“Ver José Sócrates apelar à moral na política é tão convincente quanto a defesa da monogamia por parte de Cicciolina”. Frase na origem da queixa-crime apresentada por José Sócrates contra João Miguel Tavares.
Já sabemos que José Sócrates confia na Justiça, mas daí até esperar que um juíz decida um diferendo legal que anda à volta da credibilidade, ou não, de Cicciolina em defender a monogamia está muito para lá do razoável. Mais curiosa ainda é a natureza da embirração de Sócrates, dando como certa a suposta incapacidade da senhora Ilona Staller em defender a monogamia, num artigo em que o autor refere a “licenciatura manhosa, os projectos duvidosos de engenharia na Guarda, o caso Freeport, o apartamento de luxo comprado a metade do preço e o também cada vez mais estranho caso Cova da Beira”. Os motivos escolhidos por José Sócrates para processar João Miguel Tavares são tão absurdos que este processo só tem uma leitura possível. Pressionar os autores dos próximos artigos de opinião a seu respeito. É um direito seu, mas não deixa de ter uma leitura política muito pouco simpática.
41 comentários 3 Abr 09 em Sem categoria41 respostas ao post “Ou há monogamia ou comem todos”
- 1 Pingback on 8 Abr 2009 às 9:15




E agora ficamos todos à espera (sentados, é claro…) que o director e os jornalistas do oficioso DN tomem posição solidarizando-se com o processado.
Acho eu, não sei.
[Responder]
o povo é quem mais ordenha
[Responder]
O anti-socratismo deste blogue atinge as raias do absurdo. Ou melhor: ultrapassa largamente as raias do absurdo.
Como é possível virem aqui defender tão veementemente um lacaio da ICAR, um pau-mandado do Vaticano, um articulista da Família Cristã.
Podiam acalmar-se um bocadinho e serem menos alarves.
[Responder]
“Acho eu, não sei “
Nem eu… Empresa da mãe de Sócrates citada no processo de corrupção na Amadora
[Responder]
..
Tenho uma dúvida. O que é isso do socratismo que nós, alarvemente, somos contra?
[Responder]
Caramba! O primeiro ministro de Portugal José Sócrates merece criticas mas enquanto titular do cargo (já para não falar como pessoa) merece todo o respeito. Ela é a bocarra da tvi a falar o socrates é isto , é aquilo, o socrates diz o outro e a outra… Sem moralismos precisa-se de educação democrática quem nos representa merece-a ao menos por nós próprios. Falar na televisão, radio, escrever num jornal não é a mesma coisa que mandar umas bocas com a malta da praia ou conversar com a familia ao jantar.
[Responder]
Só se perdem as que caiem no chão…
[Responder]
É difícil entender qual a razão que leva Sócrates a processar João Miguel Tavares depois deste elogio:
“Como político e como primeiro-ministro, não faltarão qualidades a José Sócrates. Como democrata, percebe-se agora porque gosta tanto de Hugo Chávez.”
Agora, se esta crónica chegar aos ouvidos do Presidente venezuelano o João Miguel Tavares pode vir a ter problemas graves. No fundo, ninguém gosta de ser comparado ao Sócrates – nem mesmo o Chavez.
[Responder]
Meus Caros, A terem acontecido os factos divulgados hoje na imprensa sobre as “alegadas” – sim, eu não quero levar com nenhum processo, pressões sobre os procuradores encarregados do processo, e cito,
…..
Lopes da Mota, o magistrado português que preside ao Eurojust, transmitiu aos dois procuradores responsáveis pela investigação do caso Freeport que o ministro da Justiça, Alberto Costa, lhe manifestara as apreensões do primeiro-ministro em relação a esta investigação..,que José Sócrates afirmara que, caso perdesse a maioria absoluta por causa do Freeport, haveria «represálias»…e que Lopes da Mota terá mesmo afirmado, dirigindo-se a Magalhães e Faria, não terem alternativa senão «arquivar» o inquérito. «Estão sozinhos nisto»…,
Perante isto nem sei o que dizer! Se aconteceu, e tudo aponta para isso, porque razão não há demissões, dos ministros para baixo? E já agora, perante tudo isto será que o nosso Presidente não tem nada a dizer?
Apetece-me emigrara para o Burkina…
Paulo
[Responder]
2 pontos,
Em que ficamos? atinge as raias ou ultrapassa as raias?
Pode ser geograficamente mais preciso?
E já que isto mete Cicciolinas e tudo, será “raias” o que quer dizer?
[Responder]
No fundo, é burrice. A dita crónica espalhou-se muito melhor assim.
http://aoutravarinhamagica.blogspot.com/2009/04/processar.html
[Responder]
Esse manhoso desse João Miguel Tavares precisava era que o Sócrates fosse ter com ele e lhe pregasse uns bananos bem dados naquele focinho mal-dizente.
E mais uma vez este blogue está cada vez mais parecido com o mijatório da estação de entre campos, que há muito que não é lavado.
[Responder]
Aliás, este blogue é bem o exemplo da campanha negra : aqui ataca-se o sócrates em termos pessoais. É o vale tudo !
E tudo porque o homem ousou fazer reformas em pontos chave.
Mas o que eu lamento é que o Sócrates tenha recuado na Reforma da Admnistração Pública, porque essa era essencial para TODOS os portugueses ! Prioritária mesmo !
E tudo porque uma data de sanguessugas, algumas delas autores de posts aqui neste pasquim online, e todas as varejeiras “progressistas” da extrema-esquerda que este blogue bem representa, tudo fizeram para minar aquilo que é essencial para o país. Reformá-lo, dar-lhe eficiência !
Tudo isto é nojento !
[Responder]
3 (ou…2. Melhor, ZERO!),
“O anti-socratismo deste blogue atinge as raias do absurdo. Ou melhor: ultrapassa largamente as raias do absurdo.”
O absurdo mesmo é ser-se pró-socratismo.
A não ser que seja daqueles cegos que NÃO querem VER…ou dos surdos que NÃO querem ouvir!
Consulte a especialidade, rapidamente, please!
“Como é possível virem aqui defender tão veementemente um lacaio da ICAR, um pau-mandado do Vaticano, um articulista da Família Cristã.”
Como é possivel vir aqui defender um “sócrates” (bem, a não ser que se esteja a referir ao da Grécia antiga. Sabe de quem estou a falar?!!!) e atacar “tão veementemente um lacaio da ICAR, um pau-mandado do Vaticano, um articulista da Família Cristã.”
Bem, possível é…está visto! Deve ter aprendido com o dito cujo sócrates (não, não é com o grego) a ser democrata e a respeitar os valores e crenças dos outros.
No fundo, vê-se grego para mostrar ao mundo que só sabe que nada sabe.:) Não tenha tanto trabalho… já tinhamos reparado!
“Podiam acalmar-se um bocadinho e serem menos alarves.”
Por aqui, está tudo calmíssimo. Vá, não se irrite com as verdades, sim?
Já lhe chega o AVC (Alarvite Vascular Crónica)que sofreu em pequenino e que tantas sequelas deixou.
E nota-se!
[Responder]
“Apetece-me emigrara para o Burkina…
Paulo”
Se for… diga!
Eu alinho!
[Responder]
Quando me lembro que o presidente da RTP, de antes do 25A, Ramiro Valadão – a quem chamaram Valadrão – foi saneado por corrupção, por ter oferecido umas flores à secretária com dinheiros da RTP …
Ai, esta minha maldita memória !
[Responder]
“milodon
3 Abr 2009 às 21:36
Caramba! O primeiro ministro de Portugal José Sócrates merece criticas mas enquanto titular do cargo (já para não falar como pessoa) merece todo o respeito.”
Caramba! Em que almanaque leu essa anedota?
Ainda não consegui parar de rir…
E, afinal, o dito é pessoa… bela notícia! Nunca me tinha apercebido. Aliás, foi com a existência socretina que comecei a acreditar piamente na teoria do Darwin.
E vem agora você e diz-me que Deus (infinitamente misericordioso, como se constata) existe!
E omnipotente: sempre consegue fazer milagres espantosos…
[Responder]
Tonibler e Lam,
NA MOUCHE!
[Responder]
Já escrevi sobre isto noutro site onde este assunto foi abordado antes.
O artigo era simplesmente insultuoso.
Em qualquer jornal de referência, “lá fora” não era publicado.
Uma coisa é opinião, outra é bolsar veneno.
Nota Não tenho a mínima simpatia por Sócrates e vou votar em MFL.
[Responder]
Visão,
não li em almanaque nenhum mas pode continuar a rir.
Ok! tudo porreiraço e depois os alunos não respeitam os professores bla, bla, bla…
Enquanto Primeiro Ministro tem direito ao respeito (respeito não tira criticas, discordancia e indignação) que esse cargo lhe confere se não o merece tirem-no de lá. É uma das muitas coisas boas da República e da democracia.
[Responder]
O que terão as colegas deste jornalista do DN a dizer ?
Por exemplo a Fernanda Cancio.
Será que concorda com a parte da monogamia
[Responder]
Fado Alexandrino #19
“Nota Não tenho a mínima simpatia por Sócrates e vou votar em MFL.”
Fado, sendo você de Coimbra e a MFL candidata, pelo círculo de Lisboa, não estou a ver como será possível você votar na senhora.
Chico da Tasca #13
“E tudo porque o homem [Sócrates] ousou fazer reformas em pontos chave.”
Tem razão, Chico. Uma das reformas foi baixar as reformas.
[Responder]
President Chavez decided to press charges today against the Portuguese journalist Joao M. Tavares. In a press statement, the President of Venezuela said that it was offensive to be compared to that ‘raton oportunista, Socrates’ and that ‘hay minimos’.
[Responder]
milodon
Com toda a seriedade: sou de opinião de que TODO o ser humano tem direito a ser respeitado. Independentemente do cargo que ocupa. Somos todos iguais em direitos e em deveres. E é aqui que reside o busílis da questão:
Parece que o sócrates só tem direitos… o povo, só deveres! E isto é inadmissível.
Para além disso, o respeito é sempre bilateral, nunca unívoco. Daí que, para se respeitar, tem que se ser respeitado.
E não creio que o Sócrates respeite propriamente o povo português. O umbigo dele é grande de mais… ofusca-lhe o horizonte humano com que se depara.
E tem uma memória muitoooooooooo curta! Esqueceu-se rapidamente de todas as promessas que fez aos portugueses que, esperançadamente, nele votaram.
Sendo certo de que a presunção de inocência se mantém até que se seja factualmente considerado culpado (o que defendo totalmente) também é verdade que, com tanta acusação de corrupção, se o dito cujo tivesse uma ponta de dignidade, já há muito se teria demitido, até se provar que está verdadeiramente inocente.
Isso, sim, seria uma atitude digna!
Mas como reparará, tem saído ileso de tudo quanto foi acusado. E de algumas coisas há provas mais do que evidentes.
Alguém neste país faz provas académicas ao domingo? Alguém neste país altera as suas habilitações académicas no currículo que apresenta publicamente? Alguém compra casas por metade do preço? E outras, muitas outras coisas…
Imagine agora que se tratava de um cidadão comum: acha que não seria imediatamente sujeito a explicações e a suspensões?
Mas, milagrosamente, vai passando incólume por tudo quanto tem feito… e comprovadamente (tive em mãos o documento em que foram alteradas as habilitações académicas dele. Tal como vi “com olhos de ver” o fax comprovativo de que fez uma cadeira num domingo).
Ao invés, um humilde homem, já de idade avançada, rouba um pacote de chá num supermercado e é imediatamente condenado!!!
Se isto é democracia, então expliquem-me, por favor, o que é fascismo. Se isto é inocência, então expliquem, por favor, o que é “culpa”. Se isto é dignidade, então expliquem-me, por favor, o que é desonestidade. Se isto é verticalidade, então expliquem-me, por favor, o que é “não ter espinha nem osso”. Se isto é humildade, então expliquem-me, por favor, o que é arrogância. Se isto é ser verdadeiro, então expliquem-me, por favor, o que é mentiroso. Se isto é espírito democrático, então expliquem-me, por favor, o que é a ditadura. Se isto é igualdade, então expliquem-me, por favor, o que é diferença. Se isto é liberdade, então expliquem-me, por favor, o que é coacção.
E por último: ainda que um cargo, apenas por si mesmo, dê motivos e obrigações de respeito (no que até poderia concordar), quem o exerce tem motivos e obrigações de se dar ao respeito e de ser um modelo para o povo do país que governa.
Mas se o povo seguir este modelo, pode ter a certeza de que Portugal passará a ter muito mais corrupção.
E, partindo do princípio (utópico) de que todos temos, em democracia, os mesmos deveres e os mesmos direitos, a que todos temos um estatuto e um papel supostamente com condições constitucionais idênticas, toda a gente ficará ilesa e fora do alcance da justiça…
O que tornará isto (ainda mais) um país das bananas…
[Responder]
Agora pecebo poque é que o BE anda a descer nas últimas sondagens…
[Responder]
“E mais uma vez este blogue está cada vez mais parecido com o mijatório da estação de entre campos, que há muito que não é lavado.” (chico da tasca “zurrixit!)
Está, sim senhor, mas apenas porque insiste em andar por aqui. Fique (só) pela tasca – o seu lugar de berço – e verá como este blogue fica, de imediato, limpinho, asseado e despoluído.
E, quem sabe, aparece por lá algum iluminado que lhe pregue uns bananos bem dados nesse focinho camaleónico e nojento!
Como imbecil… é do maior e melhor que tenho visto!
[Responder]
Valente “reposta”… caro Visão.
É assim mesmo: “quem não se sente…”
É triste verificar a quantidade de lacaios
pró…-socratismo.
Ainda hoje, sábado, na pág. 2 do
“Correio da Manhã”, deparei com um.
E que “um”…
Um abraço.
[Responder]
Pergunta “Bélico-cretina”:
Para que serve ter um… PRESIDENTE DA REPÚBLICA?!!!
[Responder]
Martins #24
“Agora percebo porque é que o BE anda a descer nas últimas sondagens…”
Se é assim como diz não precisava de se dar ao incómodo de deixar um comentário lacónico e inócuo.
O seu precioso tempo seria melhor aplicado no Acção Socialista (?).
[Responder]
Há aqui qualquer coisa que me escapa…se José Sócrates pode zurzir, não havendo classe social que não tenha gravado na pele as marcas da sua desastrosa governação, porque não se pode opinar sobre aquilo que faz??? Ou há um Sócrates 1º ministro e outro Sócrates enquanto pessoa???
Um exemplo: a diferença entre e Sócrates e a Europa é de 80%.
Senão reparem:
- Cá: o mercado de veículos automóveis manteve, em Março, a forte retracção nas vendas evidenciada nos meses de Janeiro e Fevereiro: menos 42,1%, nos ligeiros de passageiros; menos 38%, nos comerciais ligeiros; e menos 51,8%, nos pesados.
- Lá: A venda de carros na Alemanha aumentou 40%, em Março deste ano, comparando com o mesmo mês de 2008.
Se este narcisista se se debruçasse mais sobre estas questões e menos com o show-off, era capaz de ter melhor resultados.
Ou muito me engano, ou este político moderno vai ter o final triste…
[Responder]
Obrigada, Camilo.
Tem toda a razão: quem não se sente…
“Pergunta “Bélico-cretina”:
Para que serve ter um… PRESIDENTE DA REPÚBLICA?!!!!”
Quanto à sua pergunta (bem mais bélica do que cretina:)), suponho que é género ofício de corpo presente…
Algo parecido com missa de defunto.
Nota: e não sou carO, Visão. Quando muito, carA.:)
Um abraço
[Responder]
“E, quem sabe, aparece por lá algum iluminado que lhe pregue uns bananos bem dados nesse focinho camaleónico e nojento!”
Tanta violência, tanta agressividade !!!!
[Responder]
Mas porque é que um cidadão que se julga ofendido não pode processar aquele que julga ser o ofensor?
Será que certos cidadãos não podem ser processados por outros em razão da função que exercem?
Será que certos cidadãos não podem processar outros em razão da função que exercem?
Ou verificar-se-á os dois pressupostos anteriores?
[Responder]
Caro António Cunha,
Segue em baixo o comentário escrito aqui pelo “Chico da Tasca”.
Será que o leu? Se, sim, não parece…
Ainda que respeite totalmente a sua opinião no que concerne à minha superlativa “agressividade”, admito estranhar que não considere o mesmo com relação ao comentário (anterior ao meu e no qual me baseei) do supracitado Chico da Tasca, que poderá ler a seguir:
“Chico da Tasca
3 Abr 2009 às 23:05
Esse manhoso desse João Miguel Tavares precisava era que o Sócrates fosse ter com ele e lhe pregasse uns bananos bem dados naquele focinho mal-dizente.
E tudo porque uma data de sanguessugas, algumas delas autores de posts aqui neste pasquim online, e todas as varejeiras “progressistas” da extrema-esquerda que este blogue bem representa, tudo fizeram para minar aquilo que é essencial para o país. Reformá-lo, dar-lhe eficiência !
Tudo isto é nojento !”
Cumpre-me, então, perguntar-lhe:
E isto o que é?
Afectividade? Placidez? Harmonia? Temperança?
Ou será Amor pela Humanidade???!!!…
Bem, como diz a anedota, se calhar é mesmo amor… porque “interesse”, não tenho nenhum!:)
[Responder]
Grande Mário Crespo! Grande jornalista!
Se muitos assim houvesse, Portugal… lá chegara!
“Março 30, 2009
Porque é que o cidadão José Sócrates ainda não foi constituído arguido
no processo Freeport? Porque é que Charles Smith e Manuel Pedro foram
constituídos arguidos e José Sócrates não foi? Como é que, estando o
epicentro de todo o caso situado num despacho de aprovação exarado no
Ministério de Sócrates, ainda ninguém desse Ministério foi constituído
arguido? Como é que, havendo suspeitas de irregularidades num
Ministério tutelado por José Sócrates, ele não está sequer a ser
objecto de investigação? Com que fundamento é que o procurador-geral
da República passa atestados públicos de inocência ao
primeiro-ministro? Como é que pode garantir essa inocência se o
primeiro-ministro não foi nem está a ser investigado? Como é possível
não ser necessário investigar José Sócrates se as dúvidas se centram
em áreas da sua responsabilidade directa? Como é possível não o
investigar face a todos os indícios já conhecidos? Que pressões estão
a ser feitas sobre os magistrados do Ministério Público que trabalham
no caso Freeport? A quem é que o presidente do Sindicato dos
Magistrados do Ministério Público se está a referir? Se, como dizem, o
estatuto de arguido protege quem o recebe, porque é José Sócrates não
é objecto dessa protecção institucional? Será que face ao conjunto de
elementos insofismáveis e já públicos qualquer outro cidadão não teria
já sido constituído arguido? Haverá duas justiças? Será que qualquer
outro cidadão não estaria já a ser investigado? Como é que as
embaixadas em Lisboa estarão a informar os seus governos sobre o caso
Freeport? O que é que dirão do primeiro-ministro de Portugal? O que é
que dirão da justiça em Portugal? O que é que estarão a dizer de
Portugal? Que efeito estará tudo isto a ter na respeitabilidade do
país? Que efeitos terá um Primeiro-ministro na situação de José
Sócrates no rating de confiança financeira da República Portuguesa?
Quantos pontos a mais de juros é que nos estão a cobrar devido à
desconfiança que isto inspira lá fora? E cá dentro também? Que efeitos
terá um caso como o Freeport na auto-estima dos portugueses? Quanto é
que nos vai custar o caso Freeport? Será que havia ambiente para serem
trocados favores por dinheiros no Ministério que José Sócrates
tutelou? Se não havia, porque é que José Sócrates, como a lei o prevê,
não se constitui assistente no processo Freeport para, com o seu
conhecimento único dos factos, ajudar o Ministério Público a levar a
investigação a bom termo? Como é que a TVI conseguiu a gravação da
conversa sobre o Freeport? Quem é que no Reino Unido está tão
ultrajado e zangado com Sócrates para a divulgar? E em Portugal,
porque é que a Procuradoria-Geral da República ignorou a gravação
quando lhe foi apresentada? E o que é que vai fazer agora que o
registo é público? Porque é que o presidente da República não se
pronuncia sobre isto? Nem convoca o Conselho de Estado? Como é que, a
meio de um processo de investigação jornalística, a ERC se atreve a
admoestar a informação da TVI anunciando que a tem sob olho? Será que
José Sócrates entendeu que a imensa vaia que levou no CCB na sexta à
noite não foi só por ter feito atrasar meia hora o início da ópera?
Nota: O Director de Informação da Antena 1 fez publicar neste jornal
uma resposta à minha crítica ao anúncio contra as manifestações
sindicais que a estação pública transmitiu. É um direito que lhe
assiste. O Direito de Resposta é o filho querido dessa mãe de todas as
liberdades que é a Liberdade de Expressão. Bem-haja o jornal que tão
elevadamente respeita esse valor. É uma honra escrever aqui.
Fonte: Jornal de Notícias de 30.03.2009″
Mário Crespo
[Responder]
Visão, ao responder nos mesmos moldes, penso que deixa de poder criticar quem assim falou.
E porque motivo sente as dores do visado na critica ?
Eram dirigidas a si ?
[Responder]
Confesso que por vezes não compreendo se pretendem julgar o nosso Primeiro-Ministro ou apenas “chingar” o cidadão José Sócrates.
Sendo este blogue tão concorrido, penso que deviam sentir-se na obrigação de fazer uma oposição literária com pés e cabeça, não perdendo a “moral política” que, segundo vossas excelências, José Sócrates já perdeu.
[Responder]
O que qualquer chefe de estado faria, se tivesse um pingo de vergolha era demitir-se. Tenha vergonha senhor José e demita-se. Tire-nos as duvidas todas, e tente ser ao menos uma vez honesto nesta vida já que tudo aquilo que prometeu foi para a baco. Olhe processe-me quando lhe chamo de mentiroso, sim os 150.000 mil postos de trabalho. SEU MENTIROSO.
Tenha vergonha e demita-se.
[Responder]
“36 Antonio Cunha
6 Abr 2009 às 7:50
Visão, ao responder nos mesmos moldes, penso que deixa de poder criticar quem assim falou.”
António Cunha, ao referir a minha suposta agressividade, por que não o fez a quem primeiro do que eu usou os mesmos termos? Ou será que nuns é violência e, noutros, delicadeza e temperança?
Admito não entender o seu critério…
“E porque motivo sente as dores do visado na critica ?
Eram dirigidas a si ?”
E por que motivo sentiu as dores do visado na crítica???!!!…
Ela era dirigida a si ?
Mas, eu respodo-lhe (mesmo sem saber bem porque me dou a esse trabalho):
Eram, sim senhor! Na justa medida em que, como clínica, sou funcionária pública.
E transcrevo o Chico da Tasca (belo “nick”!):
“Mas o que eu lamento é que o Sócrates tenha recuado na Reforma da Admnistração Pública, porque essa era essencial para TODOS os portugueses ! Prioritária mesmo !
E tudo porque uma data de sanguessugas…”
Quem não se sente…
Entendido?
[Responder]
É preciso dar uma palavrinha ao Conde de Valbom (vulgo Valentim Loureiro)?
[Responder]