Já pode votar nos inquéritos para o melhor e o pior da década. Pode votar em três nomeados.

Melhor personalidade internacional: Al Gore, Aminetu Haidar, Barak Obama, Dalai Lama, Evo Morales, Hugo Chávez, Jon Stewart, José Luiz Zapatero, Lula da Silva, Malalai Joya, Michael Moore, Nicolas Sarkozy, Sérgio Vieira de Mello, Tony Blair e Xanana Gusmão.
Melhor personalidade nacional: Agustina Bessa-Luís, António Guterres, Cavaco Silva, Cristiano Ronaldo, Durão Barroso, Fernando Nobre, Francisco Louçã, Jerónimo de Sousa, João Cesar Monteiro, Jorge Sampaio, José Mourinho, José Saramago, José Sócrates, Manuel Alegre, Manuela Ferreira Leite, Paula Rego, Paulo Portas, Ricardo Araújo Pereira e os Gatos Fedorentos e Sofia de Mello Breyner.
Pior personalidade internacional: Ariel Sharon, Bernard Madoff, Dick Cheney, George Bush, Hu Jintao, Hugo Chávez, Mahmoud Ahmadinejad, Moqtada el Sadr, Nicolas Sarkozy, Robert Mugabe, Tony Blair, Silvio Berlusconi, Ossama Bin Laden, Saddam Hussain e Vladimir Putin.
Pior personalidade nacional: António Guterres, Cavaco Silva, Durão Barroso, Fátima Felgueiras, Francisco Louçã, Isaltino Morais, Jerónimo de Sousa, Jorge Sampaio, José Sócrates, Manuel Dias Loureiro, Manuel Alegre, Manuela Ferreira Leite, Mário Soares, Paulo Portas, Pedro Santana Lopes, Valentim Loureiro e Vítor Constâncio
Melhor acontecimento internacional: Novas lideranças na América Latina, As redes sociais, O movimento alterglobal, As low cost, A generalização da reciclagem, A queda de Slobodan Milosevic (2000), Wikipédia (2001), A independência de Timor Leste (2002), A queda de Saddam Hussein (2003), Os resultados dos referendos aos tratados Constitucional e de Lisboa (2005-2009), A vitória de Barak Obama (2008) e O Tratado de Lisboa (2009)
Melhor acontecimento nacional: A blogosfera, O crescimento do Bloco de Esquerda, O Euro 2004 (2004), A nomeação de Durão Barroso para presidente da Comissão Europeia (2004), A demissão de Pedro Santana Lopes (2004), A eleição de José Sócrates (2005), A Casa da Música (2005), A vitória de Cavaco Silva (2006) e A despenalização do aborto (2007)
Pior acontecimento internacional: Aquecimento globlal, Crescimento da xenofobia na Europa, Crescimento do fundamentalismo islâmico, O 11 de Setembro (2001), A guerra do Iraque (2003), A morte de Yasser Arafat (2004), Crise do Darfur (2003), Tsunami (2004), A subida ao poder de Mahmoud Ahmadinejad (2005), Guerras de Israel com o Líbano e Gaza (2006-2008), Crise financeira e económica (2008-2009) e A morte de Michael Jakson (2009)
Pior acontecimento nacional: A queda da ponte de Entre-os-Rios (2001), Governo de Santana Lopes (2004), Caso Casa Pia (2002-2009), Vitória de José Sócrates (2005), A Presidência de Cavaco Silva (2006), Despenalização do aborto (2007), Desaparecimento de Madeleine McCann (2007), Conflito com os professores (2008-2009) e Casos BPN e BPP (2009)


65 respostas ao post “O pior e o melhor da década”  

  1. 1 1  Libertário

    Bolas, já não fui a tempo.
    Melhor personalidade internacional: Richard Dawkins
    Pior acontecimento nacional: A última águia imperial morta em Portugal

    [Responder]

  2. 2 2  Antonio Cunha

    Agradeço daniel ter colocado como melhor acontecimento nacional a eleição de Cavaco Silva

    [Responder]

  3. 3 3  andré

    Melhor personalidade internacional: Barack Obama, Jon Stewart, Sérgio Vieira de Mello.
    Melhor personalidade nacional: José Mourinho, Ricardo Araújo Pereira e os Gatos Fedorentos e Sofia de Mello Breyner.
    Pior personalidade internacional: Dick Cheney, Robert Mugabe, Silvio Berlusconi
    Pior personalidade nacional: Fátima Felgueiras, Manuel Dias Loureiro, Valentim Loureiro
    Melhor acontecimento internacional: As low cost, A independência de Timor Leste (2002), A vitória de Barack Obama (2008)
    Melhor acontecimento nacional: A Casa da Música (2005) e a despenalização do aborto (2007)
    Pior acontecimento internacional: Aquecimento global, A guerra do Iraque (2003), Tsunami (2004)
    Pior acontecimento nacional: A queda da ponte de Entre-os-Rios (2001), Governo de Santana Lopes (2004), Caso Casa Pia (2002-2009)

    * Não existe reciclagem generalizada, infelizmente.
    A independência de Timor foi uma coisa boa que está a ser gerida de uma forma errada.
    O PSL não se demitiu.

    [Responder]

    Daniel Oliveira Reply:

    Foi demitido, André. Felizmente, na minha opinião.

  4. 4 4  Joao da Silva

    Caro Daniel

    Podia ter esperado pelo fim da decada, que sera daqui a um ano!
    Em 2010, Portugal podera deixar de ser um pais de faz-de-conta, e transformar-se num Pais a serio! eh improvavel, mas tudo pode acontecer.

    P.S.
    a queda do Milosevic foi na decada passada!

    Um abraco

    [Responder]

    Daniel Oliveira Reply:

    Outra vez? Está a repetir outros comentadores e a interminável conversa da passagem do milénio.

  5. 5 5  LGF Lizard

    É pena que, nas piores personalidades nacionais, só se possa votar em três hipóteses. Mais de metade dos nomeados mereciam ganhar tão honrosa distinção, sem sorteio…

    [Responder]

  6. 6 6  Joao da Silva

    Peco desculpa se o irritei, mas nao vi neste post nenhuma chamada de atencao para o erro, se estou a repetir outros, faco mea culpa.

    [Responder]

  7. 7 7  Helena Romão

    Primeiro tenho que dizer que para escolher os 3 melhores (de qualquer coisa) a pergunta que surge é: tantos? Não há 3 melhores coisas ou pessoas em quase categoria nenhuma. Nos piores, pelo contrário, é muito difícil escolher só três.

    Entretanto as guerras entre Israel e Gaza, continuaram nesta década e estender-se-ão na próxima, mas apesar de terem estado mais reacendidas entre 2006-2008, o que eles têm neste momento, se não se chama guerra, chama-se o quê? E não é específico desta década. A minha geração viveu sempre assim, não conhecemos o mundo de outra forma. Mais aceso, menos aceso, ora parece que há acordo ora se constroem mais muros…

    O BPN não é desta década, apesar de ter sido descoberto agora. Na realidade reporta ao governo Cavaco.

    [Responder]

  8. 8 8  Helena Romão

    O mesmo com o caso Casa Pia. O que está a votos como pior acontecimento é ter sido descoberto, investigado e levado a julgamento (a), a lentidão e ineficácia deste processo todo (b), ou os crimes em si (c), que não têm nada a ver (só) com esta década?

    [Responder]

  9. 9 9  Nuno Cruz

    Pena haver tantos políticos e comparativamente tão poucos jornalistas, filósofos, economistas, artistas nestas listas. Não fui a tempo de sugerir ninguém…

    [Responder]

  10. 10 10  IGR

    As minhas escolhas vão, se me é permitido, para quem falta:

    melhor personalidade internacional: Arnaldo Otegi, Naomi Klein e Ahmad Sa’adat

    melhor personalidade nacional: Francis Obikwelu, Vale e Azevedo e Siza Vieira

    pior personalidade internacional: Baltazar Garzón, Pinochet e Hashim Thaçi

    pior personalidade nacional: Pinto da Costa, Jardim e Bagão Félix

    melhor acontecimento internacional: a Segunda Intifada, Atenas e Paris

    melhor acontecimento nacional: o campeonato do Benfica em 2005, o apodrecimento gradual do sistema político e social e o filme “Branca de Neve”

    pior acontecimento internacional: a estagnação do movimento anti-capitalista, a continuação da existência do “estado” nazi-sionista e a islamofobia

    pior acontecimento nacional: o fóculporto, o fim do Serviço Militar Obrigatório e os reality shows

    Já agora, tecnicamente a década só acaba para o ano. :p

    [Responder]

  11. 11 11  Se Enver Hoxa fosse vivo seria do BE?

    O Aquecimento Global na lista dos piores acontecimentos da década?….Que sentido faz o Daniel por em votação, como se de uma verdade adquirida se tratasse, algo cuja existencia é altamente controversa, pelo menos fora dos meios “politicamente correctos”?
    Já agora, com toda a blogoesfera a falar desalmadamente da questão do clima, a proposito do “Climategate” e da Cimeira de Copenhaga, porque motivo está o Arrastão em silencio total sobre essa matéria?

    [Responder]

  12. 12 12  AP

    Só um aviso: a votação para “Melhor acontecimento nacional” apenas permite um voto!

    [Responder]

  13. 13 13  Toninho

    Ditadas as opções, aqui vai:

    Melhor personalidade internacional:
    - Dalai Lama.
    Melhor personalidade nacional:
    - Ricardo Araújo Pereira e os Gatos Fedorentos.
    Pior personalidade internacional:
    - Bernard Madoff.
    Pior personalidade nacional:
    - José Sócrates.
    Melhor acontecimento internacional:
    - A vitória de Barak Obama.
    Melhor acontecimento nacional:
    - A blogosfera.
    Pior acontecimento internacional:
    - Crise do Darfur (2003).
    Pior acontecimento nacional:
    - A queda da ponte de Entre-os-Rios (2001).

    Foi de coração.

    Post Scriptum: Daniel, essa do crescimento do BE como melhor acontecimento nacional da década partiu-me todo, confesso. :P

    [Responder]

  14. 14 14  IGR

    Peço desculpa pela “chamada de atenção” mas não tinha reparado que outros já o tinham feito. De qualquer maneira, foi apenas uma brincadeira da minha parte.

    [Responder]

  15. 15 15  Margarida Az

    Foi com gosto que respondi!
    Abraço amigo,
    M.

    [Responder]

  16. 16 16  Patrice

    Melhor personalidade nacional: Cristiano Ronaldo, Paula Rego
    Pior personalidade internacional: George Bush, Robert Mugabe, Ossama Bin Laden,
    Pior personalidade nacional: Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, Pedro Santana Lopes
    Melhor acontecimento internacional: A queda de Slobodan Milosevic (2000), Wikipédia (2001)
    Melhor acontecimento nacional: A blogosfera, A demissão de Pedro Santana Lopes (2004)
    Pior acontecimento internacional: Crescimento do fundamentalismo islâmico, O 11 de Setembro (2001), Crise financeira e económica (2008-2009)
    Pior acontecimento nacional: A queda da ponte de Entre-os-Rios (2001), Governo de Santana Lopes (2004), Caso Casa Pia (2002-2009)

    [Responder]

  17. 17 17  xatoo

    não é em socialismo que estamos a pensar quando se visita este blogue de esquerda? assim sendo,
    eu acho que o Hu Jintao foi o melhor estadista da década. Pelo menos a avaliar pelos resultados per capita conseguidos para o seu povo. Como é que faço para votar nele?

    [Responder]

  18. 18 18  Luís Maia

    Já respondi mas o meu protesto pela falha da indicação joão jardim na secção dos horríveis do século.

    enver hoxa no bloco ?

    nada disso, estaria a escrever o Abrupto II ou na Comissão europeia

    [Responder]

  19. 19 19  zacarias

    As opções são tendenciosas, pelo que opto por responder desta forma:

    Melhor personalidade internacional:
    -Papa Bento XVI por ser a única esperança num mundo completamente ensandecido.

    Melhor personalidade nacional:
    -Paulo Portas por ser o mais consistente de todos os políticos portugueses, por ter sido o melhor ministro da defesa desde o estado novo e por ser o porta-estandarte do bom senso num país onde ninguém diz coisa com coisa.

    Pior personalidade internacional:
    -Barak Obama pela fraude que representa e o perigo que constitui para o mundo. Eu não quereria ser o presidente que governará a america a seguir ao Barakismo

    Pior personalidade nacional:
    -José Sócrates por representar a tragédia de um portugal eternamente condenado pela falácia de um socialismo cleptocrata

    Melhor acontecimento internacional:
    -O não da Suissa aos fundamentalismos, ao islâmico mas principalmente ao do politicamente correcto, marcando assim a linha no chão.

    Melhor acontecimento nacional:
    -não há nenhum

    Pior acontecimento internacional:
    -A falácia dos socialismos popularuchos que proliferam como larvas por entre a podridão da actual depressão

    Pior acontecimento nacional:
    -A eleição de mais um governo socialista e o fim de qualquer esperança a curto, médio ou longo prazo. Nem quero pensar como isto vai ser para os nossos netos.

    [Responder]

  20. 20 20  vítor

    o Noam Chomsky foi nomeado, não está aí porquê?

    [Responder]

    Daniel Oliveira Reply:

    Vítor, nem todos os nomeados estão. Ainda assim, nesse caso, até foi um lapso.

  21. 21 21  Fábio Martins

    Eu votaria no Chomsky, de facto.

    [Responder]

  22. 22 22  Vítor

    O João da Silva tem razão. Mas no entanto pode fazer o balanço da última década agora como pode fazer o balanço do último século ou do último milénio ou então pode fazer o balanço anual em Junho do ano que vem. Mas no entanto a 201ª década depois de Cristo só acaba para o ano. Eu sei que jornalistas, advogados e afins desprezam os números e consideram pormenores insignificantes mas então não chamem à atenção das pessoas que dão erros ortográficos.

    [Responder]

  23. 23 23  Antonio Cunha

    4 Daniel Oliveira

    Pois Daniel, foi demitido…pela corja xuxalista.

    Havia uma, nudista do meco por sinal, que dizia que nunca mais iria falar com Sampaio se ele n demitisse Santana.

    [Responder]

  24. 24 24  abs

    Mas ja ninguém sabe o que sao “redes sociais”? Quer dizer que antes desta década as pessoas nao criavam relacoes? Nao esperava que este blogue ecoasse a ignorancia geral neste aspecto.

    [Responder]

  25. 25 25  x

    Tudo isto é interessantíssimo e é uma grande contribuição para o esclarecimento das pessoas e para a cultura em geral!….
    Sem querer ofender não seria mais interessante saber que é que cuspiu mais longe, quem mijou mais longe, o melhor e o pior da bisca lambida, etc., nesta década?
    Isto é tão interessante como aquela do “Rui Santos pergunta…”
    Em contrapartida informar as pessoas, esclarecer as pessoas, sobre quando começou e acabou a década, quando começou e acabou o milénio, como se contam os anos bissextos, que não se deve dizer “de hoje a oito” ou “de hoje a quinze”, não interessa para nada!… São assuntos de “puristas”!

    [Responder]

  26. 26 26  tonibler

    E eu votaria na Inauguração do Estádio da Luz como acontecimento nacional da década. Deve ser por o dono da bola ser lagarto…

    [Responder]

  27. 27 27  filinto

    Boa iniciativa.
    Faltava como acontecimento a eleição do Lula, que, creio, acabará por significar uma ruptura maior do que a de Obama. E creio que mereceria aparecer Manoel de Oliveira, embora esteja alegremente surpreendido com o número de votos no Fernando Nobre.

    [Responder]

  28. 28 28  Pedro Rocha

    Há coisas fantásticas; Santana Lopes pior que crianças a serem violadas durante décadas e uma ponte cair com um autocarro em cima.

    A escala do bom-senso está de toda avariada, só não sei se é a minha ou é a do mundo.

    [Responder]

  29. 29 29  Hugo

    Melhor personalidade internacional: Barack Obama, Lula da Silva, Sérgio Vieira de Mello.
    Melhor personalidade nacional: Fernando Nobre, José Mourinho, e Ricardo Araújo Pereira e os Gatos Fedorentos.
    Pior personalidade internacional: Robert Mugabe, Moqtada el Sadr e Ossama Bin Laden
    Pior personalidade nacional: Fátima Felgueiras, Francisco Louçã, Valentim Loureiro
    Melhor acontecimento internacional:A Queda de Milosevic, Wikipedia, A independência de Timor Leste (2002)
    Melhor acontecimento nacional: O Euro 2004, A despenalização do aborto
    Pior acontecimento internacional: Aquecimento global, 11 de Setembro, Tsunami (2004)
    Pior acontecimento nacional: A queda da ponte de Entre-os-Rios (2001), Caso Casa Pia (2002-2009)

    Por mais que não simpatize com a figura, faz-me confusão a votação maciça em W. Bush, bem à frente de aberrações como Mugabe ou Bin Laden. E não percebo a inclusão de Sarkozy nos piores.

    Santana Lopes foi PM em condições muito adversas. Aqueles meses não correram lá muito bem, mas acho injusto que se considere o pior acontecimento da década. É uma espécie de fetiche de uma certa esquerda.

    [Responder]

  30. 30 30  Rui F

    #32 Hugo

    Colocar Loucã no meio dos corruptos do Centrão, Felgueiras e Isaltino, é qualquer coisa de extraordinário. É a birra sua não é?

    De qualquer forma entendo a sua provocação até porque, usar como justificação de “condições muito adversas” a inabilidade de PSL para ocupar um cargo de 1º ministro, fica tudo dito.
    Por acaso votei para pior personalidade esse incrível homem de negócios e ex conselheiro, Dias Loureiro.

    [Responder]

  31. 31 31  Hugo

    Rui F, não sou de birras. E também posso acusá-lo do mesmo em relação a PSL, não? Ao contrário do que possa imaginar não sou admirador do ex-PM, mas diga-me quantos políticos em Portugal fariam um bom trabalho à frente de um governo que não foi eleito e que se sentia condenado à partida.

    Louçã é um revolucionário amansado, demagogo, que adopta uma postura jocosa e pseudorebelde, porque sabe que nunca será poder. E que foi bem desmascarado nos debates par as legislativas (principalmente com Sócrates). Não ponho em causa a sua seriedade, mas como político também deu um contributo importante para o circo que se tornou o debate político em Portugal…

    [Responder]

  32. 32 32  Baruq

    Porque é que Ariael Sharon nao faz parte da lista para “Melhor personalidade internacional” e indivíduos como Chavez, Morales e Michael Moore, fazem parte dessa lista?

    [Responder]

    Daniel Oliveira Reply:

    Baruq, não me ocorreu colocar um criminoso de guerra na melhor personalidade da década. Mas é sempre uma ideia.

  33. 33 33  pedro frederico

    Bom dia SR Daniel, pertinente esta última pergunta …a maneira como responde evidencia bem do que a nossa esquerda
    é capaz…há os criminosos de guerra israelitas, os “criminosos” esquerdistas sul americanos têm uma nomenclatura um pouco distinta; passam de criminosos a “lutadores pela liberdade” num apice, num “flash” do cartão avermelhado ideológico…até aí tudo bem, agora Sr Daniel pensava que seriam os leitores a nomear as personalidades…”não me ocorreu colocar um criminoso de guerra na melhor personalidade da década. Mas é sempre uma ideia.”

    [Responder]

  34. 34 34  Cecília

    Desculpem lá, não quero dar lições, só comentar. O meu comentário é sobre a forma como se respondeu ao inquérito em si, não sobre as nomeações ou resultados. Talvez por deformação profissional e porque não gosto de desconversar, isto foi-me óbvio e acho que é muito prevalente na nossa sociedade. É um sintoma das nossas faltas de eficiência, clareza, frontalidade, dificuldade em assumir responsabilidade, que se notam em pequenas coisas. Tal como os políticos de que nos queixamos. Cada um de nós teve dificuldade por ter várias ideias sobre uns items e falta delas sobre outros. Mas cada um tinha que se decidir.
    Vejamos:
    1-Um inquérito requer respostas concretas. Poucas o foram.
    2-“O mais” isto ou aquilo quer dizer um item por linha. Poucas pessoas responderam com um item.
    3-Quando se quer responder a um inquérito responde-se, não se comenta. Muita gente comentou.
    4-Muitas pessoas comentaram as respostas dos outros, analisaram, mas não responderam.
    5-Os nomeados – a não ser que eu tenha perdido alguma coisa – foram o resultado do inquérito. O DO foi mensageiro mas foi atacado como autor.
    6-Pessoas acharam as escolhas tendenciosas mas elas foram o resultado do inquérito e em muitos casos a mesma criatura aparece no melhor e no pior.
    7-Algumas respostas são “des-respostas”, só para chatear.
    8-Algumas respostas são “anti-respostas”, só para chatear.
    9-Preciosismo por preciosismo: década – que foi exactamente o que foi especificado – quer dizer 10 anos. Pode ser de 2000 a 2009, 2001 a 2010, 2005 a 2014, etc. Ou não?

    [Responder]

  35. 35 35  Isabel

    Tive duvidas a escolher qual o Pior Acontecimento Nacional, mas decidi-me pela legalização do aborto.

    Somos uma sociedade que dorme descansada com a legalização de um crime bárbaro. Uns porque advogam o holocausto, outros porque ficaram em casa e não quiseram saber.

    Não concordo que a penalização seja a prisão. Há outras formas de penalizar sem ser esta, mas é importante que fique claro que se praticou um CRIME.

    O outro acontecimento vergonhoso é o Caso Casa Pia. Prenderam uns “alegados inocentes” e o Homem Invisível continua à solta. Espero estar ainda neste mundo quando as vítimas violadas tiverem que pedir ajuda para pagar as indeminizações aos arguidos por calúnia e falso testemunho.

    Farei questão em contribuir. Será a minha forma de manifestar o profundo nojo que sinto por esta justiça “social” praticada nesta sociedade livre e “cem” classes.

    [Responder]

  36. 36 36  Cecília

    Isabel, a mania que algumas pessoas que são contra a interrupção voluntária da gravidez têm de a trazer para a mesa a propósito de tudo.

    [Responder]

  37. 37 37  Isabel

    # 40 Cecília

    Não fui eu que trouxe este assunto, mas ainda bem que ele apareceu.

    Da mesma maneira que vocês lutaram pela legalização do crime eu também tenho o direito democrático de o denunciar sempre que tenha essa oportunidade.

    O aborto é um CRIME como os outros, só que quem o pratica não é preso.

    [Responder]

  38. 38 38  Cecília

    # 41 Isabel,
    Trouxe sim porque ninguém tinha comentado nada sobre o aborto. Não, não é crime. Foi despenalizado.
    Pois tem o direito democrático de se expressar. Mas o que a senhora advoga é restritivo da liberdade dos outros. Da liberdade de tomar uma decisão pessoal difícil numa situação difícil. Ou horrível ou insustentável ou perigosa. Em que planeta é que a senhora vive?
    Já agora gostava de saber que pena satisfaria a senhora fosse a IVG um crime.

    [Responder]

  39. 39 39  João

    Acho que o Fernando Nobre é indiscutivelmente uma das melhores pessoas vivas. Tem dado tudo, tudo de si para ajudar os outros. Até me faz confusão vê-lo misturado com personalidades políticas, e atrás na votação do comediante da MEO.

    [Responder]

  40. 40 40  Paula Gato

    Concordo com o Libertário. Também teria escolhido Richard Dawkins para personalidade da década. Voltámos a um tempo de fanatismo religioso que tem de ser combatido com razão e firmeza, como faz Dawkins, e não com esses paninhos quentes do politicamente correcto.

    Faz-me confusão estas listas serem dominadas por políticos e afins. Para esta, nem um filósofo ou cientista foi escolhido. Vá lá, vá lá, não aparecerem jogadores de futebol…

    E também lamento o abate da águia-imperial ibérica que teve a imprudência de atravessar este país de bravos e másculos caçadores. Com D. Carlos, foi abatido o último pigargo; águias-pesqueiras, já nem um casal que seja nidifica por cá; águia-imperial que cá entre, leva um tiro; qualquer dia só temos pombos-domésticos e canários na gaiola. E, claro, projectos de reintrodução desta e daquela espécie, a preços módicos de não sei quantos milhões.

    [Responder]

  41. 41 41  Maria

    Chatos! Estes inquéritos!!!

    [Responder]

  42. 42 42  João Berninger

    Bom dia!

    Melhor personalidade internacional: Barack Obama, Lula da Silva

    Melhor personalidade nacional: F. Nobre, C. Ronaldo, RAP e os Gatos Fedorentos.

    Pior Personalidade Internacional (esta é muito difícil): George Bush, Robert Mugabe e M. Ahmadinejad

    Pior Personalidade Nacional: Cavaco Silva, M. Dias Loureiro e V. Constâncio

    Melhor Acontecimento Internacional: novas lideranças na América Latina, A queda de Milosevic (2000) e a vitória de B. Obama (2009).

    Melhor Acontecimento Nacional: a Casa da Música (2005) e a despenalização do aborto (2007);

    Pior Acontecimento Internacional: crescimento do fundamentalistmo islâmico, Guerras de Israel com o Líbano e Gaza (2006-08), Crise financeira e económica (2008-09)

    Pior Acontecimento Nacional: Caso Casa Pia (2002-09); Casos BPN e BPP (2009)

    Bom Natal

    [Responder]

  43. 43 43  PedroM

    #1 Libertário
    “Pior acontecimento nacional: A última águia imperial morta em Portugal”
    E o pior é que não deu por isso: ainda pensa que pode ser campeã!

    [Responder]

  44. 44 44  PedroM

    #36 Daniel Oliveira
    “Baruq, não me ocorreu colocar um criminoso de guerra na melhor personalidade da década. Mas é sempre uma ideia.”
    Abordando o tema de forma genérica, gostava que o Daniel explicasse o seguinte: Se afirma (e temos que acreditar que não o faz cínica ou hipocritamente mas genuinamente) que os crimes contra a humanidade cometidos pelos regimes comunistas são uma vergonha, porque razão nunca vi nenhuma petição sua para julgar os inúmeros responsáveis e colaboradores por tais actos num tribunal penal internacional? E já agora, apontar a dedo (como faz com outros casos) os exemplos portugueses?

    [Responder]

  45. 45 45  albertino

    Porque é que colocou aí o nobelizado saramago e deixou de fora o seu pai? Não saberá que os poucos poemas que Herberto Helder escreveu esta década valem 700000 vezes mais que o lixo que o outro tonto produziu? Não é mais ou menos pacífico que o seu pai é o maior poeta português contemporâneo e, com Agustina, o maior escritor ? E, que diabo, é seu pai! Espero que não seja lá pelos silêncios e recusas e mistificações e pudores. O facto de não estar sempre aí pelos jornais não deixa de fazer do senhor um autor, uma personalidade, tal como os demais. Acho eu.

    [Responder]

    Daniel Oliveira Reply:

    Albertino, por razões evidentes.

  46. 46 46  albertino

    Olhe lá, eu não quero sempre mais chato do que já sou, mas são essas “razões evidentes” que eu contesto. O meu pai tem um pequeno negócio de lâmpadas, e se eu pudesse nomear o melhores empresários da década… eu daria um jeito e… tentaria juntá-lo à lista -e isso seria parcial, forçado e tolo. Na sua lista, o seu pai entraria naturalmente, e o Daniel põe-se com mariquices. Haja paciência!

    [Responder]

    Daniel Oliveira Reply:

    albertino, não debato esse tema.

  47. 47 47  albertino

    errata: ser em vez de sempre

    [Responder]

  48. 48 48  albertino

    nem eu estou a “debater” tema algum. e muito menos a querer meter-me em assuntos “pessoais”, seja lá isso o que for!
    o que me levou a um desabafo- e não a um “debate”- foi a irritação com uma regra abstrata, instituída e “educada”, segundo a qual “razões evidentes” devem levar uma pessoa a não fazer julgamentos sobre a qualidade ou grandeza de um familiar. parece-me que não deve ser assim, e que essa ideia remete para uma limpa e fantasmagórica ideia de “imparcialidade” na qual não acredito nem um pouco. é só esse o ponto. e se pode interpretá-lo como desinteressante ou inútil-como , em certa media, é- gostava que não o tomasse por mesquinho (não era essa a intenção, acho eu).

    [Responder]

  49. 49 49  Nuno

    Não deixa de ser engraçado o paradoxo de pessoas e acontecimentos poderem ser consideradas tanto o melhor como o pior. Por exemplo, o Euro 2004 foi do melhor que por cá aconteceu, mas também do pior, pelo fardo pesado dos estádios inúteis. O Al Gore é do melhor pela consciencialização ecológica que promove, mas também do pior por centrar o problema ambiental exclusivamente no Aquecimento Global, deixando de fora a sobrepopulação, a falta de água ou o excesso de produção…

    E sim, a queda do Milosevic foi na década passada :)

    [Responder]

  50. 50 50  Baruq

    Nos piores internacionais falta o assassino e corrupto Nobel da Paz Yasser Arafat.

    [Responder]

  51. 51 51  Baruq

    O que é que o sr. Anacleto Louçã fez na última década para ser candidato a melhor nacional?

    O mesmo me pergunto acerca do sr. Jerónimo de Sousa.

    Já agora, o Aquecimento Global não foi, em si, um acontecimento mundial, simplesmente porque não aconteceu. Estudos, omitidos pela maioria da comunicação social e opinião pública (vêr escandalo Climategate), indicam que a temperatura média, durante a última década, diminuiu.

    [Responder]

    Daniel Oliveira Reply:

    Baruq, quer um quer outro também são pior. Pode votar neles.

  52. 52 52  Baruq

    As Guerras de Israel com o Líbano e Gaza como pior acontecimento da década é considerado como tal por Israel ter agredido aqueles dois territórios ou por ter respondido ás agressões do Hezbolah e do Hamas a Israel a partir daqueles territórios?

    [Responder]

  53. 53 53  Baruq

    Porque é que a morte de Yasser Arafat tem que ser candidato a pior acontecimento internacional e não pode também ser considerado o melhor acontecimento internacional, como aliás a história tem vindo a demonstrar. Aquilo (Arafat) é que era a verdadeira força de bloqueio na Palestina, quer pela corrupção quer pelo sistemático incitamento á violencia e ódio a Israel.

    [Responder]

    Daniel Oliveira Reply:

    Sim, Baruq, agora tem corrido muito bem. E não se preocupe, que eu nunca gostei de Arafat. Provavelmente pelas razões opostas à sua. Ainda assim, não ponho a morte de ninguém como o melhor acontecimento. Uma questão de princípio.

  54. 54 54  Baruq

    Tem razão Daniel. Peço desculpa. Irei Votar, concerteza. Noutros computadores. Neste IP já nao devo poder votar.

    [Responder]

  55. 55 55  Baruq

    “… eu nunca gostei de Arafat. Provavelmente pelas razões opostas à sua.”

    As razões porque eu não gosto de Arafat, e nunca gostei mesmo, são as que já descrevi acima: corrupção generalizada e enriquecimento ilícito, incitamento gratuito á violência contra Israel, patrocínio de organizações satélite da OLP para a execução de atentados terroristas em território Israelita com o único objectivo de provocar baixas civis.

    Aliás os últimos 40 anos de vida do terrorista Arafat são sintomáticos da simpatia que outros governos árabes nutriam por semelhante personagem:

    Jordânia anos 60 e princípios de 70
    Líbano anos 70 e 80

    Se as razões porque o Daniel Oliveira nunca gostou de arafat são, como diz, opostas ás minhas, não sei quais serão essas razões. Mas enfim.

    [Responder]

  56. 56 56  Isabel

    # 42 Cecília

    .Há países onde é legal a pena de morte e não deixa de ser um crime, tal como a eutanásia o é.

    Tem atenuantes, em qualquer dos casos, para o “carrasco” que pode ir até à não detenção.

    Que eu saiba tirando alguns países onde a pena de morte está também legalizada, ninguém cortou relações com os Estados Unidos por causa disso.

    Há ainda quem nutra um grande saudosismo pelo paraíso marxistas.

    Mas não deixa de ser crime.

    Para que isso no caso do aborto ficasse bem claro, tirando aqueles 3 casos já existentes na lei e
    para impedir um crime que pode pôr em perigo a vida da “mãe”;

    propunha que fosse feito em locais próprios indicados pelo SNS, só que com as custas reais a cargo da abortista.

    Se não tivesse dinheiro, pedia por escrito ao estado (todos nós) um subsídio para o fazer, que lhe seria obviamente atribuido.

    Agora, não se pode aliviar as consciências com grandes frases dramáticas sobre afectos e decisões difíceis, iludindo o facto de que se trata de um crime.

    PS O assunto veio pela mão do inquérito para votação. É um dos “melhores” acontecimentos da década.

    Ao que nós chegámos…

    [Responder]

  1. 1 Tweets that mention Arrastão: O pior e o melhor da década -- Topsy.com

Leave a Reply