Por Daniel Oliveira
Fiquei hoje a saber, ao ouvir a sua mensagem televisiva, que a ele devemos a descida das taxas de juro dos empréstimos à habitação. É bom ter como primeiro-ministro alguém que consegue mexer os cordelinhos certos no Banco Central Europeu.
57 comentários 25 Dez 08 em Sem categoria



Mais uma mentira do bacharel Pinto “Pinóquio” de Sousa, mas é com mentira e bolos que se engana os tolos!
[Responder]
Antes demais, Feliz Natal e um 2009 fora das previsões de Sócrates.
Daniel, não há pingo de vergonha. Ouvir Sócrates ou Vieira da Silva depois do chumbo, leva-me a pensar que esta gente vive noutro planeta e como governantes vivem acima da lei.
Bom ano
[Responder]
É preciso um descaramento socrático. Este homem é um político perigoso. Ele é capaz de dizer tudo e de fazer tambem, com o ar de que não percebe nada das consequências.
[Responder]
O fabuloso site da RTP (provavelmente o mais desconchavado, inutil e irritante de qualquer estacao de televisao – ressalvando o da TV oficial do Turquemenistao, que nao conheco) nao disponibiliza essa mensagem do nosso primeiro. Ou antes: fala em “Proximas exibicoes”. Huh? Importa-se de repetir??
Mas se o sr.Socrates deixou de facto no ar essa mirabolante ideia de ter conseguido “baixar as taxas de juro”… isso quase que era “priceless”. Nao fosse ser “shameless”.
Um 2009 que traga mais do que promete, e’ o que desejo aqui aos Arrastoes e publico em geral.
[Responder]
As constantes arremetidas contra uma determinada personalidade, seja ela qual for,faz sempre lembrar as orações e ladaínhas de “vade retro”, daqueles que se sentem “tentados” e à tentação procuram resistir.
Esta é mais uma ladaínha do DO.
Não tarda lá o veremos no PS ou arredores.
[Responder]
Quando a prestação da minha casa descer, não agradeço ao meu banco agradeço ao Zé.
Zé obrigado, saúde e sorte.
[Responder]
Beloved Sócrates!
[Responder]
Lembram-se da campanha do PC e filhotes contra Sá Carneiro? – paga os 30.000 contos, malandro – pois é, foi assim que ele ganhou as eleições. Quanto mais batem em Sócrates mais o vitimizam, mais o ajudam a ganhar as próximas eleições. Até porque o PSD já nem tem quem lhes faça os estudos económicos para rebater o PM. Porca miséria!
[Responder]
A razão de ser e sermos optimistas está na capacidade que temos de acreditar que o melhor está para vir… … O que é que existe para além do Zé Socrates?
[Responder]
Senhor Carlos Cunha,
A que propósito vem o seu comentário neste post? A nenhum. Neste caso, explica que critico Sócrates porque me sinto tentado, caso elogiasse era porque já lá estava, se ficasse calado era porque era conivente. Argumentos de quem não perde tempo com argumentos, de quem vive apenas na busca dos próximos traidores, achando que isso faz de si pessoa mais firme e determinada que os demais.
Desconfie de si mesmo. Já alguns dos meus camaradas de PCP que agora estão no PS me faziam as mesmas acusações há uns anos. Não lhes censuro nada, a não ser algumas caças às bruxas em que estiveram antes envolvido e que na sua nova casa, alguns deles, não hesitariam em repetir. O purismo não escolhe ideologias nem partidos.
Olhe que os mais puros são os primeiros a debandar. Porque quando a dúvida se instala desmoronam todas as suas certezas. Os mais heterodoxos geralmente vivem melhor com os erros. A casa não vai toda abaixo quando um tijolo não bate certo. Podem reconstrui-la sem ter de se mudar para a do vizinho.
Pela enésima vez: a mim interessam-me as minhas convicções políticas, não as juras de pureza. Não as faço, nunca as fiz. Não sei onde estarei no futuro, até porque não sei como será o futuro. Sei naquilo em que acredito e a determinação com que me bato por o que acredito. E para mim chega-me perfeitamente para ter empenho.
Espero que esta sua busca pela pureza alheia, contra o pecado e a tentação, como tarefa política, lhe seja suficiente. Tem de ser para si, já que para a vida das pessoas não vale coisa nenhuma.
[Responder]
Manolo, o ideal é portanto esperar que ele caia e não contestar nada, mesmo quendo se acha que se tem razão? Como estratégia, não está mal. Sobretudo dá pouco trabalho.
[Responder]
Manolo, então a estratégia seria não criticar o PM por muito à direita que governe, porque supostamente o vitimizaríamos? Realmente a retórica neste país está cada vez mais retorcida. Felizmente para nós que o PCP ainda não caiu nessa lógica, bastante estranha por sinal. É o que nos vale.
[Responder]
Será que estava a delirar?
Anda para aí muita gripe e com febres altas.
[Responder]
Caro Sr. Primeiro Ministro: vá bugiar.
[Responder]
Louvado seja o Sócas! He’s bigger than Jesus… ou pelos menos assim ele deve acreditar.
[Responder]
Meus Caros “Arrastões”, com abraços Natalícios e alegria (assumida num desejo) de que assistimos à ultima mensagem de Natal do nosso “querido líder “, que apenas serviu para confirmar que o homem anda completamente perdido (até roça o ridículo), pois consegue afirmar ao vivo, sempre com aquele ar “cada vez mais bem vestido e elegante”, o contrário do que ainda há pouco defendia com igual veemência. Senão vejamos: quando se reclamava do preço alto do juros / petróleo etc, escutámos o pantomineiro, qual kalimero, a afirmar ” que não estão à espera que o primeiro ministro português dê ordens ao banco central para baixar os juros…”; Perante o desaparecimento do estado na economia (refiro-me naturalmente à primeira parte da legislatura…), materealizado em atitudes e afirmações como a paragem das obras públicas, sinais do passado e de políticas faroónicas, baseadas no betão, que só empenham os cidadãos…, populistas…que era necessário centrar-se na sociedade cívil…., que o crescimento económico não podia ser feito a partir da intervenção /injecção de dinheiro por parte do Estado… ; E sobre isto, bastam as intervenções dos últimos 20 dias…; Como tudo muda tão rapidamente!!! para azar do engenheiro e mesmo que beneficie de algum esquecimento por parte das pessoas, haverá sempre alguns trogloditas e meios de comunicação bem variados (nunca a rtp, jn…), cada vez em maior número, a fazer chegar à tona o seu passado – sejam elas, afirmações veementes, políticas defendidas ou mesmo questões do currículo…; Os tempos modernos são cruéis para os mentirosos …e o primeiro, como modernaço, devia compreender isto muito bem!
Um abraço solidário ao Daniel, pela sua imensa coragem em combater a mentira..
Paulo
[Responder]
O homenzinho passou o tolerável. Só me surpreende a brandura das reacções.
http://bandeiranegra1.wordpress.com/2008/12/26/da-mentira-descarada-a-propaganda-este-tipo-passou-ao-insulto-provocatorio/
Bom dia. Abraço,
[Responder]
Não foi ele que baixou os juros?
Ora bolas, estava convencido, depois de ouvir repetidamente o canal parlamento e o pedido incessante de um deputado, que o fizesse, que apenas estaria a fazer um favor ao dito cujo.
Nessa altura é que eu fiquei convencido que realmente o nosso supremo “inginheiro” podia e devia baixar a taxa euribor.
Agora que “ele conseguiu” não foi ele?.
ah ah ah ah
[Responder]
Não vi, deve ter falado bem.
Se o BCE é que manda nos juros, se Bruxelas é que manda nas leis, se Belmiro é que manda no que comemos e se Obama é que diz de quem e como podemos ser amigos, porque é que tanta gente quer ser Governo?
[Responder]
Depois do chumbo forte, /
que levou do Tribunal, /
este (des)Governo não merece melhor sorte, /
e não ficar para o próximo Natal.
O Pinóquio é um boneco de madeira, /
que aprendeu a não mentir, /
pois o nariz crescia-lhe de que maneira! /
mas, este nem isso sabe discernir.
[Responder]
Em que parte da mensagem é que nos remete para: “… que a ele devemos a descida das taxas de juro dos empréstimos à habitação.” ?
[Responder]
Caramba! Qualquer dia o nariz do dito senhor fica maior do que a tromba de elefante!
[Responder]
Quando os juros e o preço do petróleo subiam, o governo assobiava para o lado e só muito a custo contrapôs algumas medidas paliativas. A crise chegou e continuaram (e continuam) a assobiar para o lado. Agora, afinal, descobrimos que a baixa dos juros (mais propriamente da Euribor) é fruto do esforço do primeiro-ministro… Fabulástico! É curioso porque já ouvi zunzuns, de que os bancos iam aproveitar os juros baixos e o spread do empréstimo internacional à CGD para subirem o spread dos empréstimos e manterem juros altos… quero ver qual será a reacção do nosso abençoado primeiro-ministro sempre pronto a intervir para bem dos cidadãos contribuintes…
[Responder]
Ah, então era isso. Sócrates já tinha essa de baixar os juros nos empréstimos à habitação na manga há muito tempo. Guardou-se para o Natal para pôr uma prenda no sapatinho aos portugueses.
Quem é amigo, quem é?
Isto é só para o senhor Claude Trichet saber quem manda!
[Responder]
É um verdadeiro stand up comediant o nosso 1º!
[Responder]
O teu empréstimo à habitação é indexado à taxa de referência do BCE? Deves ter uma casa enorme…. O meu é à EURIBOR, a taxa interbancária, que só desceu depois das garantias dos estados. Azar do caraças, afinal o Sócrates até tem razão…
[Responder]
Tonibler,
A Euribor está a descer vai para 57 sessões, ou perto disso, tendência que começou dois dias depois do BCE ter descido a taxa de referência em 50 pontos base. De lá para cá, o Banco Central já desceu os juros mais duas vezes. A Euribor tem acompanhado essa descida e, como o mercado de futuros está a antecipar novas descidas para Janeiro, a queda da Euribor é duas ou três décimas acima da diminuição do juro. O que Sócrates fez foi negar o que sempre disse quando os juros estavam altos. Que se tratava de uma decisão do BCE. Como é que é. O BCE é o mau da fita, quando o pessoal está com a corda ao pescoço para pagar as prestações, e o Sócrates é o pai natal quando as coisas correm melhor?
[Responder]
Acreditem. Eu sei que parece impossível mas aconteceu.
Em lata, o Sócrates é um anjinho. Ouçam o PGR.
Depois falem-me na reforma do Sistema.
Fónix!!!
[Responder]
Sales,
Na primeira descida na taxa de referência, a EURIBOR nem mexeu. Minto, subiu. Só desceu depois de haver mercado, como é óbvio. E o mercado só surgiu depois da garantia. A questão que podes colocar é “e a garantia de Portugal serve para alguma coisa relativamente à EURIBOR?” Não, mas está lá, junto com todas as outras. E como está lá, poderia não estar. O Sócrates pode estar a esticar-se, que está, mas não está a mentir. E esticar-se é feitio de político, fosse ele qual fosse iria sempre dizer que a garantia foi mérito dele.
O facto é que para os juros estarem altos, basta o BCE. Para estarem baixos não chega o BCE. Tanta porcaria teve aquele discurso que não vale a pena atacarem o homem onde até teve alguma razão.
[Responder]
Eu tambem fiquei surpreendida quando Sócrates fez essa afirmação,para uma pessoa que deve preparar as intervenções antes de falar,ele descuidou-se desta vez.Se esta é ou não a última mensagem de Natal de Sócrates como 1ºministro ainda é cedo para sabermos.As realidades objectivas da situação económica mudam tão rápidamente,que não é fácil tirar já essa conclusão.
[Responder]
Tonibler,
Dois pequenos pontos. A Euribor subiu, de facto, no dia a seguir à primeira descida da taxa de juro, porque o mercado estava à espera de uma queda mais acentuada. Começou a descer 24 horas depois. As garantias já tinham sido concedidas muito antes disso.
Em todo o caso, isto é um pouco a história da garrafa meio vazia. O Sócrates agarra-se a um pormenor lateral – os bancos até estão a dizer que o recurso aos avales, ao implicar um juro de 0,5%, os vai obrigar a subir o spread – para se tentar colar à boa nova. Pode não ser mentira, e acho que ninguém lhe chamou isso, mas está a tentar entrar numa festa que não é a sua.
[Responder]
O Primeiro Ministro fazia boa figura se definisse que todas as entidades bancárias em Portugal, independentemente da taxa de juro do BCE, a taxa de spread fosse igual para todos os Portugueses, tal como outras comissões, impostos, etc ,que os bancos cobram a seu belo prazer.
[Responder]
5-”Esta é mais uma ladaínha do DO.”
10-”A que propósito vem o seu comentário neste post?”.
Vem a propósito,sim Sr. DO, porque as suas críticas são “ad hominem” sempre.Tem razão?Claro, pois é tão fácil criticar (com razão) actos do JS como da sua referência, o F.Louçã ou como de si mesmo.
11-”Mesmo quando se acha que se tem razão”, mas é preciso admitir que “para cada um sua verdade”(salvo para os dogmáticos).A euribor é alguma entidade miraculosa independente dos Estados da UE? Nãoé no seu governo que as taxas vêm descendo? Quando subiam não o responsabilizavam?
«Esperar que ele caia e não contestar nada». A questão é que V/contesta tudo, e com essa contestação só faz aumentar os seus(dele)apoiantes.
Noto que os seus “solidários”( deve ser por solidariedade) só expressam ódio. Nunca construirão, serão sempre uns bota-abaixistas.
Mas, enfim, estarei equivocado pensando que a finalidade do blog era esclarecer, emitir opiniões, dirimir ideias, levar a pensar e, então, optar.
Espero não ter ofendido e desejo a todos o melhor para 2009.
[Responder]
Quando as taxas subiam não atacavam o homem?
Deixem-no ter alguns louros na descida.
[Responder]
Lê-de bem: reparai que DO não diz “Era bom ter como PM alguém que conseguisse ….”, diz com sinceridade, “É bom ter como PM alguém que consegue ….”.
A boca irreflectida compreende o pensamento e trai o fingimento.
[Responder]
Bom: apesar do PGR, o ” el solitario ” foi preso a 7 anos por tentativa de roubo aos bancos dos que realmente roubaram e andam por aí, trankilinhos, trankilinhos. Perceberam? Eu também não.
Ambiente estranho.
Eu não concordo em MUITA COISA com o Daniel.
Mas respeito as opiniões dele que não as ultimamente mais frequentes ” explosões ” que critica, e bem, a outros.
Agora: só aqui vem quem quer. E será na pluralidade de opiniões, no contraditório, que podemos ir arrumando ideias. Numa coisa tem razão: cuidado com os puristas e os ortodoxos. Infelizmente quem tem a superioridade moral do Bloco atrás, arrisca-se.
Até porque, já o escrevi uma vez, nem sempre podes fazer com que o leitores esqueçam a tua opção política Daniel. Será injusto? Se calhar.
Mas é o preço de quem anda com os Louçãs.
Abraço.
[Responder]
taxa de spread fosse igual para todos os Portugueses, tal como outras comissões, impostos, etc ,que os bancos cobram a seu belo prazer.
Boa ideia.
Já foi feito no 11 de Março de 1975.
[Responder]
“ Deixem-no ter alguns louros na descida. “
Leonor,
Pois…se por um lado Sócrates não se acha culpado pela crise, por outro a baixa das taxas de juros que ainda não chegou aos bolsos dos Portugas, devesse á crise. Em que ficamos???
Ele sabe é que está a falar para palpavos…
Sabe quanto vai ser o valor do salário mínimo em Espanha no final da legislatura de José Luis Zapatero, acho que é em 2012??? Vai ser de 800 €.
Sócrates se tivesse um pingo de vergonha, estava era calado.
Sabiam que a fachada do prédio onde mora o nosso 1º não pode ser fotografado?? Coisa só ao alcance de alguns. Por norma só ao alcance de Ditadorzecos
[Responder]
Não vale a pena comparar o incomparável.
Se não há ovos a tortilla não será de grande qualidade.
Espanha é Espanha e Portugal é Portugal.
Por algum motivo têm campeões mundiais em quase todas as modalidades.
Veja aqui um exemplo entre muitos.
[Responder]
49-ó Bolota?Hoje já é tarde mas, amanhã, até porque moro perto, mando-lhe a foto do prédio, se é que tem muito interesse nisso.Você também lá pode ir fotografar.Donde lhe veio essa que é proibido fotografar? E o que é que tem a ver a fachada com a governação? Só se for por lembrar facho!
[Responder]
“ Espanha é Espanha e Portugal é Portugal. “
Fado,
É mais que evidente.
Já que fala em turismo: ontem sai de manhã e acabei por almoçar por ai.
No local onde almocei estavam dois casais de Espanhóis que tal como eu fomos roubados, situação que eles irão fazer passar mas suas zonas de destino.
Assim, é natural que até no turismo sejamos dos últimos da tabela.
Perto de mim, mais um hotel de referencia que fechou.
No entanto o ministro das Sardas já apregoou mais não sei quantos Hotéis de 5 estrela na região.
Aix,
“Esta casa não se pode fotografar”
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=9130283E-1254-41D6-ACCC-A00EE62296E2&channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090
[Responder]
Depois disto,pode-se dizer que foi este senhor o responsável quando as taxas de juro atingiram os valores altíssimos?
Portugal não tem peso absolutamente nenhum nesta matéria , o Sr. Primeiro ministro sabe isto, faz mal em tentar tirar louros.
Realmente ele tem jeito é para vender o “Magalhães”
[Responder]
Misturar alhos com bugalhos, não.
As garantias aos bancos do governo Sócrates aconteceram por decisão comum dos parceiros da UE.
Valeu (?) aos portugueses que neste caso os governos mais influentes na UE – os outros vão por arrasto – alinharam na descida da Euribor.
Pergunta-se: poderia ter Sócrates feito outra coisa?
Ou melhor, poderia internamente ter decidido diferente do que foi decretado pelos “grandes”?
Não. Obviamente.
Primeiro porque nenhuma política económico/financeira havia domesticamente para responder a essa crise. Assim sendo e em segundo lugar, porque era má altura para discordar do que fosse decidido na UE. Em terceiro lugar porque isso vinha destapar a panela que ameaçava rebentar, do crédito à habitação em Portugal.
O “cheirinho” de intervenção do Estado (há quem já retire a mão e contrarie o que disse ontem …) aconteceu na enchurrada da UE. Nada, um tostão que seja na matéria, aconteceu por livre e independente escolha do governo português.
[Responder]
Daniel,
sem me permite … e já agora … sugiro um agradecimento à senhora Ministra da Educação por continuar a aceitar rever ou mesmo mudar e/ou deitar fora, o modelo da avaliação 2008 – antes das aleições (2009)- tal como acordado com os sindicatos (2008).
Continuação de Boas Festas! :/
[Responder]
Para Santos Silva, “em contraste” “em contraste” com mensagem de confiança e esperança” de José Sócrates, “a generalidade dos partidos da oposição”, optaram “por criticar, criticar, criticar”.
[Responder]
O Santos Silva é um populista perigoso, até dá aulas sobre a matéria!
[Responder]
se Santos Silva diz que “é factualmente falso que a baixa das taxas de juro…nada tenham a ver com a acção do governo”, também podemos dizer, factualmente, que a crise que aí está é culpa do governo!
[Responder]
Eu gostei!
[Responder]
Ouço um coro de críticas a José Sócrates por este ter referido como sendo obra sua a baixa das taxas de juro. Azar da oposição, Sócrates até pode dizer que contribuiu para essa baixa.
Como é sabido a taxa praticada pelos bancos não é a do Banco Central Europeu, mas sim a Euribor e essa não acompanhou a taxa central enquanto os governos intervieram no mercado dando garantias às operações de crédito. O governo de Sócrates até foi dos primeiros a avançar com essas garantias, para ser mais preciso foi o segundo e antecipou-se à decisão do Conselho Europeu.
Quer gostem quer não, desta vez Sócrates tem razão. [http://www.jumento.blogspot.com/]
Roam-se de inveja, arranhem-lhe os colhões!
[Responder]
Este Oliveira é um curtido,com a ganância de ser contra Sócrates a qualquer preço,fica tamtam,ai bloco,bloco!!!
[Responder]
Daniel e comentadores e co-autores deste blogue,
não percam este boneco do Kaos
Abraço,
M.
http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/2008/12/prmios-kaos-2008-jos-scrates.html
[Responder]
está visto, somos todos uns botabaixistas mal agradecidos!
amanhã fará sol e nem um agradecimento a Sócrates e … aos seus apoiantes!
[Responder]
Se os juros tivessem subido, aí sim, certamente a culpa não seria de mais ninguém sem ser do Sócrates e já o PSD, o CDS, o BE e o PCP teriam pedido a presença do primeiro ministro na AR não sei quantas vezes para se explicar ao país!
[Responder]
Não se esqueçam de ler com muita atenção o 29
[Responder]
Ó TONIBLER
é porque motivo então só agora é que o teu amigo socrates decidiu aconselhar a descida das taxas. É que já à muito tempo que o Tricher anda a bricar com a malta.
[Responder]
Manolo, por acaso acho que até se está a ser muito brando com o sócrates!
Chamar-lhe mentiroso descarado e sem vergonha, que é o que ele é e ninguém lhe chama seria muito melhor estratégia!
Ou isso ou dar-lhe um tiro, que é sempre uma forma de campanha política eficaz!
quanto à nefanda mensagem de natal:
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Primeiro_Ministro/Intervencoes/20081225_PM_Int_Mensagem_Natal.htm
[Responder]
Curiosamente na grande depressão a reacção dos governos foi exactamente a mesma que a actual.
deram-se garantias aos bancos, deu-se dinheiro para salvar empresas em risco, etc., etc.
É verdade que isso acabou por “salvar a civilização do colapso total”, mas também terá em grande parte provocado uma evolução da crise estendendo mais rapidamente as suas consequências às pessoas.
Não vou discutir, como fazem os neo-trotskistas de serviço neste blog, a bondade do plano europeu contra a crise (não existe qualquer plano deste governo, aliás toda a governação socrática não passa de um teatrinho de marionetes da UE), creio mesmo que o apoio aos bancos e empresas é um mal necessário, a alternativa é a irresponsabilidade louca e perigosa do BE
[Responder]