
Agora anda tudo muito zangado com o facto do Magalhães permitir que se vá a sites marotos. Tenho uma novidade: desde que devidamente ligados à Internet, o Mac e todos os PC’s que os pais ou os amigos das crianças têm em casa dão para o mesmo. A questão é: tem sistema de controlo parental? Tem. São os encarregados de educação a decidir o que activam (ver aqui). Se assim for, parece-me muitíssimo bem. Se são os pais que o pagam (mesmo que pouco) e se os computadores vão para casa, faria pouco sentido que fosse o Estado a decidir o que está interdito aos filhos dos outros em casa deles. A escola deve ajudar os pais a fazê-lo, não a decidir por eles. Espero que o faça e isso é que devia ser o debate: se os professores estão preparados para ajudar. Mas ainda assim, tenho ideia que a palavra “gata”, a que a SIC se referiu, não será incluida nos filtros.
Já agora: as crianças só terão acesso à Internet em casa se os pais tiverem Internet. É só para não julgarem que chegámos ao marvilhoso mundo novo onde os putos andam à solta. Os problemas que existem com o Magalhães existiam com os outros computadores, sendo que este, ao que parece, até tem mais instrumentos de defesa. E quem, ainda assim, não quer correr riscos não o compra.
Dar acesso à Internet a crianças tem, como tudo na vida, vantagens e riscos. Mas devo lembrar uma coisa: só conheço uma forma de controlo parental, o controlo parental. Filtros, valem o que valem. Esta ideia de que se pode instalar um software e dormir descansado pode ser muito simpática, mas é só irresponsável. Não há programa que substitua os conselhos de um adulto e a sua atenção. Na Internet como no resto. Sem paranóia, já agora, que serve de pouco a não ser para os putos aguçarem o engenho. E garanto que aprendem bem mais depressa do que nós. Mas decidam-se: ou querem que as crianças usem a Net ou não. Talvez seja melhor não começar a tratar a coisa como se fosse o fundo dos infernos.
Grave é a Magic Desktop, o software destinado a crianças utilizado pelo Magalhães, usar para promover este serviço (não em Portugal) esta frase idiota: “let your PC act as babysitter!”. Nunca o fará. Felizmente.
Eu até tenho dúvidas sobre esta operação e ainda mais quando vejo os ministros a fazer de delegados comerciais. Mas podiam pegar por outro lado.
Por Daniel Oliveira 23 Set 08 em Sem categoria49 respostas ao post “O porco do Magalhães”
- 1 Pingback on 24 Set 2008 às 1:17
- 2 Pingback on 24 Set 2008 às 11:16
- 3 Pingback on 24 Set 2008 às 16:33
- 4 Pingback on 13 Jan 2009 às 23:16
- 5 Pingback on 14 Jan 2009 às 0:07



Deste texto diria “gostaria de ter escrito isto”. Bem visto.
Haverá sempre alguma Sarah Palin a querer agir como big sister. Mas os números (pelo menos estes http://ovalordasideias.blogspot.com/2008/09/florida-e-n-carolina-toss-ups-obama-4.html), não favorecem a proliferação de Palins. Parece que afinal elas não ganham eleições.
Haverá sempre uma Sarah Palin a querer agir como Big Sister. O que me parece é que os números (pelo menos os que tenho no blogue hhtp://ovalordasideias.blogspot.pt) não confirmam que isso resulte.
Haverá sempre uma Sarah Palin a querer contrariar isto. Mas tenho alguns números no blogue que mostram que não resulta.
Caro DO,
Concordo completamente consigo, os pais que julguem que podem limitar o acesso dos filhos com filtros com sites das duas uma ou não conhecem os filhos ou não conhecem nada dos filtros.
Acreditem não filtros que lhe valham!
Falo simultaneamente como pai e como conhecedor, embora fraco, das tecnologias que estamos a falar!
clap clap clap.
Eu vi a peça da RTP e só pensava, como é possível pegar-se pelo lado errado, escolher um ângulo secundário para pegar na história do Magalhães. É FRANCAMENTE POSITIVO termos algumas centenas de milhar de crianças com acesso às ferramentas que são o lápis, a régua, a enxada, o microscópio daqui em diante. E vejo chamarem a atenção não para tal, não para o lado construtivo, mas piedosamente para o suposto descanso dos papás?
A nossa relação com o futuro da comunicação moitaflorou-se. O medo e o pavor — não a oportunidade de ver além, de competir com os outros países, de aprender.
Estou só à espero que apareçam magotes de Magalhães a um preço baixo na Feira da Ladra. A malta dos bairros sociais vai revender rapidamente o electrodoméstico.
E agora quem é que lavra o campo hã??
Quem trata dos animais??
Isto é que é desenvolvimento??
A criança sempre que o pai não lhe surripia o magalhães para ver pornografia, tá a estudar e a mãe sempre que pode vai ver sites de culinaria e crochet..
E assim se vai parando o pais..
a RTP tem razão em provocar o shock&awe aos baby-sitters e aos encarregados de educação. O software do magalhães é uma trampa; antigamente o dicionário do Torrinha é que era bom: se procurávamos o que era uma “picha” dizia que era um “camarão pequeno” - agora se googlarmos a mesma “picha” diz que é o asteróide 12051
“ É FRANCAMENTE POSITIVO “
Paulo Querido.
Completamente de acordo. Mas…
Já escrevi algumas coisas, se calhar erradas sobre o assunto e, talvez você seja capaz de esclarecer a assistência…
Os Magalhães nome simples para um computador para crianças, é distribuído gratuitamente como quer fazer passar o Governo???
Já estou como diz o DO, os ministros para agentes comercial ficam exageradamente dispendiosos.
Completamente de acordo contigo, Daniel. Mas, mesmo que os “delegados comerciais” se atropelem a mostrar serviço, leia-se propaganda governamental, não retiram mérito ao projecto.
Qual controlo parental? Os putos é que vão ensinar os pais a como entrar em sites “descontrolados”.
No que me toca, tentarei a todo o custo que o meu neto não aceda ao Arrastão, não vá o gajo ficar confuso com muitos dos comentários fascistas, racistas, xenófobos e intolerantes que por aqui proliferam.
Excelente texto.
Estou completamente de acordo e subscrevo todas as ideias.
O controle tem que ser dos pais.
Nunca poderia ser de outro modo e pedir que fosse por exemplo, o estado a controlar este tipo de consumos seria o mesmo que apresentar a demissao de algo que e absolutamente precioso.
A relaçao pais filhos e a sua liberdade.
E responsabilidade dos pais e educar os seus filhos.
Nestas coisas da internet como em tudo na vida sao necessarias boas ferramentas.O Magalhaes e uma dessas ferramentas e uma ideia excelente que vai abrir inumeras possibilidades as crianças deste pais.
Agora compete aos pais em associaçao com escolas e professores ajudarem-se ajudando essas crianças a fazer dessas possibilidades um mundo melhor.
Ah; nao ha nada mais bonito do que o futuro, quando ele nos sorri nos olhos de uma criança.
Num país onde as crianças vêm espectáculos bárbaros como as touradas em horário nobre na tv, a preocupação se os putos vêm meia dúzia de mamas ao léu na net é no mínimo hipócrita.
Ainda sobre este assunto, refere a SIC que Maria de Lurdes Rodrigues salientou que, tal como acontece com a distribuição de portáteis a alunos do terceiro ciclo e do secundário, “este programa não é suportado por dinheiros públicos, mas pelos operadores de telecomunicações, através de um fundo que está previsto desde que foram autorizadas as licenças para os telemóveis de terceira geração”.
Isso não é bem assim.
É verdade que o dinheiro resulta de uma (boa) decisão do Governo de tornar possível o cumprimento das obrigações assumidas pelos operadores de telecomunicações móveis de terceira geração baseados na norma UMTS no âmbito do concurso público realizado em 2000, atraves da criação de um fundo destinado ao desenvolvimento e promoção da sociedade da informação em Portugal (cfr. Resolução do Conselho de Ministros n.º 143/2006, de 30 de Outubro).
Já não é verdade que os dinheiros não sejam públicos e sejam dos operadores de telecomunicações móveis como alega a Ministra. Peço desculpa mas desde quando é que as receitas relativas às taxas pagas pelo licenciamento pelos operadores de telecomunicações móveis não são dinheiros públicos? E não estamos a falar de uns milhares de euros, estão em causa 1300 milhões de euros.
O que era interessante saber era: (i) como são tomadas as decisões de afectação desse dinheiro a determinados projectos; (ii) quem é responsável por essas decisões; (iii) quanto dinheiro já foi gasto e quanto dinheiro há para gastar. Um pouco de transparência republicana não seria mau neste caso.
Isto é apenas o início da grande campanha eleitoral que o governo está a pôr em marcha servindo-se da educação dos filhos para chegar ao voto dos pais. É relativamente fácil (e rende votos) oferecer panaceias e sucesso para todos. Os tais 500.000 Magalhães vão se distribuídos ao longo de muitas visitas governamentais pelo país inteiro. Muitas obras nas escolas vão ser visitadas. Vão surgir muitas circulares ‘forçando’ as estatísticas da educação. Até os sindicatos vão receber a paga pelo memorando de entendimento.
A oposição, por sua vez, continua de férias, à espera que a crise financeira prossiga e lhes estenda alguma passadeira vermelha para o poder.
A Cofidis manda dizer que está satisfeita com o desempenho deste blog. Parabéns. Manter-se -ão as claúsulas contratuais acordadas. Pede-se é que não se façam post’s com o título “Bem prega Frei Tomás” e/ou “o poder do dinheiro”. Podem prestar-se a confusões desnecessárias.
Os melhores Cumprimentos,
A administração,
Mais importante e vantajoso para as crianças (ou pais delas), não seria o governo financiar os livros escolares em vez do pc?
Claro que isso levantaria outras questões, mas penso que ainda é mais importante uma criança ter um livro pra estudar que um pc pra navegar na net e jogar…
Totalmente de acordo com o Daniel e com o Paulo Querido.
É esclarecedor ver a vergonhosa peça sensacionalista que a SIC produziu para o Primeiro Jornal ou a ligeira “alteração de rota” feita já no Jornal da Noite, e o seu contraste com a peça informativa que a RTP1 montou mostrando como configurar o Controlo Parental para sites e programas indesejados.
Dizem-me que são “critérios editoriais”!!!
Completamente de acordo consigo caro Daniel Oliveira!
Não poderia ser mais irónico virem fazer jornalismo barato acerca de umas pseudo-falhas do Magalhães…
17 Telmo
24 Set 2008 às 1:06
“Mais importante e vantajoso para as crianças (ou pais delas), não seria o governo financiar os livros escolares em vez do pc?”
Mas o estado financia livros e mais material escolar desde ha muitos anos.As crianças e jovens com rendimentos mais baixos tem o Apoio Social Escolar (SASE)
Em tempos, escrevi um poema sobre o computador Magalhães, onde referia que infelizes são as Mães e os Pais, já que os filhos têm acesso a toda a porcaria que circula na internet. Deviam ter acesso a histórias, a alguns jogos e porque não a sites onde se ensinasse a língua portuguesa e a matemática. Eu que andei pelas escolas a leccionar, verifiquei que até ao 12º. ano é fraca a preparação dos alunos nestas duas disciplinas, mas têm uma formação bem forte no que concerne a sexo, já que pelos vistos, o sexo é na economia paralela a actividade que regista maior incremento, um desenvolvimento sem precedentes, onde só há branqueamento de capitais, sem pagamento de impostos; mas deixemos isso e falemos da formação profissional que cada vez mais faz falta nas escolas, para que não aconteça que os pais dos miúdos e os miúdos tenham de se entregar à prostituição para poderem sobreviver. Há que constituir sociedades sólidas que garantam o emprego a todos, incluindo os licenciados, cito como exemplo a história de uma sociedade do tempo da outra senhora, que fez desenvolver a região e que há mais de cem anos, ainda produz os seus frutos, se bem que na ilegalidade:
A SOCIEDADE
Um dia Eugénio Guerreiro
casado com Elisa Cabrita
levou no coração, certeiro
o tiro e nunca mais grita!
-
deixou um filho a chorar
era um menino de peito
parentes foram remediar
todo o mal que foi feito!
-
fizeram uma sociedade
o José mais um Joaquim
e dirigiram-se à cidade
para a constituir, enfim!
-
Fez o Lourenço Mateus
da Pai e Mãe, inventário
estes com terrenos seus
não os dão a certo otário!
-
O Constantino Guerreiro
e certo Joaquim Manuel
fazem a divisão primeiro
de terras dum bacharel!?
-
E uma certa Rosa Maria
fez na Nora, testamento
Que o notário não abria
porque seria o tormento?
-
Matava o Manuel Correia
em certas casas, o porco
mas o pobre já não rabeia
há anos qu’está de borco!
-
Tinha a sociedade, forno
uma casa com a padaria
lá se vendia o pão morno
comprava-o quem queria!
-
e na família um Alfredo
de suas ovelhas, o pastor
gritava que fazia medo
com o irmão, qu’horror!
-
Lavrava o Manuel Pires
os terrenos da sociedade
tinha casa, forno e pires
p’ra viver em liberdade!
-
Não quero nesta canção
onde imagem que tenha
deixar José Encarnação
qu’ia com burro à lenha!
-
E o José tinha uma casa
cedida pelo Constantino
e sua família bate a asa
foi procurar seu destino!
-
as memórias que agarro
da sociedade, essa obra
lembro de ver o “Charro”
comer ouriço e a cobra!
-
Casou o José Pulguinha
com a Aliete Guerreiro
foi-lhes “dada” casinha
e ali viveram, primeiro!
-
Casou a Maria Piedade
e como casa não havia
para viver em liberdade
foi viver para padaria!
-
e casou o Diamantino
e ele com todos corre
procuram o seu destino
vão para sítio da Torre!
-
Ficou um António José
que em África foi Cabo
e na terra doada tem pé
e atura o irmão, “diabo”!
-
Fugiu o José dos Santos
foi trabalhar para a C.P.
Castigos apanhou tantos
do Pai e quebrava o quê?
-
e casou um José Anico
o filho da “tia” Piedade
no Algoz feito burrico
estragava sua mocidade!
-
sempre com a esperança
de um tia á terra voltar
a casa do José alcança
quer de tudo s’apoderar!
-
Do “Charro”, José Nobre
da firma de confecções
com o trabalho se cobre
no Serro mete os tostões!
-
Certo Manuel “Catarino”
um negociante de bestas
às terras do Constantino
todos dias fazia festas!
-
qu’estranha dissolução
que teve tal Sociedade
e dela os bens não são
Eles são da “liberdade”!
-
Desaparece um palheiro
em certa casa encravado
e desaparece por inteiro
tudo que foi emprestado!?
-
Pasta o macho sem peia
Já não sabe onde pastar
e o Hermenegildo Correia
o enredo anda a guardar!?
-
E anda tudo no petisco
qu’é para esquecer o mal
Anda o notário e o Fisco
também anda o Tribunal!
-
Pisco
Vários erros neste texto, quando diz:
“Já agora: as crianças só terão acesso à Internet em casa se os pais tiverem Internet. É só para não julgarem que chegámos ao marvilhoso mundo novo onde os putos andam à solta. Os problemas que existem com o Magalhães existiam com os outros computadores, sendo que este, ao que parece, até tem mais instrumentos de defesa. E quem, ainda assim, não quer correr riscos não o compra.”
1º erro: o Magalhães vem com internet portátil, inclusivé com prazo de fidelidade. Assim, ao contrário do que diz, as crianças terão acesso à Internet mesmo sem estarem em casa e mesmo que, em casa, os pais não tenham.
2º erro: Assim deixa de fazer sentido a sua conclusão de que “É só para não julgarem que chegámos ao marvilhoso mundo novo onde os putos andam à solta. Os problemas que existem com o Magalhães existiam com os outros computadores”.
3º erro: a Ministra da Educação é que afirmou publicamente que o computador ía ser distribuido com um sistema controlo parental. Lembro-me de a ver na televisão a dizê-lo e a dizer até que o Governo e a Intel estavam a ultimar esse sistema. Portanto, é justa a crítica de que o sistema prometido não existe (que achemos esse controlo importante, quer o achemos prescindível para os nossos filhos).
Cumprimentos
Luís
Os pais, aqueles que já não têm tempo para acompanhar o ritmo dos cadernos da escola, semelhantes àqueles que tiveram, como poderão acompanhar os filhos a navegar, no Magalhães, pelo mundo fora?
E o novo código do trabalho vai melhorar o panorama? Claro que não.
Escrito isto, sou contra o Magalhães? Claro que não. Mas acredito no controlo parental, tal como foi exposto na TV? Claro que não.
Acredito que a escola esteja preparada para ensinar a tirar, desta ferramenta, aquilo que é importante para a formação dos alunos, nas várias disciplinas? Claro que não. Acredito que a escolas estejam preparadas para tirar dúvidas aos encarregados de educação, sobre a maneira de acompanhar, minimamente, os alunos mais novos? Claro que não.
Mas, então, não seria preferível começar o “edifício” pelos alicerces? Claro que sim.
Mas, nesse caso, haveria tempo para distribuir o Magalhães, antes das eleições? Claro que não.
Alguns, que neste momento estão a ler o comentário, estarão a pensar: - Lá está ele a insinuar que isto está relacionado com eleições. Se não está, pergunto eu, porque é que andam tantos ministros a distribuir “Magalhães”, de escola em escola, com a televisão atrás?
Bem, eu não quero romper o consenso feito de aplausos ao post do Daniel, com o qual não é difícil concordarmos no plano dos princípios, ou do Dever Ser. Mas lembro que a realidade é bem mais complexa, e que em muitos casos haverá óbvias vantagens para os petizes, muito mais dotados para o admirável mundo da Net do que os seus pobres pais. Em muitos casos, o controle parental não poderá, pura e simplesmente, ser exercido! Quando muito, serão os filhos a ensinar os pais. Não estou advogar a história dos filtros impostos pelo Estado, mas dizer que cabe aos pais configurar as opções de navegação na net parece-me um bocadinho utópico! De que pais estão a falar? Porque, convém não esquecer, objectivo do Governo é o da democratização do acesso ao computador e à net
Também me parece francamente exagerado entrar em êxtase com tal medida governamental, não obstante ela ser positiva; aprender é coisa bem mais complexa, o Magalhães é apenas mais uma ferramenta, não sendo garantia imediata de sucesso escolar ou de acesso ao conhecimento. O ensino não se resume aos computadores (isto assim até parece coisa de sociedades iletradas e embevecidas por toda a espécie de artefactos tecnológicos/consumo). Não se esqueçam das operações básicas, saber ler, escrever e contar , que lá por serem básicas não quer dizer que não contem.
@Luís
Tem controlo parental, mas tal como nos M$ Window$ vem desligado…
“Magalhães vem com internet portátil,” e? Os software de controle parental têm uma opção que permite bloquear por completo o acesso à net. Ser pai/mãe obriga a certas responsabilidades e opções, sabia?
Sim Maria,
mas se há computadores a preços baixos para todos, supostamente deveria ser fácil fazer o mesmo com os livros….até porque um livro tem menos custos de fabrico que um livro…..
Prontos.
Meninos.
Papas e mamas.
O pessoal nao esta de acordo.
Vao ter que deitar os magalhaes todos para o lixo que isto na anda nem para novas ferramentas nem para democratizaçoes.
E fica assim.
Neste pais as boas ideias nunca podem ir para a frente sem que apareçam velhos do restelo as duzias e aos gritos do aqui d’el rei.
Um texto muito ‘liberal’! E bem diga-se! Isto não passa de criar uma polémica imbecil em torno de coisa nenhuma. Se os pais não querem que os filhos acedam a conteúdos ‘adultos’ que os eduquem ou os supervisionem; se não querem, não querem! Ponto final.
O Magalhães é uma boa iniciativa do Governo, quer em termos práticos quer em termos de propaganda. Há que lhes tirar o chapéu pelo ‘golpe’ mediático. As ‘queixas’ vieram do local do costume. Os normais ‘velhos do Restelo’ que hoje, tal como sempre, falam para se fazerem notar.
Até parece que até haver Magalhães, ou Internet, os putos não tinha acesso a pornografia. E, para choque de muita gente, o Mundo ainda não acabou por isso.
Caro Telmo,
de acordo que os livros escolares deveriam ser mais baratos. E mais do que os livros digo os próprios materiais, porque é inconcebível obrigar alunos de 10º Ano com dificuldades económicos a comprar uma máquina calculadora gráfica, e apenas dos modelos aprovados.
Mas tem de perceber que o que faz os computadores serem mais baratos, não é o seu custo de fabrico, mas o patrocínio das operadores móveis através da disponibilização de banda larga móvel. No caso dos e-escola, cada aluno paga os €150 do computador, acrescidos da mensalidade da Internet móvel. Em todo o caso, é vantajoso para os miúdos, mas os valores baixos só são possíveis com este patrocínio. Algo que não acontece com os livros.
27 Telmo
24 Set 2008 às 11:43
“Sim Maria,
mas se há computadores a preços baixos para todos, supostamente deveria ser fácil fazer o mesmo com os livros….até porque um livro tem menos custos de fabrico que um livro…..”
Tem razao, estamos de acordo.
Mas de qualquer modo ja e muito agradavel que o computador seja uma ferramenta acessivel para um maior numero de crianças.Pelo menos vai em principio facilitar mais a vida dessas crianças no acesso a informaçao.
Um poste do Sr. D.O. com o qual condordo inteiramente.
“ Vão ter que deitar os Magalhães todos para o lixo que isto na anda nem para novas ferramentas nem para democratizações. “
Maria,
Se calhar nem vai ser preciso porque muitos deles vão devolve-los voluntariamente porque os 15 euros por mês durante 36 meses vão fazer-lhes falta para…sei lá, para comprar o livros de exercícios de educação física. Sabia que a educação física tem um livro com fichas de exercícios e tudo???
Agora agarre na calculadora, e veja em quanto lhes fica um Magalhães de “ borla “…
15€ X 36 meses = 540€. Isto se a família não tiver nada para comer.
Se conseguir comer uma sopita, a este valor, acresce-se a módica quantia de 150€ do custo inicial o que perfaz…690 € no total.
Feitas bem as contas, com este valor compra um PC fixo, topo de gama. Tenho é de ter cuidado para não o mandar ao chão…senão parte-se.
Vou voltar a falta de chá…comia merd@ mas o Engenheiro não faria campanha ás custa do meu filho ou neto.
Só uma pergunta, se a família deixar de pagar os 15€ á operadora, o que acontece ao Magalhães??? Se não for assim, alguem que esclareça
Grande texto!!!
“Salto” o comentário aos comentários (e teria um bocado que comentar), para ressaltar o aspecto que mais interessa: o mais eficaz controlo parental é feito pelos pais. Andar “à solta” pela internet é tão potencialmente perigoso como fazer o trajecto para a escola sem a companhia de um adulto: há perigos e tentações (automóveis a velocidades assassinas, estranhos com propostas “aliciantes”…) para as quais se alertam e educam as crianças. Na base de tudo estão a informação e a educação e essas TÊM que começar em casa.
Para o/a bolota:
“É obrigatória a adesão a serviços de acesso à Internet?
Não. A adesão a serviços de Internet é facultativa. No entanto, é importante garantir aos alunos o acesso à Internet em casa, que permitirá um maior aproveitamento das potencialidades pedagógicas e lúdicas do computador.”
http://www.eescolinha.gov.pt/faqs.html
Quanto custa o computador portátil?
O custo depende das condições económicas das famílias, que se reflecte nos escalões da Acção Social Escolar (ASE) dos alunos:
- gratuito para os alunos do escalão A da ASE;
- 20 Euros para os alunos do escalão B da ASE;
- 50 Euros para os alunos não abrangidos pela ASE.
Concordo plenamente com o post.
O computador é simplesmente uma ferramenta como a esferográfica e, como tal, não dispensa todos os outros cuidados com o aluno.
Por falar em esferográfica, os que desaprovam a utilização do computador pelos alunos, lembram-me aqueles que, em finais dos anos 50, proibiram o uso em testes, exames e documentos oficiais da recém-aparecida esferográfica: velhos do Restelo….
Ainda os vejo a defender a caneta de molhar no tinteiro!
shyznogud,
Maravilha de nick, sabe o que me dá a paracer??? É um/a comprometido/a com o sistema.
Sem ser importante, sou o Bolota.
Quer explicar, esclarecer “Não. A adesão a serviços de Internet é facultativa. No entanto, é importante garantir aos alunos o acesso à Internet em casa “ e já agora o quanto é gratuito o Magalhães??
33 Bolota
24 Set 2008 às 20:35
36 Bolota
24 Set 2008 às 22:44
Bolota
Aparte os seus considerando sobre o chazinho e o que poderia eventualmente comer como acompanhamento;voce proprio esclareceu as suas inquietaçoes.
“- gratuito para os alunos do escalão A da ASE;
- 20 Euros para os alunos do escalão B da ASE;
- 50 Euros para os alunos não abrangidos pela ASE.”
A/o shyznogud,
Pois…afinal havia outra…versão, claro
“ os alunos abrangidos pelo escalão 1 e 2 do abono de família pagam pela ligação uma mensalidade de cinco euros, enquanto os do escalão 3 pagam uma mensalidade de 15 euros.
No entanto, segundo o CDS-PP, no site do programa na Internet, http://www.eescola.net, a mensalidade prevista para os alunos do escalão 2, “agregados de baixo rendimento”, é de 15 euros, mais dez que o indicado no despacho do secretário de Estado. Já no escalão 3, a mensalidade é de 17,5, mais 2,5 euros.
Uma vez que a adesão ao programa é no mínimo de 36 meses…. “
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1343908&idCanal=12
É mais que evidente que as grandes e beneméritas operadoras de telecomunicações, vão distribuir net á borla ao filho do Chico dos Anzóis.
Estas coisas do dá mas não se sabe bem quem paga, normalmente acaba logo que sair das luzes da ribalta,
Vamos estar atentos e aguardar ???
Quanto á Maria, simplesmente Maria…até dói, tanta inteligência acumulada.
Os filtros não protegem as crianças. Fazem apenas com que os pais de forma simples se afastem da educação dos seus filhos. É a mesma história de deixar os miúdos na escola e esperar que o professor faça tudo.
Já agora o controlo parental é assegurado pelo Kaspersky Internet Security 7. Caso esteja bem configurado pelo fabricante, é mais que suficiente para bloquear o acesso à maioria das páginas porn.
-Resta dizer que internet só tem quem quer; que um computador ,para além de servir para se “viajar” é na verdade e acima de tudo , óptima ferramenta de trabalho para alunos e professores crianças ou adultos e que esta coisa de só dizer mal, só dizer mal, faz um mal á saúde do caraças, para além disso e agora que finalmente os tais magalhães que andavam a navegar por outras águas irão ao que parece acabar por dar entrada nas tais familias a que se destinavam, para além do que ia mal, existe a esperança de que tudo afinal acabe em bem e que as tais bocas de sempre afinal se calem senão para sempre , pelo menos durante uns tempinhos lol.
Muito sinceramente, acho que este texto, está muito soft, pois compete a nós pais, prevenir e salvaguardar os nosso filhos na net.A segurança do magalhães ´´e tão falivel como outro computador qualquer, cabe-nos então a nós impedir que os nossos filhos estejam em segurança, sob a nossa supervisão.
No meu caso ( 2 filhos, 2 magalhães comprados, pura e simplesmente alem de activar as seguranças existentes, que como já disse são faliveis , pois a net é uma “rede” de maroscas,pura e simplesmente utilizei o factor psicológico e “ditador” que o meu estatuto de pai me dá; a<ssim informei os meus filhos que sem aviso prévio vou verificar quando menos esperarem, os sites por onde andarem( o historico de navegação serve para isso)e assim que saiam da linha, pura e simplesmente acabou a ligação net para o prevaricador.Duro, não sei, mas protejo o que é meu, os meus filhos