Ontem, o Parlamento fez um minuto de silêncio pelo Cónego Melo, membro da rede bombista de extrema-direita, da qual o CDS se considera, ao que parece, herdeiro. Mostrando dignidade, dois deputados do PSD (Emídio Guerreiro ou Miguel Macedo), dezenas de deputados do PS (aqueles que a memória histórica não começa no dia em que Sócrates chegou ao governo) e todo o grupo parlamentar do BE abandonaram a sala para não ter de fazer, de pé, um minuto de silêncio. Os deputados do PCP ficaram e sujeitaram-se a esta humilhação imposta por um garoto e aceite por gente que não percebe a importância simbólica de cada gesto no Parlamento.

Aqui deixo a minha homenagem a quem a merece. Ao padre Max, assassinado em 1976, quando tinha 32 anos, através de um ataque bombista .


94 respostas ao post “Vergonha para a democracia”  

  1. 1 1  isabel faria

    (Ups…ok, afinal, de vez em quando calha… LOL).
    Na imagem que o Esquerda.Net reproduz ( e que eu roubei..) pode ver-se claramente a vergonha que foi o PCP levantado em sinal de homenagem à memória e à vida (eu acho que os votos de silêncio institucionais (e os outros) servem para isso, ou estarei enganada?) do Cónego Melo.

    O facto do PS ter, abstendo-se viabilizado o voto de pesar, até nem surpreende…mas isto!!
    Ok, pensando bem, isto secalhar também não.

    (Daniel,não sei se se o problema é da configuração do Blog ou do meu portátil, mas quando abro o Arrastão, os Comentários Recentes prolongam-se para cima dos posts…tapando as primeiras letras destes.)

  2. 2 2  Chico da Tasca

    Em primeiro lugar nunca ficou provado na Justiça que o Cónego Melo tivesse algo a ver com a dita rede bombista, e muito menos com a morte do Padre Max.

    Em segundo lugar, por essa altura, as forças de extrema-esquerda mais o PCP que hoje se mostram indignadas com este voto de pesar, tentavam por todos os meios implantar uma Ditadura neste país, com muitos actos vergonhosos, roubos de propriedade e vários atentados à Democracia pelo meio.

    A reacção do grupo de pessoas que resolveu enfrentar esta situação e lutar pela Liberdade, atacando sedes do PCP e fazendo ataques contra os tiranos de esquerda foi perfeitamente justificada, e voltaria a fazer sentido se repetisse a ameaça de Ditaura de Esquerda, fosse ela do tipo Soviético, Cubano ou Maoista.

    Se o Cunhal, que mais não quis do que espezinhar os direitos e liberdades das pessoas, implantar um ditaura mil vezes pior que a do Salazar e fazer deste país uma quinta dos soviéticos, é lembrado e homenageado, porque é que o Cónego Melo não o há-de ser ?

  3. 3 3  Bang Bang

    Muito bem, Daniel.

  4. 4 4  Diogo

    Outra vergonha para a «democracia»:

    Jon Stewart, do Daily Show revela-nos, com uma excelente dose de humor, as capacidades proféticas de George W. Bush.

    Jon Stewart: Inventei um novo jogo! Pegamos numa previsão feita pelo presidente Bush do que pode acontecer se fracassarmos no Iraque e substituímos por um alerta do que pode acontecer se invadirmos o Iraque. Vamos experimentar: se invadirmos o Iraque…

    Bush: Isso incentivaria outros extremistas no Médio Oriente.

    Jon Stewart: Se invadirmos o Iraque…

    Bush: O Irão iria tentar preencher o vazio deixado no Iraque.

    Jon Stewart: Se invadirmos o Iraque…

    Bush: Os Talibãs no Afeganistão e a Al-Qaeda no Paquistão aumentariam a sua confiança e a sua ousadia.

    Jon Stewart: Extraordinário! Assim até parece que ele consegue ver o presente. Talvez se gritarmos bem alto, ele oiça em 2003.

    Vídeo legendado em português

  5. 5 5  JV

    Daniel, salvo o devido respeito, este seu texto é inadmissível vindo de quem vem: um homem que faz parte de um partido co-fundado pela UDP, um grupo que durante o PREC conservava nas suas sedes do Porto um arsenal que faria inveja a qualquer célula do MDLP (vi-o com os meus próprios olhos), de um partido onde tomam assento membros da FER,que fizeram a mesmísima coisa, e ainda de um partido que rejubilou quando Isabel do Carmo recebeu a Ordem da Liberdade, sabido como é que ainda em 1978 andava a cometer crimes para conseguir depor um Governo democraticamente eleito (tal era o amor à Liberdade e à Democracia…), tem agora a distintíssima lata de dizer seja o que for sobre «vergonhas para a democracia»? Vergonha tenha o Daniel, se conseguir, nessa cara.

  6. 6 6  Emanuel

    Quanto à homenagem, creio que o parlamento deveria ter mais que fazer que dedicar-se a votos de pesar, seja de personagens da esquerda seja da direita. O cónego Melo tem,acima de tudo, uma importância local, pelo que levar a sua morte ao parlamento é algo populista e demagógico…
    No que toca ao resto, creio que a justiça portuguesa nunca encontrou provas para sequer levar a julgamento quanto mais para condenar. Mesmo que fosse culpado - se fosse - haverá sempre um enquadramento histórico em que a posição tem de ser vista (se calhar, fosse maior de idade no pós-25 de Abril e andaria a fazer o mesmo) pois nos anos 70 eram muitas as organizações dentro e fora de Portugal que a isso recorriam.
    Curioso será ver a mesma esquerda ofendida, a reagir assim quando se tratar de Otelo, um nome que efectivamente foi condenado e cuja actividade terrorista se prolongou para lá do pós-25 de Abril…
    Hj qualquer pessoa bem informada sorri perante a lenda de Catarina Eufémia, a extrema-esquerda tem no padre Max a sua Catarina…

  7. 7 7  Bolota

    DO, sabe o que sobressai neste seu post??? Sobressai quanto o PS e o BE se entendem e, quanto maus são os comunistas no seu dia a dia. Comunistas que foram os únicos que tiveram saqueadas pelo Cónego as suas sedes, coisa que o PS não teve. Já que o BE nem existia.

    Como já disse por ai, estes entendimentos por fumo…vai dar governo de certeza absoluta em 2009…
    Espero é que o DO se mantenha por aqui.

    Um abraço

  8. 8 8  zé manel

    O que se passou ontem no parlamento foi vergonhoso. A casa da democracia foi conspurcada. Um voto repugnante que uniu a direita portuguesa: a direita sociológica e a direita dos interesses.Fizeram bem os deputados que saíram da sala? Fizeram bem
    Fizeram bem os deputados dos verdes, que votaram contra a homenagem ao sr. Melo mas permaneceram sentados no cumprimento do minuto de silêncio? Fizeram bem.
    Fizeram bem os deputados comunistas que votaram contra a homenagem ao sr Melo, mas cumpriram o seu dever institucional, mostrando uma atitude moralmente insuspeita e democraticamente superior à do sr Melo e apaniguados? Fizeram bem.
    No fundo, perante aquela porcaria ali votada, várias atitudes poderiam ser tomadas. Todas as que foram tomadas, sem excepção, foram exemplares.
    Recordo a propósito no meu blog CANHOTICES (www.canhotices.blogspot.com) o poema de Ary dos Santos, O BOMBISTA.

  9. 9 9  Pagaoquedevesajardim

    Quanto ao teu bendito MAO/68, transcrevo do Blasfémias”Mudou o que tinha de mudar para o bem e para o mal e não por causa deles. Apesar de a geração de 68 estar no poder em toda a parte, o Mundo está cada vez mais igual ao que era, principalmente nos seus piores aspectos.”
    Papa lá essa, vermelho.

  10. 10 10  Maria José

    Que engraçado. O que o Daniel se esqueceu de dizer é que o voto foi aprovado principalmente com o voto contra dos comunistas. Aliás, a maioria dos votos contra de toda a Assembleia foram de comunistas, algo não referido no texto acima. O que significa que, ao contrário do que o Daniel insinua, o PCP não aceitou, pelo contrário, votou contra e foi a bancada com o discurso mais crítico à sua aprovação, além de que foi o principal alvo deste criminoso. O que o PCP não faz é actuar de forma sensacionalista para ter mais um motivo para aparecer na comunicação social. Ainda há dignidade no Parlamento Português.

  11. 11 11  ilha_man

    Quando o julgamento do Otelo acabou a esquerda em peso aplaudiu na Assembleia a não condenação!!

  12. 12 12  João Gomes

    Completamente de acordo contigo, Daniel de Oliveira.
    Acrescento, que o PC não tem vergonha na cara ao ficar no parlamento para o minuto de silêncio (são uns hipócritas!); que a atitude do PS é compreensível, tendo em conta que as actividades do MDLP em que o tal cónego andava envolvido, nunca foram por eles denunciados já que serviam os seus interesses imediatos de assalto ao poder ( e também não me lembro de qualquer protesto do Manuel Alegre e quejandos dessa altura).
    Só um reparo. Nesse mesmo atentado também morreu a Maria de Lurdes.

    Chico da Tasca,
    pois não, o cónego nunca foi condenado. Mas não conseguiu provar que estava inocente. E isso faz alguma diferença…
    E neste como em muitos outros casos, estou de acordo com o Bastonário da Ordem dos Advogados: a maior parte dos juízes de então foram exactamente aqueles que fizeram os fretes que Salazar e Marcelo Caetano decidiram que fizessem.

    Emanuel,
    se não estás de má-fé, estás pelo menos desinformado.
    O Otelo nunca foi condenado. No 1º julgamento, respondeu pelo crime de Organização Terrorista em abstracto. Esse julgamento foi considerado nulo e sem efeito pelo Tribunal Constitucional por o juiz (Adelino Salvado) que o julgou ter sido o mesmo que o acusou provisóriamente, daí a inconstitucionalidade.
    Mas, Otelo foi julgado posteriormente pelos crimes concretos imputados às FP-25. E foi absolvido, não tendo sequer havido recurso do Ministério Público.
    E ele, o Otelo, nunca foi amnistiado de coisa alguma, pela simples razão de nunca ter sido condenado por fosse pelo que fosse. Talvêz, um dia, ainda venha a ser amnistiado por ter sido o estratega das operações militares que desencadearam o 25 de Abril…

  13. 13 13  josé manuel faria

    Todo o parlamento sabe que Nuno Melo é o mais reaccionário deputado da Nação. Agora o País.

    Estranho o PCP ficar de pé, 1 minuto em silêncio por quem lhe apontou as armas por todo o Minho!

  14. 14 14  Minhoto

    O Daniel Oliveira é um provocador, este post não passa de uma provocação para algumas pessoas, se o homem é assim paciência, no passado são bem conhecidas as provocações que fez a terceiros aqui na blogosfera. Sorte tem o Daniel Oliveira do monsenhor ter falecido senão ainda movia-lhe um processo e lá tinha o Expresso de pagar a choruda indemnização. Quanto á chamada vergonha que eu saiba o monsenhor Melo nem foi acusado, por isso vemos mais uma vez a noção de estado de direito presente neste senhor, que nem têm razão para estar indignado pois o seu percurso politico em muito difere da UDP. AH MAS AGORA SÃO TODOS BLOCO!

  15. 15 15  PR

    Esses elogios aos deputados do PS que sairam da sala são verdadeiramente espantosos……. porque se esses “corajosos” deputados tivessem ficado dentro da sala e votado contra a moção muito provavelmente ela não seria aprovada. Vergonhosa é a atitude da direcção da bancada do PS que permite a viabilização da moção com a sua abstenção, essa vergonha é que devia ser a manchete do seu post, mas não, claro que não, isso seria ir contra a sua natureza caro Daniel.

  16. 16 16  corvo

    Servir o povo e nunca se servir do povo, eis o lema do Padre Max que os bombistas do ELP-MDLP, de que o Conego Melo era assumidamente membro,ASSASSINARAM.

    O problema é que tal como a justiça NUNCA criminalizou, os responsaveis do Fascismo PIDES INCLUIDOS, a extrema-direita BOMBISTA e assassina tambem nunca foi condenada.

    O Conego Melo e outros da sua laia, safaram-se bem, a uma justiça que ainda precisa de um 25 de Abril, mas se ele realmente era católico e padre, o que duvido….. ( certas historias da sua vida pessoal , negam essa evidência) , talvez mereça do Criador, em que ele dizia acreditar , o castigo e a condenação, de que os homens , ou melhor a justiça portuguesa ,não quiseram fazer.

    Quanto ao grupo parlamentar do PCP, a atitude que tiveram, ficará para sempre como um sinal de NOJO, do um comportamento que não se pode aceitar num partido de esquerda.

  17. 17 17  santantonio

    Eh, que ao fim foi bem bisto, já nem estava tanto ali em causa o monsinhor, padre ò conego ò bispo, mas o Mello arrogante mais propriamente dito.

  18. 18 18  corvo

    Maria José

    DIGNIDADE….

    Que conceito tem a senhora de DIGNIDADE…

    ACEITAR fazer um minuto de silêncio em memória do SINISTRO Conego Melo…..

    Será que os deputados do PS e até DO PSD, (dado que para si o BE certamente não lhe merece nenhum respeito) , que abandonaram o hemiciclo são sensacionalistas….

    Ou pelo contrario são DEPUTADOS QUE SE RESPEITAM , e têm memória…..

  19. 19 19  andre

    pequena correcção
    também o Mota Amaral saiu da sala, e justificou-o de um modoque não deixa de ser curioso.

  20. 20 20  João

    Dignidade? Então os deputados dos Verdes foram indignos, porque votaram contra, ficaram na sala, mas recusaram levantar-se?

  21. 21 21  Fado Alexandrino

    Vamos lá a ver, não é preciso tanta admiração e escândalo.

    Já se sabe que no parlamento os partidos estão lá como se está no circo, todos sabem qual é o número que têm que fazer é neste caso todos actuaram brilhantemente representando na perfeição o papel distribuído.
    Infelizmente daqui a cem anos ninguém, nem mesmo em Portugal, se vai lembrar deste pequeno acto e para desgosto de muitos os nomes dos principais actores irão parar ao caixote do lixo da história.
    E se assim não fosse alguém ainda se iria lembrar daquela pequena peça de teatro encenada por alguns dos actores de agora chamada “ O lenço de Arafat”.

    Agora o que eu tenho a dizer, baseado nas mesmas fontes insuspeitas que sabem que o cónego Melo plantou muitas bombas é que o padre Max converteu muitas paroquianas.
    E isso foi bom!

  22. 22 22  Zé Bonito

    De facto, à direita portuguesa nada mais resta do que estes actos simbólicos para mostrar que ainda existe. O caceteiro cónego Melo é o que separa o CDS da “ala governante” do PS.

    Para os que se contentam com o argumento da justiça nunca ter provado o envolvimento do senhor na rede bombista, convém recordar que os tribunais também não provaram o envolvimento de Estaline nas torturas cometidas nos campos de concentração, nem o de Salazar nas atrocidades cometidas pela PIDE.

  23. 23 23  Sónia Pessoa

    Olá, passei aqui por acaso. Parabéns pelo espaço. Espero que me visites em:

    http://oslivrosqueninguemquisdaraler.wordpress.com

    Http://tachospanelasecolheresdepau.wordpress.com

    Um abraço,

    Sónia Pessoa

  24. 24 24  l. R.

    Ó Chico, és tão cobardolas que nem tens coragem de te identificares, percebes mesmo de história, principalmente quando comparas Cunhal,
    com o C. Melo .Este “símbolo da LIBERDADE”, igual a Alpoim Galvão,Ferreira torres,e “OUTROS”
    que mais tarde,até vieram a apoiar a Indonésia!!!!
    Sabias?Não?Eras novito na altura?Olha sai da TASCA e bebe um bom CHABLIS que ficas logo
    um pouco mais ébrio mas a vêr melhor…embora
    no teu caso……

  25. 25 25  don vito

    qual é a medida então para este tipo de votos de pesar ? não vejo outro que não seja o entendimento dos deputados (ou grupo parlamentar) sobre uma vida publica, mesmo que circunstancialmente haja algo que menos próprio. Ou pode haver outra ?
    Cunhal defendeu regimes assassinos, contribuindo com o seu apoio, para as atrocidades cometidas e não merecia um minuto de silêncio ? acho que merecia!
    Louçã que defende a ETA e o seu pathos se, de repente, desaparecer não merece um minuto de silencio no parlamento ? acho que sim também. Os exemplos são intermináveis. Ou então não se faz nada disto que é um pouco fantochada, estar a discutir se um morto vale um minuto ou não é mesmo isso, fantochada.

  26. 26 26  zé manel

    As críticas ao PCP neste caso saõ absolutamente sectárias!
    O PCP viveu o terror do MDLP como nenhum outro partido viveu em Portugal.
    O MDLP não foi só o assassinato do Padre max e da jovem militante da UDP.
    Foi o terror contra os militantes comunistas do norte de portugal. Terror psicológico e físico!
    Ontem na Assembleia, o PCP votou contra o minuto de silêncio. O PCP repudiou o minuto de silêncio.
    O cumprimento do minuto de silêncio, nas condições específicas em que o PCP o fez é tão digno como sair da sala.
    Será que ninguém por aqui conhece a expressão bofetada de luva branca?
    Indignem-se sim! Indignem-se mas é com o senhor Melo, o Nuno.
    Deixem- se de sectarismos.
    Desafio-o Daniel, a demarcar-se deste sectarismo inquisitório sobre o comportamento dos parlamentares do PCP. Não seja dúbio: diga preto no branco aquilo que pensa.
    Aceita o desafio?
    Aguardo a sua opinião.
    Cumprimentos,
    Zé Manel

  27. 27 27  Nuno Góis

    Quero aqui deixar os meus parabéns a João Fazenda e ao BE bem como a todos os que abandonaram a sala.
    Quanto à atitude da bancada parlamentar do PCP, por muito que me custe, só uma palavra: LAMENTÁVEL.

  28. 28 28  Nuno Góis

    Ainda assim quero deixar uma ressalva: É muito pior a atitude abstencionista do PS (apesar dos abandonos da sala) que a atitude do PCP (apesar de terem cumprido o minuto no hemiciclo).
    E quanto a isso tenho pena que os ataques por aqui sejam sempre ao PCP. E também não tive oportunidade de ver o debate, mas irei ouvir o que disse a bancada comunista, pois por aqui nem uma linha…

  29. 29 29  Bolota

    “Sorte tem o Daniel Oliveira do monsenhor ter …”
    Minhoto,

    Com as calças do meu pai, sou eu um homem, deve ser o seu caso e do deputado Nuno Melo, que só existem porque o espírito do 25 de Abril o permite.

    monsenhor ter e muito bem. Já devia ter ido á mais tempo.
    Só em faltava agora não poder dizer aquilo que penso. O Cónego Melo, Ramiro Moreira , major Valentão, Adelino Ferreira Torres , Manuel Macedo, Apoim Galvão foram destacados reaccionário do MDLP.

    http://dn.sapo.pt/2005/08/17/nacional/a_cruzada_branca_contra_comunistas_e.html

    Quando regressou do Brasil, em finais de Junho, o arcebispo vinha disposto a travar um combate contra o Partido Comunista. A estratégia engendrada pelos líderes do movimento “Maria da Fonte” resultara em cheio. Paradela de Abreu entra clandestinamente em Portugal para um encontro com D. Francisco Maria da Silva. O arcebispo aceita colocar a “sua” Igreja ao serviço do grande desígnio da luta anticomunista e destaca um eclesiástico do cabido da Sé de Braga para apoiar a revolta – o então cónego Eduardo Melo.

    http://www.infoalternativa.org/portugal/port048.htm

    já agora, sem ser importante sou Alentejano. Logo para mim os cónegos…é um pivete a ostias que tresanda

  30. 30 30  CavaloSentado

    Uma coisa que você escamoteia Daniel:

    Se todos os deputados ditos de esquerda votassem contra, como o fez o PCP, o voto de pesar não teria passado de mera intenção.

    Embora lhe doa esta é que é a verdade, por mais baldes de tinta que você use…

  31. 31 31  Emanuel

    Caro João Gomes

    No caso de Otelo estarei então desinformado e, confesso, apenas usei o nome por ser o mais mediático ligado às FP 25. No entanto gostei da sua argumentação que inocenta Otelo. Sob esse ponto de vista, se alguém que é preso, constituído arguido e depois inocentado por erros processuais, etc, é inocente, então que dizer de alguém que nem sequer vai a julgamento dado não haver provas? Acho que esse é o caso do cónego Melo… Presumo que concordará comigo, a menos que esteja de má fé ou desinformado…

  32. 32 32  A.N.(A.)

    Será certamente. Como o foi o PREC.
    http://nacionalistas.wordpress.com/2008/05/03/intervencao-do-camarada-condor-na-abertura-da-conferencia-de-refundacao/
    Cumprimentos.
    Nada a ver com o Condor acima assinado.

  33. 33 33  PR

    ( Anda aí outro PR que de certeza não sou eu ).
    Cuidado com as confusões até porque ando cá faz 6 anos e a antiguidade…bom: numa coisa estamos de acordo.
    Deviam ter ficado e votado não.
    Parece que foi o que li e terá acontecido.
    Abandonaram apenas durante o minuto de silêncio.
    Correcto, também.
    Agora: nada disto faz esquecer o PREC.
    E aí a malta do Fazenda mais valia estar calada.
    Bom fim de semana.

  34. 34 34  zé manel

    Daniel,
    Critica a posição dos deputados do PCP?
    espero pela clarificação da sua posição. Não se recuse a tal, por favor. E se não for por favor, ao menos que seja por honestidade intelectual.

  35. 35 35  Justicialista

    Realmente os deputados do PCP fizeram figura de ridículos!

  36. 36 36  Isabel Coutinho

    Pelo que vimos da AR, o Rei D. Carlos e o Príncepe D. Luiz Filipe, devem ter sido bem piores que o MDLP.

  37. 37 37  Fado Alexandrino

    O PCP viveu o terror do MDLP como nenhum outro partido viveu em Portugal.

    Sim, não, talvez.
    Foi merecido.
    Por acaso tenho aqui mesmo à mão o livro “A Descoberta de Uma Conspiração” de Gunter Wallraff publicado pela Livraria Bertrand.
    Se o cónego Melo foi um grande activista contra o comunismo ou não é tudo uma questão de ponto de vista.
    Agora o que deve ser dito é que ele e outros fizeram muito bem.
    Portugal naquele momento estava em situação de pré-guerra, era matar ou morrer.
    Ou os comunistas cortavam as cabeças dos democratas que eles chamavam fascistas ou estes repunham a legalidade democrática.
    Como com palavras era muito difícil passar esta ideia, recorreu-se ao que havia.
    E com resultados muito positivos, porque senão hoje falávamos todos russo e os activistas do Bloco de Esquerda (isto é utopia pois nunca existiriam) estavam agora em campos de re-educação e o Daniel Oliveira era sócio do Lokmotiv, com manifesta vantagem.

  38. 38 38  Minhoto

    Por muito que me custe admitir o PCP embora segundo parece votando contra, manteve-se no Parlamento o que mostra neste caso a aceitação do jogo democrático em que sendo eles os representantes do POVO, aceitam a vontade popular, o BE assim não entendeu e saiu da sala mostrando os seus conceitos democraticos, afinal não passam de putos ricos que voltam as costas á primeira adversidade tal e qual filhinhos do papá.

  39. 39 39  Miguel Madeira

    “de um partido onde tomam assento membros da FER,que fizeram a mesmísima coisa,”

    Que coisa é que a FER fez?

  40. 40 40  antónio

    «Mas não conseguiu provar que estava inocente»

    Há por aqui quem inverta o ónus da prova; o cónego tem direito à presunção de inocência ou será que não tem?

    Uma palavra: folclore. Tanto o minuto de silêncio e o voto de pesar como a retirada do BE servem apenas para fixar eleitorado.

    Aqui há uns anos os deputados do BE tb saíram do parlamento durante o discurso do rei espanhol com o fantástico argumento de que «era um chefe de estado não eleito democraticamente».

  41. 41 41  João Gomes

    Estimado Emanuel,
    sobre o Otelo o que eu disse é que ele nunca foi condenado por qualquer crime. E olhe que ele, no 2º julgamento na Boa-Hora, era acusado dos crimes de pertencer a uma organização terrorista e da autoria moral dos crimes concretos atribuídos às FP-25. E foi absolvido de todos porque não se provou a sua culpabilidade, o que não quer dizer que estivesse inocente. Percebe a diferença?

    O cónego Melo nunca foi a julgamento, ao contrário de alguns comparsas seus, porque nenhum dos magistrados que passaram por aquele atribulado processo aceitou deduzir sequer uma acusação provisória contra ele, apesar de todos saberem que colaborou com o ELP/MDLP, organizações que cometeram variadíssimos crimes, alguns deles mortais. Mas onde é que se vê um VITORIOSO ser julgado pelos juízes seus subordinados?
    E eu não disse que o Melo é culpado, o que eu digo é que devia ter sido julgado como autor moral das mortes de Max e de Maria de Lurdes. Certamente que seria absolvido, o que não quer dizer que não fosse culpado…

  42. 42 42  Eric Blair

    Pôrra! Dessa não sabia. Vergonhoso!
    E quem é que decide/autoriza? E os gajos do pc ficaram lá a fazer o quê?

    Não deixa de ser caricato o gajo ter ido a fátima comprar o bilhete pró inferno…

  43. 43 43  Andre

    João Gomes (o incoerente) escreveu:

    pois não, o cónego nunca foi condenado. Mas não conseguiu provar que estava inocente. E isso faz alguma diferença…

    Emanuel,
    O Otelo nunca foi condenado. No 1º julgamento, respondeu pelo crime de Organização Terrorista em abstracto. Esse julgamento foi considerado nulo e sem efeito pelo Tribunal Constitucional por o juiz (Adelino Salvado) que o julgou ter sido o mesmo que o acusou provisóriamente, daí a inconstitucionalidade.
    Mas, Otelo foi julgado posteriormente pelos crimes concretos imputados às FP-25. E foi absolvido, não tendo sequer havido recurso do Ministério Público. (PUDERA, COM UM MINISTÉRIO PÚBLICO DAQUELES NUNCA UM COMUNA OU PRIMO IRIA PARA A CADEIA!!!)

    A conclusão a que se chega é nem um nem outro foram condenados a NADA. Mas o cónego Melo teria que porvar a sua inocência… Gosto deste ponto de vista dos vermelhos em Portugal. Há os justos e inteligentes (eles próprios) e os outros(todos fascistas). Ainda bem que o tempo vai passando e cada vez há menos…

  44. 44 44  tonibler

    Em defesa dos ausentes do plenário, cada qual faz os votos de pesar por quem acha que deve. Que o homem não deve ter sido boa rés, não deve e, se calhar, já vai tarde.
    Em defesa dos ausentes, afirmares que ele era membro da rede bombista de extrema-direita, seria coisa que gostaria de te ver fazer com ele vivo.

  45. 45 45  Alexandre

    Se fosse um bombista de extrema-esquerda, o bloco ter-se-ia levantado?

  46. 46 46  Vermelho Vivo

    Caro Daniel,
    No “post” não percebi o raciocinio de: “Os deputados do PCP ficaram e sujeitaram-se a esta humilhação”. É uma humilhação respeitar democráticamente as decisões ou aprovações de um órgão institucional como a Assembleia da república? Mesmo que isso doa muito, e acredite que doi. Porque o PCP foi a principal vitima das acções deste criminoso e do seu bando.
    O PCP não votou contra?
    Agostinho Lopes não usou argumentação suficiente para impedir o branqueamento dos crimes deste fascista?

    Onde está a humilhação?
    Na dignidade de ficar na sala e respeitar a Assembleia da República?

    Para além de um fait-divert e da criação de um facto politico mediático, qual a consequência objectiva da saída do parlamento dos deputados?
    São perguntas que se devem pôr.

    Mas eu compreendo-o caro Daniel. Desviando o ónus para o facto sem importância de os deputados do PCP ficarem no parlamento, branqueia a VERDADEIRA RAZÃO da vergonha que se passou na Assembleia da República. A Abstenção da Bancada do PS que permitiu a aprovação do voto de silêncio.
    Isto é ou não verdade?
    Mas o seu “post”, simplesmente ignora este facto.
    Porque será, caro Daniel?

    Será já a manobra de branqueamento da politica praticada por este PS devido à sua aspiração a uma possivel coligação PS/BE?
    Será isso que não lhe permite chamar os bois pelos nomes?
    Ou será que o seu combate se centra prioritáriamente na luta contra o PCP?
    Se assim é, deixe-me alertá-lo que não é o PCP que tem levado a cabo as politicas de direita, que fomentam mais pobreza, desigualdade social, desemprego, reformas baixas, lucros desmedidos à banca e aos grandes grupos económicos, não é o PCP que tem levado a cabo os ataques às liberdades, às conquistas de Abril, ou à democracia, não foi o PCP que decidiu a aprovação do tratado Lisboa nas costas do povo português e por aí fora.
    Porquê o PCP como alvo principal, Daniel?

    Como vê, o seu artigo suscitou-me uma série de perguntas. Parabéns!

  47. 47 47  santantonio

    Também na minha, Daniel, o tal garoto não está à altura de gesto de tamanho simbolismo, e dar-lhe esse teatro foi um prazer que o dito, de arrogante, não merecia.
    Fez bem, pois, o PCP em não dar mais importância ao fedelho.

    Respigo mais só comentário lido sobre o tal cónego, padrinho de muitos melos rapazinhos, ao que dizem, que se respira já melhor em Braga, agora, dio!

  48. 48 48  Vítor

    Esta gente deve ser alérgica ao sal.

  49. 49 49  Zé Boné

    Tanta ressabiadice contra o PCP..
    Se é assim tão insignificante como muitos o pintam porque lhe dão tanta atenção e destaque???
    É porque incomoda, chateia, porque trabalha e defende todos os que nele votaram e respeita as regras democráticas, o que custa e dá muito trabalho fazer a muito boa gente..

  50. 50 50  Olaio

    Esta necessidade de atacar o PCP e absolver o PS, é de realçar e em si,esclarecedor. Assim como estes pequenos gestos de desonestidade.

  51. 51 51  Sequeira

    Não sou muito de homenagens mas tenho que admitir que a memória do Padre Max, deve ser relembrada, pois foi um símbolo da resistência contra as forças mais reaccionárias que Portugal viu parir, depois de Abril, o ELP, MDLP e companhia.
    Parabéns Fazenda pela tua intervenção no parlamento e foi lamentável que o PCP não tenho feito a mesma coisa, mas problema deles.
    Quanto ás barbaridades que dizem por aqui sobre um dos culpados pelo 25 de Abril, (Otelo Saraiva de Carvalho) nem quero comentar por agora. Pois tenho grande admiração pelos militares de Abril, que nos deram na madrugada de 25 a oportunidade de estar aqui a comentar livremente e a esperança de um Portugal melhor, principalmente à minha geração que viveu ainda no tempo Salazarista.

  52. 52 52  Emanuel

    Caro Santantonio:

    Sou de Braga e respiro como sempre respirei… E da esquerda bracarense só me ocorrem três imagens: Centro Espírita Caminho da Luz, os intelectualoides da Brasileira que vivem à custa do estado e o Campo da Vinha repleto de milhares de pessoas enquanto a sede do PCP ardia, estive lá e não me lembro de ver lágrimas.

  53. 53 53  Titi

    O Terrorista do cónego de Melo,ao serviço da miséria e do Capital que dela se alimenta.

  54. 54 54  Titi

    Obrigados,Santo cónego de Melo.Os 200 mais ricos do mundo têm tanto com 40% da população mundial.Obrigado por esta democracia de miséria,de morte,de roubo,de escravatura.
    200 milhões de crianças hoje vão dormir na rua mas,nenhuma delas é cubana-desculpa,mas vais ter que ressucitar para levar Cuba à liberdade de comer biscoitos de lodo como no Santo Haiti…

  55. 55 55  isabel faria

    Aquela da FER, que nasceu em 2000, ter feito a mesmíssima coisa, que também não percebi bem o quê, mas presumo que seja ter um arsenal de armas (que o comentador bem viu) nas sedes,em 1974, é de uma precisão histórica impressionante…ou a de que Otelo teve uma actividade terrorista que que se prolongou para lá do “pós-25 de Abril”, presumindo, portanto, que se deve ter iniciado antes do 25 de Abril, quem sabe continuado no 25 de Abril…e, claro acentuado, no pós, sendo que o pós deve ser 74 e 75 é outro preciosismo histórico que me enternece- alguém já se esqueceu das bombas que o Otelo andou a colocar nas sedes dos Partidos de Direita em 74 e 75? E dos mortos que elas fizeram? ou dos PIDES que mandou executar, quando detinha o Poder militar em Portugal? E dos fascistas que, efectivamente, colocou no Campo Pequeno? Foram uns bons milhares, é bom não esquecer…

    E no 28 de Setembro, quando Spinola e o MDLP, Movimento do Cónego Melo, que sempre respeitou e defendou a Democracia, quiseram fazer um golpe de Estado, já se esqueceram das torturas e das mortes às mãos do COPCON? Meses e meses de tortura do sono e de estátua e pelotões de fuzilamento em tudo o que era prisão. Não estão bem contabilizados, mas devem andar à volta de outros tantos milhares…Depois, no 11 de Março, foi também o Otelo que matou o Soldado Luís no Ralis,quando tentou fazer um outro Golpe de Esatdo…e fez muitos mais actos terroristas, o 1º dos quais e para esse nunca teve, e todos os que admiram e veneram o Cónego Melo, deveriam ter a coragem política de exigir, pena nem foi julgado - aquela ideia espatafúrdia de ir para a Pontinha na noite de 24 de Abril, fazer insurreições armadas e depôr regimes. Até porque nem nunca foi julgado por no dia 25 de Abril, por causa dessa ideia espatafúrdia, ter assassinado os cidadãos portugueses que a PIDE matou. Aí está um legado do Cónego Melo que o Melinho do PP e mais alguns coemntadores do Arrastão deveriam, coerentemente, tomar em suas próprias mãos.

    Minhoto, deixe-me só discordar quando afirma que permanecer na sala e levantar-se em homenagem ao Cónego Melo é aceitar o jogo democrático. É aceitar sujeitar a Democracia e os seus simbolos às birra e às chantagens da Direita anti-democrática.
    E deixe-me só colocar uma questão, assim no vazio, para ver se entendo: o puto Melo, decidia, aquando da recente morte de Pinochet, apresentar um voto de pesar pelo seu contributo para a derrota do totalitarismo e do comunismo (costumam ser os termos usados pela nossa Direita trauliteira) no Chile.
    O PCP obviamente, como agora fez, votava contra. O PS que não acha bem que se recuse um voto de pesar pela morte de alguém, abstinha-se…o voto do puto Melo passava…

    O PCP manter-se-ia na sala e faria um minuto de silêncio (deixe-me só recordar que os minutos de silêncio, não são rspeito pela morte, nem luto…ou então a AR não fazia outra coisa do que fazer minutos de silêncio - todos os dias morre gente,cidadãos portugueses que a AR representa, não é? o minuto de silêcio, em pé, é um sinal de respeito pela vida, por isso só alguns são os “escolhidos”, ainda mais no orgão máximo da Democracia), em homenagem a Pinochet, porque aceita democraticamente a vontade da maioria?

  56. 56 56  Eric Blair

    Ficamos sem saber, Alexandre; mas sabemos como se comporta o BE quando se trata de um bombista de extrema direita …

  57. 57 57  Mouzinho

    Absurdo este voto, como a maioria dos votos de pesar no parlamento, que só servem para desvalorizar aquela casa. Além do mais nem estamos a falar de grande personagem.

    Demagógico também este post, principalmente a foto do Padre Max, e a não ser que você tenha provas está (quase) ao nivel de quem acusa Paulo Pedroso, Carlos Cruz, etc.

    Absolutamente fantástico um comentador acima (que provavelmente acha a Democracia e o Estado de Direito uma chatice) que diz que o cónego Melo “não conseguiu provar que estava inocente”…pareceme pôr as coisas um pouco ao contrário.

    Bem pior, e teve o beneplácito da esquerda (do Daniel não sei), uma certa amnistia no tempo do presidente Soares.

    Gostaria de saber se, por exemplo, houver votos de pesar quando Otelo ou outro camarada FP falecer(e estamos a falar de alguém que atentaram contra a Democracia já depois do PREC) se o Daniel também faz o número da virgem ofendida…

    ps- Daniel ao ler o seu artigo no Expresso, quando se refere a Cavaco Silva pensei que se estava a referir a um qualquer ditador…você acha que é sério e intelectualmente honesto dizer que o primeiro-ministro “tratava a contestação à bastonada”

    é o que já lhe tenho dito antes… a esquerda ao usar e abusar de certos adjectivos, e isso faz lembrar a história do menino e do lobo….

    Além disso você tem qualquer coisa Freudiana com o Cavaco…sempre a falar do homem

  58. 58 58  corvo

    Duas questões aos defensores do PCP, que possivelmente pouco sabem de historia…

    Verão quente , o PS ou parte dele, o PSD, o CDS e a extrema direita estavam de um lado da barricada, a que o Conego Melo pretencia.

    Do outro estava o PCP

    E ainda numa linha de esquerda que se queria mais coerente, Otelo e a chamada esquerda revolucionaria.

    Foi contra o PCP as suas sedes os seus militantes, e esta esquerda que os apoiantes do dito Conego viraram a sua furia, foram dois militantes da UDP o Padre Max e a estudante Maria de Lurdes , que já em 76 foram assassinados á bomba, o mandante e responsavel moral, foi sempre apontado e tinha um nome, CONEGO MELO.

    A justiça ou o arremedo de justiça, que se pratica em Portugal quando se trata de crimes praticados pela direita,é sempre o mesmo, a total impunidade.

    Foi assim com o General Delgado, foi assim com todos os comunistas e outros militantes anti-fascistas assassinados pela Pide, foi assim com todos os homens e mulheres de esquerda assasinados á bomba pela direita e extrema direita nos anos de 75 e 76.

    Por isso não vale a pena procurar bodes expiatorios.

    Os deputados do PS e do PSD que não quiseram de principio associar-se á provocação do Nuno Melo, abandonaram logo o hemiciclo.

    A votação teve os votos contra do BE, PCP, Verdes , e uma deputada do PS.

    A abstenção dos deputados do PS que tinham ficado na sala .

    E o voto favoravel de 4 deputados do PS ( ex CDS e PSD) o voto do CDS, e dos deputados do PSD que tinham ficado.

    Dito isto passou-se ao minuto de silêncio EM MEMORIA DO DITO CONEGO.

    Nessa altura todo o BE abandonou o hemiciclo.

    Alguem obrigou o grupo parlamentar do PCP, a prestar esta ,homenagem ao fazer um minuto de silêncio DE PÈ ao dito Conego.

    Os Verdes ao menos mantiveram-se sentados.

    Mas o PCP Não, alinhou , e isto é vergonhoso.

    O PCP fez aquilo que entendeu, mas tem de assumir as consequências do acto.

    Gostava de saber se estes comentadores afectos ao PCP, se estivessem nesse momento na Assembleia como deputados, e sabendo quem foi o Conego Melo, teriam o desplante de fazerem um minuto de silêncio á memoria do dito senhor.

    Esta é que é a questão de fundo.

    Pensem pela vossa cabeça, e saibam criticar o vosso partido, quando ele ERRA, como é flagrante neste caso .

  59. 59 59  santantonio

    Na, disculpa lá, Emanuel, como endividado de deus, mas que se respira por cá, é facto, muito milhor, desde a padrada que o Luís Pacheco cantou, espantando, e é mais rara, a essa nódoa de monsenhor fogueteiro de Melo, que se foi. E é festa, agora, em Braga, repare, com esta prima vera que chigou.

  60. 60 60  araujo

    O que acontece é que todos têm o seu rabo de palha…
    O que estranho é o DO lançar a bomba e depois nada comentar aos comentários (pelo menos os que lhe diriam respeito muito directamente…)!
    Enfim, coisas…

  61. 61 61  maliki

    Obrigado ao discernimento do cónego de Melo por ter lutado com as armas todas ao seu alcance por esta sociedade de gajos que não têm onde morrer e ainda assim estarem por aqueles que os desprezam,os gozam,os espoliam,os vilipendiam,os enrabam e,estes ainda gostam!De facto,o sanguinário(ai,desculpem,o insigne democrata foi um escroque(aiiii) que deu origem aos ferrreira do amaral,dias loureiros,pintos da costa ,teixeiras pintos,e extensa lista de escroques(aiiii,democrata,omens de vistas largas) nos gozem à força e,que este povo exangue não tenha o minimo de decência para os mandar para um paredão e lhes tirar a fotografia humanitária que é verem-se livres de tamanha escumalha sem a minima réstea de humanidade.

  62. 62 62  JV

    Que coisa é que a FER fez?

    O mesmo que a UDP, como pode ler no meu comentário: tinha as sedes pejadas de armamento, e duvido que fosse para brincar aos polícias e ladrões. Ora, e foi isso que disse ao DO, quem tem telhados de vidro não atira pedras. O MDLP era evidentemente uma organização terrorista, mas a UDP e a FER, que constituem o partido de que o DO faz parte, não andavam a dar milho aos pombos durante o PREC, e nunca renegaram esse passado. Logo, a última pessoa a poder falar de vergonhas para a democracia é quem, como ele, se senta impavidamente à mesa destas pessoas.

  63. 63 63  carlos barbosa oliveira

    É bom não esquecer as palavras do abjecto afilhado Nuno Melo na AR. Se a Democracia em Portugal é isto, estou-me nas tintas para ela!
    Quanto ao PS, peço desculpa, mas não existe. Quem governa o nosso país é o PSCB ( Partido Socialista da Cova da Beira) cujos militantes estariam hoje refastelados em lugares de topo da hierarquia, beijando a mão a Salazar e aos acólitos do Estado Novo, se não tivesse havido um 25 de Abril. Mas a culpa de termos chegado a este estado lastimável também é nosso. Dos que não souberam transmitir aos filhos, o espírito do 25 de Abril

  64. 64 64  zé manel

    daniel, lança o fogo e foge dele?
    Que raio de silencio é esse?
    Começo a não entender algumas atitudes suas…

  65. 65 65  isabel faria

    Ah, pronto agora fiquei mesmo mais descansada. Não tinha a certeza se tinha entendido bem mas entendi…o comentador JV viu, em 1974, as sedes da FER, que foi formada em 2000, pejadas de armas (assim como as da UDP)…e mais, nnuca a FER, quando nasceu em 200O, renegou o seu passado de sedes cheias de armas, que claro não seriam para brincar aos polícias e aos ladrões, em 1974…

    Pelo exemplo da FER vê-se a quantidade de armas que o JV deve ter visto nas sedes da UDP…

    Daniel, pela tua saúde nunca te sentes impavidamente à mesma mesa de ninguém da FER ou da UDP e mais uns tantos, sabe-se lá bem, antes que alguém puxe de uma arma, daquelas que o teu comentador JV viu com os seus próprios olhos nas respectivas sedes e que não serviam para brincar aos polícias e ladrões. Na volta, até tu tinhas armas em casa, não te venhas para cá armar em inocente. Metidas no bolso do bibe do infantário (ou da escola primária?) devias andar pejadinho delas…o JV é que te topa.

  66. 66 66  JV

    Isabel Faria, a Ruptura/FER nasceu em 200. A FER, por seu turno, existe desde 1974 como confederação de um número de agremiações trotskistas existentes antes do 25 de Abril. Desconhecer isto e ter o espavento de acusar seja quem for de falta de pontaria histórica, é no mínimo caricato.

  67. 67 67  Sequeira

    O País Vai de Carrinho
    (José Afonso)

    O país vai de carrinho
    Vai de carrinho o país
    Os falcões das avenidas
    São os meninos nazis

    Blusão de cabedal preto
    Sapato de bico ou bota
    Barulho de escape aberto
    Lá vai o menino-mota

    Gosta de passeio em grupo
    No mercedes que o papá
    Trouxe da Europa connosco
    Até à Europa de cá

    Despreza a ralé inteira
    Como qualquer plutocrata
    Às vezes sai para a rua
    De corrente e de matraca

    Se o Adolfo pudesse
    Ressuscitar em Abril
    Dançava a dança macabra
    Com os meninos nazis

    Depois mandava-os a todos
    Com treze anos ou menos
    Entrar na ordem teutónica
    Combater os sarracenos

    Os pretos, os comunistas
    Os Índios, os turcomanos
    Morram todos os hirsutos!
    Fiquem só os arianos!

    Chame-se o Bufallo Bill
    Chegue aqui o Jaime Neves
    Para recordar Wiriamu,
    Mocumbura e Marracuene

    Que a cruz gamada reclama
    e novo o Grão-Capitão
    Só os meninos nazis
    Podem levar o pendão

    Mas não se esqueçam do tacho
    Que o papá vos garantiu
    Ao fazer voto perpétuo
    De ir prá puta que o pariu

  68. 68 68  JV

    Já agora, veja aqui que a FER já consta de um acórdão de 1989:

    http://www.cne.pt/index.cfm?sec=0506010200&PartidoID=47

    Sim, eu sou um hacker fascista terrível, que invadiu o site da Comissão Nacional de Eleições e fez a máquina do tempo andar para trás 11 anos. Só para irritar.

  69. 69 69  Miguel Madeira

    “O mesmo que a UDP, como pode ler no meu comentário: tinha as sedes pejadas de armamento,”

    O PRT (a actual FER) era, mesmo dentro dos partidos minúsculos, um partido minúsculo (e acho que muitas vezes alinhava com PS contra o PC) - nem sei se sequer teria sedes…

  70. 70 70  Paulo

    É sempre engraçado ver como as palavras nos delatam. O Daniel Oliveira rejubilou mais por atacar o PCP do que pela atitude do seu partido. Independentemente da atitude do BE ser sensacionalista ou não, que não opino nem devo opinar, o Daniel esqueceu-se de facto de dizer de que bancada foram a maioria dos votos contra… Eu sei, sei muito bem, que foi mera coincidência. Mas estranha-me sempre ver estes ataques atabalhoados ao PCP, sempre que é possível fazê-lo, que só tem paralelo nos comunicados que leio do PCTP-MRPP.

  71. 71 71  Eric Blair

    em grande, Corvo, em grande!

  72. 72 72  Robespierre

    JV a FER não existia no PREC…está aí a fazer alguma confusão.

    O que me espanta mais nisto tudo é o voto contra do Fernando Rosas. Afinal ele bem deve ter aplaudido as acções do ELP e do Maria da Fonte naquela altura. Consta que aqui por Lisboa quis fazer o mesmo, ali na António Serpa (então sede do PCP) mas a coisa correu mal.

  73. 73 73  A luta continua!

    Em resposta ao Emanuel: Também eu sou um (neo) bracarense com alguns (muitos) anos “de casa”. Acho espantosa a sua descrição da esquerda bracarense. Também lamento mas, a cidade de Braga cresceu, e muito, sendo actualmente a terceira cidade do país. Ou seja, a pequeníssima cidade de província, beata e reaccionária, já não existe…só na cabeça de meia dúzia de saudosistas de um passado a que ninguém quer voltar.

    De facto respira-se muito melhor em Braga…e mesmo dentro da actual hierarquia da igreja católica bracarense que, pela conduta muito pouco recomendável para um sacerdote, o falecido não gozava da simpatia das mentes (felizmente!) mais arejadas.

    Concordo, também, com alguns comentários que me antecederam: Acho sim deplorável o comportamento do PS, e em especial daqueles que tendo se abstido na votação, abandonaram a sala. Que raio de coerência!

  74. 74 74  Miguel Madeira

    “Já agora, veja aqui que a FER já consta de um acórdão de 1989″

    Efectivamente, a FER foi criada em 1989, para concorrer às eleição para o Parlamento Europeu, pela junção da LST, da ER e da OCPO (a OCPO abandonou a FER ainda antes das eleições). A LST (com vários nomes - PST, PRT, etc.) já exisitia desde o PREC; mas em 74/75 o PRT era uma coisa tão insignificante que duvido que o JV tenha visto algumas sedes.

  75. 75 75  isabel faria

    JV, a FER não existia em 74 e 75…a actual Rupura/FER nasceu em 2000 e é essa que faz hoje parte do BE. A FER com esse nome nasceu em 1989. EM 1974/1975 a FER, agora Ruptura/FER, chamava-se PRT.
    O PRT tinha uma sede: na Av. da República nº 7, em Lisboa.
    O JV viu em 74 e 75, a sede da FER que ainda não existia cheia de armas…apenas confundiu o nome..e o número de sedes…meteu um s, a mais.
    No resto tem, seguramente, razão.
    DE 1974 a 1989, passaram apenas 15 anos…coisa pouca.
    Não é que seja muito importante, FV. È que quando se fazem acusações talvez convenha tentar-se fazer acusações sérias.

  76. 76 76  josé manuel faria

    E não vem aqui ninguém da FER explicar!

    Creio que a FER substitui a LST formalizada em 1982/83.

    O PRT entra no PSR , e mais tarde uma parte sai para a LST.

    OH , Gil Garcia explica lá tudo, camarada!

  77. 77 77  JV

    Isabel Faria;

    Esse arremedo de texto é suposto ter piada, ou dar a entender que não há, no Bloco, quem ao tempo do PREC tivesse cometido os mesmos crimes que o MDLP?

  78. 78 78  Vítor

    Realmente, acho que usar o parlamento para estas actividades só denota que não há mesmo que fazer por aquelas bandas. Mas apesar disso, acho que o PCP esteve bem ao ficar e assumir o minuto de silêncio, apesar de não estar de acordo. Ele foi aprovado e deveria ter sido cumprido por todos os presentes na votação, quer gostassem, quer não. Os deputados que se ausentaram durante esse período, se fossem DIGNOS do cargo, teriam assumido a falta aos trabalhos parlamentares desse dia, incluindo a votação, e aí sim, agiriam em consciência, não estando presentes. Agora, estarem presentes quando querem e lhes apetece, tomar a palavra sobre os assuntos, votarem como lhes apetece, e depois porque não lhes convém cumprir as deliberações, ausentarem-se, só denota aquilo que é o parlamento deste triste país, uma casa com muitos reis a mandarem todos como muito bem lhes apetece e pagos pelos nossos impostos. TENHAM VERGONHA!!!

    Sabe Daniel, eu também não estou de acordo com muitas das deliberações do parlamento, mas tenho que as cumprir, porque lá foram aprovadas! Aiás, é precisamente por isso que nós podemos dizer que estamos em democracia.

  79. 79 79  Sequeira

    Jerónimo de Sousa e o PCP levantou o cu da cadeira parlamentar para fazer um minuto de silêncio pelo fascista Cónego Melo, a realidade é esta. Os militantes do PC não devem estar muito satisfeitos com esta postura, por isso usam mil e uma desculpa para o comportamento da sua direcção mas a realidade é esta.

  80. 80 80  zémanel

    Bem observado Robespierre. Os eme-erres…

  81. 81 81  João Gomes

    Andre, eu nunca disse que o Otelo era inocente, disse que nunca foi provada a sua culpabilidade nos crimes (e não estou a falar do 25 de Abril) que lhe eram imputados.
    Mas sujeitou-se a dois julgamentos, prestou declarações e tentou esclarecer o Tribunal durante quase 30 dias que nada tinha a ver com os factos em apreço. E foi absolvido de tudo que lhe era imputado…

    O cónego melo nunca foi julgado, usou de todos os expedientes e dos melhores advogados para nunca o ser. Se estivesse inocente, deveria ser ele a exigir o julgamento, a ser confrontado com os factos que lhe eram imputados, esclarecê-los e tentar provar a sua inocência tal como fez Otelo.
    Consegues perceber as diferenças?

  82. 82 82  João Gomes

    zé manel,
    o Daniel Oliveira tem algumas virtudes, nomeadamente ser o pai do “Arrastão” e lançar algumas achas para a fogueira da discussão. De resto, acho que precisa de arejar as ideias, tão ocas elas têm sido.
    E não te mostres tão indignado com a passividade dele. Ele tem tanto de esquerda como a maioria dos deputados do PS, acho eu…
    Olha para o que eu digo, não deve tardar muito que ele rompa com o BE…

  83. 83 83  Miguel Madeira

    O JV não estará a confundir a FER com a FUR, ou coisa assim?

  84. 84 84  isabel faria

    JV, não era de maneira nenhuma para ter piada. Até porque seguramente nada terá mais piada do que as armas que você viu nas sedes da FER em 1974.
    E não, no Bloco não há ninguém que tenha cometido os mesmos crimes que o MDLP no PREC.
    Pela simples razão que no PREC não era a Esquerda que colocava bombas, matava pessoas ou que assaltava sedes.

    Se me disser que pode haver no BE quem a seguir ao PREC, na altura das FPs tenha cometido crimes, até posso concordar. Mas também continua a haver uma pequena diferença: todos foram julgados, absolvidos ou cumpriram pena. Pelos crimes que cometeram.

    Quantos operacionais do MDLP foram julgados pelos seus crimes? E condenados?

  85. 85 85  Isabel Coutinho

    Tenho-me abstido de entrar nesta discussão.

    Para mim, e para todos os outros, que viveram, já adultos, o 25 de Abril e o PREC que se lhe seguiu, não há discussão possível.
    A esmagadora maioria do povo português, era contra a ditadura, mas não era comunista (como se pode ver dos resultados eleitorais). Quando os comunistas quiseram tomar o poder – com a ajuda do MFA – o povo revoltou-se. O que aconteceu no Norte de Portugal foi um verdadeiro “levantamento popular”. No Sul era mais difícil, não porque os comunistas fossem maioritários, mas por lá estavam implantados com muita força. Mas no Norte foi o povo que se revoltou e resolveu acabar, de qualquer maneira, com o “dikat” comunista.
    Todos sabiam que as “Campanhas de Dinamização Cultural” do MFA (alem de espalharem muitos meninos) serviam essencialmente para distribuir armas, que eram armazenadas nas sedes do PCP, com vista a uma eventual guerra civil, que esteve por um triz. O povo, foi-se às ditas sedes, assaltou-as, e a algumas, deitou-lhe fogo. Ninguém quis matar ninguém, nem de um lado nem do outro.
    Movimentos ultra-minoritários, como o ELP e o MDLP, nunca tiveram apoio popular. Nem, para dizer a verdade, movimentos, também minoritários de extrema-esquerda, o tiveram.
    Mortes como a do Padre Max tiveram o seu contraponto nos assassinatos das FP-25, como o de Gaspar Castelo Branco, reivindicadas pelas ditas FP-25.
    Nem vale a pena falar do papel que o Otelo teve em tudo isto. O Otelo que, após do 25 de Abril, se dizia vagamente social-democrata, mas que confessava não saber bem o que isso era. Depois de uma ida a Cuba, quis “cavalgar no cavalo do poder”. Ameaçou meter todos os “fascistas” (ou seja todos o não comunistas) no Campo Pequeno; assinou uma quantidade de mandatos de captura em branco, que encheram a prisão de Caxias, como nunca tinha estado cheia, nos tempos do Salazar.
    Quem evitou a guerra civil, não foi o “Rolhas” (Costa Gomes), mas sim o “Movimento dos Nove”, com o Melo Antunes à cabeça. Para isso foi preciso afastar o Vasco Gonçalves (completamente dominado pelo Cunhal), e tirar o poder ao Otelo. Mesmo assim, para que houvesse “democracia”, mesmo que tutelada, tivemos que aguentar com um Conselho da Revolução, durante 10 anos!
    Dizer que os militares se recolheram aos quartéis, é mentira. O único que o fez foi o único que arriscou a vida: Salgueiro Maia.
    A “Revolução dos Cravos” foi um movimento (corporativo) que não teve oposição. Ninguém pode dizer se a estratégia atribuída ao Otelo, era boa ou má.
    Os militares limitara-se a passear por Lisboa, a cavalo de chaimites.
    O povo português queria a liberdade e a democracia (já a descolonização, é mais duvidoso: não constava do 1º programa do MFA, aquele que lido aos portugueses, na rádio e na televisão, nesse mesmo dia). Mas não queria substituir uma ditadura por outra! Quando se viu ameaçado, reagiu com as armas que tinha.
    Foi assim que se conseguiu a democracia em Portugal: contra o Antigo Regime, e contra os Comunistas.

    Faz agora 200 anos, nunca é demais lembrar, que o povo português se levantou, sem chefias, sem dinheiro e sem armas contra, a invasão francesa de Portugal.
    Merece o que diz Camões: “Julgareis qual é mais excelente / Se Ser do Mundo Rei, ou de tal Gente”

    “ Povo é sereno” … mas não abusem!

  86. 86 86  isabel faria

    MIguel, também não pode ser isso…a FUR nunca foi um Movimento ou um Partido. Foi uma convergência momentânea de organizações, entre as quais o PCP, a UDP, o PRP, o MES…(O PCP parece que só ficou dois dias, mas enfim…).Não havia sedes da FUR. Haveria, quando muito, sedes dos Partidos que dela fizeram parte.

    Por isso foi mesmo nas sedes da FER que o JV viu as armas com os seus próprios olhos em 1974. Não pode haver confusão.

    Só uma notinha final, antes de deixar este debate tão interessante: onde o JV viu arnmas não tem qualquer importãncia para a História.
    A leviandade expressa neste tipo de comentários, alguns com pretensão a análise, dos quais o último é, apenas, mais um exemplo, é que acaba por ter algum interesse sociológico…

  87. 87 87  Robespierre

    A UDP nunca fez parte da FUR isabel faria. Recusou-se a isso, juntamente com a Organização 1º de Maio, quando o PCP se juntou a essa plataforma.

  88. 88 88  isabel faria

    Robespierre, tem toda a a razão.
    Se a memória não me atraiçoa agora foi constituída pelo PRP, o MES, a LUAR e a LCI e o PCP.Tendo ficado os 4 primeiros depois do abandono do PCP.
    Já lá vão uns anitos… Obrigado pela correção.

  89. 89 89  Miguel Pereira

    O Nuno Melo é filho do Conêgo Melo?

  90. 90 90  Isabel Coutinho

    PRP, MES, IS, LUAR, LCI, UDP, BE, FUR, FER, PRP(BR), SUV, MDP/CDE, FP-25, e mais não sei quantas siglas, algumas sabe-se o que foram outras são só para iniciados. A impressão que eu tenho é que foram sempre constituidas pelos mesmos, que se juntaram, separaram, agregaram e desagregaram. Como os “fanicos” da D. Redonda (mas essa é uma história para crianças do meu tempo).
    Algum benfeitor não quererá publicar um diccionário? Agradecida.

  91. 91 91  Frank Carlucci

    Por explicar ainda está a ligação do aparecimento e desaparecimento dessas (e outras) proto-organizações com a CIA e a direita. E o PS, porque não?

  92. 92 92  Robespierre

    isabel faria, falhou no MDP/CDE e na FSP, que também andaram pela FUR. Mas pronto, eram outros tempos…

    Frank Carlucci, efectivamente a actuação de bandos neo-nazis como o MRPP, a AOC ou o PCP m-l era uma extensão da extrema-direita. Mas mascarada de operário. Quanto a receberem apoios da CIA…só Soares o sabe.

  93. 93 93  Isabel Coutinho

    Se há uma coisa que me diverte, nesta discusão, é a ressureição de Robespierre e Frank Carlucci.
    Se fosse em França, nos fins do século XVIII, tinham acabado os dois na guilhotina.

  94. 94 94  Henry Kissinger

    Há homens da sombra que fazem muito mais que alguns Presidentes…

    Muita História está por escrever.. e, infelizmente, muita ficará por escrever..

Leave a Reply