Por Daniel Oliveira
Depois de Ferreira Leite e Cavaco Silva, estou espantado por Dias Loureiro ainda não ter vindo mostrar a sua preocupação com o caso Face Oculta. Pena que António Preto não esteja agora no Parlamento, para o qual foi eleito. Podia ter sido ele a fazer a intervenção política de ontem.
Definitivamente, o Bloco Central vive na alternância: num dia não comentam casos de justiça, no outro não fazem outra coisa. Num dia mostram-se combalidos com a imagem do Estado de Direito e da democracia, no outro cavalgam a oportunidade. Num dia vêem os seus melhores envolvidos em escândalos e manifestam confiança nos amigos, no outro tentam embaraçar o adversário.
55 comentários 12 Nov 09 em Sem categoria


Ontem, o Daniel fez uma comparação sem qualquer sentido, como se a Snu fosse a grande activista de uma qualquer causa e Sá Carneiro tivesse feito dessa causa uma prioridade. Hoje, vem com mais uma comparação descabelada, como se o Dias Loureiro fosse Primeiro Ministro ou ocupasse algum cargo político de destaque.
Oh Daniel, já está a pensar em dar o salto como o seu amigo Vale de Almeida? Não se acanhe, força nisso.
[Responder]
há muito tempo que o ar se tornou irrespiravel nesta latrina…
[Responder]
Definitivamente, a virtude não está neste meio.
[Responder]
O Dias Loureiro ainda está por cá?
Pensei que já tivesse ido para um paraíso tropical
[Responder]
É, é a impunidade, o vergonhoso estado da nação, ao que isto chegou, o problema é que acabamos todos por “comer” do mesmo tacho, fingimos que refilamos, e depois, vira o disco e segue o baile, senhor DO, já reparou se não existissem estes senhores para nos animar, muita gente estaria no desemprego, falarariam de quê?, acredite que são sempre os mesmos a pagar a factura daquela parasitagem que abunda no parlamento, claro que o DO, não concorda com a palavra parasitagem, sim são parasitas, comem os ossos e comem a carne a este povo distraído, já deixei de acreditar no pai natal faz muitos anos, não me diga que o DO, passou a acreditar no pai natal.
[Responder]
Estranhando que quando foi do caso BPN, que já se terá esfumado, não li aqui o mesmo tipo de discurso, vi aliás aqui um inquérito muito oportunista sobre o assunto, o que me leva a pensar que também tu tens ondas que apanhas e outras em que ficas sentado na prancha à espera numa pose hirta de sincero respeitador dos princípios legais, Daniel, concordo contigo: não façam mais mal ao nosso Estado de Direito e investiguem e façam justiça no local próprio.
[Responder]
A sua preocupação com o PSD é tocante.
Cavaco Silva e Manuela Ferreira Leite tem uma coisa em comum, muito rara em Portugal.
Ninguém lhes consegue apontar uma desonestidade em termos pessoais.
É tudo, mas é muito.
[Responder]
Fantástica foi também a intervenção do Francisco Louçã, a chamar a atenção para um donativo que Godinho terá entregue, há dez anos, a um candidato do CDS às eleições autarquicas.
Prioridades…
[Responder]
Atenção malta que o mario de sousa e qujandos não se distrai fila sempre o seu bocado
[Responder]
The Studio:
O Daniel agora acredita numa Grande Esquerda e acho que é isso que o move. Parece-me óbvio que é por um ideal que é capaz de relativizar e manter dois pesos e duas medidas. Ainda assim, tem o mérito de ser por um ideal de sociedade. E não se esqueça que foram homens assim os primeiros a irem parar aos gulagues.
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Novembro 12th, 2009 at 11:45
José Bastos, acha que os partidos devem receber o dinheiro e depois não devem responder porque o recebem?
Carlos, se me lembro pedi que Cavaco demitisse Dias Loureiro. Não segui o caminho de ir ver as contas de Cavaco. Apenas o responsabilizei politicamente. Assim como acho inacreditavel que Penedos continue no lugar.
De resto, já devia ter percebido que tenho princípios. Não quero nenhuma “grande esquerda” com Sócrates, que considero um dos piores primeiro-ministros que já tivemos.
The Studio, Armando Vara não é primeiro-ministro. E Sócrates, que eu tenha dado por isso, não é suspeito.
Leiam o que escrevi aqui sobre o caso da Independente ou Casa Pia e percebam que nestas matérias as minhas posições não mudam. O meu combate a Sócrates é político, não é judicial.
Daniel,
Eu sei que tens princípios. E compreendo que seja incómoda a ideia de que possa haver um primeiro-ministro de um partido de esquerda, ou de centro-esquerda, que se empenhe em procurar condicionar por meios ilegítimos a liberdade de imprensa.
[Responder]
O que é de estranhar é que políticos sempre rápidos em usar um discurso hiperbólicos, ao menos indício, sobre entidades privadas e empresários, como aconteceu com o Amorim, estejam caladinhos que nem ratos nesta situação, aumentando a suspeita que uns vendem acções, outros vendem o silêncio. O que faz com que a tua crítica, Daniel, também seja bastante selectiva.
[Responder]
«Leiam o que escrevi aqui sobre o caso da Independente ou Casa Pia e percebam que nestas matérias as minhas posições não mudam. O meu combate a Sócrates é político, não é judicial.»
Daniel, vai-me desculpar, fosse este governo de direita e já há muito o Daniel e outros teriam pedido os tomates do PM, bem picadinhos, servidos numa bandeja.
E se o problema é político, devem-se retirar consequências políticas do que se está a suceder. Todos sabemos que o PM está claramento relacionado com tráfico de influências. Mas como não se pode usar a prova fingimos que não sabemos?
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Novembro 12th, 2009 at 13:37
Sebastiao, alguma vez pedi a demissão de Cavaco? Pedi apenas que ele demitisse Dias Loureiro. Ou seja, não precisa de um “se”, porque tal já aconteceu. De resto, vem a este blogue vezes suficientes para saber o que penso de Socrates.
E discuta-se o que é agora realmente importante para o país: o casamento dos homossexuais.
[Responder]
DO, essa grande esquerda, mais dia menos dia vai acontecer, quer dizer, mais ano menos ano, o PS vai ser um grande aglutinador dos ex, alguns já lá estão, qq dia tou a ver o DO, sentadinho na AR, a lutar por uma causa fracturante, adorava adivinhar o tema, quem sabe, o PS é uma espécie de caixote onde cabem todos.
[Responder]
Não, não acho Daniel.
Nem sequer é disso que se trata aqui, ouvi as explicações oficiais e não me parece que tenha existido qualquer ilegalidade.
Não as ouviu ou não acredita?…e mesmo que fosse um pagamento corrupto, acha que este assunto seria o de maior gravidade no ambito do processo “Face Oculta”?…
O PS é um partido de assassinos por um autarca do PS o ser?
[Responder]
Em qualquer país europeu que não fosse esta piolheira ou choldra (copyright D. Carlos e Eça Queirós) o PM já se tinha demitido ou tinha sido demitido… O tráfico de influências não é ocasional, é a verdadeira razão de ser da gentalha reles e incompetente que nos desgoverna, a maçonaria pink das negociatas…
[Responder]
Eu sei bem o que pensa em relação a Sócrates. Não acha que ele devia demitir-se ou ser demitido pelo Cavaco?
Eu falava em relação a Santana, o qual o Daniel (talvez eu esteja enganado) achava que se devia demitir, ou em relação a quem achou bem ser demitido. Lembro-me mal?
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Novembro 12th, 2009 at 16:49
Sebastião, achava que não devia ter sido nomeado porque tal nunca correspondeu à vontade dos eleitores. Sócrates foi eleito. Podemos não gostar (eu não gosto), mas foi.
Já ninguém vai cá em cantigas (nem fados): esta “Face Oculta” vem apenas para tentar obter o que o “denominado caso Freeport” não conseguiu!
Mas duvido que não tenha o mesmo efeito: continuar a reforçar o apoio popular a Sócrates e a desacreditar a Oposição “justicialista”!
O aproveitamento da clique actualmente ao leme do PSD e o cinismo sonso daquela alminha triste lá de Belém apenas confirma o nível já sobejamente conhecido dessa gente que possui a tal “qualidade rara em Portugal” de não serem pessoalmente desonestos (olá, Pai Natal!). Aqui o articulista Daniel Oliveira padece de um outro vício, que é o de alimentar esse conceito político há muito defunto que é o “bloco central” e misturar alhos com bugalhos, a ver se aumenta a confusão.
Uma e outra estratégias, perfeitamente complementares, são basicamente “mais do mesmo” do que temos visto nos últimos tempos, com apenas duas diferenças: 1ª) apesar de tudo, a exploração insidiosa que o PSD faz deste “caso” é muito mais vil e miserável do que o mero oportunismo demagógico dos bloquistas; 2ª) a campanha eleitoral para as Legislativas já acabou há quase um mês, para quem ainda se não deu conta…
A continuarmos assim, mais cedo de que se pensa obterá Sócrates uma nova maioria absoluta (nas sondagens já vai em 42%…) e mais tarde do que seria desejável encontrará o PSD um novo líder, que não seja novamente uma mera face oculta.
[Responder]
E começou o Circo de Inverno.
Este ano veio mais cedo.
É tocante o modo como Daniel Oliveira faz sempre a ligação destas coisas com o PSD. Mesmo que por vezes caia no ridículo, como é o caso.
[Responder]
E sempre protegidos da chuva debaixo do arco da governação…
[Responder]
“The Studio, Armando Vara não é primeiro-ministro. E Sócrates, que eu tenha dado por isso, não é suspeito.”
O Daniel está mais Socretino que o próprio Sócrates. “O quê, o Sócrates envolvido em trapalhadas? Não sei, não vi, não ouvi, não li… ”
Então ainda não sabe que o Sr. Engenheiro foi apanhado nas escutas ao Vara?
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Novembro 12th, 2009 at 16:43
Foi, The Studio? O que sabe o senhor que nós não sabemos? A ver se nos entendemos: não gosto politicamente de Sócrates. Ainda assim, espero por informação para dizer as coisas que o senhor diz sem ter informação nenhuma.
Pedi apenas que ele demitisse Dias Loureiro.
O senhor com figura pública que diz que é devia ter um bocadinho mais de cuidado quando escreve.
Cavaco não podia demitir Dias Loureiro, não tinha poderes para isso.
Não me diga que não sabia?
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Novembro 12th, 2009 at 16:39
Fado, que lhe retirasse a confiança. Era isso que queria dizer e foi isso que disse na altura.
Os países podem mudar de PM sem eleições. O PM costuma convidar o líder do partido vencedeor de eleições a formar governo, mas tal poderá não acontecer, como certamente saberá.
Um país também pode mudar de PM sem eleições, como cá aconteceu, como também acontece em Inglaterra ou noutros países. Mal de nós…
O caso agora é diferente.
Perante os factos que estão a acontecer O PM não tem condições políticas para continuar.
Ele continuará, pois a sua saída implicará um aprofundar das investigações, a perda de controlo sob a situação e, talvez, a sua prisão. No poder sempre poderá gozar de algumas imunidades e de meios de pressão (parece que estou a falar do Berlusconi).
Aos partidos da oposição também não interessará provocar crises políticas seguidas de eleições, sob risco de perder votos. Resta-nos o PR, neste momento enfraquecido – precisamente por uma questão de supostas escutas.
Apesar de tudo isto, nada impede que continuemos a distinguir o que está certo e o que está errado. E o que está errado é mantermo-nos com um pm deste calibre. Acode-nos Cavaco.
[Responder]
#28,
A Assembleia da República foi eleita, quer o Daniel dizer.
[Responder]
Atençâo: “O polémico empresário, Pedro Sarmento Coelho, de 33 anos, que viu o projecto de 30 milhões de euros para produzir bivalves no mar de Cascais falhar, apesar das suas ligações ao PS e de ter participado activamente na campanha de José Sócrates, é, afinal, militante do PSD, inscrito na secção F de Lisboa.»
Aí está o centrão no seu melhor! Mas…onde eu que eu já vi isto, Daniel? Já sei: no programa Eixo do Mal, uma tal santanete Clara F Alves, defendendo agora com o mesmo empenho o Eng. Sócrates. É o centrão “intelectual” no seu melhor!
[Responder]
12 Nov 2009 às 12:00
… E compreendo que seja incómoda a ideia de que possa haver um primeiro-ministro de um partido de esquerda…
ups! de esquerda?, socialista?
muito gosta esta malta de fazer contrabando com ideias feitas!
[Responder]
“Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”
Dias, Manela, Preto, Cavaco, Oliveira e Costa nunca comungaram juntos anos seguidos!
A Tia Manuela e o Tio Aníbal coitados, foram completamente apanhados desprevenidos pelas vigaricezitas dos seus comparsas de partido e de governo.
Farto-me de rir com este PSD: ora fazem um chinfrim “desgraçado” quando a corrupção afecta os outros, ora escondem a cabeça na areia quando da casa deles cheira a podre!
Alem disso esta coisa de “propostas anti corrupção” ou combate à corrupção, é coisa da esquerda radical e de comunistas!
Era o que mais faltava!
Mas já escrevi aqui que estou solidário desta vez com o CDS.
O cheque que o Godinho tão gentilmente deu, foi roubado por pretos e drogados antes de ter chegado à conta do Jacinto Leite!
[Responder]
“Acode-nos Cavaco” qual D. Sebastião, diz Sebastião Dias.
Mas o Cavaco acode a quem?
Sebastião brincalhão!
Obrigado Carlitos Marx pela Info.
Afinal o Homem dos Bivalves é militante do PSD???
Isso de certeza que é pura especulação jornalística ou alguma dos serviços secretos do PS!
Temos vindo a assistir desde que a democracia é democracia, ao bailarico do PS(D): ora agora corrompes tu, ora agora corrompo eu. Apesar da Dra Manuela achar que só a outra parte do centrão é a corrupta!
Mas…isto do “shellfish man” é inédito!
Um militante PSD vigarista até ao tutano ainda por cima como símbolo dum Portugal moderno Socratino, o tal “pai” que pariu um governo que bate todos os “records” de clientelismo, compadrio e tráfico de influências, não é normal! O Pior é que a Dra Manuela não foi informada!
Algo de errado se passa…Isto não é normal.
[Responder]
«Temos vindo a assistir desde que a democracia é democracia, ao bailarico do PS(D): ora agora corrompes tu, ora agora corrompo eu. Apesar da Dra Manuela achar que só a outra parte do centrão é a corrupta!
Mas…isto do “shellfish man” é inédito!
Um militante PSD vigarista até ao tutano ainda por cima como símbolo dum Portugal moderno Socratino, o tal “pai” que pariu um governo que bate todos os “records” de clientelismo, compadrio e tráfico de influências, não é normal! O Pior é que a Dra Manuela não foi informada!
Algo de errado se passa…Isto não é normal.»
-Desculpe, páre o taxi que eu afinal ainda tenho de passar aqui no Rossio. Pode ficar com o troco!…
[Responder]
“Foi, The Studio? O que sabe o senhor que nós não sabemos? A ver se nos entendemos: não gosto politicamente de Sócrates. Ainda assim, espero por informação para dizer as coisas que o senhor diz sem ter informação nenhuma.”
Eu tenho sobre o assunto a mesma informação que o Daniel. A diferença é que eu não estou a tentar ganhar esse concurso da blogosfera do maior lambe-botas do ano.
É público que o Sócrates mentiu no parlamento sobre a TVI e que tentou usar o seu poder como Primeiro Ministro para interferir na TVI. Fora o que facilmente se adivinha. Mas se pelo Daniel está tudo bem, continue feliz. Eu subscrevo o que outros já disseram aqui: Este Primeiro Ministro devia demitir-se ou ser demitido.
[Responder]
Sebastião Dias
Estou confundido…
Você…o Taxi…saltar borda fora…o tema da corrupção tem alguma relação também com o CDS?
Não ficou incomodado pois não?
[Responder]
#19 Euroliberal
Nunca pensei algum dia vir a concordar a 100% consigo.
[Responder]
Chamam a isto “bloco central” porque nunca lá estiveram (e pelos vistos, não querem. É mais cómodo protestar apenas) senão seria provavelmente a mesma coisa. Mudavam apenas as moscas.
E para exemplificar o que digo, basta recordar a edificante unanimidade parlamentar, duma ponta à outra, na aprovação da alteração da vergonhosa lei de financiamento partidário.
Como afinal se entendem bem, quando a gamela dá para todos.
[Responder]
Ó «The Studio», o que tu achas vale exactamente um voto, seu parvalhão. Se achas que o Sócrates devia ser demitido é porque ainda não descolaste as remelas dessas pestanas desde o 27 de Setembro último.
Passa por cá, que eu tenho meios para te curar.
[Responder]
Logo: o que é válido para atacar ( e bem ) o bandalho do Berlusconi já não se aplica ao menino d’ouro. Lolol…
[Responder]
Já ouviram o que aconteceu ao “denominado caso «Freeport»” no Reino Unido? Então vão esperando que o Cavaco vos acuda, ele que deve estar muito sólido lá na sua peanha para acudir a seja ao que for. Tomara ele que a “Face Oculta” vá ocultando por muito tempo aquilo que já devia estar a ser investigado e bem investigado: o seu fantástico “jack-pot” no caso das acções da Sociedade Lusa de Negócios e tudo o que envolve a sua relação pessoal e política com os figurões do PSD já constituídos arguidos nos casos de Justiça, esses sim bem reais, relativos a essa tramóia milionária.
[Responder]
Rui F, nem voto no CDS, voto no PSD, mas enquanto homem de bem e com bom nome na praça, valor infelizmente em desuso, só me posso indignar com os sinais de corrupção generalizada. Nem vejo grandes diferenças entre o corrupto do PSD, do PS ou de outros partidos, sei que gente dessa existe em todos os quadrantes políticos, inclusivamente na esq
[Responder]
Rui F, nem voto no CDS, voto no PSD, mas enquanto homem de bem e com bom nome na praça, valor infelizmente em desuso, só me posso indignar com os sinais de corrupção generalizada. Nem vejo grandes diferenças entre o corrupto do PSD, do PS ou de outros partidos, sei que gente dessa existe em todos os quadrantes políticos, inclusivamente na esquerda da superioridade moral (a auto-estrada para o inferno está asfaltada de boas intenções).
Resolvi saltar do taxi porque além de já conhecer bem o argumentário da classe, o Rui F é como as sondagens: vale o que vale.
[Responder]
Sebastião Dias
Ainda bem que é sensato e que consegue enxergar mais que a Dra Manuela.
Falando em táxi lembrei-me imediatamente do partido que ora anda á boleia do seu, ora o canibaliza como agora se constata.
Não é superioridade moral Sebastião.
A esquerda que eu preconizo e onde me revejo – Bloco de Esquerda evidentemente – na sua essência cultural – ideológica, está Eticamente a anos-luz de partidos como o CDS, PSD e PS. Tem alguma dúvida?
[Responder]
Júlio de Matos,
Segundo bem percebo, você é um grande apoiante do Sócrates, no qual deposita toda a confiança e, talvez, esperança. Estarei errado?
[Responder]
Rui F. Sabe pouco sobre a natureza humana. Desconhece o que é o poder e cxomo ele atrai e transforma as pessoas. É um ingénuo.
Acredita que por ter tido o papel fácil do santo a pregar no alto da montanha (o que o bloco tem feito), o partido um dia descerá à terra, no seu papel providencial, e que, rodeado de sábios e santos, varrerá os infieis do poder e fará justiça, sem qualquer judas pelo meio, sem se apoiar em qualquer vara.
Digamos que no bloco as pessoas têm natureza divina e as pessoas dos restantes partidos são todos uns fariseus. É isso?
[Responder]
Sebastião
O poder corrompe e transforma o Ser para pior não?
E anda aqui a pedir ao Cavaco que ponha “mão” nisto?
Bem me parecia que você fecha os olhos aos da trupe, como a Ti’ Manela.
Vai-me dizer certamente que o homem e a senhora têm uma verruga a mais que os outros!
Para si o melhor é manter isto assim, a tal do “comes tu e depois como eu” ou vice versa.
E ai de quem pensar o contrário!
[Responder]
Não, Rui F, há pessoas que se deixam transformar pelo poder, mas há ainda muitas que se mantêem honestas (que se podem vir a rodear da corja do costume).
Achar que isso não poderá acontecer no bloco de esquerda é muita ingenuidade, veja-se o caso do vereador de Olhão do bloco, com longo prcurso criminal e suspeito de transacções ilícitas de terrenos. Deixe o bloco começar a arranjar as bases e a implantação local de que tanto carece e vai ver que pessoas mal formadas existem em todos os partidos e em todos os quadrantes políticos.
«Para si o melhor é manter isto assim, a tal do “comes tu e depois como eu” ou vice versa»
Não. Para si deve mesmo ser difícil de perceber, mas dê lá corda ao vitorino: quem comete crimes deve ir para a cadeia, independentemente do partido a que pertence. Acho quer isto é duplamente importante para o partido em que voto. Faça-se uma limpeza. Mais importante ainda será para os que agora têm responsabilidades políticas.
Quer que lhe esmiúce mais?
[Responder]
Rui F, mas que crimes cometeram o Cavaco ou a Manuela? Invadiram algum campo de milho trangénico?
[Responder]
Sebastião
Mas o seu PSD quer mudar alguma coisa no combate á corrupção??
Nem lhes interessa combater…a podridão do seu partido tal como a do PS. É endémica!
Deixe de jogar areia para os olhos e pare de ser hipócrita.
A Manelinha fecha os olhos…você mete óculos bicudos.
No alto da sua arrogância deve pensar que todos os outros são estúpidos!
[Responder]
Não deixa de ter alguma razão. O meu PSD tem sido uma vergonha nos últimos anos e não me revejo nele. Mas estou certo que em breve iremos ter o pm que merecemos. Não lhe vou ainda dizer quem é…
[Responder]
«Sebastião Dias,
Segundo bem percebo, você é um grande apoiante do PSD, no qual deposita toda a confiança e, talvez, esperança. Estarei errado?»
Errado ou não, não tenho nada a ver com isso e este tipo de perguntas é não apenas descabido, como revelador de uma mente inquisitorial e pouco dada a aceitar diferenças. Patologias comuns e fáceis de diagnosticar, mas bastante mais difíceis de tratar. Se quiser tentar curar-se, recomendo-lhe persistência, acima de tudo muita paciência e, como terapia complementar, muitas e boas leituras…
De nada,
Júlio de Matos.
[Responder]
Júlio de Matos é nome ou morada?
[Responder]
ora aqui está algo que deveria ter sido escrito aquando das tropelias do sr dias loureiro , mas que se calhar na altura não dava jeito escrever.
http://apombalivre.blogspot.com/2010/02/ora-aqui-esta-algo-que-deveria-ter-sido.html
[Responder]