Graças ao olho clínico e presciência de José António Saraiva fomos alertados para uma moda que, lenta mas insidiosamente, se tem vindo a instalar entre nós: a homossexualidade forçada, forma última de um ‘fenómeno de moda’ ou de imitação que tomou de assalto as principais cidades europeias, do Bairro Alto ao Marais.
Não que o director do Sol não reconheça que existem pessoas com inclinações homossexuais naturais (genéticas, claro), dando mesmo conta do “caso extremo” de “um menino que só gostava de brincar com bonecas, tachos e panelas”. O futuro sexual do petiz, na extraordinária mundividência de JAS, estava traçado e a sua opção apenas parece confirmar que a homossexualidade é como a droga: começa-se no leite com chocolate e acaba-se agarrado ao cavalo.
Nada de novo vindo de José António Saraiva, cuja sagacidade já nos tinha sido revelada quando, depois de cair no conto do vigário, resolveu escrever uma mirabolante crónica a contar como é que um director de jornal, com um ordenado mensal de largos milhares de euros, não hesita em fugir ao fisco para ver se poupa uns cobres nuns casacos de pele. Só ficámos sem perceber é se, neste caso, a figura de parvo é um fenómeno da moda, imitação ou será decorrente de uma qualquer complicação genética. Forçada não parece ser, que o histórico do autor já não deixa lugar para muitas ilusões.
45 comentários 8 Nov 09 em Sem categoria



No Sol “jas”!!!
[Responder]
‘As vezes pergunto-me em que raio de universo vivem algumas pessoas, para serem capazes de dizer coisas tao ignorantes e pateticas com tamanha autoridade e soberba. Parece que fazem uma analise atraves daquilo que vem por um caleidoscopio, dizendo do alto da sua sapiencia: isto e’ assim por dentro e por fora, o meu olho nao falha.
Isto nao e’ uma questao de ter uma ideia errada das coisas, trata-se de algo muito mais serio. E’ a incapacidade de nao misturar a realidade com uma forma defeituosa de a ver e de ser.
[Responder]
Agora fiquei preocupada, gosto muito de leite com chocolate
[Responder]
DO o grande estudioso de genética, não imaginava que os homens da genética estudavam inclinações julgava que isso era mais da lavra dos geógrafos e dos geólogos. Sempre a aprender.
Mas às vezes dou graças por não ser assim um vanguardista como como o DO.
Sabe eu gosto que uma minoria seja infeliz, já que só pelo casamente a atingem.
Segundo fontes próximas, após esta batalha estar ganha DO prepara-se para defender o casamento dos “poligâmicos”, esse infelizes “marginalizados” e descriminados pela lei.
[Responder]
Pedro Sales Reply:
Novembro 8th, 2009 at 13:32
Ibn Erriq,
No post não falo de inclinações, mas de complicação genética. Mas isso é irrelevante para o caso, como deve ter percebido estava a gozar com JAS.
Mais a mais, quando não me parece que a opção sexual de cada um tenha alguma coisa um determinismo genético.
Desde já peço desculpa ao autor do post e ao DO,
pelo facto de ter acabado de ler um post do DO troquei os assuntos. Assim peço desculpas aos PS e ao DO por esta lamentável troca.
[Responder]
Pedro Sales, não será muito pouco democrático e falta de educação chamar cretino a alguém só pelo facto de ter opiniões diferentes das tuas?
E que tal se eu te chamasse burro só pelo facto de mal te equilibrares em cima da bicicleta? E que tal um pouco de boa educação e urbanidade!
As insinuações são torpes e mesquinhas! Vê lá por onde vais não te caias na lama!
[Responder]
Pedro Sales Reply:
Novembro 8th, 2009 at 13:48
Caro João Pedro,
Não é bem ter opiniões diferentes. Um tipo que ganha perto de 20 mil euros mensais e foge aos impostos na primeira oportunidade que lhe aparece, achando o assunto tão normal que até o conta numa crónica, é um cretino. Um cretino que nos anda a gamar a todos, já agora. E os três primeiros parágrafos, esses, são do que de mais indigno li na imprensa portuguesa. Sim, para mim é um cretino. Mas, usando o seu próprio argumento, não há nada de errado em ter “opiniões diferentes das tuas”. A minha é a seguinte: um cretino é um cretino, nem que seja director de um jornal.
PS tão “destrabelhado” é o seu texto como o do Solista! Enfim!
[Responder]
E que raio tem a ver o ordenado com a fuga aos impostos?.
Se ganhasse 500 euros era legitima?
E que raio tem a fuga aos impostos com os texto em questão? Só pelo facto de fugir aos impostos, se é que os fez, não pode válida ter opinião acerca deste do assunto?
Como se chama isso? ataque “ad hominem”?
Se fugiu aos impostos que tratem do assunto as finanças! é para isso que lhes pagamos.
Mas fico sem saber é cretino porquê? Achas que vais reinventar os português?
[Responder]
Pedro Sales Reply:
Novembro 8th, 2009 at 14:07
João Pedro,
O autor em causa, quando foi do referendo ao aborto, escreveu um texto dizendo que quem defendia a sua legalização defendia “uma cultura da morte”. parece-me bem mais ofensivo do que o “cretino” que tanta confusão lhe faz. De resto, a liberdade com que JAS habitualmente insulta aqueles com quem não concorda, presta o autor a este tipo de classificações.
Quanto aos impostos. Digamos que a capacidade de análise do senhor, que ficou chocado ao perceber que a juventude expõe a sua sexualidade, fica um pouco abalada com o episódio. Com isso e com a ideia que puto que brinca com tachos e panelas acaba gay, ou com a certeza com que proclama, sem apresentar nenhum dado que o comprove, que o aborto se vulgarizou.
Pedro Sales Reply:
Novembro 8th, 2009 at 14:10
Caro João Pedro
Diga-me lá, também acha que os homossexuais são forçados a sê-lo e que uma criança que brinca com tachos acaba gay na adolescência?
Se isto não é cretinice, estão, não sei quando é que a definição é passível de ser utilizada.
Pedro Sales Reply:
Novembro 8th, 2009 at 14:33
Caro João Pedro,
Reparo que a sua atenção às autênticas alarvidades (sim, estou a medir bem as palavras) que JAS escreve sobre a vida privada de duas pessoas não lhe merecem tanta preocupação como a forma como descrevo o director do Sol. Quer uma definição para cretinice? Entender que, por serem figuras públicas, temos direito a falar da sua vida privada e, pior, a retirar daí qualquer tipo de leitura política.
Pedro, deixa que que diga uma coisa, em quase tudo tenho poucas certezas mas muitas convicções.
Relativamente à homossexualidade, não sei o suficiente para debater o assunto e acho que as minhas convicções não são um bom ponto de partida.
Continuamos na mesma, o que é que os imposto dos dito Sr. têm a ver com o caso? Esse tipo de discurso é pobre. não leve a lado nenhum nem esclarece ninguém, será que te faltam argumentos melhores? Acho que se te esforçares facilmente os arranjas.
Acho que foste apanhado e não sabes como sair dela. Acho que tens que ter mais cuidado só isso.
Deixa fazer-te uma pergunta, eu já conduziu em excesso de velocidade, será que sou só por isso um cretino? Se calhar até o sou mas talvez por outros motivos
Quanto aos tachos e panelas preocupam-me mais os outros.
[Responder]
Daniel Oliveira Reply:
Novembro 8th, 2009 at 14:44
João Pedro, deixe estar que essa forma de debater (sempre o “foste apanhado”) vale pouco mais do que nada.
Daniel Oliveira, é bem provável! Mas reparo que sai em defesa do PS, será que ele gosta dessas atitudes paternalistas? Não acha que ele tem capacidade suficiente para o efeito?
[Responder]
Pedro Sales Reply:
Novembro 8th, 2009 at 15:08
Caro João Pedro,
Também tenho convicções. Não andar a expôr a vida privada de terceiros é uma delas. Se não quer falar dos tachos e panelas, sempre lhe digo que o resto do texto é indigno e do pior que já li na imprensa nacional (o que é dizer muito). Cretino é até um epíteto muito suave.
afinal sou lesbica… sempre adorei brincar com gruas, atirar pedras, furar olhos às bonecas e pisar tachos e panelas mas foi preciso um arquitecto milionario director de jornal me ensinar a descobrir este meu lado desconhecido… vou já contar ao meu marido e aos meus filhos e quiçá por um olho sedutor nas minhas amigas…
se não fosse um ‘mau carácter’ o jas até dava vontade de rir
[Responder]
O Daniel Oliveira, tem essa forma peculiar de defender as posições dos outros, já a conhecemos.
A não sr que também ache que pela alegada fuga do Sr aos impostos isso o iniba de expressar a sua opinião cerca do bicho da seda, ou da cabra montez! Pelos vistos há verdades que são absolutas e essas estão “sempre” do nosso lado.
[Responder]
Pedro Sales Reply:
Novembro 8th, 2009 at 15:19
João Pedro,
Está a falar do direito à opinião de que os homossexuais são forçados a sê-lo ou ao direito à opinião, que JAS reclama, de retirar leituras política sobre a vida privada de terceiros? As insinuações feitas no texto são indignas, mas vejo que isso não lhe parece merecer uma linha. Repito, um cretino é sempre um cretino. O episódio dos impostos é apenas um de muitos, como o de defender que quem defende a legalização do aborto defende “uma cultura da morte”.
Pedro Sales,
Quanto à qualidade do texto, acredite, não vou gastar duas linhas com ele.
O que me preocupa é uma certa forma de “fazer” politica, muito usada pelo PS (Partido Socialista), que se baseia no ataque pessoal no tentativa de tirar a credibilidade ao “oponente”.
Isso e demonstra falta de argumentos e muitas vezes falta de valor intrínseco naquilo que se defendem, se não fosse assim os argumentos chegariam para defender o tema, não te parece?
[Responder]
Pedro Sales Reply:
Novembro 8th, 2009 at 15:27
João Pedro,
Vou terminar por aqui. A qualidade do texto em apreço leva a que não perca muito tempo com argumentos. Daí o tom jococo. Não tenho nada a a dizer, seriamente, a alguém que acha que a homossexualidade tem os seus direitos, desde que recatada, ou que se começa a brincar com tachos e acaba-se gay.
Não falo na tua forma de atacar o Sr.
Pergunto-te, se ele defendesse o casamento entre pessoas do mesmo sexo, atiravas-te a ele da mesma forma? Continuava a ser um cretino?
Sabes o que me entristece é que ao fim de muita ponderação acabei por votar no BE e custa-me ver responsáveis seu ter atitudes destas, simplesmente isso.
Não te faças desentendido, fica-te mal!
[Responder]
Entre o José António Saraiva e Pão Metálico, confesso que prefiro o Emplastro
[Responder]
Ok, já podias ter dito era jocoso
Fica bem!
[Responder]
O senhor de facto não é um cretino. Ainda vou mais longe, eu se fosse a Fernanda Câncio até mandava erguer uma estátua em sua honra por tamanha sensatez.
[Responder]
Este texto é como o cérebro do José António Saraiva: inenarrável.
[Responder]
Agora fiquei foi sem saber o que é que o consumo de leite com chocolate causa, se panisguice ou cavalofilia.
E interessa-me, que eu consumo esse saboroso líquido desde miúdo. Convém saber se devo desistir de mulheres e ir em busca de namorado, ou se será melhor ir ver se arranjo heroína da boa.
[Responder]
Rui F,
#24
Mas eu agora não disse nada…
[Responder]
Depois da leitura do texto do senhor do Sol tive de ir tomar dois comprimidos para o enjoou.
[Responder]
“quem defendia a sua legalização [aborto] defendia ‘uma cultura da morte’.”
E não é verdade?
[Responder]
Não concordo. A moeda tem valor facial variável. Daí que o vintém, sendo sempre um vintém, pode variar de valor.
Já o cretino é sempre o cretino, cada vez mais cretino.
[Responder]
Tenho acompanhado as “trocas de galhardetes” entre o Rui F e o Pão Metálico.
Concordo “n” vezes mais com o Rui F.
Mas este comentário do Pão Metálico…
Não me ria tanto desde que morreu o Salazar!
[Responder]
só se deve passar a dar alguma atenção às cretinices de JAS quando ele for Prémio Nobel da Literatura.
até lá deixem o homem em paz
[Responder]
…se só brinca com “tachos e panelas”, obviamente que vai dar em paneleiro!
[Responder]
o texto é, de facto, uma vergonha. ainda bem que o PS colocou o tema com centralidade na actualidade política portuguesa
[Responder]
Bravo PS. Fico sempre contente por alguém me chamar a atenção para as cretinices do ex-director do Expresso (morando no estrangeiro, não tenho oportunidade de ler o Sol, ainda que tivesse vontade de o fazer), o tal que ambiciona ganhar o prémio Nobel da Literatura…(afinal, porque não? Presumivelmente, até sabe escrever…).
Esta tirada sobre a homossexulaidade não é mais do que “mais do mesmo”. Afinal, não foi esse senhor quem nos explicou, em editorial do seu antigo semanário, que devido à sida a humanidade caminhava inexoravelmente para a sua extinçao?
JAS ao seu melhor nível é o que precisamos para nos alegrar os dias cinzentos
Luís Vicente
[Responder]
JAS vive em delírio permanente, nada que surpreenda.
Ainda há cerca de 2 ou 3 meses dedicou a sua crónica na tabu a malhar nas mulheres que usam imaginem, tanga! e pior, calças de cintura descaída!
provavelmente, as cuecas da avó não lhe permitem ver outra coisa…
e se disse o que disse acerca das tangas e das calças, estavam à espera de quê quando o homem se decidiu a escrever sobre a homossexualidade?
[Responder]
O maior problema é a forma pseudo-científica com que JAS aborda o problema. À falta de argumentos entra na pura charlatanice.
É argumento de bruxo, só falta o karma, as más energias etc
[Responder]
Depois do JMF, agora o alvo a abater é JAS
Esta esquerda está sempre à procura de alvos “fracturantes”
[Responder]
Um nojo de artigo (editorial???). Será melhor ignorar gente deste calibre. Ler, comentar, ou coisa parecida, é dar importância que não merece a esta vergonha desta espécie de director do pasquim.
[Responder]
Não percebo a razão de tantas críticas ao editorial do J.A.S.. Eu vou mais longe do que ele: acho que os homens que vestem pulôveres cor-de-rosa, tem no mínimo uma homossexualidade reprimida. E os que usam camisolas amarelas, são na melhor das hipóteses bissexuais.
[Responder]
As bichas andam tão susceptíveis como os sionistas… vislumbram homofobia ou antisemitismo por tudo e por nada. Isso mesmo diz JAS (que é de facto um cretino, mas por outras razões, é neoconeiro…) na sua crónica. O terrorismo ideológico dos pinks só tem paralelo no dos nazi-sionistas apartheidescos. Já metem nojo. Ambos.
Aliás, JAS limita-se nesta matéria a enunciar alguns lugares comuns que toda a gente empiricamente aceita. Sem que se saiba ainda quantificar a parte genética e a parte adquirida/cultural na génese da homossexualidade, é evidente que é que esta tem origens diversas. E que no momento actual há muita gente a abafar a palhinha por questões de moda.
Conheci dois verdadeiros machões, por exemplo, com um currículo feminino impressionante, que anos mais tarde viraram gays… deixando todos os amigos de boca aberta… Neste caso, a bichice não era decerto genética…
[Responder]
Exmº Sr. Comentador-Mor
Posso, humildemente, sugerir a V. Exa. que se vá sentar no topo de um minarete?
[Responder]
É natural que antónio josé saraiva ache uma data de coisas.Esta coisa do pensamento é mesmo assim-, quando se abandonam os treinos aquilo enferruja.
Quanto a mim as escritas do senhor em questão andam a ficar muito parecidas com aquele programa esquisito do pacheco pereira.
Talvez se possa dizer com alguma propriedade que se a homossexualidade não se pega , já as más ideias podem virar uma autêntica virose a inundar todo o sistema…
[Responder]