Por Daniel Oliveira
Hoje, um colunista do “Público”, colunista da “Sábado”, participante num programa de debates na SIC-Notícias e noutro sozinho no modelo de tempo de antena queixou-se do “pensamento único” que domina a comunicação social.
27 comentários 14 Dez 09 em Sem categoria27 respostas ao post “Quando o próprio confirma a sua teoria”
- 1 Pingback on 14 Dez 2009 às 11:36




Discordo de Pacheco Pereira. Acho que o pensamento único está a perder força em todo o mundo. Repare-se nas seguintes mundanças políticas recentes:
- Pela primeira vez um negro é Presidente dos EUA
- Pela primeira vez uma lésbica é Primeira-Ministra da Islândia
- Pela primeira vez um índio é Presidente da Bolívia
- Pela primeira vez um sindicalista semi-analfabeto é Presidente do Brasil.
- Pela primeira vez um sikh é Primeiro-Ministro da Índia, uma mulher é Presidente da Índia, uma dalit é Presidente do parlamento indiano e uma outra dalit é governadora do maior estado indiano, Uttar Pradesh.
- Pela primeira vez um indigena chega à presidência do Equador
- Pela primeira vez um guerrilheiro farabundo marti chega à presidência de El Salvador
- Pela primeira vez um guerrilheiro tupamaro é eleito presidente do Uruguay.
- Pela primeira vez um bispo socialista é eleito Presidente do Paraguay.
Todas estas mudanças se deram através de movimentos de esquerda. O pensamento único está em vias de extinção.
[Responder]
Pacheco Pereira tem razão. A comunicação social é dominada pela esquerda. Veja-se o que se passou no publico.
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Dezembro 14th, 2009 at 10:22
Pois é, foi embora o único director decdireita. De resto só directores de esquerda: Marcelino, Henrique Monteiro, Saraiva, Avilez. E mais os esquerdistas da Sábado e Correio da Manhã, sem esquecer o domínio que têm na Renascença, SIC e TVI. Basta haver um director que não alinha para estar instalado o pensamento único.
JPP há muito que se tornou numa imperecível anedota mediática.
Simulacro de intelectual, não reconhecido pelo PSD profundo, rejeitado pela massas sociais-democratas, envergonhado da sua formação esquerdista que jura abominar como aquele aluno que pensa ter compreendido coisas que o objecto de estudo não encerra sequer…
O caso de JPP é grave: é uma caso de deriva mental narcísica sem que para tal exista, de facto, motivação necessária e suficiente.
JPP é o simbólico logro identitário que revela o logro mais vasto que é o PSD.
[Responder]
Bom dia, Sr Daniel aí está um assunto onde não tem razão nenhuma!…o Senhor é de esquerda, tudo bem, compreendo e aplaudo….agora como “pensador” ou melhor, como pessoa, tem dúvidas que a esquerda domina os media? ou melhor, que a esquerda é dominante nos media portugueses??e aqui não entra se o director x é de esquerda ou de direita, isso não interessa…interessam os factos, as noticias, o tratamento noticioso(por exemplo do governo na rtp, dn, jn , tsf, radios do estado, etc etc(acha pouco??)…esqueceu-se da campanha perpetrada contra Santana Lopes??…esqueceu-se!! porque não bateram nos seus….se o visado fosse o Louça, caía o CArmo e a Trindade, como foi um senhor de direita, só se perdem as que caiem no chão,… por isso JPP incomoda, porque através de pensamentos simples e lógicos explica o que se passa (claro que não é só isso que se passa, ma isso é outra história)…e a esquerda fica, sem dúvidas, desarmada pelo óbvio…
[Responder]
Daniel,
Explique lá a sua teoria sobre a incoerência destas declarações?
[Responder]
Quem que ainda tem pachorra para ouvir o Pacheco!?
[Responder]
António Cunha
A saída de JMF do publico comandada pelo PS?
Mas este PS é de esquerda? Deus me livre!
Não entendi bem JPP…
Pensamento único?
Afinal os accionistas actuais dos órgãos de Comunicação Social Portugueses, são grupos Iranianos ligados a Ahmadinejad?
Ou
Belmiro de Azevedo e os accionistas da Cofina já são radicais de esquerda?
[Responder]
Justicialista (1), que importa se o presidente A é preto ou branco, se o presidente B é homem ou mulher, se o presidente C é hetero ou homossexual, se o presidente D é sindicalista ou não? Dar importância a isso – e menosprezar o facto de Obama ter prometido acabar com a guerra e dar importância ao ambiente e, na prática, ter aumentado o número de efectivos no Afeganistão e não querer assinar o tratado de Copenhaga ou Lula da Silva ter prometido combater a exclusão social e, na prática, comprar submarinos nucleares, aviões de guerra e helicópeteros – é, por si, o sinal claro do lado onde esses preconceitos imperam e do lado onde esses factores são irrelevante.
Só o facto de se estar a dar importância a isso, em detrimento do que cada um faz pelo seu país, da forma de governar, etc., mostra bem os estigmas e preconceitos na cabeça de algumas alminhas.
[Responder]
Em Portugal vive-se um fascismo cultural de esquerda, sendo mais evidente precisamente nos Media.
Não precisa de ir mais longe – Mesmo na televisão por cabo pode-se ver a CNN, pode-se ver as BBC, pode-se ver a aljazerra, pode-se ver a MSNBC, ETc – mas não tem disponível a rainha dos canais noticiosos das televisões por cabo que é a FOX, Pois não?
As vezes que em Portugal se referencia o NYtimes (porque não o NYPost?) , o Washington Post (porque não o Washington Times?) , o Uk Guardian (porque não o daily?) porque tantas vezes o economist e o courrier, newesweek, times, etc etc etc.
Porque o jornalismo português, não usa com referencia editorial o Weekly standard, o Wall street journal, DC examiner, Washington TIMES, New York POST.
Nós somos o nosso venue de média! A nossa visão do mundo é a do contexto mediático em que estamos inseridos. E em Portugal é FCE (fascismo cultural de esquerda). Entende-se que o tenha sido durante muito tempo porque saímos de uma ditadura com uma revolução… mas até quando vai ser assim?
[Responder]
Justicialista
14 Dez 2009 às 2:28
A sua intervenção é muito interessante, mas olhe que o Obama não foi eleiro por ser preto.
Foi eleito porque vai acabar com todos os males do mundo.
Até já é Nobel da Paz.
[Responder]
Este assunto é muito interessante e não me queria repetir.
A RTP, Diário de Notícias, Público, SIC e TVI são a “voz do dono” no que diz respeito à política do Governo, a Sócrates e a tudo o que o posso beliscar.
O Saraiva é um tontinho que ainda agora foi a Caxias falar com umas senhoras de Inserção Social como se fosse um amanuense.
A Grande Entrevista e o Prós & Prós estão sempre prontos para lavar qualquer nódoa que estrague a boa imagem do Amado Líder.
Se não dão por isto, pois boa noite e boa sorte e vejam o filme onde a frase é dita.
[Responder]
Saber se a comunicação social é ou não é de esquerda depende, como é óbvio, do que se entenda como esquerda. Para mim, é de esquerda a opinião de que é função do Estado promover directa e activamente, pela via fiscal ou outra, a redução ou eliminação das desigualdades materiais entre os cidadãos. E, por oposição, será de direita quem ache que o Estado, podendo embora redistribuir para eliminar a pobreza (a pobreza real, não a pobreza estatística que é uma percentagem da média do rendimento) e para prover o acesso a bens básicos como a Saúde, Educação e Justiça, não tem que se imiscuir mais do que o estritamente necessário no jogo das forças de mercado, quando o mercado exista, ou para o corrigir quando esteja fortemente desiquilibrado. Eu sei, eu sei, a definição é coxa, deixa de fora franjas à direita e deixa de fora aspectos não-económicos. Mas, vistas as coisas assim, a comunicação social em Portugal é de esquerda sim – esmagadoramente.
[Responder]
A comunicação social é de esquerda, pois claro, basta ver os donos e os directores de informação.
O Balsemão é o militante n º1 do PCP e dono do grupo Impresa.
Aquele senhor das escutas presidenciais que é conselheiro do Cavaco e foi director do DN, o Lima, é um conhecido activista do Bloco. Há quem diga que fez parte dos “verdes eufêmios”.
O director do “Sol”, esse esquerdelho fedorento que dá pelo nome de Saraiva e que durante anos foi director do “Espesso” (tanto papel!) é, como todos sabemos, um fervoroso activista do movimento antiglobalização e tem-se destacado nos últimos tempos pela coragem com que defendie o casamento gay.
A sra. Avilez (qual Passionaria) passa a vida a criticar as injustiças do sistema capitalista. Ela e o respectivo marido (o sr engº Van Zeller), outro incansável lutador pelos direitos dos trabalhadores.
E, finalmente, há um sr. director do I (penso) que na véspera das eleições disse que votar no BE era um suicídio.
Caro Daniel, isto está tudo controlado pela esquerda, embora nós não saibamos. Ainda bem que temos a estimada colaboração da direita que nos abre os olhos para a realidade.
[Responder]
Lol. O que aflige Pacheco Pereira é esse suposto “pensamento único” não ser o seu. Mas ele que continue a tentar…
[Responder]
Dispunha-me a fazer um comentário sobre o “crónico” J.Pacheco Pereira, mas não o faria melhor, nem mais certeiro, que Raoul de Joinville (4) de quem subscrevo totalmente a opinião !
[Responder]
14 joaquim azevedo
E portanto são os directores dos jornais que escrevem as noticias. Não percebo como é que o Balsemão emprega gente como o Daniel !!!!
Que grande sacana. Na volta é mesmo do PCP, e a malta nunca deu por nada.
[Responder]
O Balsemão é o militante n º1 do PCP e dono do grupo Impresa
Ó meu senhor compreenda duas coisas.
O Balsemão manda nickles na informação, quem manda ali é o irmão do Costa, o senhor presidente da Câmara.
O Balsemão a única coisa que quer é que os bancos não lhe atrapalhem a vida.
Agora dedique-se a descobrir quem é que manda nos dois maiores bancos portugueses e veja a quem é que é preciso agradar.
O resto do seu comentário era desmontado com a mesma facilidade, mas agora não me está a apetecer.
Há uma coisa em que tem razão.
Muitos daqueles que são ditos como sendo de esquerda são apenas do partido socialista ou escrevem para lhe agradar, e realmente este partido não tem de momento o carimbo certificado de esquerda.
[Responder]
Fado Alexandrino
“…quem manda ali é o irmão do Costa, o senhor presidente da Câmara…”
Porque dá um jeito bestial ao Balsemão, não?
È claro que ao Empresariado, seja de que cor politica for, interessa sempre estar de bem com o poder, até porque o país é feito de clientelismos e tráfico de influências de vária ordem.
Portanto, é preciso que se agradem uns aos outros:
- O Estado actual compra um banco DO SISTEMA falido, os banqueiros e outros interessados agradecem e a Justiça embrulha-se não condenando ninguém.
- Posteriormente o Estado, depois de tapar o buraco que não se sabe bem a profundidade, vai vender o banco por “dez réis de mel coado” ao cidadão, NÃO COMUM. Quem será esse cidadão especial?
- Os Partidos do Estado (centro-direita) vão legislando a favor, recebendo em troca uns “donativos” por debaixo da mesa para poderem financiar as máquinas.
Quando Sócrates e PS começarem a cair em desgraça e outros poderes se começarem a erguer, que a estratégia dos interessados inverte 180º!
[Responder]
Cunha #17, o Balsemão dá trabalho ao Daniel e a quantos mais de esquerda?
Fado #18, como sempre, é o nosso entendimento sobre o que é a esquerda que confunde as coisas. Para mim, o PS é tão de esquerda quanto o PSD. A comunicação social está, obviamente, nas mãos do Bloco Central. Isto para mim é tão claro que nem merece discussão.
O Pacheco anda muito preocupado porque o lado a que ele pertence do Bloco instalado de interesses está na mó de baixo e, como tal, não consegue satisfazer as encomendas de tachos. E isso, como se sabe leva a que muitos militantes laranjas desmobilizem – não há tacho, não há partido.
[Responder]
Rui F
15 Dez 2009 às 10:21
Porque dá um jeito bestial ao Balsemão, não?
Claro, foi isso mesmo que eu quis explicar.
Um reparo, não confunda Estado com a corja que neste momento nos (des)governa.
joaquim azevedo
15 Dez 2009 às 12:01
Para mim, o PS é tão de esquerda quanto o PSD.
Foi isso exactamente que lhe quis explicar. Folgo que o tenha entendido.
[Responder]
Fado, você afirmou o seguinte:
“Muitos daqueles que são ditos como sendo de esquerda são apenas do partido socialista ou escrevem para lhe agradar, e realmente este partido não tem de momento o carimbo certificado de esquerda.”
“De momento”? Qual o momento em que o PS foi um partido de esquerda, pode indicá-lo?
[Responder]
22 joaquim azevedo
Da “sua” esquerda nunca foram, nem parece que algum dia quiseram ser.
[Responder]
A resposta já lhe foi dada.
[Responder]
Cunha e Fado (parecem os dois velhotes dos Marretas), da “minha” esquerda? O que raio quer dizer isso? Que esquerdas é que vocês distinguem? Não me venham, por favor, com aquela conversa estafada da “esquerda democrática” versus “esquerda totalitária”. Esse sempre foi o argumento usado pelo PS para, na realidade, não ser de esquerda e, pior, ser o partido que mais se vende à ganância sem limites dos capitalistas. É exactamente por isso que os senhores, quando a coisa aperta, se apressam a defender o PS mesmo sendo militantes e/ou simpatizantes do PSD. É a chamada REACÇÃO.
[Responder]
e é com estas tricas que se trilha o caminho de uma certa esquerda. a mesma que impôs o pensamento único.
[Responder]