrar no sistema, para o mudarem por dentro?
Quem lhe disse a si que não era isso que AJJ fazia? Quem conhece o feitio dele, percebe que ele não é pessoa para ouvir e calar.
Por favor não me responda que com o que os seus kamaradas fazem, não tem nada a ver com isso, porque não tem jeito para PIDE. Espero que não jeito também para TCHEKA.
P.S. Ricas férias tem o Daniel. Só é pena estar cheio de portugueses. É para lá que costumam ir descansar, por exemplo, os empregados do Continente.
Azevedo, a sério??? está mesmo disposto a colaborar na minha campanha “Por um Portugal mais limpo”, confesso que estou emocionado. O meu amigo pode apresentar-se onde bem entender que eu ou um qualquer camarada meu iremos ter consigo para o aliviar de vez de todas as preocupações, todas as agruras desta existência triste e sem sentido, vai ver que no fim até me agradece!!!!
Uma coisa é certa. Comunismo e fascismo são ideologias totalitárias, e como tal não democráticas. Mas também é certo, que em partidos como o PS, o PSD, o CDS, e mesmo o BE, andam por lá muitos individuos, bem piores que fascistas e comunistas. É nestes atrás referidos partidos, onde mais proliferam “bandidos” inimigos do POVO e da DEMOCRACIA, que só vêem na politica um trampolim para a riqueza, sua, da familia e dos amigos.
Pinto #83, eu não acuso o Alberto João de ser fascista por causa desta proposta. Isto é um fait-divers, algo que não é para levar a sério. O Fascismo do homem está no passado de colaboração que ele teve com o regime. Eu já aqui disse várias vezes que houve muito boa gente que só se descobriu democrata no dia 26 de Abril. Mas, mesmo esses, não faziam parte da corja da União Nacional. O Alberto João fazia.
Isabel #84, os empregados do Continente, com aquilo que lhes paga o Engº (irra, mais um) Belmiro, nem dinheiro têm para pagar a prestação da casa ao banco. E, por este andar, um dia destes até os jornalistas do Público irão acabar a pedir uma casa social à Câmara. Pode até ser que faça bem a alguns…
Panzer #85, avaliei-o mal. Eu fazia de si um justiceiro assim à imagem do Robert de Niro no Touro Enraivecido. Um justiceiro solitário obcecado por destruir a podridão que o rodeia e que não o deixa dormir.
Puro engano, Panzer. Afinal você faz parte de um colectivo (com camaradas e tudo) disposto a livrar Portugal, do Minho até Timor, dos traidores e dos estrangeiros e talvez de mais alguns que você ainda não referiu.
Continuo, no entanto, sem referências quanto aos locais de sacrifício. E é pena…
Estou a ver que tenho que treinar mais a arte da ironia.
Mesmo assim fazendo aquela associação básica BEBoas Férias, preferia ir às Berlengas do que a esses destinos exóticos, super chiques, tipo “outros povos outras culturas”;mais ano menos ano ainda ouviremos algum militante do BE, quilómetros feitos noutros paraísos, concluir: gosto muito do povo, não posso é com o cheiro…
Mas penso que este tipo de observações são permitidas a quem tem passado anti-fascista tal como você.
O presidente da Região Autónoma da Madeira vai defender, na próxima semana, no Parlamento regional, uma proposta de revisão da Constituição para proibir o comunismo em Portugal. Alberto João Jardim justifica a sua posição comparando o comunismo ao fascismo.”
Vamos todos em unissono e em alta voz insultar cupiosamente esta besta!!
Porquê tanto medo Alberto João??
[Responder]
Já não é estúpido a Constituição proibir uma mudança de regime, mesmo que seja por vontade popular?
[Responder]
Talvez não venha a propósito mas, constatei em vários zappings que, a TVI 24, para além de ter um de(com)bate de feras entre o “pitbull” Morais Sarmento e o “rottweiler” Santos Silva, brinda-nos com uma crónica de opinião do energúmeno da Madeira. Um canal de televisão “fascinante”, verdade?
[Responder]
http://www.dalealplay.com/informaciondecontenido.php?con=139382
[Responder]
Daniel Oliveira, porque é que as ideologias fascistas são proibidas em vários países europeus?
[Responder]
Ó meu amigo, se o Fascismo está proibido pela Constituição, por maioria de razão o Comunismo também deveria estar proibido, porque é mil vezes pior !
O Jardim neste ponto tem 5000% de razão.
Aliás, o Comunismo deveria de ser julgado enquanto ideologia assassina, totalitária e repressiva, e nunca foi.
Assim como os Comunistas o deveriam de ser, a começar pelos de cá, que tudo fizeram para substituir a ditadura salazarista por uma muito pior !
Acho uma vergonha o titulo do seu post !
E acho até que esta questão deveria servir para para a discussão publica daquilo que o Comunismo representa, e que é mau !
[Responder]
A Constituição também proíbe esse filho da puta de governar seja o que for, porque é demente, e qualquer junta médica atesta isso mesmo.
[Responder]
O quê?São os únicos um dia destes, a pôr-lhes as mãos em cima para irem dentro, os poderosos oligarcas da Madeira?
Pelos vistos, a Justiça já é deles…
Que cambada
[Responder]
Sendo mais uma das habituais bacoradas , do Jardim do PSD, para que falem dele, no entanto, seria importante ouvir o que Cavaco Silva, tem a dizer sobre a proposta, Jardim é membro do Conselho de Estado.
Qual a posição de Manuela Ferreira Leite Presidente do PSD, do qual faz parte Jardim.
E o proprio PCP deveria justificar-se, como pode o PCP fazer fazer alianças com um partido , o PSD , que defende a sua extinção…..
[Responder]
o boneco da Madeira só permanece insuflado precisamente pelo anti-comunismo.
Neste campo existe uma vasta coligação nacional que abrange todos os campos politicos visiveis. O problema é que o Comunismo, no entendimento Marxista não revisto e obliterado, é um programa de governo universal. Foi, se bem se lembram, o primeiro manifesto a prpor a “união de todos os proletários”.
O problema é que 2/3 da “opinião nacional” (de nacionalista) é que são a maioria e, seguindo a idiotice geral, induzidos pela propaganda mediática oficial, votam contra os seus próprios interesses.
Contra isto, contra a estupidez geral, contra a ideia que os patrões ou os governos “nos dão” algo sem que tenhamos de trabalhar por isso, há que resistir.
[Responder]
Não existe uma proibição explícita ao fascismo?
[Responder]
Na minha opinião, ele já disse coisas bem mais graves e reprováveis que esta, que ainda tem algum fundamento.
Quando ele se refere a Comunismo, refere-se a regimes totalitários desse género, que creio foram quase todos (sim, o presidente do Chipre é comunista e o da Moldávia também, mas estes não são totalitários, o de Chipre até teve medidas louváveis de aproximação dos lados grego e turco, e além disso Alberto João Jardim já disse que não propunha a proibição de qualquer partido, mas simplesmente a referência na constituição de ambos os tipos de totalitarismo). Pode-se é pôr a questão: não estará esta situação ja prevista na constituição em vigor? E certamente há alterações mais importantes a fazer do que esta…
Longe de ser uma pessoa com que simpatize, desta vez não foi uma proposta muito descabida…
[Responder]
Mesmo considerando que a génese de fascismo e comunismo não é a mesma, na prática como se poderá caracterizar um regime que considera que todos os cidadãos são propriedade do Estado?
Não serão todos escravos da interpretação que alguns fazem do que é melhor para todos?
Em que é que isso é diferente de fascismo?
[Responder]
O homem tem também razão desta vez.
Se o fascismo está proibido, porque não o está o comunismo? Acresce, que o risco de comunismo é muito maior no nosso país do que o risco de fascismo – não vejo partidos fascistas com 20% em eleições como os partidos de matriz ideológica marxista-leninista (e maoísta/trotskista/estalinista) portugueses.
Alguém garante que o vírus do comunismo está erradicado do PCP e do BE?
Além disso, com esta ideia, o Dr. João Jardim, está a entalar o PS.
Não gostam de desfraldar temas fracturantes ao vento como táctica para marcar as diferenças ideológicas?
[Responder]
Este salazarista envergonhado expressa aquilo que a direita fascista pensa. Veja-se a opinião do Toninho Lobo Xavier, favorável à proposta do desbocado Jardim, no que respeita à proibição do comunismo…
Manuel Monteiro
[Responder]
Bem, há uma proibição de associações fascistas. Se olharmos para a história, o tipo tem razão.
[Responder]
Alberto João tem dito tudo! Todas as idiotices lhe têm sido consentidas. Os Presidentes da República, ouvem e calam. (não é só Cavaco Silva..)Quem cala consente.
Só que as alarvidades de Alberto João, ofendem aqueles cujos ideais e princípios se norteiam pela LIBERDADE, e aqueles que lutaram , sofreram perseguições e torturas por ela.
Afinal, para que gente como ele, possa hoje abrir a boca e insultá-los!
Mas vindo de quem vem, mais vale desvalorizar…
[Responder]
Se a ideologia fascista é proibida porque raio a comunista não há-de igualmente ser?!
[Responder]
Estou convencido de que o Daniel Oliveira não é Oliveira. Quer parecer-me que o Daniel Oliveira (DO) é Daniel Orey (DO).
Num país onde Santana Lopes já foi primeiro ministro, como posso ficar espantado que qualquer um ( ia a escrever bicho careta, mas tenho medo que não passe na censura) escreva alarvidades acerca de apelidos, num dos semanários que tenho por sérios deste país?
A miséria vai de mal a pior…caro DO.
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Julho 16th, 2009 at 15:18
Relaxe um pouco, caro MP. Um pouco só. E não se leve tão a sério.
Pois se até já a idiotice merece postes…
[Responder]
Numa coisa Alberto João tem razão: o fascismo e o comunismo são ideologias de cariz totalitário.
A CRP deve decidir-se: ou permite a divulgação e organização de partidos que defendem tais ideologias (todos eles) ou proibe-os (todos eles)
Quanto ao mais, não conheço a proposta.
[Responder]
Defendo férias para Jardim, definitivas e bem longe.
[Responder]
Por vezes, infelizmente, é o que parece…
[Responder]
Para quem gosta de recordar o nosso clube em imagens, recordando as nossas vitórias e glórias, visite o Armazém Leonino. Julgo que passará alguns momentos nostalgicos. Peço desculpa pela intromissão!
http://armazemleonino.blogspot.com
para apaixonados por cromos,jornais antigos, relatos de futebol, revistas antigas, etc… visite!
[Responder]
Socorro!…houve uma pandemia de “jardinite aguda” na caixa de comentários.
Por vezes a estupidez é mais contagiosa que a gripe…dass!
[Responder]
Já que a conversa descaiu para totalitarismos aqui fica uma pequena achega:
http://www.bbc.co.uk/portugueseafrica/news/story/2009/06/090609_usprisonsaws.shtml
“Nos EUA, mais de 1% da população adulta está encarcerada; esta percentagem representa 2,3 milhões de pessoas.
Colocando estes números num contexto mais amplo, os EUA têm menos de 5% da população mundial, mas quase 25% dos presos do mundo.”
[Responder]
Frase para reflexão:
“Porque aquilo que aprendemos a não esquecer,
está-se a repetir.”
Disse.
[Responder]
não é verdade que o fascismo esteja proibido. Na prática desde o advento de Cavaco Silva como presidente que abjurou a Constituição a extrema direita tem até bastante visibilidade, talvez para disfarçar que os verdadeiros extremistas são estes, os fautores da “democracia totalitária” ao serviço da Nato e de outras organizações criminosas. O professor Paulo Otero tem um livro com esse mesmissimo título: “A Democracia Totalitária”
[Responder]
É pá, os fascistas estão proibidos na constituição mas eles andam todos por aí, no CDS, no PSD e até no PS. Sendo assim faz algum sentido proibir os comunistas? Ou se proibem todos ou não se proibe ninguém! Incluindo o fascista Alberto João.
Se não for assim o homenzinho anda a beber poncha fora de prazo…
[Responder]
Nuno Ramos, pensava que estava a ser irónico com o pessoal nostálgico das “velhas glórias”, sobretudo as de antes do 25 de Abril…ehehe…
[Responder]
As nossas cabeças estão cheias com filmes, livros, debates, reportagens, artigos, etc sobre os extremismos de direita desde os Nazis (direita?)passando pelo Pinochet, Franco, Salazar, Mossulini, Apartheid e outras coisa de que já estamos cheios de informação. Mas quanto aos extremismos de esquerda e outros que são desculpabilizados por Louçãs, Bernardinos, Soares e Alegres, pouco ou nada se ouve. GULAgs, Cambodja, Coreia do Norte, China, HAMAS, Arafat, Fidel e Che, toda a África Sub Saariana, Europa de Leste pré 1989, tantos outros exemplos que eu poderia aqui dar, pouco ou nada foram alvo de debates, artigos, filmes ou reportagens ao longo dos anos. Inclusivamente, no genérico de um programa que passa na SIC Noticias, “Panorama BBC”, passam 5 slides que focam os seguintes 5 temas: KKK, Tortura no Iraque, Guerra no Líbano, Aushwitz e Neo-Nazis. Muito bem, apesar de todos criticaveis, são temas que fariam as delicias de qualquer deputado do PCP, do BE ou do dr. Mário Soares, pra não falar do sr. Saramago. Não sei é se discutiriam com tanta paixão temas como a matança de ucranianos pela fome por ordem de Staline, o tratamento reservado a civis chechenos pelas tropas soviéticas e depois russas, a ivasão do Koweit pelo iraque no inicio dos anos 90, os campos de exterminio por trabalhos forçados, fome e execução sumária na URSS, na china, no Cambodja. De facto, da maior tragédia do sec XX, o Comunismo, com mais de 100.000.000 de vítimas mortais, pouco ou nada se fez para que se informasse as pessoas.
[Responder]
“Como sabe Alberto João Jardim foi um homem da União Nacional, fez parte do partido da ditadura em Portugal, e portanto ele tem algum conhecimento por dentro da forma como se impõe uma ditadura e por isso creio que devia aprender um pouco mais com a democracia”.
Francisco Louça
Tá tudo dito. Não dou mais pró peditório do Alberto João. Nem pró do Lobo Xavier…
Quanto mais nos batem mais duros ficamos…
[Responder]
E agora pergunto-me: o que é que essa ideologia tem a mais do que a ideologia fascista para ter direito a concorrer a eleições? Só se for o numero de vítimas mortais por todo o planeta ao londo de todo o seculo XX. É só o que têm a mais.
[Responder]
Defendo que das duas uma, ou se proibe a existencia de partidos/associações de cariz totalitario, independentemente de serem de direita ou de esquerda, ou então se respeita a opinião da população e se deixa esta exprimir completamente, o que criará inevitavelmente movimentos, que apoiam este tipo de ideologias.
Não vejo o escandalo da proposta.
[Responder]
Boas.
Há muito que me habituei a não levar a sério os piropos do AAJ.
Aborrece-me apenas quando se dirige aos continentais, considerando-os “cubanos” num “todo”.
Que ele vá dizendo bacoradas deste tipo ainda me diverte mas o que de maior interesse suscita a sua “sugestão”, será esperar para saber qual a reacção do “garante do regular funcionamento das instituições democráticas”, incluindo também o primeiro ministro.
Quanto aos comunistas podem ficar descansados que não é necessário passar à “letra” a sua extinção.
O tempo se encarregará disso.
Cumprimentos.
[Responder]
A propósito do comentário nº 6:
Oh Chico da Tasca, o meu amigo devia começar a escrever os seus comentários antes de entrar na mesma e não à saída.
Combinado?
[Responder]
Hi!lkdj! http://zatkurse.com taggd gmnyw http://skczpenw.com knjab uzkzi http://sxfejzcs.com prvdz leotl http://ltkscipf.com sugnw tgcko http://pmjdawyj.com vbnnp kmcay
[Responder]
Hi!gbhy! http://sautrpdm.com bvdwu uembm
[Responder]
Hi webmaster! twx
[Responder]
O DO deveria ser menos sectário e tentar ler o que está escrito. A proposta de lei diz o seguinte “a democracia não deve tolerar comportamentos e ideologias autoritárias e totalitárias, nem de direita, nem de esquerda».
Onde é que isto está errado? Sabendo que o principio subjacente ao comunismo é a ditadura do proletariado, pode-me o DO explicar porque é que o comunismo não é uma ideologia totalitária e autoritária?
Eu não defendo a posição do AJJ, pelo contrário, a nossa constituição deveria retirar a proibição de qualquer tipo de ideologia. Mas percebe-se o seu sectarismo.
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Julho 16th, 2009 at 19:43
MigPT, independetemente do que eu acho que devia estar ou não estar na constituição, o nosso país tem uma história e a Constituição nasce dessa história.
Eu acho que se o PCP fosse poder em Portugal a nova constituição pêcêpista ia proibir o ´´comunismo“ do BE….
[Responder]
A continuação do Oásis de Jardim:
http://hipocrisiasindigenas.blogspot.com/2009/07/o-oasis-de-jardim-ii.html
Saúde,
[Responder]
Ainda entalado com o “não me apetece” do nosso Daniel “O” Oliveira, deparo-me com esta aberração verbal.
Ora, por larga maioria os Historiadores mais conceituados concluem que o Fascismo e o Comunismo se encaixam na mesma família totalitária. Seguindo a lógica e o adjectivo, Comunismo e Fascismo são a mesma moeda, mas com faces diferentes.
Se pegarmos no actual anacrónico PCP e se lermos duas ou três obras sobre o “25 de Abril” chegamos à conclusão que o PCP/Internacional Socialista/COPCON/Conselho Revolução/MFA deviam de estar terminantemente proibidos.
Com ou sem radicais o PCP e a ideologia Comunista é totalitária e nesse campo está na bitola do fascismo. Se o fascismo e o delito de opinião são crimes (inclusive negar o Holocausto) porque não é o Comunismo e negar os Gulags?
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Julho 16th, 2009 at 19:42
“Ora, por larga maioria os Historiadores mais conceituados concluem que o Fascismo e o Comunismo se encaixam na mesma família totalitária.”
Adora estas frases.
Alguém garante que o vírus do comunismo está erradicado do PCP e do BE?
Há aqui muitos erros.
O PCP não é comunista, é stalinista.
O BE não é comunista e ninguém sabe o que ele é, nem os próprios.
Uns afirmam-se socias-democratas, outros eram chamados de social-fascistas e muitos são apenas diletantes que se entretêm.
Ressalva-se deste último partidos os intelectuais e artistas que sâo quase todos (se não mesmo todos) gays.
[Responder]
Uma coisa é verdade, o comunismo fez tantas ou mais vitimas que o fascismo.
O que se deveria propor era a reformulação do nº 4 do artigo 46º da Constituição. É que nos arriscamos a transformar qualquer criminoso dito nacionalista (vejam o caso do Mário Machado) em preso político.
[Responder]
O que me choca são opiniões como o do caro Daniel.
Não estou a ver a idiotice de proibir um idealismo que está atrás da igreja cristã quefez mais vitimas mortais. Só Estaline sozinho evaporou 20 milhões de seres humanos.
Tenha juízo, caro Daniel. O comunismo ainda hoje tem as suas vitimas.
[Responder]
Errado…a constituiçao nasce da vontade popular, em Portugal nasceu da vontade politica (alguns) .
[Responder]
Daniel, Niall Ferguson , chega-lhe?
Leia lá as atas e vai ver que não lhe minto.
«o nosso país tem uma história e a Constituição nasce dessa história.»
Ora se isto não é a premissa da Ortodoxia, não sei o que será.
Já estou a ver o José Estáline a justificar as purgas com este argumento.
É assim, porque nasce da Constituição.
Se na Constituição (não importa como, quem ou onde) disser que se for negro levo um tiro, então, será sempre assim, porque como o Daniel sabe e apregoa, o temos uma “história”….
Enfim….
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Julho 16th, 2009 at 20:11
não, mancha negra. Quero a maioria dos historiadores. E nisso que a frase é absurda.
Pessoalmente e assim de repente só conheço o fascismo o nazismo, e as monarquias absolutistas como ideologias ou regimes totalitários.
O conceito de regime totalitário comunista ou anarquista é completamente incongroente.
[Responder]
Fado Alexandrino;
«O PCP não é comunista, é stalinista.
O BE não é comunista e ninguém sabe o que ele é, nem os próprios.»
Não, o PCP é liberal, reformador e aluga tendas.
PCP; PARTIDO… espante-se, COMUNISTA… PORTUGUÊS.
Se é ou não estalinista deve-se a factos “históricos” como referiu o Daniel… uma coisa não impede a outra.
[Responder]
Niall Ferguson, Hanna Arendt, Boris Souvarine, Winston Churchill… olhe até tem o seu amigalhaço, o PACHECO PEREIRA!
Referi os PRINCIPAIS que têm peso na cultura. É óbvio que os seus amigos lá do Alentejo discorrem sobre história… não têm é tanto peso como o Pacheco Pereira por exemplo.
[Responder]
Há muitos anos disse a uma pessoa que o problema da esquerda em Portugal se devia a dois mal entendidos.
O Partido Socialista não era socialista e o Partido Comunista Português, não era português.
Continuam absolutamente válidos hoje, e amanhã também.
[Responder]
Tantos fachos por aqui andam…Não há blogs de direita com qualidade para irem para lá teclar…, pois é , já me esquecia , a direita não precisa de liberdade de expressão, acham que é coisa de comuna…
[Responder]
Há duas perspectivas de se interpretar o fascismo: em sentido lato e em sentido estrito.
Em sentido estrito: “O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919 e durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945).”
Em sentido lato: “A palavra fascismo adquiriu o significado de qualquer sistema de governo que, de maneira semelhante ao de Benito Mussolini, exalta os homens e usa modernas técnicas de propaganda e censura, fazendo uma severa arregimentação econômica, social e cultural, sustentando-se no nacionalismo e por vezes na xenofobia (nacionalismo étnico), privilegiando os nascidos no próprio país, apresentando uma certa apatia ou indiferença para com os imigrantes.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo
.
Em sentido lato, o “fascismo” engloba o nacional socialismo alemão, o franquismo espanhol E O COMUNISMO SOVIÉTICO. Engloba-os na perfeição.
Ora a nossa Constituição – idealizada e elaborada no calor de uma Revolução marxista – vem proibir “associações (…) que perfilhem a ideologia fascista”.
Qualquer jurista desapaixonado concorda, hoje, que esse conceito além de não ser perfeitamente definido é anacrónico e desajustado: bastava a Constituição proibir associações armadas (…) tipo militar, militarizadas ou paramilitares, (…) [e] organizações racistas”.
Agora uma coisa é certa e bem certa: um partido que convida membros de organizações terroristas para as suas festanças e que tenta branquear, a todo o custo, o totalitarismo estalinista, partilha a ideologia fascista (em sentido lato; e obviamente que é este que a Constituição visa).
Uma sugestão: e que tal remover a expressão “ou que perfilhem a ideologia fascista” do art. 46.º da nossa Constituição?
[Responder]
13 # ISABEL
“Mesmo considerando que a génese de fascismo e comunismo não é a mesma”
Ai é que está o engano. A génese é a mesma, a evolução é que divergiu. Enquanto o fascismo adquiriu uma tendência nacionalista, o comunismo virou-se para o internacionalismo. Está nos livros e está estudado. Não é por acaso que o partido nazi se chamava “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães”.
[Responder]
tanta conversa só porque PC+BE representam, hoje, mais de 20%.
mudem de povo e podem ficar mais descansados.
[Responder]
Alguém me explica como é que num total de 140.000 votantes na madeira, os míseros 8.000 votantes comunistas são o mal de todos os males???
Já agora no salazarismo onde andava O Bucassa da Madeira???Porque não gritou ele ao sete ventos ABAIXO o fascismo???
Depois são estes merdas que vem com voz grossa criticar as atitudes encornadas do Manel Pinho.
Mas uma coisa me alimenta. Só em democracia é possível existirem animais desta extirpe.
[Responder]
Bolota
O facto de AJJ não ter curriculum “anti-fascista” impede-o de ter um cargo político?
Não fez exame de admissão da Escola Marxista? Não foi aprovado pelo Senado?
O facto de ele ter curriculum “anti- social fascista” já não serve? Não faz dele um democrata?
E o seu (Bolota) passado, apoiando lutas armadas de foices e martelos, é mais democrático?
Explique lá, por favor.
[Responder]
O FACTOR MANUEL ALEGRE
Manuel Alegre ao marcar posição dentro do partido, não sendo deputado, para ser candidato presidêncial, não mostrou hostilidade a Sócrates, prepara o terreno para combater a demagogia e o oportunismo da Direita. Ao mesmo tempo, Alegre deixa a porta entreaberta para cativar votos à esquerda do Ps, pois com o Ps de novo a governar e com Manuel Alegre a Presidente da República, a restante Esquerda sabe que está ali um garante de cristalização e defesa dos valores que a Esquerda conseguiu com o 25 de Abril.
A Esquerda do e à esquerda do PS sabe que Manuel Alegre nunca permitirá o que a Direita (psd e cds) há anos e anos ambicionam – não o ter um presidente, uma maioria e um governo..não!! Isso é apenas um pretexto para conseguirem o seu maior sonho desde o 25 de Abril – VINGAREM-SE PRECISAMENTE DO 25 DE ABRIL!
COMPETE A TODA A ESQUERDA, SEM QUALQUER EXCEPÇÃO, EM NOME DA HONRA E DA MEMÓRIA DE HOMENS COMO SALGUEIRO MAIA, ÁLVARO CUNHAL OU PALMA INÁCIO, DIZER AOS PORTUGUESES SE ESTÃO DISPOSTOS A DEIXAR A DIREITA VINGAR-SE DO 25 DE ABRIL COM TUDO O QUE ISSO PODE ACARRETAR.
E não tenham dúvidas que é isso que eles têm em mente! É tudo uma questão de rasgar e suspender, Constituições, Direitos ou seja o que for. Alguns poderão achar que este governo é mau….mas com eles é certo que “É PIOR A EMENDA QUE O SONETO”, não se esqueçam disso. As palavras já foram ditas. As entrelinhas já estão misturadinhas na sopinha que eles estão a preparar….Mas preparam-na porque alguma esquerda está a permitir-lhes isso mesmo. Se essa esquerda não acorda a tempo é bom lembrar-se que serão os primeiros a amargar o que fizeram e os primeiros a deitarem-na caminha que a Direita quer preparar.
Amigos e Camaradas, volto a lembrar-vos: COMPETE A TODA A ESQUERDA, SEM QUALQUER EXCEPÇÃO, EM NOME DA HONRA E DA MEMÓRIA DE HOMENS COMO SALGUEIRO MAIA, ÁLVARO CUNHAL OU PALMA INÁCIO, DIZER AOS PORTUGUESES SE ESTÃO DISPOSTOS A DEIXAR A DIREITA VINGAR-SE DO 25 DE ABRIL, OU NÃO!
De partidos como o PCP, o PS ou o BE eu sei que não o farão, pois são esses os partidos que lutaram contra o fascismo.
Mas de PSD, CDS, PNR ou PPM eu sei e tu sabes também que eles estão mortinhos é por isso mesmo.
[sei que as lutas intestinas e a eterna rivalidade com o Ps leva comunistas a achar que o Ps ataca os valores de Abril, etc, etc….ALTO!! Lembrem-se que os do Psd e Cds atacarão muito e muito mais (Jardim já mostrou o que quer!), incomensurável! incomparavelmente muito mais! Todos sabemos disso e as pessoas que morreram a lutar contra o fascismo sabem que foi graças a homens como Alvaro Cunhal e Mário Soares que hoje podemos dizer a Psd e Cds – NÃO BRANQUEAREIS O 25 DE ABRIL, NEM SALAZAR, NEM A PIDE, NEM A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, PORQUE NÓS, HOMENS DE ESQUERDA DE TODOS OS PARTIDOS ESTAMOS AQUI PARA VOS IMPEDIR!
O Pcp tem andado a acariciar as costas e o pêlo ao Psd. Em troca levou a maior ferradela na mão de que eu me lembro desde há muitos anos. E quem melhor para lhes dar essa dentada que o seu pitbull AJJ! Agora que ele vos ferrou na mão…dai-lhes também o braço, Jerónimo, porque o Psd já vos fez o testamento.
Ela quer suspender a Democracia e Ele quer fez uma autêntica ameaça de morte ao Comunismo.
Cavaco não ousa levantar a voz contra os seus.
No meio disto tudo só me resta alertar TODOS OS HOMENS E MULHERES DE ESQUERDA:
«ABRE OS OLHOS MULA!…quem te visa teu amigo é!»
[Responder]
não se devem desprezar nos curriculum os anos de Estado Novo e União Nacional, os anos de braza de luta pela independência da ilha, através de métodos terroristas e os mais de trinta anos de governo à conta do Orçamento.
[Responder]
“ E o seu (Bolota) passado…”
Isabel,
O meu passado é limpo, pluralista e social demais para ser comentado por pessoas com a sua mentalidade.
AJJ se tiver colhões, peça a independência da Madeira e faça da ilha o que os Madeirenses deixarem.
Culpar 8.000 eleitores comunistas num espectro de 140.000 votantes é desonestidade intelectual. Como desonestidade intelectual é o seu comentário ao que eu escrevi.
Vou repetir…só em democracia os AJJ tem espaço politico, no tempo do botas ia de gaveta.
[Responder]
É um assunto que incomoda muitas pessoas saudosistas do PREC e que a esta hora rasgam as vestes com a ofensa.
A referência ao Fascismo não deve existir, nem ao Socialismo/Comunismo outra coisa é a matriz identitária que é socialista por razões históricas ao qual até o Daniel Oliveira faz referência numa perspectiva conservadora. Por isso penso que a questão da matriz judaico-cristã na formulação da Constituição Europeia é um factor ao qual é necessário haver uma perspectiva histórica.
O AJJ gosta de picar e meter-se com os comunistas é divertimento garantido. Deve estar a adorar este momento de descontracção pois no combate a sério na Madeira ninguém o bate democraticamente.
[Responder]
Pelos vistos, o idiota da Madeira não está sozinho na sua cruzada fascizóide. Aconselho todos os idiotas (in)úteis a rumarem à MaMadeira e experimentarem a democracia local. E que fiquem por lá, já agora.
[Responder]
Eu escolhi o Jardim como o homossáurio da semana, por isso, no meu blogue já me debrucei sobre este assunto rematando com a seguinte frase:
Resumindo, o comunismo é uma utopia e o fascismo uma realidade.
Cumps@everygente
[Responder]
#53 Tatlin:«O conceito de regime totalitário comunista ou anarquista é completamente incongroente.»
Você ou é ignorante ou mentiroso(a).
Cuba, a URSS, o Cambodja, as dezenas de milhões de mortos , a pobreza, a miséria e a opressão são incongruentes com a sua teoria.
[Responder]
Daniel! Tem a casa cheia de ratos!
[Responder]
A constituição não pode nem tem legitimidade para limitar ideologias, sou nacionalista mas sou absolutamente contra a proibição do comunismo. É absurdo, imaginem que a constiruição proibe a fé cristã, a a titude de Alberto João jardim é de cariz totalitário, epa, esta mania de quererem impor ás massas o que é certo e errado irrita-me.
já agora, a nossa constinuição não tem validade legal, ela não representa a vontade popular, nem nunca foi legitimada pelo povo.
Portugal vive num regime de semi-ditadura desde 1910, seja primeira républica, seja estado novo, seja estado de abril.
querem reformar portugal ?
1-legitimar a républica com 1 referendo ao povo
2-abolir a constituição e criar uma nova “ideologicamente isenta”
3-erguer um novo exercito profissional sem ligações politicas
4-reformar a justiça e instaurar a pena perpetua
portugal tem recursos para sobreviver sem estar associado a uma federação
temos sol
temos mar, Portugal é o maior país europeu!
temos energia humana que já deu provas de valor ao longo dos séculos.
para mim, na minha humilde opinião, o problema de Portugal são os traidores, é que, simplesmente falar da inclusão de estrangeiros na população portuguesa é alta traição e para mim, só o facto de alguem considerar essa possibilidade deveria ser executado.
estamos a assistir à destruição do povo Português, ao inicio ficava incomodado, mas agora como sei que é irreversivel ,
não se preocupem com os nacionalistas, que na maioria já se estão a “cagar” para o país, o sacrificio já não vale a pena.
[Responder]
#68 “…Aconselho todos os idiotas (in)úteis a rumarem à MaMadeira e experimentarem a democracia local. E que fiquem por lá, já agora…”
O AJJ não me passou procuração mas olhe que tenho aqui um cardápio de viagens que lhe poderia também aconselhar.
Ásia e Caraíbas são as que para o seu caso estão mais em conta.
Fuiiiiiiiii……..
Cumprimentos.
[Responder]
“Vou repetir…só em democracia os AJJ tem espaço politico, no tempo do botas ia de gaveta.”
Gostei de ler isto.
Ele neste momento está a curtir as suas férias intelectuais. Ainda não parou de rir.
O problema é que ele tem razão.
É mesmo o “ciclone” da Madeira ao contrário do “anti-ciclone” dos Açores, que morde pela calada.
PS Eu entendo português. Não precisa de floreaer com vernáculo.
[Responder]
Deixo 2 ideias à consideração
- se o PCP tivesse chegado ao poder no 25 de novembro e os Espanhois tivessem deixado, o que seria de portugal ? Haveria liberdade ? Haveria eleições ? Haveria Internet ? Haveria paz ? Aqueles que são considerados de direita neste blog estariam vivos ?
- se aparecer um partido que aceite todas as permissas da democracia tal como o PCP, e que se queira chamar “Partido Fascista Portugues”, o que dirão os entendidos na matéria ?
Poderá existir ?
Acredito piamente que a maioria das pessoas do PCP são democratas, agora não entendo porque não se demarcam do Estalinismo e porque não condenam do mesmo modo todos os regimes totalitários e ditatoriais.
[Responder]
“tanta conversa só porque PC+BE representam, hoje, mais de 20%.”
Caro amigo essa afirmação é erradissima.
Esses 20% são mentirosos.
Portugal tem “9.704.559″ eleitores registados.
Os be e o pcp tiveram 382.667 e 379.787 votos respectivamente.
Não sou lá muito bom a matemática mas parece-me que os 2 juntos não chegam a 8%.
[Responder]
#72, martin borges, cito:
“para mim, na minha humilde opinião, o problema de Portugal são os traidores, é que, simplesmente falar da inclusão de estrangeiros na população portuguesa é alta traição e para mim, só o facto de alguem considerar essa possibilidade deveria ser executado.”
Caro martin, traidor me confesso desde já. Onde me apresento para ser executado? É preciso inscrição prévia, ou a malta pode aparecer sem avisar o carrasco? Entre que modalidades posso escolher – forca, injecção, decapitação, fogueira, afogamento?
Toninho #73, enfiou a carapuça dos idiotas (in)úteis?
[Responder]
António Cunha
O PC condena o que você chama stalinismo desde o 20º Congresso da URSS, salvo erro em 1956.
Manuel Monteiro
[Responder]
O PCP é muito democratico, e às vezes até vê democracia onde ela não existe
“Sucessora de Bernardino Soares?
A representante do PCP no programa “Corredor do Poder, Margarida Botelho, disse que “o regime comunista de Cuba é democrático”. ”
via 31 da Armada
[Responder]
Para se fazer a limpeza de lixo como o amigo Azevedo, pode-se sempre aparecer sem ser convidado. E não, não pode escolher, essa é uma prerrogativa do carrasco, mas posso afiançar-lhe que atendendo ao número elevado de esterco que teria de eliminar não poderia perder muito tempo consigo logo seria algo rápido e indolor, também não somos nenhuns selvagens não é???
[Responder]
O nº 4 do art. 46.º diz o seguinte: “Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista“
A proposta do PSD-Madeira sugere esta redacção:
“Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem qualquer ideologia totalitária ou autoritária contrária ao Estado de Direito democrático”.
Aqueles que chamam AJJ de fascista, entre outros insultos, que digam expressamente o que é que tanto os ofende nesta proposta.
A minha sugestão seria a seguinte: “Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas
ou que perfilhem a ideologia fascista“., pois perfilhar ideologias, de forma pacífica, é uma forma de liberdade de expressão, no entanto a proposta de AJJ não deixa de ser interessante.Na minha modesta opinião, a revisão constitucional deveria alterar, ou melhor, eliminar, uma frase preambular:
PREÂMBULO
A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, coroando a longa resistência do povo português e interpretando os seus sentimentos profundos, derrubou o regime fascista.
Libertar Portugal da ditadura, da opressão e do colonialismo representou uma transformação revolucionária e o início de uma viragem histórica da sociedade portuguesa.
A Revolução restituiu aos Portugueses os direitos e liberdades fundamentais. No exercício destes direitos e liberdades, os legítimos representantes do povo reúnem-se para elaborar uma Constituição que corresponde às aspirações do país.
A Assembleia Constituinte afirma a decisão do povo português de defender a independência nacional, de garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, de estabelecer os princípios basilares da democracia, de assegurar o primado do Estado de Direito democrático
e de abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno.A Assembleia Constituinte, reunida na sessão plenária de 2 de Abril de 1976, aprova e decreta a seguinte Constituição da República Portuguesa:
Esta frase é retrograda e está completamente desenquadrada da actualidade. A Constituição não pode perfilhar qualquer ideologia. E a verdade é que perfilha.
[Responder]
Panzer, só se esqueceu de indicar o local onde me devo apresentar para o sacrifício.
Diga onde fica, e eu lá estarei. Tudo pela Pátria, nada contra a Pátria. Morte aos traidores.
E, já agora, morte ao vizinho que mora por baixo porque faz muito barulho quando usa o Viagra.
Por mim, até os tipos que se escondem atrás de nicks pomposos podem ir na leva – sempre ajudava a causa ecológica.
Sr Pinto, diz você:
“Aqueles que chamam AJJ de fascista”
É simples, sr Pinto: Ele, o Alberto Padrinho Mor da MaMadeira, foi, e parece que ainda é, fascista. Ele, o dito cujo Padrinho, fazia parte da União Nacional. Isto não são insultos, são realidades.
[Responder]
Joaquim Azevedo, ele “o Alberto Padrinho Mor da MaMadeira” assumiu o cargo pela vontade da maioria do povo madeirense. Ao invés do “Querido Líder” Vasco Gonçalves que não aceitou o resultado das eleições de 25 de Abril de 1975, chegando mesmo a dizer que “Nós não vamos perder, por via eleitoral, aquilo que tanto tem custado aos portugueses.”.
E se acusa AJJ que ser fascista por causa desta proposta, diga concretamente (se conseguir, como é óbvio) o que discorda dela. Por substituir a expressão “ou que perfilhem a ideologia fascista” por “ou que perfilhem qualquer ideologia totalitária ou autoritária contrária ao Estado de Direito democrático“?
[Responder]
J A
E não há Kamaradas seus de esquerda, que vivem à grande e à francesa, que justificam os seus gostos burgueses dizendo que têm que se integrar no sistema, para o mudarem por dentro?
Quem lhe disse a si que não era isso que AJJ fazia? Quem conhece o feitio dele, percebe que ele não é pessoa para ouvir e calar.
Por favor não me responda que com o que os seus kamaradas fazem, não tem nada a ver com isso, porque não tem jeito para PIDE. Espero que não jeito também para TCHEKA.
P.S. Ricas férias tem o Daniel. Só é pena estar cheio de portugueses. É para lá que costumam ir descansar, por exemplo, os empregados do Continente.
[Responder]
Azevedo, a sério??? está mesmo disposto a colaborar na minha campanha “Por um Portugal mais limpo”, confesso que estou emocionado. O meu amigo pode apresentar-se onde bem entender que eu ou um qualquer camarada meu iremos ter consigo para o aliviar de vez de todas as preocupações, todas as agruras desta existência triste e sem sentido, vai ver que no fim até me agradece!!!!
[Responder]
Uma coisa é certa. Comunismo e fascismo são ideologias totalitárias, e como tal não democráticas. Mas também é certo, que em partidos como o PS, o PSD, o CDS, e mesmo o BE, andam por lá muitos individuos, bem piores que fascistas e comunistas. É nestes atrás referidos partidos, onde mais proliferam “bandidos” inimigos do POVO e da DEMOCRACIA, que só vêem na politica um trampolim para a riqueza, sua, da familia e dos amigos.
[Responder]
Pinto #83, eu não acuso o Alberto João de ser fascista por causa desta proposta. Isto é um fait-divers, algo que não é para levar a sério. O Fascismo do homem está no passado de colaboração que ele teve com o regime. Eu já aqui disse várias vezes que houve muito boa gente que só se descobriu democrata no dia 26 de Abril. Mas, mesmo esses, não faziam parte da corja da União Nacional. O Alberto João fazia.
Isabel #84, os empregados do Continente, com aquilo que lhes paga o Engº (irra, mais um) Belmiro, nem dinheiro têm para pagar a prestação da casa ao banco. E, por este andar, um dia destes até os jornalistas do Público irão acabar a pedir uma casa social à Câmara. Pode até ser que faça bem a alguns…
Panzer #85, avaliei-o mal. Eu fazia de si um justiceiro assim à imagem do Robert de Niro no Touro Enraivecido. Um justiceiro solitário obcecado por destruir a podridão que o rodeia e que não o deixa dormir.
Puro engano, Panzer. Afinal você faz parte de um colectivo (com camaradas e tudo) disposto a livrar Portugal, do Minho até Timor, dos traidores e dos estrangeiros e talvez de mais alguns que você ainda não referiu.
Continuo, no entanto, sem referências quanto aos locais de sacrifício. E é pena…
[Responder]
Joaquim Azevedo
Estou a ver que tenho que treinar mais a arte da ironia.
Mesmo assim fazendo aquela associação básica BEBoas Férias, preferia ir às Berlengas do que a esses destinos exóticos, super chiques, tipo “outros povos outras culturas”;mais ano menos ano ainda ouviremos algum militante do BE, quilómetros feitos noutros paraísos, concluir: gosto muito do povo, não posso é com o cheiro…
Mas penso que este tipo de observações são permitidas a quem tem passado anti-fascista tal como você.
[Responder]
Isabel, eu não tenho nenhum passado antifascista. A minha, ainda hoje, tenra idade não mo permitiu.
[Responder]
Só até ao Minho Azevedo, os timorenses que se desenrasquem sozinhos…
[Responder]